Burren







Grikes e clints (rochas) fazem parte da paisagem típica de Burren.


Burren (do irlandês An Bhoireann,“lugar pedregoso“) é uma região da Irlanda. Apresenta uma paisagem única, de relevo cárstico no Nordeste do condado “County Clare”. Abrange uma área de mais de 300 km2 e está rodeada pelas povoações de Ballyvaughan, Kinvarra, Gort, Corrofin, Kilfenora, Lisdoonvarna e por um farol chamado "Black Head Lighthouse".


Paisagens semelhantes só se encontram em Alvars na ilha sueca de Öland, na ilha Bruce-Halbinsel em Ontario (Canadá) e em diversos locais ao sul dos Grandes Lagos.


Esta região contem paisagens peculiares e diversos assentamentos arqueológicos, tais como o forte de Caherconnell e o dolmen de Poulnabrone.[1]




Índice






  • 1 Lisdoonvarna


  • 2 O festival de namoro em Lisdoonvarna


  • 3 O festival de música de Lisdoonvarna


  • 4 Referências





Lisdoonvarna |


Lisdoonvarna (irlandêsLios Dúin Bhearna, alfabeto fonético internacional /ˈl´is ˌduːn´ ˈv´ɑrnə/) é a capital de Burren e tem 822 habitantes, segundo o censo de 2002. Aqui se localiza a única terma da Irlanda,com águas terapêuticas radioativas que contêm enxofre, magnésio, ferro e iodo. A cidade de Lisdoonvarna cresceu no início do Século XIX á volta das suas fontes. As fontes estão localizadas no caminho para a Ennistymon, que fica entre o Sulphur Hill ("Colina de Enxofre") e Black Head ("Chefe Negro").


Havia quatro fontes:



  • Copperas Well: Fechada. Sua água era usada para doenças de pele.

  • Fonte de magnésio e de ferro: Aberta todo o ano.

  • Fonte dupla de ferro e enxofre: Localizada no campo de golfe.

  • Poços de enxofre: Localizam-se no sopé da colina.


A água das fontes contém iodo, o qual é encontrado em grandes quantidades nas fontes de enxofre. Além disso, existem muitos sais minerais dissolvidos na água. Lisdoonvarna era muito visitada em 1845, muito antes de conseguir a sua certificação oficial de águas termais saudáveis.



O festival de namoro em Lisdoonvarna |



A Festa da Colheita de Lisdoonvarna é conhecida muito além das fronteiras nacionais, porque ao mesmo tempo realiza-se o festival do namoro, o maior mercado de casamento na Europa.




Bar para encontros casamenteiros em Lisdoonvarna


Durante os festivais, milhares de solteiros juntam-se na cidade, para encontrarem o amor das suas vidas e visitar as muitas atrações turísticas irlandesas.[2]


O festival é muito conhecido principalmente por mães solteiras americanas e inglesas, e atualmente cada vez mais divorciadas e viúvas aderem à festa.[3]


O festival tem mais de 150 anos de tradição. O avô e o pai do organizador atual, Willie Daly, eram conhecidos por serem casamenteiros. Inicialmente o festival acontecia ao mesmo tempo em que o mercado agrícola e de gado se realizava, porque nesse período, muitos agricultores dos arredores se juntavam na cidade e aproveitavam essa chance para procurar suas futuras noivas.[4]



O festival de música de Lisdoonvarna |


Desde o ano de 1978 até 1983 acontecia em Lisdoonvarna um festival de música com artistas famosos do Folk. O festival lendário voltou a ser realizado em 2003, no entanto apesar de manter o nome de Festival Lisdoonvarna – aconteceu desta vez em Dublin.[5] O músico Christy Moore dedicou uma de suas músicas, "Lisdoonvarna", a esse festival.



Referências




  1. BBC: The Flowers of the Burren, County Clare, Ireland


  2. Discover Irland


  3. Love Is In The Air, The Independent


  4. Festivais de Namoro


  5. Hotpress, Lisdoonvarna Festival Central









Popular posts from this blog

How do I know what Microsoft account the skydrive app is syncing to?

When does type information flow backwards in C++?

Grease: Live!