As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido. —Encontre fontes:Google (notícias, livros e acadêmico)
Osvaldo Aranha
Osvaldo Aranha
Ministro da Fazenda
Período
16 de junho de 1953 até 24 de agosto de 1954
Presidente
Getúlio Vargas
Antecessor
Horácio Lafer
Sucessor
Eugênio Gudin
Período
16 de novembro de 1931 até 24 de julho de 1934
Presidente
Getúlio Vargas
Antecessor
José Maria Whitaker
Sucessor
Artur de Sousa Costa
Ministro das Relações Exteriores
Período
15 de março de 1938 até 23 de agosto de 1944
Presidente
Getúlio Vargas
Antecessor
Mário de Pimentel Brandão
Sucessor
Pedro Leão Veloso
Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas
Período
1947 até 1948
Antecessor
Paul-Henri Spaak
Sucessor
José Arce
Ministro da Justiça e Assuntos Internos
Período
3 de novembro de 1930 até 21 de dezembro de 1931
Presidente
Getúlio Vargas
Antecessor
Afrânio de Melo Franco
Sucessor
Joaquim Maurício Cardoso
Governador do Rio Grande do Sul
Período
9 de outubro de 1930 até 26 de outubro de 1930
Antecessor
Getúlio Vargas
Sucessor
Sinval Saldanha
Dados pessoais
Nascimento
15 de fevereiro de 1894 Alegrete, Rio Grande do Sul
Morte
27 de janeiro de 1960 (65 anos) Rio de Janeiro, Distrito Federal
Partido
PRR
Profissão
Advogado e diplomata
Assinatura
Osvaldo Euclides de Sousa Aranha[1]GCC • GCSE (Alegrete, 15 de fevereiro de 1894 — Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1960) foi um político, diplomata e advogado brasileiro, que ganhou destaque nacional em 1930 sob o governo de Getúlio Vargas.[2]
Ele é conhecido na política internacional por fazer lobby pela criação do Estado de Israel como chefe da delegação brasileira à ONU e presidente da Assembleia Geral da ONU em 1947.[3] Como chefe da delegação brasileira, ele foi presidente da primeira sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947[4][5] durante a votação da UNGA 181 sobre o plano de partição das Nações Unidas para a Palestina, no qual ele adiou a votação por três dias para garantir sua aprovação.[6][7] Por seus esforços na situação palestina, ele foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz em 1948.[8]
Índice
1Biografia
1.1Primeiros anos
1.2Projeção nacional
1.3Projeção internacional
2Morte
3Homenagens
4Família e acervo
5Referências
6Bibliografia
7Ligações externas
Biografia |
Primeiros anos |
Filho de Luísa de Freitas Vale Aranha, por quem foi alfabetizado, e do coronel da Guarda Nacional e fazendeiro Euclides Egídio de Sousa Aranha (1864-1929), dono da estância Alto Uruguai, em Itaqui (interior do Rio Grande do Sul). Passou a infância em Alegrete, cidade que seu avô teria fundado.
Cursou no Rio de Janeiro o Colégio Militar e a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também estudou em Paris antes de advogar em seu estado natal e de ingressar na política.
Em 1923, quando explodiu a luta fratricida entre "chimangos" (aliados de Borges de Medeiros — presidente do estado) e "maragatos" (opositores à sua quinta reeleição), chegou a pegar em armas e lutou a favor do sistema republicano de Borges de Medeiros.
Em 1925 foi intendente de Alegrete. Introduziu então muitas modernizações, como por exemplo a rede de esgotos da cidade. Com sua peculiar diplomacia conseguiu a paz entre as famílias separadas pelos conflitos políticos de 1923.
Dois anos mais tarde foi eleito deputado federal. Em 1928 tornou-se secretário do interior, onde dedicou grande esforço para obras educacionais.
Amigo e aliado de Getúlio Vargas, foi o grande articulador da campanha da Aliança Liberal nas eleições, agindo nos bastidores para organizar o levante armado que depôs Washington Luís e tornou realidade a Revolução de 1930.
Em vista da vitória do movimento, Osvaldo Aranha negociou com a Junta Governativa Provisória de 1930, no Rio de Janeiro, a entrega do governo a Vargas. Posteriormente, foi nomeado ministro da Justiça e, em 1931, ministro da Fazenda. Neste cargo promoveu o levantamento de empréstimos que os estados e municípios haviam contraído no exterior, no período anterior a 1930, tendo em vista a consolidação global da dívida externa brasileira.
Alijado do processo político para a escolha do interventor em Minas Gerais, Osvaldo Aranha pediu demissão do cargo em 1934. No mesmo ano, aceitou o cargo de embaixador em Washington.
Nesse período como embaixador, se impressionou com a democracia estadunidense. Atuou sempre em defesa das relações brasileiras com os Estados Unidos e se tornou amigo pessoal do presidente Franklin Delano Roosevelt. Prestigiado no cargo, foi convidado para palestras em todo o país.
A 20 de janeiro de 1934 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal.[9]
Demitiu-se do cargo de embaixador por não aceitar os caminhos que o Brasil traçara com a declaração do Estado Novo, em 1937. Em março de 1938 foi convencido por seu amigo Vargas a assumir o ministério das Relações Exteriores e, no cargo, lutou contra elementos germanófilos dentro do Estado Novo, em busca de maior aproximação com os Estados Unidos, no conturbado período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Sob sua direção, o Itamaraty passou por grandes reformas administrativas.
Projeção internacional |
Osvaldo Aranha preside a Assembleia das Nações Unidas, 1947. Arquivo Nacional.
No processo do envolvimento brasileiro na Segunda Guerra Mundial, Aranha teve papel fundamental, representando no governo a ala pan-americanista, defendendo uma aliança com os Estados Unidos sempre em oposição aos chefes militares, capitaneados principalmente pelo ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra, que eram partidários de uma aproximação com a Alemanha.
Na Conferência do Rio, em janeiro do 1942, presidida por Osvaldo Aranha, o Brasil e todos os países americanos decidiram romper as relações com os países do Eixo, menos Argentina e Chile, que o fariam posteriormente. A decisão foi uma vitória das convicções pan-americanas de Aranha.
Em 1944 Aranha se demite do cargo de chanceler, após ser enfraquecido dentro do governo e pelo fechamento da Sociedade dos Amigos da América, da qual era vice-presidente. Para muitos observadores da época, Aranha era o candidato natural nas eleições de 1945, mas a parca base política e a fidelidade a Vargas o impediram de disputar as eleições.
Osvaldo Aranha conversa nas Nações Unidas com os embaixadores do Líbano e Iraque, 1947. Arquivo Nacional.
Voltou à cena política em 1947, como chefe da delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU). Presidiu a II Assembleia Geral da ONU que votou o Plano da ONU para a partição da Palestina de 1947, que culminou na criação do Estado de Israel, fato que rendeu a Aranha eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação.
Em 1953, no segundo governo Vargas, voltou a ocupar a pasta da Fazenda e introduziu reformas com o objetivo de estabilizar a situação econômica caótica que o país enfrentava. Com a morte trágica do amigo Vargas, Osvaldo Aranha se retira do governo e passa a dar atenção aos seus negócios pessoais e à advocacia. No governo Juscelino Kubitschek, retorna à ONU, à frente da delegação brasileira, para fechar com êxito sua carreira política.
A 31 de Maio de 1958 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo de Portugal.[9]
Morte |
Placa em memória de Osvaldo Aranha em Jerusalém.
Na noite do dia 27 de janeiro de 1960, Osvaldo Aranha faleceu em sua residência, na Rua Cosme Velho nº 415, no Rio de Janeiro, de ataque cardíaco.[10] Seu enterro, acompanhado por milhares de pessoas, reuniu os maiores nomes da política brasileira, entre eles o presidente Juscelino Kubitschek (que foi um dos que carregaram o caixão de Aranha), Tancredo Neves e Horácio Lafer.
Homenagens |
Por ter sido um dos articuladores da criação do estado de Israel foi homenageado emprestando seu nome a uma rua em Tel Aviv, Israel.[11] Pelo mesmo motivo, há também uma rua com o seu nome em Bersebá, Israel, localizada no Campus da Universidade Ben-Gurion do Negev. Há também uma praça em Jerusalém com seu nome e uma rua em Ramat Gan. Homenagem também concedida em Porto Alegre em 1930, através da Avenida Osvaldo Aranha, localizada no Bairro Bom Fim, onde vivem centenas de famílias de imigrantes judeus.
O filé à Osvaldo Aranha é um típico prato carioca, batizado em homenagem ao político.[12]
Família e acervo
Em 1940.
Membro de uma família tradicional do sudeste do Brasil, a cidade de Campinas, no Estado de São Paulo: os Sousas Aranhas, era bisneto da Viscondessa de Campinas, Maria Luzia de Sousa Aranha. Neto de Martim Egídio de Sousa Aranha (1839-1884) e de Talvina do Amaral Nogueira. Era também membro de uma outra tradicional família do sudeste brasileiro e do Rio Grande do Sul, os Freitas Vale, sendo descendente do barão de Ibirocaí, primo do ministro das Relações Exteriores Ciro de Freitas Vale, sobrinho do senador Eurico de Freitas Vale e primo do senador José de Freitas Vale). Casou-se com Delminda Benvinda Gudolle, tendo sido seus filhos: Luísa Zilda Aranha, que se casou com Sérgio Correia Afonso da Costa, Euclides Aranha, Osvaldo Aranha e Delminda Gudolle Aranha, que se casou com o embaixador Antônio Correia do Lago, pais do livreiro e colecionador Pedro Correia do Lago.[13]
Herdou de seus pais uma extensa propriedade rural e o gosto pelos livros. Leitor compulsivo, adorava escrever cartas e teve discursos e conferências publicados. Entre seus autores prediletos estavam Victor Hugo, Eça de Queirós, Joaquim Nabuco, Machado de Assis e, embora não fosse positivista, gostava de ler as obras do filósofo Augusto Comte.[carece de fontes?]
Um trabalho minucioso de análise de seu acervo de livros é realizado pelos professores da Universidade da Região da Campanha de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Ao todo são contabilizados 11.485 volumes em sua biblioteca pessoal. Os professores pretendem delinear um novo perfil da personalidade histórica de Osvaldo Aranha: "Com este vasto acervo é possível contar e recontar a história deste político e diplomata", afirma um dos responsáveis pelo projeto de preservação da biblioteca particular de Osvaldo Aranha, localizada no prédio do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, na cidade de Alegrete.[carece de fontes?]
As obras do jurista Rui Barbosa, estadista e ministro da fazenda da República, aparecem com destaque em seu acervo. Inicialmente com 4.585 livros, o acervo foi doado pelo próprio Osvaldo em 1942, para mais tarde, 1962, mais de 7 mil exemplares de obras variadas virem a ser doados pela família do ex-ministro. Além disso, também compõe o acervo mais de mil recortes de jornais, feitos a pedido do diplomata, sobre o que saia na imprensa a seu respeito: estes recortes integram o acervo do Museu Oswaldo Aranha, também em Alegrete. Entre as preciosidades do acervo está a coleção do jornal A Federação (1884-1937), órgão oficial do partido Republicano Rio-grandense, autografada pelo líder federalista Joaquim Francisco de Assis Brasil, inimigo de Borges de Medeiros, de quem Aranha era defensor.[carece de fontes?]
Encontra-se em produção um documentário de longa-metragem sobre a vida e a obra de Osvaldo Aranha. O filme Oswaldo Aranha – O Voto e a Revolução é escrito e dirigido por Júlio Wohlgemuth e produzido pela "Animatógrafo Cinema e Vídeo", de Brasília, que foi lançado no segundo semestre de 2008.[carece de fontes?]
Referências
↑O nome do biografado era Oswaldo Euclydes de Souza Aranha na ortografia de origem.
↑Osvaldo Aranha from U·X·L Newsmakers, via findarticles.com
↑"Ministério das Relações Exteriores" [1][ligação inativa permanente],
↑«Tradição do Brasil abrir a Assembleia da ONU começou com Oswaldo Aranha». Folha de S.Paulo. 20 de setembro de 2016. Consultado em 30 de janeiro de 2018
↑Moreira, Regina da Luz (2001). Abreu, Alzira Alves de; et al., eds. Aranha, Osvaldo. Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós 1930. v. 1 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV. pp. 281–310. ISBN 8522503419. Consultado em 30 de janeiro de 2018 !CS1 manut: Uso explícito de et al. (link)
↑United Nations list of GA Presidents
↑Servant of God: a personal narrative, Muhammad Zafrulla Khan, 1983 Pakistan's representative Muhammad Zafarullah Khan: "At about lunch time [on 26 November] a rumour was heard that the president [of the Assembly] did not intend to proceed to the vote that day... His excuses were flimsy, but he was adamant. At the end of the afternoon sitting he adjourned the session to Friday morning. On Thursday President Truman put through personal telephone calls to certain heads of state and persuaded them to shift their position on the question of the partition of Palestine from opposition to support."
↑«Nobel Nomination Database: Oswaldo Euclides de Sousa Aranha». Consultado em 15 de fevereiro de 2019
↑ ab«Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Osvaldo Aranha". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de abril de 2016
"Tesouros de Oswaldo Aranha" por Dagoberto Souto Maior (Jornalista), Rio de Janeiro (RJ), março de 2007.
VIEIRA, Márcio José. A Atuação de Oswaldo Aranha no Processo de Engajamento do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Estados Unidos. Disponível em; http://br.monografias.com/trabalhos3/oswaldo-aranha-processo-engajamento/oswaldo-aranha-processo-engajamento.shtml e http://www.scribd.com/doc/15655687/A-Atuacao-de-Oswaldo-Aranha-no-Processo-de-Engajamento-do-Brasil-na-Segunda-Guerra-Mundial-ao-lado-dos-Estados-Unidos. Acesso em: 15 de junho de 2009.
"Oswaldo Aranha, A Estrela da Revolução", por Aspásia Camargo, João Hermes Pereira de Araújo, Mário Henrique Simonsen, São Paulo, 1996, Ed Mandarim.
"O Anti-Semitismo na era Vargas" por Maria Luíza Tucci Carneiro (Historiadora), Rio de Janeiro (RJ), 2001.
Ligações externas |
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Osvaldo Aranha
Oswaldo Aranha (United Nations Website)
Biografia de Osvaldo Aranha (CONIB)
Precedido por Getúlio Vargas
Governador do Estado do Rio Grande do Sul 1930
Sucedido por Sinval Saldanha
Precedido por Afrânio de Melo Franco
Ministro da Justiça e Negócios Interiores do Brasil 1930 — 1931
Sucedido por Maurício Cardoso
Precedido por José Maria Whitaker
Ministro da Fazenda do Brasil 1931 — 1934
Sucedido por Artur de Sousa Costa
Precedido por Mário de Pimentel Brandão
Ministro das Relações Exteriores do Brasil 1938 — 1944
Sucedido por Pedro Leão Veloso
Precedido por Paul-Henri Spaak
Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas 1947
Sucedido por José Arce
Precedido por Horácio Lafer
Ministro da Fazenda do Brasil 1953 — 1954
Sucedido por Eugênio Gudin
Precedido por Horácio Lafer
Ministro da Fazenda do Brasil 1953 — 1954
Sucedido por Eugênio Gudin
Precedido por João Cleofas de Oliveira
Ministro da Agricultura do Brasil 1954
Sucedido por Apolônio Jorge de Faria Sales
v
d
e
Governadores do Rio Grande do Sul (1889 — 2019)
República Velha (1ª República)
Correia da Câmara • Falcão da Frota • Silva Tavares • Machado Bittencourt • Candido da Costa • Abbott • Júlio de Castilhos • Junta governativa gaúcha de 1891 • Correia da Câmara • Vitorino Monteiro • Abbott • Júlio de Castilhos • Borges de Medeiros • Barbosa Gonçalves • Borges de Medeiros • Getúlio Vargas
2ª República
Osvaldo Aranha • Sinval Saldanha • Flores da Cunha
3ª República
Daltro Filho • Maurício Cardoso • Cordeiro de Farias • Ernesto Dorneles • Samuel Figueiredo
Simon • Guazzelli • Alceu Collares • Antônio Britto • Olívio Dutra • Rigotto • Yeda Crusius • Tarso Genro • José Ivo Sartori• Eduardo Leite
← Presidentes da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1822–1889)
v
d
e
Ministros da Justiça do Brasil
Primeiro reinado (D. Pedro I)
Caetano Pinto de Miranda Montenegro • Sebastião Luís Tinoco da Silva • Caetano Pinto de Miranda Montenegro • Clemente Ferreira França • Sebastião Luís Tinoco da Silva • José Joaquim Carneiro de Campos • Clemente Ferreira França • José Feliciano Fernandes Pinheiro • Estêvão Ribeiro de Resende • Lúcio Soares Teixeira de Gouveia • José Clemente Pereira • José Bernardino Batista Pereira de Almeida • Lúcio Soares Teixeira de Gouveia • João Inácio da Cunha • Manuel José de Sousa França • João Inácio da Cunha
Período regencial
Manuel José de Sousa França • Diogo Antônio Feijó • Pedro de Araújo Lima • Honório Hermeto Carneiro Leão • Cândido José de Araújo Viana • Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho • Manuel Alves Branco • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Gustavo Adolfo de Aguilar Pantoja • Francisco Jê Acaiaba de Montezuma • Bernardo Pereira de Vasconcelos • Francisco de Paula Almeida e Albuquerque • Francisco Ramiro de Assis Coelho • José Antônio da Silva Maia • Paulino José Soares de Sousa
Segundo reinado (D. Pedro II)
Antônio Paulino Limpo de Abreu • Paulino José Soares de Sousa • Honório Hermeto Carneiro Leão • Manuel Alves Branco • Manuel Antônio Galvão • José Carlos Pereira de Almeida Torres • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Joaquim Marcelino de Brito • José Joaquim Fernandes Torres • Caetano Maria Lopes Gama • Senador Vergueiro • Saturnino de Sousa e Oliveira Coutinho • José Antônio Pimenta Bueno • José Antônio Pimenta Bueno • Antônio Manuel de Campos Melo • Eusébio de Queirós • José Ildefonso de Sousa Ramos • Luís Antônio Barbosa • José Tomás Nabuco de Araújo Filho • Francisco Diogo Pereira de Vasconcelos • José Tomás Nabuco de Araújo Filho • Manuel Vieira Tosta • João Lustosa da Cunha Paranaguá • Francisco de Paula Negreiros de Saião Lobato • Francisco José Furtado • Caetano Maria Lopes Gama • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Zacarias de Góis • Francisco José Furtado • José Tomás Nabuco de Araújo Filho • João Lustosa da Cunha Paranaguá • Martim Francisco Ribeiro de Andrada • José de Alencar • Joaquim Otávio Nébias • Manuel Vieira Tosta • José Ildefonso de Sousa Ramos • Francisco de Paula Negreiros de Saião Lobato • Manuel Antônio Duarte de Azevedo • João José de Oliveira Junqueira • Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque • Francisco Januário da Gama Cerqueira • Lafayette Rodrigues Pereira • Sousa Dantas • Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas • Manuel da Silva Mafra • João Ferreira de Moura • Francisco Prisco de Sousa Paraíso • Francisco Maria Sodré Pereira • Afonso Pena • Joaquim Delfino Ribeiro da Luz • João Maurício Wanderley • Samuel Wallace MacDowell • Antônio Ferreira Viana • Francisco de Assis Rosa e Silva • Cândido Luís Maria de Oliveira
República Velha (1.ª República)
Ruy Barbosa • Campos Sales • Henrique Pereira de Lucena • Antônio Luís Afonso de Carvalho • Antão Gonçalves de Faria • Rodrigues Alves • Serzedelo Correia • Felisbelo Firmo de Oliveira Freire • Alexandre Cassiano do Nascimento • Antônio Gonçalves Ferreira • Alberto Torres • Bernardino José de Campos Júnior • Amaro Cavalcanti • Epitácio Pessoa • Sabino Barroso • José Joaquim Seabra • Félix Gaspar de Barros e Almeida • Augusto Tavares de Lira • Esmeraldino Olímpio Torres Bandeira • Rivadávia da Cunha Correia • Herculano de Freitas • Carlos Maximiliano Pereira dos Santos • Amaro Cavalcanti • Urbano Santos da Costa Araújo • Alfredo Pinto Vieira de Melo • Joaquim Ferreira Chaves • João Luís Alves • Aníbal Freire da Fonseca • Afonso Pena Júnior • Augusto Viana do Castelo
2.ª, 3.ª e 4.ª Repúblicas
Gabriel Loureiro Bernardes • Afrânio de Melo Franco • Osvaldo Aranha • Maurício Cardoso • Francisco Campos • Afrânio de Melo Franco • Francisco Antunes Maciel Júnior • Vicente Rao • Agamenon Magalhães • José Carlos de Macedo Soares • Francisco Campos • Marcondes Filho • Fernando Antunes • Marcondes Filho • Agamenon Magalhães • Antônio de Sampaio Dória • Carlos Luz • Benedito Costa Neto • Adroaldo Costa • Honório Fernandes Monteiro • Adroaldo Tourinho Junqueira Aires • José Francisco Bias Fortes • Negrão de Lima • Tancredo Neves • Miguel Seabra Fagundes • Marcondes Filho • Prado Kelly • Francisco de Meneses Pimentel • Nereu Ramos • Eurico Sales • Carlos Cirilo Júnior • Armando Falcão • Oscar Pedroso Horta • José Martins Rodrigues • Tancredo Neves • Alfredo Nasser • João Mangabeira • Carlos Molinari Cairoli • Abelardo de Araújo Jurema
Ditadura militar (5.ª República)
Luís Antônio da Gama e Silva • Milton Campos • Luís Viana Filho • Juracy Magalhães • Mem de Azambuja Sá • Luís Viana Filho • Carlos Medeiros Silva • Luís Antônio da Gama e Silva • Alfredo Buzaid • Armando Falcão • Petrônio Portella • Golbery do Couto e Silva • Ibrahim Abi-Ackel
Nova República (6.ª República)
Fernando Lyra • Paulo Brossard • Oscar Dias Correia • Saulo Ramos • Bernardo Cabral • Jarbas Passarinho • Célio Borja • Maurício José Corrêa • Alexandre de Paula Dupeyrat Martins • Nelson Jobim • Milton Seligman • Iris Rezende • José de Jesus Filho • Renan Calheiros • José Carlos Dias • José Gregori • Aloysio Nunes • Miguel Reale Júnior • Paulo de Tarso Ramos Ribeiro • Márcio Thomaz Bastos • Tarso Genro • Luiz Paulo Barreto • José Eduardo Cardozo • Wellington César Lima e Silva • Eugênio Aragão • Alexandre de Moraes • José Levi Mello do Amaral Júnior (interino)• Osmar Serraglio • Torquato Jardim • Sérgio Moro
v
d
e
Ministros do Interior do Brasil (1889 — 1990)
República Velha (1ª República)
Aristides Lobo • Cesário Alvim • Tristão de Alencar Araripe • José Higino Duarte Pereira • Fernando Lobo Leite Pereira • Alexandre Cassiano do Nascimento • Antônio Gonçalves Ferreira • Alberto Torres • Bernardino José de Campos Júnior • Amaro Cavalcanti • Epitácio Pessoa • Sabino Barroso • José Joaquim Seabra • Félix Gaspar de Barros e Almeida • Augusto Tavares de Lira • Esmeraldino Olímpio Torres Bandeira • Rivadávia da Cunha Correia • Uladislau Herculano de Freitas • Carlos Maximiliano Pereira dos Santos • Amaro Cavalcanti • Urbano Santos da Costa Araújo • Alfredo Pinto Vieira de Melo • Ferreira Chaves • João Luís Alves • Aníbal Freire da Fonseca • Afonso Pena Júnior • Augusto Viana do Castelo
2ª, 3ª e 4ª Repúblicas
Gabriel Loureiro Bernardes • Afrânio de Melo Franco • Osvaldo Aranha • Maurício Cardoso • Francisco Campos • Afrânio de Melo Franco • Francisco Antunes Maciel Júnior • Vicente Rao • Agamenon Magalhães • José Carlos de Macedo Soares • Francisco Campos • Alexandre Marcondes Machado Filho • Fernando Antunes • Alexandre Marcondes Machado Filho • Agamenon Magalhães • Antônio de Sampaio Dória • Carlos Luz • Benedito Costa Neto • Adroaldo Mesquita da Costa • Honório Fernandes Monteiro • Adroaldo Tourinho Junqueira Aires • José Francisco Bias Fortes • Negrão de Lima • Tancredo Neves • Miguel Seabra Fagundes • Alexandre Marcondes Machado Filho • José Eduardo do Prado Kelly • Francisco de Meneses Pimentel • Nereu Ramos • Eurico de Aguiar Sales • Carlos Cirilo Júnior • Armando Falcão • Oscar Pedroso Horta • José Martins Rodrigues • Tancredo Neves • Alfredo Nasser • João Mangabeira • Carlos Molinari Cairoli • Abelardo de Araújo Jurema
Ditadura Militar (5ª República)
Luís Antônio da Gama e Silva • Milton Campos • Luís Viana Filho • Juracy Magalhães • Mem de Azambuja Sá • Luís Viana Filho • Carlos Medeiros Silva • Afonso Augusto de Albuquerque Lima • José Costa Cavalcanti • Maurício Rangel Reis • Mário Andreazza
Nova República (6ª República)
Ronaldo Costa Couto • Joaquim Francisco • João Alves Filho
v
d
e
Ministros da Fazenda do Brasil
Colônia e Reino Unido
Fernando José de Portugal e Castro • António de Araújo e Azevedo • João Paulo Bezerra de Seixas • Tomás António de Vila Nova Portugal • Diogo de Meneses
Regência do Príncipe D. Pedro
Diogo de Meneses • Caetano Pinto de Miranda Montenegro • Martim Francisco Ribeiro de Andrada
Primeiro reinado (D. Pedro I)
Martim Francisco Ribeiro de Andrada • Manuel Jacinto Nogueira da Gama • Sebastião Luís Tinoco da Silva • Mariano José Pereira da Fonseca • Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta • Antônio Luís Pereira da Cunha • Manuel Jacinto Nogueira da Gama • João Severiano Maciel da Costa • Miguel Calmon du Pin e Almeida • José Clemente Pereira • José Bernardino Batista Pereira de Almeida • Miguel Calmon du Pin e Almeida • Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta • José Antônio Lisboa • Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque • Manuel Jacinto Nogueira da Gama
Período regencial
José Inácio Borges • Bernardo Pereira de Vasconcelos • Joaquim José Rodrigues Torres • Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque • Nicolau Pereira de Campos Vergueiro • Cândido José de Araújo Viana • Antônio Pinto Chichorro da Gama • Manuel do Nascimento Castro e Silva • Manuel Alves Branco • Miguel Calmon du Pin e Almeida • Cândido Batista de Oliveira • Manuel Alves Branco • José Antônio da Silva Maia
Segundo reinado (D. Pedro II)
Martim Francisco Ribeiro de Andrada • Miguel Calmon du Pin e Almeida • Joaquim Francisco Viana • Manuel Alves Branco • Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque • José Joaquim Fernandes Torres • Manuel Alves Branco • Saturnino de Sousa e Oliveira Coutinho • Antônio Paulino Limpo de Abreu • José Pedro Dias de Carvalho • Francisco de Paula Sousa e Melo • Bernardo de Sousa Franco • Pedro de Araújo Lima • Joaquim José Rodrigues Torres • Paulino José Soares de Sousa • Manuel Felizardo de Sousa e Melo • Honório Hermeto Carneiro Leão • Antônio Paulino Limpo de Abreu • Honório Hermeto Carneiro Leão • João Maurício Wanderley • Bernardo de Sousa Franco • Francisco de Sales Torres Homem • Ângelo Moniz da Silva Ferraz • José Maria da Silva Paranhos • José Pedro Dias de Carvalho • Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque • José Pedro Dias de Carvalho • Carlos Carneiro de Campos • José Pedro Dias de Carvalho • Francisco de Paula da Silveira Lobo • João da Silva Carrão • Zacarias de Góis • Joaquim José Rodrigues Torres • Francisco de Sales Torres Homem • José Maria da Silva Paranhos • João Maurício Wanderley • João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu • Gaspar da Silveira Martins • Afonso Celso de Assis Figueiredo • José Antônio Saraiva • Martinho Álvares da Silva Campos • João Lustosa da Cunha Paranaguá • Lafayette Rodrigues Pereira • Sousa Dantas • José Antônio Saraiva • Francisco Belisário Soares de Sousa • João Alfredo Correia de Oliveira • Afonso Celso de Assis Figueiredo • Cândido Luís Maria de Oliveira • Afonso Celso de Assis Figueiredo
República Velha (1.ª República)
Ruy Barbosa • Tristão de Alencar Araripe • Henrique Pereira de Lucena • Antão Gonçalves de Faria • Rodrigues Alves • Antão Gonçalves de Faria • Serzedelo Correia • Felisbelo Firmo de Oliveira Freire • Alexandre Cassiano do Nascimento • Rodrigues Alves • Bernardino José de Campos Júnior • Joaquim Murtinho • Sabino Barroso • José Leopoldo de Bulhões Jardim • David Morethson Campista • José Leopoldo de Bulhões Jardim • Francisco Antônio de Sales • Rivadávia da Cunha Correia • Rivadávia da Cunha Correia • Sabino Barroso • Pandiá Calógeras • Pandiá Calógeras • Augusto Tavares de Lira • Antônio Carlos Ribeiro de Andrada • Augusto Tavares de Lira • Amaro Cavalcanti • João Ribeiro de Oliveira e Sousa • Homero Batista • Sampaio Vidal • Aníbal Freire da Fonseca • Getúlio Vargas • Francisco Chaves de Oliveira Botelho
2.ª, 3.ª e 4.ª Repúblicas
Agenor Lafayette de Roure • José Maria Whitaker • Osvaldo Aranha • Artur de Sousa Costa • Orlando Bandeira Vilela • Artur de Sousa Costa • Romero Estelita Cavalcanti Pessoa • Artur de Sousa Costa • Paulo de Lira Tavares • Artur de Sousa Costa • José Pires do Rio • Gastão Vidigal • Onaldo Brancante Machado • Pedro Luís Correia e Castro • Oscar Santa Maria Pereira • Pedro Luís Correia e Castro • José Vieira Machado • Pedro Luís Correia e Castro • Ovídio de Abreu • Pedro Luís Correia e Castro • Manuel Guilherme da Silveira Filho • Horácio Lafer • Alberto Andrade de Queirós • Horácio Lafer • Osvaldo Aranha • Eugênio Gudin • Otávio Gouveia de Bulhões • Eugênio Gudin • José Maria Whitaker • Mário Leopoldo Pereira da Câmara • José Maria Alkmin • Sebastião Paes de Almeida • José Maria Alkmin • João de Oliveira Castro Viana Júnior • José Maria Alkmin • Lucas Lopes • Sebastião Paes de Almeida • Sebastião Paes de Almeida • Maurício Chagas Bicalho • Sebastião Paes de Almeida • Antônio Carlos Barcellos • Sebastião Paes de Almeida • Clemente Mariani • Hamilton Prisco Paraíso • Clemente Mariani • Clemente Mariani • Walther Moreira Salles • Tancredo Neves • Walther Moreira Salles • Walther Moreira Salles • Francisco de Paula Brochado da Rocha • Walther Moreira Salles • Henrique Domingos Ribeiro Barbosa • Walther Moreira Salles • Miguel Calmon du Pin e Almeida Sobrinho • Miguel Calmon du Pin e Almeida Sobrinho • San Tiago Dantas • Antônio Balbino • Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto • Hélio Bicudo • Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto • Ney Neves Galvão • Waldyr Ramos Borges • Ney Neves Galvão
Regime Militar (5.ª República)
Otávio Gouveia de Bulhões • Otávio Gouveia de Bulhões • Roberto Campos • Otávio Gouveia de Bulhões • Eduardo Lopes Rodrigues • Otávio Gouveia de Bulhões • Antônio Delfim Netto • Fernando Ribeiro do Val • José Flávio Pécora • Mário Henrique Simonsen • Karlos Heinz Rischbieter • Márcio Fortes • Ernane Galvêas • Eduardo Pereira de Carvalho • Carlos Viacava • Ernane Galvêas
Nova República (6.ª República)
Francisco Dornelles • Dilson Funaro • Bresser Pereira • Maílson da Nóbrega • Zélia Cardoso de Mello • Marcílio Marques Moreira • Gustavo Krause • Paulo Roberto Haddad • Eliseu Resende • Fernando Henrique Cardoso • Rubens Ricupero • Ciro Gomes • Pedro Malan • Antonio Palocci • Guido Mantega • Joaquim Levy • Nelson Barbosa • Henrique Meirelles • Eduardo Guardia • Paulo Guedes
v
d
e
Ministros das Relações Exteriores do Brasil
Primeiro reinado (D. Pedro I)
José Bonifácio de Andrada e Silva
José Joaquim Carneiro de Campos
Francisco Vilela Barbosa
Luís José de Carvalho e Melo
Francisco Vilela Barbosa
José Egídio Álvares de Almeida
Antônio Luís Pereira da Cunha
João Severiano Maciel da Costa
João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg
Miguel Calmon du Pin e Almeida
Francisco Vilela Barbosa
Francisco Carneiro de Campos
Período regencial
Bento da Silva Lisboa
Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho
Manuel Alves Branco
José Inácio Borges
Antônio Paulino Limpo de Abreu
Gustavo Adolfo de Aguilar Pantoja
Antônio Paulino Limpo de Abreu
Francisco Jê Acaiaba de Montezuma
Maciel Monteiro
Cândido Batista de Oliveira
Caetano Maria Lopes Gama
Segundo reinado (D. Pedro II)
Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho
Honório Hermeto Carneiro Leão
Paulino José Soares de Sousa
Ernesto Ferreira França
Antônio Paulino Limpo de Abreu
Bento da Silva Lisboa
Saturnino de Sousa e Oliveira Coutinho
Bernardo de Sousa Franco
Antônio Paulino Limpo de Abreu
José Antônio Pimenta Bueno
Pedro de Araújo Lima
Paulino José Soares de Sousa
Antônio Paulino Limpo de Abreu
José Maria da Silva Paranhos
Caetano Maria Lopes Gama
José Maria da Silva Paranhos
João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu
Antônio Coelho de Sá e Albuquerque
Benevenuto Augusto Magalhães Taques
Carlos Carneiro de Campos
Miguel Calmon du Pin e Almeida
Francisco Xavier Pais Barreto
João Pedro Dias Vieira
Carlos Carneiro de Campos
João Pedro Dias Vieira
José Antônio Saraiva
Martim Francisco Ribeiro de Andrada
Antônio Coelho de Sá e Albuquerque
João Lustosa da Cunha Paranaguá
João Silveira de Sousa
José Maria da Silva Paranhos
José Antônio Pimenta Bueno
Manuel Francisco Correia
Carlos Carneiro de Campos
João Maurício Wanderley
Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque
Domingos de Sousa Leão
Antônio Moreira de Barros
Pedro Luís Pereira de Sousa
Franklin Dória
Filipe Franco de Sá
Lourenço Cavalcanti de Albuquerque
Francisco de Carvalho Soares Brandão
João da Mata Machado
Sousa Dantas
João Lustosa da Cunha Paranaguá
João Maurício Wanderley
Antônio da Silva Prado
Rodrigo Augusto da Silva
José Francisco Diana
República Velha (1.ª República)
Quintino Bocaiuva
Justo Leite Chermont
Fernando Lobo Leite Pereira
Serzedelo Correia
Custódio de Melo (interino)
Antônio Francisco de Paula Sousa
Felisbelo Firmo de Oliveira Freire
João Filipe Pereira
Alexandre Cassiano do Nascimento
Carlos Augusto de Carvalho
Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira
Olinto de Magalhães
José Joaquim Seabra (interino)
José Maria da Silva Paranhos Júnior
Eneias Martins (interino)
Lauro Müller
Nilo Peçanha
Domício da Gama
Augusto Cochrane de Alencar (interino)
José Manuel de Azevedo Marques
Félix Pacheco
Otávio Mangabeira
2.ª, 3.ª e 4.ª Repúblicas
Afrânio de Melo Franco
Félix de Barros Cavalcanti de Lacerda
José Carlos de Macedo Soares
Mário de Pimentel Brandão
Osvaldo Aranha
Pedro Leão Veloso (interino)
José Carlos de Macedo Soares (interino)
Pedro Leão Veloso (interino)
José Carlos de Macedo Soares (interino)
Pedro Leão Veloso (interino)
Pedro Leão Veloso
João Neves da Fontoura
Samuel de Sousa Leão Gracie
Raul Fernandes
João Neves da Fontoura
Mário de Pimentel Brandão (interino)
Vicente Rao
Raul Fernandes
José Carlos de Macedo Soares
Negrão de Lima
Horácio Lafer
Afonso Arinos de Melo Franco
San Tiago Dantas
Afonso Arinos de Melo Franco
Hermes Lima
Evandro Lins e Silva
João Augusto de Araújo Castro
Ditadura Militar (5.ª República)
Vasco Leitão da Cunha
Juracy Magalhães
José de Magalhães Pinto
Mário Gibson Barbosa
Azeredo da Silveira
Ramiro Saraiva Guerreiro
Nova República (6.ª República)
Olavo Setúbal
Abreu Sodré
Francisco Rezek
Celso Lafer
Fernando Henrique Cardoso
Luiz Felipe Lampreia (interino)
Celso Amorim
Luiz Felipe Lampreia
Luiz Felipe de Seixas Corrêa (interino)
Celso Lafer
Celso Amorim
Antonio Patriota
Luiz Alberto Figueiredo
Mauro Vieira
José Serra
Marcos Galvão (interino)
Aloysio Nunes
Ernesto Araújo
v
d
e
Presidentes da Assembleia Geral das Nações Unidas
Década de 1940
Spaak ( BEL)
Aranha ( BRA)
Arce ( ARG)
Evatt ( AUS)
Rómulo ( PHI)
Década de 1950
Entezam ( IRI)
Nervo ( MEX)
Pearson ( CAN)
Pandit ( IND)
van Kleffens ( NED)
Maza ( CHI)
Ortega ( CHI)
Wan Waithayakon ( THA)
Munro ( NZL)
Malik ( LIB)
Belaúnde ( PER)
Década de 1960
Boland ( Irlanda IRL)
Slim ( TUN)
Khan ( PAK)
Rodriguez ( VEN)
Quaison-Sackey ( GHA)
Fanfani ( ITA)
Pazhwak ( AFG)
Mănescu ( ROM)
Catalán ( GUA)
Brooks ( LBR)
Década de 1970
Hambro ( NOR)
Malik ( INA)
Trepczyński ( POL)
Benites ( ECU)
Bouteflika ( ALG)
Thorn ( LUX)
Amerasinghe ( SRI)
Mojsov ( YUG)
Liévano ( COL)
Salim ( TAN)
Década de 1980
von Wechmar ( BRD)
Kittani ( IRQ)
Hollai ( HUN)
Illueca ( PAN)
Lusaka ( ZAM)
Piniés ( ESP)
Choudhury ( BAN)
Florin ( DDR)
Caputo ( ARG)
Garba ( NGR)
Década de 1990
de Marco ( MLT)
Shihabi ( KSA)
Ganev ( BUL)
Insanally ( GUY)
Essy ( CIV)
Freitas ( POR)
Ismail ( MAS)
Udovenko ( UKR)
Opertti ( URU)
Gurirab ( NAM)
Década de 2000
Holkeri ( FIN)
Han ( KOR)
Kavan ( CZE)
Hunte ( LCA)
Ping ( GAB)
Eliasson ( SWE)
Al-Khalifa ( BAH)
Kerim ( MKD)
d'Escoto ( NIC)
Treki ( LIB)
Década de 2010
Deiss ( SUI)
Nasser ( QAT)
Jeremić ( SRB)
Ashe ( ANT)
Kutesa ( UGA)
Lykketoft ( DEN)
Thomson ( FIJ)
Lajčák ( SVK)
Espinosa ( ECU)
v
d
e
Ministros da Agricultura do Brasil (1861 – 2019)
Segundo reinado (D. Pedro II)
Joaquim José Inácio
Manuel Felizardo de Sousa e Melo
Antônio Coelho de Sá e Albuquerque
João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu
Pedro de Alcântara Bellegarde
Domiciano Leite Ribeiro
João Pedro Dias Vieira
Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá
Antônio Francisco de Paula Souza
Sousa Dantas
Joaquim Antão Fernandes Leão
Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque
Jerônimo José Teixeira Júnior
João Alfredo Correia de Oliveira
Teodoro Machado Freire Pereira da Silva
Cândido Borges Monteiro
Francisco do Rego Barros Barreto
José Fernandes da Costa Pereira Júnior
Tomás José Coelho de Almeida
João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu
Manuel Buarque de Macedo
Pedro Luís Pereira de Sousa
José Antônio Saraiva
Manuel Alves de Araújo
André Augusto de Pádua Fleury
Lourenço Cavalcanti de Albuquerque
Henrique Francisco d'Ávila
Afonso Pena
Antônio Carneiro da Rocha
João Ferreira de Moura
Antônio da Silva Prado
Rodrigo Augusto da Silva
Antônio da Silva Prado
Rodrigo Augusto da Silva
Lourenço Cavalcanti de Albuquerque
República Velha (1.ª República)
Quintino Bocaiuva
Demétrio Nunes Ribeiro
Francisco Glicério
Henrique Pereira de Lucena
João Barbalho Uchôa Cavalcanti
Antão Gonçalves de Faria
Serzedelo Correia
Antônio Paulino Limpo de Abreu (filho)
Interregno (1893-1909)
Antônio Cândido Rodrigues
Francisco Sá
Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda
Pedro Manuel de Toledo
José Joaquim Seabra
Pedro Manuel de Toledo (interino)
José Barbosa Gonçalves (interino)
Pedro Manuel de Toledo
Manuel Edwiges Queirós Vieira
Pandiá Calógeras
José Rufino Bezerra Cavalcanti
Pandiá Calógeras (interino)
Carlos Maximiliano Pereira dos Santos (interino)
João Gonçalves Pereira Lima
João Gonçalves Pereira Lima (interino)
Antônio de Pádua Sales
Ildefonso Simões Lopes
José Pires do Rio
Miguel Calmon du Pin e Almeida
Geminiano Lira Castro
2.ª, 3.ª e 4.ª Repúblicas
Paulo de Morais Barros
Joaquim Francisco de Assis Brasil
Juarez Távora (interino)
Edmundo Navarro de Andrade (interino)
Juarez Távora (interino)
Edmundo Navarro de Andrade (interino)
Guilherme Edelberto Hermsdorff (interino)
Juarez Távora
Odilon Duarte Braga (interino)
José Solano Carneiro da Cunha (interino)
Odilon Duarte Braga
Fernando de Sousa Costa
Carlos de Sousa Duarte
Apolônio Jorge de Faria Sales (interino)
João Maurício de Medeiros (interino)
Apolônio Jorge de Faria Sales (interino)
João Maurício de Medeiros
Apolônio Jorge de Faria Sales
Teodureto Leite de Almeida Camargo
Neto Campelo
Daniel Serapião de Carvalho
Antônio de Novais Filho
João Cleofas
Osvaldo Aranha
Apolônio Jorge de Faria Sales
José Antônio da Costa Porto
Bento Munhoz da Rocha
Eduardo Catalão
Ernesto Dorneles
José Parsifal Barroso
Mário Meneghetti (interino)
Paulo Fróes da Cruz (interino)
Mário Meneghetti
Fernando Nóbrega
Antônio de Barros Carvalho
Romero Cabral da Costa
Ricardo Greenhalgh Barreto Filho
Armando Monteiro Filho
Renato Costa Lima
José Ermírio de Moraes
Osvaldo Lima Filho
Ditadura Militar (5.ª República)
Arnaldo Lopes Süssekind
Oscar Thompson Filho
Hugo de Almeida Leme
Ney Braga
Severo Gomes
Ivo Arzua Pereira (interino)
Raymundo Bruno Marussig (interino)
Ivo Arzua Pereira (interino)
Rui Correia Lopes (interino)
Ivo Arzua Pereira
Luís Fernando Cirne Lima
Moura Cavalcanti
Alysson Paulinelli
Antônio Delfim Netto
Ângelo Amaury Stábile
Nestor Jost
Nova República (6.ª República)
Pedro Simon
Iris Rezende
Joaquim Roriz
Bernardo Cabral
Antônio Cabrera
Lázaro Barbosa
Wilson Brandi Romão
Nuri Andraus Gassani (interino)
Wilson Brandi Romão
José Antonio Barros Munhoz
José Eduardo de Andrade Vieira
Dejandir Dalpasquale
Alberto Duque Portugal
Sinval Guazzelli
José Eduardo de Andrade Vieira
Arlindo Porto (interino)
Ailton Barcelos Fernandes
Arlindo Porto (interino)
Washington Thadeu de Mello (interino)
Arlindo Porto (interino)
Enio Antônio Marques Pereira (interino)
Arlindo Porto
Francisco Turra
Marcus Vinícius Pratini de Moraes
Roberto Rodrigues
Luis Carlos Guedes Pinto
Reinhold Stephanes
Wagner Rossi
Mendes Ribeiro Filho
Antônio Andrade
Neri Geller
Kátia Abreu
Blairo Maggi
Tereza Cristina
v
d
e
Gabinete de Getúlio Vargas (1930–1945)
Vice-presidente
Nenhum (1930–1945)
Ministérios
Aeronáutica
Joaquim Pedro Salgado Filho (1941–1945)
Agricultura
Joaquim Francisco de Assis Brasil (1930–1932) • Juarez Távora (1932–1934) • Odilon Duarte Braga (1934–1937) • Fernando de Sousa Costa (1937–1941) • Carlos de Sousa Duarte (1941–1942) • Apolônio Jorge de Faria Sales (1942–1945)
Educação e Saúde Pública
Francisco Campos (1930–1932) • Washington Ferreira Pires (1932–1934) • Gustavo Capanema (1934–1945)
Fazenda
José Maria Whitaker (1930–1931) • Osvaldo Aranha (1931–1934) • Artur de Sousa Costa (1934–1945)
Guerra
José Fernandes Leite de Castro (1930–1932) • Augusto Inácio do Espírito Santo Cardoso (1932–1934) • Pedro Aurélio de Góis Monteiro (1934–1935) • João Gomes Ribeiro Filho (1935–1936) • Eurico Gaspar Dutra (1936–1945) • Pedro Aurélio de Góis Monteiro (1945)
Justiça e Negócios Interiores
Osvaldo Aranha (1930–1931) • Maurício Cardoso (1931–1932) • Francisco Campos (1932) • Afrânio de Melo Franco (1932) • Francisco Antunes Maciel Júnior (1932–1934) • Vicente Rao (1934–1937) • Agamenon Magalhães (1937) • José Carlos de Macedo Soares (1937) • Francisco Campos (1937–1942) • Alexandre Marcondes Machado Filho (1942–1943) • Fernando Antunes (1943) • Alexandre Marcondes Machado Filho (1943–1945) • Agamenon Magalhães (1945)
Afrânio de Melo Franco (1930–1933) • Félix de Barros Cavalcanti de Lacerda (1933–1934) • José Carlos de Macedo Soares (1934–1936) • Mário de Pimentel Brandão (1936–1938) • Osvaldo Aranha (1938–1944) • Pedro Leão Veloso (1944–1945)
Trabalho, Indústria e Comércio
Lindolfo Collor (1930–1932) • Joaquim Pedro Salgado Filho (1932–1934) • Agamenon Magalhães (1934–1937) • Waldemar Falcão (1937–1941) • Dulfe Pinheiro Machado (1941) • Alexandre Marcondes Machado Filho (1941–1945)
Viação e Obras Públicas
Juarez Távora (1930) • Paulo de Morais Barros (1930) • José Américo de Almeida (1930–1934) • João Marques dos Reis (1934–1937) • João de Mendonça Lima (1937–1945)
Órgãos (ligados à Presidência da República)
Consultoria Geral da República
Levi Carneiro (1930–1932) • Raul Fernandes (1932) • Carlos Maximiliano Pereira dos Santos (1932–1933) • Fernando Antunes (1933) • Francisco Campos (1934-1937) • Aníbal Freire da Fonseca (1938–1940) • Orozimbo Nonato (1940–1941) • Hahnemann Guimarães (1941–1945) • Themístocles Brandão Cavalcanti (1945)
Departamento Administrativo do Serviço Público
Luís Simões Lopes (1938–1945)
Gabinete Civil
Gregório da Fonseca (1930–1934) • Ronald de Carvalho (1934–1935) • Artur Guimarães de Araújo Jorge (1935) • Otto Prazeres (1935–1936) • Luís Fernandes Vergara (1936–1945)
Gabinete Militar
Francisco Ramos de Andrade Neves (1930–1931) • Raul Tavares (1931) • João Ferreira Johnson (1931–1932) • Pantaleão da Silva Pessoa (1932–1935) • Newton de Andrade Cavalcanti (1935) • Francisco José Pinto (1935–1942) • Firmo Freire do Nascimento (1942–1945)
← Gabinete da Junta Governativa Provisória de 1930 • Gabinete de José Linhares (1945–1946) →
v
d
e
Gabinete de Getúlio Vargas (1951–1954)
Vice-presidente
Café Filho (1951–1954)
Ministérios
Aeronáutica
Nero Moura (1951–1954) • Epaminondas Gomes dos Santos (1954)
Agricultura
João Cleofas de Oliveira (1951–1954) • Osvaldo Aranha (1954) • Apolônio Jorge de Faria Sales (1954)
Educação
Ernesto Simões Filho (1951–1953) • Péricles Madureira de Pinho (1953) • Antônio Balbino (1953–1954) • Edgard Santos (1954)
0
0
$begingroup$
Need help with this problem. Suppose our lazy professor collects a quiz and a homework assignment from a class of n students one day, then distributes both the quizzes and the homework assignments back to the class in a random fashion for grading. Each student receives one quiz and one homework assignment to grade. (a) What is the probability that every student receives someone else's quiz to grade, and someone else's homework to grade? (b) What is the probability that no student receives both their own quiz and their own homework assignment to grade? In this case, some students may receive their own quiz, and others may receive their own homework assignment. (c) Compute the limiting probability as n approaches infinity in each case.
...
Aardman Animations, Ltd. Aardman Animations Tipo privada Atividade Animação em stop-motion , Animação em CGI Fundação 1972 Fundador(es) Peter Lord David Sproxton Sede Bristol, Inglaterra Reino Unido Proprietário(s) Dreamworks Pessoas-chave Peter Lord David Sproxton Nick Park Divisões Aardman Features Aardman Digital Aardman Commercials Aardman Broadcast Aardman International Aardman Rights Aardman Effects Aardman 3-D Systems Aardman Nathan Love AardBoiled Website oficial aardman.com ...
0
$begingroup$
Do $begin{bmatrix} 0&i&0\0&0&1\0&0&0 end{bmatrix} $ and $begin{bmatrix} 0&0&0\-i&0&0\0&1&0 end{bmatrix} $ are similar.Is this True/false Clearly both are nilpotent and one is conjucate transpose of other but how to know if they are similar.i'm stuck. Please help me
linear-algebra vector-spaces eigenvalues-eigenvectors generalizedeigenvector
share | cite | improve this question
edited Dec 10 '18 at 6:38
Vasanth Kris
asked Dec 10 '18 at 6:19
...