Acura Legend

Multi tool use
Acura Legend | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() Legend sedan de 2ª geração | |||||||
Visão Geral | |||||||
Nomes alternativos |
Acura RL Honda Legend |
||||||
Produção |
1986-1995 |
||||||
Fabricante |
Acura |
||||||
Modelo | |||||||
Classe |
grande |
||||||
Carroceria |
Sedan de 4 portas Coupé de 2 portas |
||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor |
2.5L V6 2.7L V6 3.2L V6 |
||||||
Transmissão |
5 marchas, automática |
||||||
Modelos relacionados |
Acura TL Honda Legend Lexus LS Infiniti J30 Infiniti Q45 Hyundai Azera Nissan Maxima Toyota Crown Toyota Cressida |
||||||
Velocidade Máx. |
1ª Geração 217 km/h (135 mph) |
||||||
Cronologia | |||||||
|
O Legend é um sedan de luxo fabricado pela Acura, fabricado entre 1986 e 1995, tendo sido vendido também sob a marca Honda em outros mercados fora dos Estados Unidos.
História |
Em 1986 a Honda Automóveis da América fundou sua divisão de luxo, a Acura (pronuncia-se É-kiu-ra), para atuar - principalmente - nos Estados Unidos. A idéia era oferecer automóveis luxuosos, associados à uma marca de mais prestígio, desvinculados de carros populares da Honda por lá, como o Civic. Inicialmente, dois modelos foram lançados sob a marca Acura, o Integra, um compacto e o Legend, na classe executiva, ou "luxo".

Legend sedan de 1ª geração
O Legend nasceu de um esforço de engenharia entre a japonesa Honda e a inglesa Rover[1]. Apesar de serem projetos distintos, tiveram vários traços de plataforma e soluções mecânicas compartilhados[2]. Alguns componentes também foram cedidos pelo Honda Accord, então o carro de luxo da companhia nipônica. Sua missão era combater o Toyota Cressida (a Toyota ainda não havia lançado nenhum veículo para sua divisão de luxo, Lexus, fundada em 1983), além de outros veículos americanos, europeus e nipônicos, como o Mazda 929[3].
Oferecido inicialmente em duas carrocerias sedan (4,8m de comprimento) e coupé (4,7m), o Legend possuía motores V6 de 2.5L (151cv) e 2.7L (161cv), o Legend teve a primazia - dentro do grupo Honda - em oferecer freios ABS e duplo airbag, bem como rodas traseiras autoesterçantes e comando de válvulas variável (batizado de VTEC pela Honda), responsável pela otimização na queima do combustível, gerando melhoria na performance sem maior consumo; lançado previamente apenas no superesportivo NSX.

Legend coupé de 2ª geração
A segunda geração surgiu em 1991, com tamanho de 4,95m e motor 3.2L V6 (200cv) e introduziu as portas com fechamento à vácuo (apenas no Coupé), uma tecnologia ainda rara entre os automóveis atuais, que dispensa o ato de "bater a porta" para fechá-la, bastando encostá-la[4]. O Legend foi vendido em diversos outros mercados, porém sob a marca Honda, uma vez que a Acura era para uso restrito em poucos mercados (EUA, México e Canadá). Seu nome foi aposentado nestes mercados em 1995, para dar lugar à sua terceira geração, rebatizada por lá de RL - tendo este permanecido em linha até 2012.

O Acura RL, que sucedeu o Legend nos EUA, foi vendido em outros mercados como Legend.
No Brasil o Legend foi vendido oficialmente pela Honda Automóveis entre 1992 e 1997, na segunda e terceira gerações. Algumas unidades sob a marca Acura vieram por importação independente no início dos anos 90. A Acura anunciou que pretende instalar-se oficialmente no Brasil em 2015[5], oferecendo - entre outros modelos - o RLX (sucessor do RL), a ser lançado em 2013 nos Estados Unidos[6].
Referências
↑ History of Marques Sterling
↑ The Acura Legend Forum
↑ Acura Legend.Org
↑ Edmunds.com: Acura Legend Review
↑ Honda vai lançar divisão de luxo e estilo, Acura, no Brasil em 2015
↑ 2014 Acura RLX Trumps Old RL, Takes Aim at Luxury Leaders
Ligações externas |
Website da Acura (em inglês)- Best Cars Web Site: Acura Legend, um Honda com requinte de Mercedes.
Acura, divisão nipo-americana de luxo da Honda, linha do tempo (1986-atual) | ||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Tipo |
1980s |
1990s |
2000s |
2010s |
||||||||||||||||||||||||||
6 | 7 | 8 | 9 |
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
||
Compactos |
Coupé |
Integra |
Integra |
Integra |
RSX |
|||||||||||||||||||||||||
Sedan |
EL |
EL |
CSX |
ILX |
||||||||||||||||||||||||||
Integra |
Integra |
Integra |
TSX |
TSX |
||||||||||||||||||||||||||
Médios |
Coupé |
CL |
CL |
|||||||||||||||||||||||||||
Sedan |
Vigor |
TL |
TL |
TL |
TL |
|||||||||||||||||||||||||
Grandes |
Legend |
Legend |
RL |
RL |
RLX |
|||||||||||||||||||||||||
Crossover |
RDX |
RDX |
||||||||||||||||||||||||||||
MDX |
MDX |
MDX |
||||||||||||||||||||||||||||
ZDX |
||||||||||||||||||||||||||||||
SUV |
SLX |
|||||||||||||||||||||||||||||
Esportivos |
NSX |
Linha do tempo dos automóveis HONDA (1980-presente) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TIPO |
1980s |
1990s |
2000s |
2010s |
||||||||||||||||||||||||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
||
Compactos |
Fit |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
City |
City |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Insight |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Médios |
Insight |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Civic | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FCX Clarity |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Médio-grandes |
Accord |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Grandes |
Legend |
Legend |
Legend |
|||||||||||||||||||||||||||||||||
Coupés |
CRX |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Civic Coupé |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Accord Coupé |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Prelude |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esportivos |
CRX Del Sol |
CR-Z |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
S2000 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Crossovers |
Crosstour |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
SUVs |
Passport |
Pilot |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
CR-V |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Element |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Vezel |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Minivans |
Odyssey |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Stepwgn |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Stream |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Picapes |
Ridgeline |
HjxlnPCwMJnjIt1c3g6crdTEW,xes6WaEIV WkS9X2,RTnc3tzGgKhUpHao4LGenovs,jsCKPG9Xkjj l7 r,9vV8K