Centro de Tradições Gaúchas
O Departamento de Tradições Gaúchas do Banrisul.
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.
São entidades tradicionalistas que cultivam a cultura e os costumes do Estado do Rio Grande
do Sul no Brasil através de atividades associativas e recreativas, guiadas pelos mesmos princípios e normas de ação, mas espalhadas em células que podem encontrar-se em qualquer território mesmo fora do Estado. O lema criado no primeiro CTG, em 1948, permanece cultuado, ainda hoje, pelos homens (gaúchos) e mulheres (prendas) participantes deste movimento: “Em qualquer chão – sempre gaúcho”.
Diferenciam-se de Departamentos de Tradições Gaúchas, porque esses últimos geralmente estão ligados a alguma instituição.
Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil, mas principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Ver também |
- Movimento Tradicionalista Gaúcho
- Bombacha
- Chimarrão
- Outros
- Chiripá
- Guaiaca
- Pilcha
- Poncho
- Vestido de prenda
- Pampa
- Cultura do Uruguai