GE C-C (RFFSA)
GE C-C | |
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Descrição | |
Propulsão | Elétrica |
Fabricante | GE Erie ( Estados Unidos) |
Número de série | 34359-34364 |
Ano de fabricação | 1962 |
Locomotivas fabricadas | 06 |
Classificação AAR | C-C |
Tipo de serviço | Carga |
Características | |
Bitola | 1600 mm |
Diâmetro das rodas | 46” |
Distância entre eixos | 2.082 mm |
Comprimento | 15.847 mm |
Largura | 3.047 mm |
Altura | 4.380 mm |
Peso da locomotiva | 123.000 kg |
Peso por eixo | 20.500 kg |
Peso aderente | 123.000 kg |
Tipo de combustível | Eletricidade |
Eletrificação | 3000V, C.C. |
Limite de RPM | 859 |
Motores de tração | G.E. 729 |
Tração múltipla | Sim |
Performance | |
Velocidade máxima | 117 km/h |
Potência disponível para tração | 4.400 hp |
Raio mínimo de inscrição | 100 m |
Freios da locomotiva | Ar comprimido |
Sistema de freio | 26L |
Operação | |
Ferrovias Originais | RFFSA-EFCB |
Ferrovias que operou | RFFSA |
Numeração SIGO | 2151-2156 / 9080-9085 |
Apelidos | Charutão ou Carioquinha |
Local de operação | São Paulo e Rio de Janeiro |
Data de entrega | 1962 |
Ano da entrada em serviço | 1962 |
Ano da saída do serviço | Anos 80 |
Ano de desmanche | Anos 90 |
Situação | Nenhuma Preservada |
A GE C-C foi um tipo de Locomotiva Elétrica construída pela General Electric comprada pela RFFSA (Central do Brasil) em 1962. [1]
Índice
1 História
2 Proprietários Originais
3 Tabela
4 Referências
5 Ligações externas
História |
Com o crescimento do transporte de cargas na Serra do Mar, principalmente em Volta Redonda, a EFCB adquiriu 15 locomotivas elétricas GE 2-C+C-2 de 3817 hp de potência. Apelidadas de “Escandalosas”, as locomotivas tinham muita potência, mas um baixo peso aderente. Isso fazia com que os pesados trens (de até 1800 ton.) patinassem no transporte de cargas na Serra do Mar. Com a incorporação da Central pela RFFSA, em 1959 a nova empresa resolveu realizar uma aquisição emergencial de 7 locomotivas elétricas B+B da Siemens, com 3000 hp de potência. Com seu bom desempenho, as locomotivas Siemens se viram sobrecarregadas e obrigaram a RFFSA a adquirir mais 6 locomotivas elétricas, fabricadas pela GE. [2]
A GE baseou o projeto da nova locomotiva da RFFSA em dois projetos existentes. Mecânica similar do modelo E44, recém-fabricadas para a Pennsylvania Railroad e carenagem baseada na de locomotivas para exportação “Universal” (já utilizada pela RFFSA).[3][4] A primeira locomotiva ficou pronta em setembro de 1962, sendo entregue para a RFFSA. Até dezembro daquele ano todas as 6 foram entregues.[5][6]
Essas locomotivas, foram apelidadas de Charutão em função de sua caixa longa e estreita, sendo usadas principalmente em trens de carvão para a Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda, normalmente em tração dupla ou, mais raramente, tripla.[2]
Proprietários Originais |
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Rede Ferroviária Federal S.A. | Brasil | 1,600m | 06 |
Ferrovia | País | Bitola | Quantidade |
---|---|---|---|
Rede Ferroviária Federal S.A. | Brasil | 1,600m | 06 |
Tabela |
Modelo | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação |
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GE 4400 | 4400 | 1,600 | General Electric | Brasil | 1962 |
Numeração (SIGO) | Entrada em serviço | Destino | Observações |
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9080 | 1962 | Baixada e vendida como sucata | Ex 2151 |
9081 | 1962 | Baixada e vendida como sucata no Rio de Janeiro | Ex 2152. |
9082 | 1962 | Baixada e vendida como sucata em São Paulo | 2153 |
9083 | 1962 | Baixada e vendida como sucata | 2154 |
9084 | 1962 | Baixada e vendida como sucata | 2155 |
9085 | 1962 | Baixada e vendida como sucata | 2156 |
- Seu design espartano, similar ao adotado nas locomotivas diesel-elétricas (U18C ou U9B) da época, contrastava com de outras locomotivas elétricas, mas implicava menores custos de fabricação e mais facilidade de acesso aos equipamentos quando de sua manutenção.
- Possuíam 123 toneladas de peso total, permitindo tração múltipla e apresentado maior eficiência na tração que as Escandalosas. Foram numeradas de 2151-2156 (nº de fabricação 34359-34364) quando da sua chegada na ferrovia.
- Na RFFSA-EFSJ receberam a numeração padrão SIGO: 9080-9085.
Referências
↑ Flavio R.Cavalcanti (25 de março de 2017). «Elétrica "Charutão" ou "Carioquinha"». Centro Oeste. Consultado em 22 de março de 2019
↑ ab Antonio Augusto Gorni (11 de março de 2003). «Estrada de Ferro Central do Brasil - 1946-1984: As Linhas de Longo Percurso». A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras. Consultado em 22 de março de 2019
↑ Antonio Augusto Gorni (2001). «The first unit of the Charutão/Carioca G.E. 4,400 HP». Photo Album of the Brazilian Railroads. Consultado em 22 de março de 2019
↑ Antonio Augusto Gorni (7 de dezembro de 2001). «Brazilian Trains in Other Parallel Universes- E44». Photo Album of the Brazilian Railroads. Consultado em 22 de março de 2019
↑ Augusto Cesar L. Carvalho (30 de dezembro de 1962). «Deficit dos transportes ferroviário e marítimo será de 95 bilhões em 62». Jornal do Brasil, Ano LXXII, edição 301, Caderno 3-Especial-Economia, página 3/republicado pela Biblioteca Nacional/Hemeroteca Digital Brasileira. Consultado em 22 de março de 2019
↑ «Flashes econômicos - Equipamentos». Correio da manhã, Ano LXII, edição 21333, 1º Caderno, página 10/republicado pela Biblioteca Nacional/Hemeroteca Digital Brasileira. 13 de outubro de 1962. Consultado em 22 de março de 2019
Ligações externas |
- A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras - Estrada de Ferro Central do Brasil
- Phil's Loco Page GE Export.