GE C-C (RFFSA)



























































































































































GE C-C

Tren.svg

Descrição
Propulsão
Elétrica
Fabricante
GE Erie ( Estados Unidos)
Número de série
34359-34364
Ano de fabricação
1962
Locomotivas fabricadas
06

Classificação AAR
C-C
Tipo de serviço
Carga
Características

Bitola
1600 mm
Diâmetro das rodas
46”
Distância entre eixos
2.082 mm
Comprimento
15.847 mm
Largura
3.047 mm
Altura
4.380 mm
Peso da locomotiva
123.000 kg
Peso por eixo
20.500 kg
Peso aderente
123.000 kg
Tipo de combustível
Eletricidade
Eletrificação
3000V, C.C.
Limite de RPM
859
Motores de tração
G.E. 729
Tração múltipla
Sim
Performance
Velocidade máxima
117 km/h
Potência disponível para tração
4.400 hp
Raio mínimo de inscrição
100 m
Freios da locomotiva
Ar comprimido
Sistema de freio
26L
Operação
Ferrovias Originais

RFFSA-EFCB
Ferrovias que operou

RFFSA
Numeração SIGO
2151-2156 / 9080-9085
Apelidos
Charutão ou Carioquinha
Local de operação

São Paulo e Rio de Janeiro
Data de entrega
1962
Ano da entrada em serviço
1962
Ano da saída do serviço
Anos 80
Ano de desmanche
Anos 90
Situação
Nenhuma Preservada

A GE C-C foi um tipo de Locomotiva Elétrica construída pela General Electric comprada pela RFFSA (Central do Brasil) em 1962. [1]




Índice






  • 1 História


  • 2 Proprietários Originais


  • 3 Tabela


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





História |




Locomotiva GE E44, fabricada para a Pennsylvania Railroad.


Com o crescimento do transporte de cargas na Serra do Mar, principalmente em Volta Redonda, a EFCB adquiriu 15 locomotivas elétricas GE 2-C+C-2 de 3817 hp de potência. Apelidadas de “Escandalosas”, as locomotivas tinham muita potência, mas um baixo peso aderente. Isso fazia com que os pesados trens (de até 1800 ton.) patinassem no transporte de cargas na Serra do Mar. Com a incorporação da Central pela RFFSA, em 1959 a nova empresa resolveu realizar uma aquisição emergencial de 7 locomotivas elétricas B+B da Siemens, com 3000 hp de potência. Com seu bom desempenho, as locomotivas Siemens se viram sobrecarregadas e obrigaram a RFFSA a adquirir mais 6 locomotivas elétricas, fabricadas pela GE. [2]


A GE baseou o projeto da nova locomotiva da RFFSA em dois projetos existentes. Mecânica similar do modelo E44, recém-fabricadas para a Pennsylvania Railroad e carenagem baseada na de locomotivas para exportação “Universal” (já utilizada pela RFFSA).[3][4] A primeira locomotiva ficou pronta em setembro de 1962, sendo entregue para a RFFSA. Até dezembro daquele ano todas as 6 foram entregues.[5][6]


Essas locomotivas, foram apelidadas de Charutão em função de sua caixa longa e estreita, sendo usadas principalmente em trens de carvão para a Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda, normalmente em tração dupla ou, mais raramente, tripla.[2]





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Proprietários Originais |
















Ferrovia



País



Bitola



Quantidade



Rede Ferroviária Federal S.A.
Brasil
1,600m
06















Ferrovia



País



Bitola



Quantidade



Rede Ferroviária Federal S.A.
Brasil
1,600m
06


Tabela |




















Modelo
Potência (HP)
Bitola (m)
Fabricante
Origem
Ano de Fabricação
GE 4400
4400
1,600

General Electric

Brasil

1962














































Numeração (SIGO)
Entrada em serviço
Destino
Observações
9080
1962
Baixada e vendida como sucata
Ex 2151
9081
1962
Baixada e vendida como sucata no Rio de Janeiro
Ex 2152.
9082
1962
Baixada e vendida como sucata em São Paulo
2153
9083
1962
Baixada e vendida como sucata
2154
9084
1962
Baixada e vendida como sucata
2155
9085
1962
Baixada e vendida como sucata
2156


  • Seu design espartano, similar ao adotado nas locomotivas diesel-elétricas (U18C ou U9B) da época, contrastava com de outras locomotivas elétricas, mas implicava menores custos de fabricação e mais facilidade de acesso aos equipamentos quando de sua manutenção.


  • Possuíam 123 toneladas de peso total, permitindo tração múltipla e apresentado maior eficiência na tração que as Escandalosas. Foram numeradas de 2151-2156 (nº de fabricação 34359-34364) quando da sua chegada na ferrovia.

  • Na RFFSA-EFSJ receberam a numeração padrão SIGO: 9080-9085.



Referências




  1. Flavio R.Cavalcanti (25 de março de 2017). «Elétrica "Charutão" ou "Carioquinha"». Centro Oeste. Consultado em 22 de março de 2019 


  2. ab Antonio Augusto Gorni (11 de março de 2003). «Estrada de Ferro Central do Brasil - 1946-1984: As Linhas de Longo Percurso». A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras. Consultado em 22 de março de 2019 


  3. Antonio Augusto Gorni (2001). «The first unit of the Charutão/Carioca G.E. 4,400 HP». Photo Album of the Brazilian Railroads. Consultado em 22 de março de 2019 


  4. Antonio Augusto Gorni (7 de dezembro de 2001). «Brazilian Trains in Other Parallel Universes- E44». Photo Album of the Brazilian Railroads. Consultado em 22 de março de 2019 


  5. Augusto Cesar L. Carvalho (30 de dezembro de 1962). «Deficit dos transportes ferroviário e marítimo será de 95 bilhões em 62». Jornal do Brasil, Ano LXXII, edição 301, Caderno 3-Especial-Economia, página 3/republicado pela Biblioteca Nacional/Hemeroteca Digital Brasileira. Consultado em 22 de março de 2019 


  6. «Flashes econômicos - Equipamentos». Correio da manhã, Ano LXII, edição 21333, 1º Caderno, página 10/republicado pela Biblioteca Nacional/Hemeroteca Digital Brasileira. 13 de outubro de 1962. Consultado em 22 de março de 2019 



Ligações externas |


  • A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras - Estrada de Ferro Central do Brasil

  • Phil's Loco Page GE Export.













































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