EISA
O EISA (acrónimo para Extended Industry Standard Architecture) é um barramento compatível com o Barramento ISA, utiliza para comunicação palavras binárias de 32 bits e frequência de 8 MHz.
Por manter a compatibilidade, o EISA utiliza duas linhas de contato capazes de acomodar tanto placas ISA (8 e 16 bits) quanto as placas EISA. Estas por sua vez utilizam todos os contatos do slot, enquanto aquelas utilizam somente a primeira camada.
Tipo de slot criado pela Compaq na época do 386, de forma a aumentar o desempenho no acesso a periféricos.
Na época, o tipo de slot mais usado era o ISA, que tinha uma taxa de transferência máxima de 16 MB/s (15,25 MiB/s), o que é muito pouco, mesmo para um 386 (o barramento externo de um 386 DX 33, por exemplo, tem uma taxa de transferência máxima teórica de 133 MB/s (127,15 MiB/s)).
O EISA era um slot de 32 bits mas, para manter compatibilidade com o ISA (slots EISA permitem que placas ISA sejam instaladas), mantinha o clock em 8 MHz. Com isto, a sua taxa de transferência máxima teórica era de 32 MB/s (30,50 MiB/s). Ou seja, melhorava um pouco o desempenho, porém não resolvia o problema.
O EISA foi um slot com baixa aceitação no mercado e acabou praticamente restrito a placas-mãe para servidores de rede.
Ligações externas |
- Artigo no "Guia do Hardware" sobre o barramento EISA