GE B-B (CPEF - Baratinha e Baratona)

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GE B-B (Manobra) ![]() | |
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![]() GE B-B (Foto Baratinha) CP nº 502, preservada no Museu de Jundiaí-SP. | |
Descrição | |
Propulsão |
Elétrica |
Fabricante |
GE ( ![]() |
Modelo |
B-B[1][2] |
Ano de fabricação |
1924 - 9 unid. 1947 – 8 unid. |
Locomotivas fabricadas |
17 – Brasil |
Classificação AAR |
B-B |
Tipo de serviço |
Manobra |
Características | |
Bitola |
1,600 m |
Diâmetro das rodas |
1016 mm |
Peso da locomotiva |
55.500 kg |
Tipo de combustível |
Eletricidade |
Método de eletrificação |
Corrente Continua |
Tensão |
3000 V |
Tipo de captação de energia |
Pantógrafo |
Performance | |
Potência total |
662 HP |
Potência disponível para tração |
460 HP |
Operação | |
Ferrovias Originais |
CPEF |
Ferrovias que operou |
Fepasa |
Numeração SIGO |
6501-6518 |
Apelidos |
Baratinha 1.ª série Baratona 2.ª série |
Local de operação |
São Paulo |
Ano da entrada em serviço |
1924 |
Situação |
Uma unidade preservada estática |
As locomotivas Elétrica GE B-B foram compradas pela Companhia Paulista em 1924 para a realização de manobras, sendo as únicas locomotivas elétricas de manobra adquiridas por uma grande ferrovia brasileira.
A primeira série adquirida em 1924 recebeu o apelido de Baratinha e adotou a numeração de 500 a 508. A segunda série recebida em 1947, denominada de Baratona e adotou a numeração de 510 a 517.
Elas eram mecanicamente idênticas a série anterior, apresentando a carenagem soldada, ao invés de rebitada e a cabine era maior.
Foram fabricadas pela GE, com a construção mecânica a cargo da ALCO.
Operaram na Fepasa até a sua desativação na década de 90.
Referências
↑ Philip Wormald. «GE Export builders list - Phil's Loco Page» (DOC) (em inglês). 21 páginas. Consultado em Fevereiro de 2009 Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
↑ Gorni, Antonio Augusto (2009). A ELETRIFICAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS. São Vicente-SP: E. F. Brasil. 368 páginas
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