Ereção





Nota: Este artigo fala sobre a ereção fisiológica humana. Para ereção de estruturas artificiais, veja construção.






Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2010)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.


A ereção do pênis, clitóris ou mamilo acontece quando estas estruturas se tornam firmes e dilatadas. O mecanismo da ereção depende de uma complexa interação psicológica, neurológica, vascular e endócrina. O termo também é aplicado a todo o processo que leva ao estado de ereção.



Ereção do pênis |














Happy feet.svg

Relação sexual humana

Anatomia

Aparelho reprodutor feminino

Clítoris · Ejaculação · Hímen · Lábios ·
Mamas · Ovário · Trompas de Falópio ·
Útero · Vagina · Vulva



Aparelho reprodutor masculino

Ducto deferente · Ejaculação · Epidídimo ·
Escroto · Pênis · Sémen · Testículos ·
Uretra · Vesícula seminal



Fisiologia

Ereção · Esteroide sexual · Pelos púbicos ·
Prazer sexual · Zona erógena




A glândula pituitária, a próstata e o hormônio testosterona têm um papel importante no processo de ereção do pênis.



Uma ereção peniana acontece quando as duas estruturas tubulares que correm o comprimento do pênis, os corpos cavernosos, se tornam cheios de sangue. Isso pode ser resultado de qualquer um de vários estímulos fisiológicos. O corpo esponjoso é uma estrutura tubular simples localizada logo abaixo dos corpos cavernosos, que contém a uretra, através da qual a urina e o sêmen passam durante o ato de urinar e na ejaculação, respectivamente. O corpo esponjoso pode também ser preenchido de sangue, mas comparativamente menos que os corpos cavernosos.




A ereção do pênis


A ereção peniana (Imagem da diferença entre um pênis ereto e outro flácido) geralmente ocorre a partir da estimulação sexual, mas também pode ocorrer em momentos em que a bexiga urinária está cheia ou espontaneamente durante o decorrer do dia ou noite. Uma ereção resulta do inchamento e aumento do pênis. A ereção possibilita a relação sexual de ocorrer e outras atividades sexuais como a masturbação, embora não seja essencial para todas as atividades sexuais.


Na presença de estimulação mecânica, a ereção é iniciada pela divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo com uma mínima participação do sistema nervoso central. Os ramos parassimpáticos se estendem do plexo sacral até as artérias que vascularizam o tecido erétil; com a estimulação, esses ramos de nervo começam a liberar óxido nítrico (NO), um agente vasodilatador, nas artérias-alvo. As artérias então dilatam, preenchendo o corpo esponjoso e os corpos cavernosos do pênis com sangue. A ereção é cessada quando a estimulação parassimpática é descontinuada. A estimulação da divisão simpática do sistema nervoso autônomo causa a constrição das artérias do pênis, forçando para fora o sangue do tecido erétil.


O córtex cerebral pode iniciar uma ereção mesmo na ausência de uma estimulação mecânica direta (em resposta a um estímulo visual, auditivo, olfatório, imaginado ou tátil, por exemplo) atuando através dos centros eréteis nas regiões sacrais e lombares da medula espinhal. O córtex cerebral pode cessar uma ereção mesmo na presença de estimulação mecânica, assim como fatores psicológicos, emocionais e outros ambientais.


O termo oposto a ereção é detumescência.



Commons

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ereção



Ver também |



  • Ereção peniana noturna

  • Ejaculação

  • Ejaculação precoce

  • Orgasmo

  • Priapismo

  • Viagra



Figure 28 01 06.jpg



Bibliografia |



  • Drake, Richard, Wayne Vogl and Adam Mitchell. Grey's Anatomy for Students. Churchill-Livingston, 2004. (ISBN 0-443-06612-4)

  • Harris, Robie H. (et al.), It's Perfectly Normal: Changing Bodies, Growing Up, Sex And Sexual Health. Boston, 1994. (ISBN 1-56402-199-8)

  • Milsten, Richard (et al.), The Sexual Male. Problems And Solutions. London, 2000. (ISBN 0-393-32127-4)

  • Tanagho, Emil A. (et al.), Smith's General Urology. London, 2000. (ISBN 0-8385-8607-4)

  • Williams, Warwick, It's Up To You: Overcoming Erection Problems. London, 1989. (ISBN 0-7225-1915-X)



















































Popular posts from this blog

Probability when a professor distributes a quiz and homework assignment to a class of n students.

Aardman Animations

Are they similar matrix