São José Esporte Clube


































































São José E.C.

São José EC.png
Nome São José Esporte Clube
Alcunhas
Águia do Vale
Mascote
Águia
Principal rival
Taubaté
Fundação
13 de agosto de 1933 (85 anos)
Estádio
Martins Pereira
Capacidade 18.000
Presidente
Brasil Adilson José da Silva
Treinador
Brasil Ricardo Costa
Patrocinador
Brasil ETEP Faculdades
Brasil Ativia
Brasil Ensin
Brasil Milclean
Brasil Padaria Flor de Ypê
Brasil Chaparral Boteco
Material (d)esportivo
Brasil RT Sports
Competição
São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Website
São José Esporte Clube
















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
titular














Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
alternativo




Temporada atual

editar

São José Esporte Clube (nascido como "Esporte Clube São José”) é um tradicional clube de futebol de São José dos Campos, da região do Vale do Paraíba, estado de São Paulo. Foi fundado em 13 de agosto de 1933 e suas cores são o azul, o amarelo e o branco.


É considerado uma das maiores e mais tradicionais equipes de futebol do interior de São Paulo. Seu melhor momento no futebol ocorreu em 1989, ano em que foi vice-campeão do Campeonato Paulista e da Série B do Campeonato Brasileiro e ainda conquistou diversos torneios regionais em uma vitoriosa excursão pela Europa.




Índice






  • 1 História


  • 2 Estádio


  • 3 Desempenho por temporadas


  • 4 Elenco atual


  • 5 Torcida


    • 5.1 Torcida Mancha Azul


    • 5.2 Torcida Sangue Joseense


    • 5.3 Guerreiros da Águia


    • 5.4 Torcida Uniformizada do São José




  • 6 Títulos


    • 6.1 Internacionais


    • 6.2 Nacionais


    • 6.3 Estaduais


    • 6.4 Regionais


    • 6.5 Principais acessos




  • 7 Estatísticas


    • 7.1 Participações




  • 8 Futebol feminino


    • 8.1 Títulos


      • 8.1.1 Internacionais


      • 8.1.2 Nacionais


      • 8.1.3 Estaduais




    • 8.2 Ranking da CBF de Futebol Feminino


    • 8.3 Temporada atual


      • 8.3.1 Elenco


      • 8.3.2 Uniforme


      • 8.3.3 Campeonatos






  • 9 Técnicos


  • 10 Presidentes


  • 11 Rivais


  • 12 Referências


  • 13 Ligações externas





História |


No dia 13 de agosto de 1933, o esportista Galiano Alves fundou o Esporte Clube São José, nascendo de uma dissidência da Associação Esportiva São José (Clube da cidade que possui a equipe de basquete São José Basketball), que naquela época possuía alguns dos principais jogadores do futebol amador da cidade. A equipe se manteve participando de torneios amadores em São José dos Campos durante trinta e um anos até se profissionalizar no dia 8 de março de 1964, ano em que sagrou-se campeão da terceira divisão paulista (equivalente a atual Série B1-A), após passar pela Bancária de Fernandópolis, logo na primeira temporada como time profissional.


Naquela época o time também era chamado pelos torcedores apenas de "Esporte". Em 1965, o Esporte Clube São José conseguiu o segundo título e acesso consecutivo, ao derrotar o Orlândia por 2 a 1 e garantir o título da segunda divisão (equivalente a atual Série A-3 do Campeonato Paulista). Com isso, o "Formigão do Vale", como também era chamado naquela época, pôde participar pela primeira vez em sua história da divisão de acesso do Campeonato Paulista (equivalente a atual Série A-2), em 1966.


Em sua primeira fase, o clube utilizava um uniforme com camisas pretas, listas verticais brancas e calções pretos (semelhante ao segundo uniforme do Corinthians) e atuava no Estádio da Rua Antônio Saes, onde posteriormente foi construído o prédio do Supermercado Jumbo-Eletro e atualmente funciona um templo da Igreja Universal do Reino de Deus. O atual Estádio Martins Pereira só seria inaugurado em 1970. Em 1972, a equipe chegou a ser campeã da Primeira Divisão (divisão de acesso), empatando em 0 a 0 com o Garça, na cidade do adversário, mas naquele ano o campeonato não dava direito a acesso à Divisão Especial (divisão de elite e atual Série A1).


O time profissional da cidade continuou com esse nome até dezembro de 1976 quando, atolado em dívidas, e quase falido, foi obrigado a mudar de nome para fugir das cobranças e ameaças de penhora. Na oportunidade, Altamirando Negrão de Palma assumiu a presidência do clube e, junto de outros três diretores, Geraldo Marcolongo, Sérgio Ângelo e Pedro Yves Simão, procuraram ajuda na Federação Paulista de Futebol, que fez com que o Esporte Clube São José se transformasse em São José Esporte Clube, mudando inclusive as cores do uniforme e o distintivo. O alvinegro foi substituído pelo azul, amarelo e branco, que são as cores oficiais da cidade. O distintivo também se tornou semelhante ao brasão da cidade de São José dos Campos e a mascote passou a ser a "Águia do Vale".


Campeão da Série A2 de 1980, o time estreou no Paulistão em 1981, realizando uma ótima campanha, que lhe rendeu uma vaga para a Série A do Brasileiro de 1982. Rebaixado em 1983, o time voltou à Série A1 em 1988, chegando às semifinais do torneio. O maior feito de sua história foi o vice-campeonato paulista da divisão maior, obtido em 1989; o São Paulo foi campeão graças a uma vitória por 1 a 0 com um gol contra marcado pelo lateral esquerdo André Luís, no Morumbi, assim como a uma absurda inversão de campo no segundo jogo, o que levou a partida decisiva - que inicialmente deveria ser realizada no estádio Martins Pereira - para a casa do São Paulo, em uma das maiores injustiças já ocorridas no futebol paulista. No ano seguinte, em sua segunda participação na Série A do Campeonato Brasileiro, o clube conseguiu escapar da degola na penúltima rodada da primeira fase da competição; porém, após o término do campeonato, o Vitória conseguiu recuperar no STJD os 5 pontos que havia perdido por escalar um jogador irregular, após muita movimentação nos bastidores, o que acabou decretando o rebaixamento da Águia.[1]


  • Escudo: Inspirado no emblema da cidade de São José dos Campos, que é semelhante (a diferença está no número de dentes da engrenagem, 12 no escudo do clube contra 13 no emblema da cidade, e o nome do time na faixa branca que representa o rio Paraíba do Sul), o emblema do São José Esporte Clube surgiu com a mudança de nome em 1976, quando deixou de ser Esporte Clube São José. Em 2003, com a terceirização e a mudança de nome para Esporte São José, o escudo mudou também trazendo uma águia dentro do escudo antigo; todavia, em 2005, quando voltou a se chamar São José Esporte Clube, o tradicional escudo voltou.[2]

  • Mascote: Até 1976 a mascote do São José era a Formiga (mascote adotado por outra agremiação da cidade - o desativado Futebol Clube Primeira Camisa - em homenagem ao clube); a Águia é a mascote oficial do São José desde 1978, na gestão do presidente Laerte Pinto da Cunha. Quando mudou de nome e de cores, no final de 76, o São José havia sido apelidado de "Azulão do Vale". O mascote foi escolhido porque a Águia é um animal de muita garra e que luta até o fim mesmo contra todas as dificuldades.[3]


Estádio |



Ver artigo principal: Estádio Martins Pereira



Martins Pereira em jogo noturno da Águia.


O Estádio Martins Pereira foi inaugurado no dia 15 de março de 1970, com o jogo amistoso entre Atlético/MG e Internacional/RS, vencido pelo time mineiro por 1 a 0. O gol foi marcado por Dadá Maravilha, aos 29 minutos do primeiro tempo.[4] Naquela época, o time da cidade ainda era o Esporte Clube São José, o "Formigão do Vale", de cores alvi-negras. A primeira partida do antigo Formigão em seu estádio foi contra o Nacional de São Paulo, perdendo por 1 a 0, no dia 22 de março de 70. A primeira vitória só aconteceria uma semana depois, contra o Saad de São Caetano, por 2 a 1.


O estádio começou a ser construído em 1968, sacrificando o futebol profissional da cidade, que ficou dois anos desativados. Antes, o "Formigão do Vale" mandava seus jogos no estádio da Rua Antônio Saes, com arquibancadas de madeira e capacidade para cerca de 5 mil torcedores, e que foi vendido para a construção do novo estádio.


O São José Esporte Clube, já com nova ata e novo estatuto, fez seu primeiro jogo oficial no Estádio Martins Pereira em janeiro de 1977, contra o São Paulo, empatando em 0 a 0.


O recorde oficial de público em um jogo aconteceu em 1987, numa partida entre São José e São Paulo, válida pelo Campeonato Paulista: 22 mil pessoas estavam presentes. Todavia, supõe-se que esse recorde foi batido no jogo São José 1 x 1 São Paulo pelo Paulistão-97, onde 19 mil pagantes e aproximadamente 6 mil pessoas entraram de graça, o que daria um público de aproximadamente 25 mil pessoas.



Desempenho por temporadas |



Ver artigo principal: Temporadas do São José Esporte Clube

2013 - A Águia iniciou a temporada de 2013 disputando pela sétima vez consecutiva uma edição do Campeonato Paulista Série A2. A edição desse ano marcou o reencontro do São José com o Guaratinguetá Futebol Ltda.; o campeonato também teve como atração a presença da Portuguesa de Desportos. A equipe, comandada pelo treinador Márcio Bittencourt, iniciou sua batalha rumo ao acesso em 23 de janeiro de 2013, enfrentando o Red Bull Brasil, no Martins Pereira. O time estreou com uma vitória e iniciou bem o campeonato, porém logo teve uma queda de rendimento e não conseguia se firmar entre os 8 primeiros colocados. A equipe mostrava ter uma defesa consistente, porém também evidenciava sérias deficiências no ataque. O time manteve essa toada até a penúltima rodada, quando empatou em casa com a Ferroviária de Araraquara: o presidente Robertinho da Padaria decidiu então dispensar Bittencourt e trouxe para a última rodada o técnico Moisés Egert. Todavia, o time não teve forças para buscar a necessária vitória contra o Audax, e acabou sofrendo uma humilhante goleada de 5x0 e sendo eliminado na primeira fase do certame.


Um dia depois da vexatória eliminação e da sétima temporada fracassada seguida no comando da Águia, o presidente Robertinho da Padaria anunciou que entregará o cargo em outubro, quando terminará o seu mandato, e também que a equipe provavelmente não disputará a Copa Paulista no segundo semestre.[5]


2014 - A Águia inicia a sua preparação para o Campeonato Paulista de Futebol de 2014 - Série A2, com a posse do Presidente "Geléia". O técnico para a disputa será Ruy Scarpino. Com a reforma do Estádio Martins Pereira para a Copa do Mundo FIFA de 2014, o São José Esporte Clube deverá mandar seus jogos em Caçapava, no Estádio Satiro de Oliveira.
Parcerias estão sendo acordadas, como a parceria com a Ambev, com o programa "Movimento por um Futebol Melhor" que visa atrair mais sócios para o clube. Uma outra parceria é com o músico e empresário Gabriel, o Pensador e seu projeto "Pensador Futebol".
Recentemente, o nome do lateral-esquerdo Gustavo Nery, campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2005 com o Corinthians, surgiu nos bastidores do clube. Entretanto, até o presente momento, é apenas uma especulação. Reuniões com empresários da cidade estão sendo realizadas em busca de novas parcerias, e um dos nomes acordados é do ex-atacante e ídolo do São José Esporte Clube, Renato Santiago, que será dirigente de futebol.



Elenco atual |


  • Atualização: 19 de agosto de 2018.








Goleiros

Jogador

BrasilAgenor

BrasilMatheus

BrasilNeto Bonini








































Defensores

Jogador

Pos.
BrasilLéo Turbo
Z
BrasilRaphael Z
BrasilGutierrez Z
BrasilArthur Gaúcho Z
BrasilDenis
LD
BrasilLéo Felix LD
BrasilLuciano Pit LE
BrasilLucas Praxedes LE












































Meio-campistas

Jogador

Pos.
BrasilTauã
V
BrasilYuri Ferraz V
BrasilSydney V
BrasilAlan
M
BrasilPedrinho M
BrasilVinicius Reis M
BrasilVinicius Barcelos M
BrasilBruno Nascimento M
BrasilMiqueias M










Atacantes

Jogador

BrasilErik Bessa

BrasilLucas Lima

BrasilDouglas Netto

BrasilDieguinho

BrasilGabriel Lagoa












Comissão técnica

Nome

Pos.
BrasilRicardo Costa
T



Torcida |



Torcida Mancha Azul |



Disambig grey.svg Nota: Se procura pela torcida do Avaí Futebol Clube, veja Torcida Mancha Azul.

Foi fundada em 1987, tendo atualmente como presidente da torcida Hugo, e contando com 1300 torcedores sócios.[6][7]



Torcida Sangue Joseense |


Fundada em 19/05/2007, tem sua sede no bairro Jardim Motorama, em São José dos Campos.[6]



Guerreiros da Águia |


Foi criada em 11/06/2007, e tem como símbolo um personagem musculoso.[6]



Torcida Uniformizada do São José |


Fundada em 12/04/2014[8] por um antigo membro da Torcida Mancha Azul, tem como símbolo o escudo do time por trás de uma águia em voo.[9]



Títulos |



Internacionais |



  • Espanha XVI Trofeo Villa de Estepona. Estepona, Espanha: 1989.CAMPEAO

  • Espanha VII Trofeo Ciudad de Portullano. Portullano, Espanha: 1989.CAMPEAO

  • Vice-campeão do Torneio Gaspar Matas. Palamós, Espanha: 1989.[10]

  • Espanha X Trofeo Ciudad de Palma del Río. Palma del Río, Espanha: 1989.CAMPEAO

  • Vice-campeão do IV Trofeo Arcángel. Córdoba, Espanha: 1989.[11]

  • Espanha Troféu Acquapark. Torrevieja, Espanha: 1989.CAMPEAO



Nacionais |



  • Taça de Vice-campeão Brasileiro. Vice-Campeonato Brasileiro Série B: 1989.


Estaduais |




  • Vice-Campeonato Paulista: 1989.


  • São Paulo Campeonato Paulista - Série A2: 2 vezes (1972 e 1980).


  • Vice-Campeonato Paulista A2: 3 vezes (1979, 1987 e 2000).


  • São Paulo Campeonato Paulista - Série A3: 1965.


  • Vice-Campeonato Paulista A3: 2006.


  • São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão: 1964.



Regionais |




  • São Paulo Torneio do Vale do Paraíba: 1967.


  • São Paulo Torneio Rui Dória: 1966.


  • São Paulo Copa Vale do Paraíba: 1996.



Principais acessos |



  • Acesso ao Campeonato Brasileiro Série A: 2 vezes (1981 e 1989).

  • Acesso ao Campeonato Brasileiro Série B: 1988.

  • Acesso ao Campeonato Paulista Série A1: 3 vezes (1980, 1987 e 1996).

  • Acesso ao Campeonato Paulista Série A2: 2 vezes (1965 e 2006).

  • Acesso ao Campeonato Paulista Série A3: 1964.



Estatísticas |



Ver artigo principal: Temporadas do São José-SP


Participações |





Participações em 2019





























































































Competição

Temporadas

Melhor campanha

Estreia

Última

A Aumento

R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 12 Vice-campeão (1989) 1981 1999
3
Série A2 31
Campeão (1972 e 1980)
1966 2014 3
2
Série A3 6
Campeão (1965)
1957 2016 2
1
Segunda Divisão 4
Campeão (1964)
1964 2019 1
Copa Paulista 10 Segunda fase (2007 e 2014) 1999 2015
Brasil Campeonato Brasileiro 2 12º colocado (1982) 1982 1990
1
Série B 3 Vice-campeão (1989) 1989 1992 1

Série C 2 33º colocado (1997) 1997 2000

Copa do Brasil 1 1ª fase (1990) 1990 1990


Futebol feminino |



Títulos |



Internacionais |




  • RFEF - Copa del Rey.svgCopa do Mundo de Clubes de Futebol Feminino: 2014


  • Copa Conmebol Libertadores da América.pngCopa Libertadores da América de Futebol Feminino: 3 vezes (2011, 2013 e 2014)



Nacionais |



  • CBF Brazilian Cup.pngCopa do Brasil de Futebol Feminino: 3 vezes (2011, 2012 e 2013)


Estaduais |



  • São PauloCampeonato Paulista de Futebol Feminino: 3 vezes (2012, 2014 e 2015)


Ranking da CBF de Futebol Feminino |




  • Posição: 1º


  • Pontuação: 13.040 pontos[12]


Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol para pontuar todos os clubes femininos do Brasil.
(Atualizado em Janeiro de 2018)



Temporada atual |



Elenco |


  • Atualização: 10 de abril de 2017.








Goleiros

Jogador

Brasil Thaís Helena

Brasil Tatyane

Brasil Michelle








































Defensores

Jogador

Pos.
Brasil Bagé
Z
Brasil Gislaine Z
Brasil Lulu Z
Brasil Vivi Martino Z
Brasil Naty
LD
Brasil Bruna LD
Brasil Nathalia LE
Brasil Rafaella LE












































Meio-campistas

Jogador

Pos.
Brasil Edna Baiana
V
Brasil Pepê V
Brasil Letícia V
Brasil Isa Leone V
Brasil Samia
M
Brasil Carlinha M
Brasil Rita Bove M
Brasil Keila M
Brasil Raquel M











Atacantes

Jogador

Brasil Chú Santos

Brasil Luize Nery

Brasil Karol Lins

Brasil Michele Carioca

Brasil Ludmila

Brasil Franciele












Comissão técnica

Nome

Pos.
Brasil Márcio Oliveira
T



Uniforme |

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


1º uniforme













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


2º uniforme



Campeonatos |




  • Brasil Campeonato Brasileiro Feminino A1 2018


  • São Paulo Campeonato Paulista Feminino 2018



Técnicos |


Seguem os nomes dos técnicos de passagem vitoriosa pela Águia:




  • Ademir Mello (in memoriam, vice-campeão Paulista A1)


  • Afrânio Riul (in memoriam, montou o elenco do acesso de 1996)


  • Diede Lameiro (acessos de 1964 e 65)


  • Émerson Leão (quarto lugar no Paulistão de 1988)


  • Gílson Nunes (acesso em 1996)

  • Henrique Passos (campeão da A2 de 1980)

  • Jorge Pinto de Souza (campeão da A2 de 1972)

  • Marião (in memorian, acesso em 2006)

  • Paulo Emílio (vice-campeão da Série B do Brasileiro)

  • Vail Motta (vice-campeão da A2 de 1987)



Presidentes |


Segue a lista dos últimos presidentes do São José Esporte Clube:



  • 1975 - Fauze Metene

  • 1976/1978 - Altamirando Negrão Palma

  • 1979/1980 - Laerte Pinto da Cunha

  • 1981/1984 - Augustin Soliva

  • 1984/1986 - Wilson Renato de Lima

  • 1987/1990 - Pedro Yves Simão

  • 1991/1992 - Pedro Dominicalli

  • 1993/1996 - Henrique Ferro

  • 1997 - Lindonice de Brito

  • 1997/1998 - Carlos Lorusso

  • 1998 - Arnaldo Pardal

  • 1998/2000 - Cláudio Santiago

  • 2000 - Manoel Bueno

  • 2001 - José Luis de Almeida

  • 2001/2002 - Pedro Yves Simão

  • 2003 - José Maria de Oliveira

  • 2003/2004 - Benevides Ferneda

  • 2005/2006 - Wilson Renato de Lima

  • 2007/2010 - Hélio Fontes

  • 2010/2012 - Robertinho da Padaria

  • 2012 - Celso Monteiro (interino)

  • 2012/2013 - Robertinho da Padaria

  • 2013 - Benevides Ferneda "Geléia"



Rivais |


Os tradicionais rivais da Águia do Vale são o Esporte Clube Taubaté e a Esportiva de Guaratinguetá. Com a extinção dessa última, houve alguns confrontos contra o Guaratinguetá Futebol que ficou 1 ano atuando em Americana com o nome da cidade. O equilibrado confronto contra o Taubaté é chamado pelos torcedores e pela imprensa de Clássico do Vale.[13]
No ano de 1979, os arqui rivais São José e Taubaté se enfrentaram na final do campeonato paulista da antiga divisão intermediaria, quando o time vizinho sagrou-se campeão vencendo por 2x1.



Referências




  1. «O Estado de S. Paulo, acervo Estadão, 20 de novembro de 1990» 


  2. Polêmica à vista


  3. Símbolos do São José


  4. Martins Pereira


  5. {http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/times/sao-jose-sp/noticia/2013/04/apos-despedida-vexatoria-na-serie-a2-sao-jose-fecha-portas.html}


  6. abc Organizadas Brasil. «Torcidas organizadas do Estado de SP». Consultado em 3 de junho de 2011 


  7. Site oficial da Torcida da Mancha Azul. «Mancha Azul» 


  8. Flávio Sjec (19 de abril de 2014). «Carta de Apresentação da Torcida Uniformizada do São José (TUSJ)». Consultado em 4 de fevereiro de 2015 


  9. Davi Jah (2 de janeiro de 2015). «Website oficial da Torcida Uniformizada do São José (TUSJ)». Consultado em 4 de fevereiro de 2015 


  10. http://www.museudeesportes.sjc.sp.gov.br/exp_acervo_trofeus.asp?decada=8&modalidade=6&pagina=6


  11. http://www.museudeesportes.sjc.sp.gov.br/exp_acervo_trofeus.asp?decada=8&modalidade=6&pagina=7


  12. RNC/FF - RANKING NACIONAL DOS CLUBES 2018


  13. «Confrontos entre São José e Taubaté na Série A1» 



Ligações externas |



  • Historiador - Alberto Simões

  • Site FPF

  • Site Mancha Azul

  • Artigo VNews













Popular posts from this blog

Aardman Animations

Are they similar matrix

“minimization” problem in Euclidean space related to orthonormal basis