Honda
Nota: Para outros significados, veja Honda (desambiguação).
Honda | |
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A sede da Honda | |
Nome nativo | 本田技研工業株式会社 |
Nome romanizado | Honda Giken Kogyo Kabushiki-gaisha |
Tipo | Empresa de capital aberto |
Slogan |
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Cotação |
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Indústria | Conglomerado |
Fundação | Hamamatsu, Japão (outubro de 1946 (1946-10), incorporada no dia 24 de setembro de 1948 (1948-09-24)) |
Fundador(es) |
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Sede | Minato, Tóquio, Japão |
Área(s) servida(s) | Mundo |
Proprietário(s) |
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Presidente | Takahiro Hachigo |
Pessoas-chave |
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Empregados | 208,399 (2016)[1] |
Produtos |
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Divisões | Acura |
Subsidiárias | Lista
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Lucro | ¥344.5 bilhões (2016)[1] |
Faturamento | ¥14.60 trilhões (2016)[1] |
Website oficial | Honda Worldwide: Honda Motor Co., Ltd. |
Honda Motor Company, Limited (本田技研工業株式会社, Honda Giken Kōgyō Kabushiki Kaisha?, Instituto Honda de Pesquisa Tecnológica Companhia Limitada) é um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo. Fundada por Soichiro Honda. Teve sua pronúncia "ronda" consolidada - antes "ondá" - após sua expansão e entrada no Mercado Alemão, determinando assim uma marca universal [2]. Embora seja uma empresa sediada no Japão, a Honda exporta os seus veículos para o mundo inteiro.
Índice
1 Brasil
2 Fabricas no Brasil
2.1 Primeira fábrica no Brasil
2.2 Segunda fábrica no Brasil
2.3 Terceira fábrica no Brasil
3 Automóveis
4 Competição
5 Funcionários
6 Produtos
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
Brasil |
Em 26 de outubro de 1971 começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força. Contudo, os primeiros motores a combustão foram importados pela empresa Irmãos Kai de Belo Horizonte, MG, ainda na década de 1960. A empresa, fundada pelos irmãos Takuhei Kai e Shiro Kai também foi a responsável pela primeira leva de importação das motocicletas Honda no Brasil na década de 1960.
Fabricas no Brasil |
Primeira fábrica no Brasil |
Em 1974, a Honda adquiriu um terreno de 1 milhão e 700 mil metros quadrados em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, para instalar a fábrica de motocicletas. Um ano depois, o governo vetou a importação de motocicletas, o que forçou a Honda a antecipar seu projeto e construir sua fábrica em Manaus. A grande vantagem desta fábrica é a localização na Zona Franca, permitindo importar componentes do Japão com preço competitivo.
Tendo Pelé como garoto-propaganda, começa em setembro de 1976 a produção da Honda CG125, moto urbana de mecânica simples. Em 1977, eram fabricadas 34 mil motocicletas no mercado brasileiro e a Honda já respondia por 79% deste total.
Em 1981 foi produzida na fábrica de Manaus a primeira motocicleta a álcool do mundo, uma CG 125.[3]
Atualmente, segundo a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) a Honda produziu no Brasil no ano de 2005 um total de 981.590 motocicletas, o que corresponde a 80,9% da produção brasileira. O índice de nacionalização de uma CG 150 Titan é de 95%.
Segunda fábrica no Brasil |
No ano de 1992 a Honda iniciou a importação de automóveis para o Brasil. Inicialmente com a comercialização dos modelos Accord e Accord Wagon, Civic Sedan, Civic CRX, Prelude e o Civic esportivo hatchback.
Com uma boa perspectiva a Honda decide construir uma fábrica de automóveis no terreno que mantinha há mais de 20 anos em Sumaré. Em 3 de junho de 1996 começam as obras da nova fábrica, que foi inaugurada em 6 de outubro de 1997, com capacidade para produzir 15 mil unidades do modelo Civic Sedan por ano.
Em 2005, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores) foram emplacados 57.039 veículos da marca no Brasil. O plano é continuar expandindo a fábrica de Sumaré até atingir as 100 mil unidades anuais.
Terceira fábrica no Brasil |
A nova fábrica construída em Itirapina em São Paulo na região de São Carlos que está pronta a dois anos, está fechada, por conta da crise econômica. A produção de Sumaré será transferida de forma gradativa a partir de 2019, com conclusão prevista para 2021. Sumaré ficará com a fabricação de motores e componentes.[4][5][6]
Automóveis |
A Honda disponibiliza uma vasta gama de automóveis. Entre estes os modelos Civic, Prelude, Hr-v, Crx, Cr-v, Nsx, Accord, Element, Integra, Beat e o emblematico S2000 entre outros.
O mais vendido é o Honda Civic pois é um modelo bom para novatos de condução, que são os principais admiradores da marca.
Para além disso o Honda é conhecido por ter alta velocidade, sendo assim rival de marcas de alto gabarito.
Em 2016 a Honda patenteou uma caixa automática de onze velocidades e com três embreagens. [7]
Competição |
A Honda participou ou participa de diversos campeonatos motorizados, como a Formula 1, Indy Car, Moto GP, SuperSport, Motocross, Trials, MTB ,entre outros.
Funcionários |
A Honda, possui parcialmente, mais de 167.000 funcionários em todo o mundo. São 507 empresas presentes nos quatro cantos do planeta, 67 unidades de produção em 13 países e 43 unidades de pesquisas e desenvolvimento em 13 países.
Produtos |
Ver artigo principal: Anexo:Lista de automóveis da Honda
Ver também |
- Acura
- Civic IMA
- VTEC
Referências
↑ abc «Financial Results: Honda Motor Company». Maio de 2016. Consultado em 15 de junho de 2016.
↑ História sobre o lema.
↑ História Honda
↑ ficou pronta em [[2016Foi
↑ http://www.valor.com.br/empresas/5427069/honda-transfere-producao-de-automoveis-de-sumare-para-itirapina-em-sp
↑ https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/04/honda-transfere-producao-de-carros-de-sumare-para-itirapina.html
↑ Honda cria caixa automática de três embraiagens
Ligações externas |
Site oficial da Honda (em inglês)- Honda Canada
Site da Honda no Brasil
Sítio da Honda em Portugal