The Formation World Tour




































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































The Formation World Tour

World Formation Tour.jpg
Pôster promocional da turnê
Turnê de Beyoncé
Álbum associado

Lemonade
Data de início
27 de abril de 2016 (2016-04-27)
Data de fim
7 de outubro de 2016 (2016-10-07)
Partes
3
N.º de apresentações
32 na América do Norte
17 na Europa
49 no total
Receita

US$ 256,084,556
Audiência
2,272,099
Cronologia de turnês de Beyoncé











On the Run Tour
(2014)






On the Run II Tour
(2018)





The Formation World Tour foi a sétima turnê da cantora estadunidense Beyoncé, feita para promover o seu sexto álbum de estúdio Lemonade (2016). Anunciada após a sua aparição no show do intervalo do Super Bowl 50, em 7 de fevereiro de 2016, a excursão constituiu-se de 49 apresentações feitas em estádios da América do Norte e da Europa. Teve início em 27 de abril de 2016 no Marlins Park em Miami, Flórida, e terminou em 7 de outubro do mesmo ano no MetLife Stadium em East Rutherford, Nova Jersey. O seu título é uma referência à canção "Formation", interpretada por Beyoncé no evento esportivo. Ingressos da turnê foram disponibilizados para pré-venda dois dias após o Super Bowl e para venda geral em 16 de fevereiro de 2016, com uma parcela deles sendo revertida para ajudar programas locais da United Way of America e a crise de água em Flint, Michigan. A digressão foi promovida pela Global Touring Division da Live Nation Entertainment.


A produção e o cenário da turnê são descritos como um "divisor de águas" para concertos em estádios, e consistem de um cubo rotatório de LED de 18.2 metros referido como Monolith que serve como o telão e leva quatro minutos para completar um giro, uma passarela que serve como uma esteira, e um palco secundário que armazena e produz dois mil galões de água, demorando cerca de dez minutos para ser completado. O palco foi concebido por Es Devlin e construído coletivamente com a Stageco e a Tait Towers. O figurino da turnê foi decorado por Marni Sernofonte, estilista da cantora, e apresenta peças concebidas por uma série de marcas como Gucci, Givenchy e Balmain. O tema da excursão segue os mesmos capítulos lineares de Lemonade, com cada rotação do Monolith representando um novo capítulo do show. O repertório das apresentações compreendem mais de 30 canções, abrangendo desde músicas lançadas por Beyoncé quando era integrante do grupo Destiny's Child até homenagens para Prince, que era grande influência da artista e faleceu dias antes do início da turnê.


A The Formation World Tour recebeu análises predominantemente positivas, com jornalistas elogiando a presença de palco de Beyoncé e suas habilidades vocais, a produção da turnê e o show com um todo, comparando-a com produções de U2 e Michael Jackson. Foi igualmente bem recebida no campo comercial, com a página oficial de Beyoncé ficando temporariamente indisponível como resultado do anúncio surpresa pós-Super Bowl. Cerca de um milhão de ingressos foram vendidos em menos de 48 horas, com ingressos na holandesa Amsterdam Arena esgotando em 20 minutos e bilhetes para o inglês Wembley Stadium sendo comprados em 30 minutos, o que levou à adição de uma segunda data no último estádio. O sucesso comercial da turnê na América do Norte levou ao anúncio de uma segunda etapa de concertos pelo continente. Foi a turnê mais bem sucedida de 2016 tanto em territórios norte-americanos quanto a nível global, arrecadando US$ 256.084 milhões com 49 apresentações contadas até a data — dos quais US$ 126.3 milhões vieram da primeira leva norte-americana — e um público total de 2,272,099 pessoas, com uma média de 45,757 pagantes por concerto.[1]




Índice






  • 1 Antecedentes e anúncio


  • 2 Desenvolvimento


    • 2.1 Concepção e ensaios


    • 2.2 Palco


    • 2.3 Figurino




  • 3 Repertório


  • 4 Datas


  • 5 Notas


  • 6 Referências





Antecedentes e anúncio |




Beyoncé apresentando-se no show do intervalo do Super Bowl 50, com o figurino inspirado pelo grupo Panteras Negras. O seu uso foi tanto elogiado quanto criticado pelo público e levou ao planejamento de um protesto contra a artista na sede da National Football League (NFL), organizadora do evento esportivo.


Em 6 de fevereiro de 2016, sem qualquer anúncio prévio, Beyoncé lançou "Formation" para download digital gratuito no serviço de streaming Tidal, disponibilizando em conjunto o vídeo musical correspondente em seu canal no YouTube.[a 1][3] Tanto a música quanto a gravação audiovisual correspondente foram bem recebidas por críticos musicais, que elogiaram a retratação da cultura afro-americana predominante em ambos os projetos que não é vista com frequência na cultura de massa.[4] No dia seguinte, a cantora apresentou "Formation" durante sua participação especial no show do intervalo do Super Bowl 50, que também contou com Coldplay e Bruno Mars.[5] Imediatamente após a performance, foi lançado nas redes sociais da musicista um comercial anunciando sua próxima turnê mundial. De acordo com Scott Ellen, da Complex, o vídeo "apenas a mostra sendo sensual com uma flor em sua boca".[6]


Intitulada The Formation World Tour, a excursão foi anunciada com 21 apresentações na América do Norte e 15 na Europa, todas feitas em estádios, começando em 27 de abril de 2016 no Marlins Park em Miami, Flórida, e terminando em 3 de agosto de 2016 no Estadi Olímpic Lluís Companys em Barcelona, Espanha.[7] A turnê foi promovida pela Global Touring Division, da Live Nation Entertainment, apresentada pela American Express e produzida pela Parkwood Entertainment, empresa de entretenimento fundada por Beyoncé.[7][8] A pré-venda dos ingressos tanto para a etapa norte-americana quanto para a europeia teve início em 9 de fevereiro de 2016 para membros do fã-clube BeyHive e clientes da American Express, com o início da venda dos bilhetes para o público europeu ocorrendo em 15 de fevereiro e para o norte-americano um dia depois.[7]


Logo após o anúncio da turnê, Beyoncé foi tanto elogiada quanto criticada pelo público em geral em relação à nova música e o figurino inspirado pelo grupo Panteras Negras usado no Super Bowl. Como resultado, as hashtags "#BoycottBeyonce" e "#IStandWithBeyonce" começaram a se tornar populares em redes sociais como o Twitter. Um grupo de manifestantes também planejou fazer um protesto "anti-Beyoncé" fora da sede da National Football League (NFL), organizadora do evento esportivo, no dia em que os ingressos começassem a serem vendidos para o público geral.[9] Entretanto, a manifestação planejada não teve nenhum protestante e, em vez disso, contou com dezenas de pessoas que apoiaram Beyoncé e fizeram um protesto contrário.[10] Em 23 de abril de 2016, quatro dias antes do início da turnê, foi lançado o sexto álbum de estúdio da cantora, Lemonade (2016), disponibilizado para streaming no Tidal logo após a exibição do filme homônimo na HBO, o qual é promovido pela turnê.[11] Ambos os projetos foram bem recebidos criticamente, com críticos elogiando a história e a produção do longa-metragem, enquanto aclamaram a produção e o conteúdo lírico do álbum.[12][13][14] Os produtos também obtiveram um desempenho comercial positivo: o filme foi assistido por 787 mil espectadores na faixa demográfica entre 18 a 49 anos, conquistando uma audiência de 0.4 pontos e sendo o 29.º mais visto do dia,[15] enquanto o CD estreou na primeira posição da Billbord 200 com o equivalente a 653 mil cópias vendidas — das quais 485 mil vieram de vendas físicas e digitais —, fazendo de Beyoncé a primeira artista a ter os seus seis primeiros discos debutando no topo da tabela.[16]



Desenvolvimento |



Concepção e ensaios |


Em uma nota enviada à imprensa pela Live Nation anunciando a turnê, foi revelado que a The Formation World Tour apoiaram programas locais da United Way of America e a crise de água em Flint, Michigan.[7] Após a conclusão da primeira etapa norte-americana da turnê, foi divulgado que fãs, que tiveram a opção de doar dinheiro para ajudar a crise de água em Flint durante a compra dos ingressos, haviam levantado US$ 82,234 para a causa. No mesmo comunicado também foi divulgado a parceria da THX para a digressão, com o propósito de fornecer o melhor nível de qualidade de áudio nos concertos.[7] Após a controvérsia causada por "Formation" e sua apresentação no Super Bowl, foi noticiado que a Miami Fraternal Order of Police estaria tentando planejar um boicote nacional de policiais que trariam segurança na primeira apresentação da turnê. Outros departamentos que também estariam tentando não fornecer segurança incluíram Tampa e Nashville; contudo, um porta-voz da polícia da primeira cidade declarou que a divulgação desses boicotes haviam "saído de proporção".[17]


Os ensaios da turnê ocorreram no Raymond James Stadium em Tampa, que foi alugado pela Live Nation por US$ 745 mil. Thomas Scott, membro da TSA, falou sobre a produção de grande escala da excursão após ver o palco durante os ensaios, declarando que "esse é um dos maiores palcos que eles já construíram, acho que nunca vi um palco daquele tamanho". Durante o mesmo período de ensaios, integrantes da equipe de Beyoncé se encontraram com mais de 20 líderes de Tampa, incluindo o chefe da polícia, para um almoço privado em Ybor City, no qual discutiram maneiras de transformar Tampa em uma cidade melhor, com Beyoncé fazendo várias promessas financeiras para certas iniciativas.[18]



Palco |






O ponto principal do palco é o telão de LED em formato de cubo apelidado por engenheiros da turnê como Monlith, o qual leva cerca de quatro minutos para dar uma volta completa (esquerda). O palco secundário armazena dois mil galões d'água, que são jorrados ao final do show (direita).


O palco da turnê foi descrito como "um divisor de águas para o que pode ser conquistado em um ambiente de turnês em estádios. Toda a colaboração, desde a cênica até a estrutura e o mecanismo, foi feita sob medida para criar uma experiência épica para Beyoncé e seus fãs". Concebido por Es Devlin e construído pela mesma em conjunto com as empresas Stageco e Tait Towers,[19] o palco da excursão apresenta como peça central um cubo de 18.2 metros composto por paredes de telas de vídeo. Adjetivando-o de Monolith, Devlin falou sobre o cubo em entrevista com a Live Online Design, declarando que o objetivo principal para a construção do produto foi "querer que esse fosse o maior objeto no estádio, uma peça de arquitetura cinética de estádios equivalente a uma construção LED de sete andares e giratória". Devlin também comentou que a caixa foi percebida como um "outdoor 3D, uma enorme armadura LED dentro da qual Beyoncé é revelada como uma figura em escala bastante humana e verdadeira" e notou que Beyoncé envolveu-se bastante no processo criativo de cada parte da concepção do palco. As rotações do cubo representam um novo capítulo do show, em uma similar linha de capítulos à de Lemonade. A peça leva aproximadamente quatro minutos para completar um giro.[20]


O palco também é constituído por uma passarela que também atua como uma esteira que leva a um palco secundário preenchido por uma piscina de água. A esteira na passarela foi designada para ser a prova d'água a fim de suportar os climas imprevisíveis em estádios sem cobertura. O palco secundário armazena dois mil galões de água e leva cerca de dez minutos para ser preenchida por completo, o que ocorre sem o público perceber.[19] A inspiração para a água dentro do segundo palco foi inspirada por Lemonade, em particular a canção "Forward", já que a mensagem da faixa é descrita como um ponto de virada de raiva para o perdão. Devlin disse: "A piscina d'água é a antítese do monólito que esguicha fogo; a sequência mais alegre e redentora do concerto ocorre aqui, de 'Freedom' até 'Halo'".[20] Um escritor do jornal Belfast Telegraph notou que a capacidade máxima do concerto feito no estádio Croke Park, em Dublin, foi reduzida de 82 mil e 500 pessoas para 75 mil a fim de dar espaço para a produção da turnê, com o organizador Eamon Fox dizendo: "É uma produção e um palco de show de cair o queixo e um dos maiores que já teve no Croke Park".[21]



Figurino |




Beyoncé durante a performance de "Daddy Lessons", na qual utilizou um bodysuit preto produzido por Peter Dundas, da equipe de Roberto Cavalli.


Beyoncé trabalhou com uma variedade de estilistas para os figurinos da turnê. Selecionadas por Marni Senofonte, estilista da cantora, as referências para as peças foram comparadas ao oeste selvagem, o "sul [dos Estados Unidos] antes da guerra", a África e o BDSM.[22] A roupa usada para o número de abertura consistiu de um vestido inspirado pela era vitoriana criado por Dean e Dan Caten, conhecidos coletivamente como DSQUARED², completado por um bustiê encrustado de cristais e um chapéu enorme em estilo ocidental. Os chapéus de Beyoncé e suas dançarinas foram feitos por Baron Hats.[23] O figurino também incluiu luvas de couro e um collant com "tatuagens de rendas".[24] A Balmain também produziu um vestido branco floral com tema vitoriano, que contém pérolas feitas à mão, cristais e esferas de vidro. A peça foi acompanhada por botas de camurça brancas.[22] Peter Dundas, da equipe de Roberto Cavalli, produziu um bodysuit preto decorado com cristais para a turnê, o qual também incluiu peças metálicas douradas e um par acompanhante de botas na altura do joelho com adereços similares à pele de um tigre, apresentando um estilo militar. Alessandro Michele, membro da Gucci, desenhou uma roupa de lantejoulas para Beyoncé, incorporando uma estampa geométrica e um casaco de pele de vison vermelho.[25]


Atsuko Kudo, estilista de Londres, desenvolveu um conjunto mais simples para a turnê, criando um figurino vermelho de látex com ombreiras e um decote com babados.[25] Kudo também disse que, para fazer a peça, uma escultura em tamanho natural de Beyoncé foi usada para que o látex coubesse adequadamente no corpo da cantora.[23] A intérprete também pediu para a profissional que a roupa estivesse em sincronia com o tema pré-guerra presente em Lemonade, o que influenciou na inclusão de babados em todo o peito e um grande decote.[26] Beyoncé também utilizou um bodysuit bronze feito por Riccardo Tisci para a alta costura da Givenchy, expondo parte de sua barriga.[25] Durante a performance feita em Houston, Texas, Beyoncé utilizou outro figurino feito pela Gucci: um bodysuit feito sob medida criado com "tule e lantejoulas pregueados e decorado com uma pantera com esferas pretas".[25] Notáveis roupas vendidas para fãs durante a turnê incluem camisetas com a frase "Boycott Beyoncé" ("Boicote à Beyoncé"), que é uma referência à controvérsia criada após a performance da cantora no show do intervalo do Super Bowl 50.[22] Nos concertos feitos em Londres, Beyoncé estreou um collant de ouro coberto por 70 mil cristais Swarovski, desenhado por Julien MacDonald.[27] O traje também contém componentes decorados com ouro de 24 quilates.[27] Meias arrastão usadas em acompanhamento com os figurinos da turnê foram tingidas a mão em vasos de barro para combinar corretamente com os tons de pele variantes das dançarinas da intérprete.[28]



Repertório |


O repertório abaixo é constituído da apresentação feita em 18 de julho de 2016 em Milão, não sendo representativo de todos os concertos.[29]



Ato 1


  1. "Formation"

  2. "Sorry"

  3. "Irreplaceable" (à capela)

  4. "Bow Down"

  5. "Run the World (Girls)"


Ato 2




  1. "Superpower" (interlúdio)



  2. "Mine"



  3. "Baby Boy"



  4. "Hold Up"



  5. "Countdown"



  6. "Me, Myself and I"



  7. "Runnin' (Lose It All)"



  8. "All Night"


Ato 3




  1. "Don't Hurt Yourself"



  2. "Five to One" / "Ring the Alarm"



  3. "Diva"



  4. "Yoncé"



  5. "Flawless (Remix)"



  6. "Feeling Myself"



  7. "Drunk in Love"



  8. "Rocket"



  9. "Partition"


Ato 4




  1. "Die with You" / "Blue" (interlúdio)



  2. "Daddy Lessons"



  3. "Love on Top" (à capela)



  4. "1+1"



  5. "The Beautiful Ones"



  6. "Purple Rain" (interlúdio com a gravação original)


Ato 5




  1. "Crazy in Love (2014 Remix)" / "Crazy in Love"



  2. "Bootylicious"



  3. "Naughty Girl"



  4. "Party"


Bis




  1. "Freedom"



  2. "Survivor"



  3. "End of Time"



  4. "Halo"





Datas |
































































































































































































































































































































































































Data
Cidade
País
Local
Ato de abertura
Público
Receita
América do Norte[49][50]
27 de abril de 2016

Miami

 Estados Unidos

Marlins Park

DJ Khaled
36,656 / 36,656 (100%)

US$ 5,252,615
29 de abril de 2016

Tampa

Raymond James Stadium
40,818 / 40,818 (100%)
US$ 4,803,295
1º de maio de 2016

Atlanta

Georgia Dome
46,321 / 46,321 (100%)
US$ 5,801,725
3 de maio de 2016

Raleigh
Carter–Finley Stadium
38,292 / 38,292 (100%)
US$ 4,810,620
7 de maio de 2016

Houston

NRG Stadium
43,871 / 43,871 (100%)
US$ 6,412,280
9 de maio de 2016

Arlington

AT&T Stadium
42,235 / 42,235 (100%)
US$ 5,954,775
12 de maio de 2016

San Diego

Qualcomm Stadium
45,885 / 45,885 (100%)
US$ 6,028,115
14 de maio de 2016

Pasadena

Rose Bowl
55,736 / 55,736 (100%)
US$ 7,138,685
16 de maio de 2016

Santa Clara

Levi's Stadium
44,252 / 44,252 (100%)
US$ 6,201,845
18 de maio de 2016

Seattle

CenturyLink Field
46,529 / 46,529 (100%)
US$ 5,415,810
20 de maio de 2016

Edmonton

 Canadá

Commonwealth Stadium

39,299 / 39,299 (100%)
US$ 3,723,830
23 de maio de 2016

Minneapolis

 Estados Unidos

TCF Bank Stadium

DJ Drama
37,203 / 37,203 (100%)
US$ 4,174,270
25 de maio de 2016

Toronto

 Canadá

Rogers Centre
DJ Scratch
45,009 / 45,009 (100%)
US$ 4,440,554
27 de maio de 2016

Chicago

 Estados Unidos

Soldier Field

Rae Sremmurd
89,270 / 89,270 (100%)
US$ 11,279,890
28 de maio de 2016
DJ Scratch
31 de maio de 2016

Pittsburgh

Heinz Field

Jermaine Dupri
36,325 / 36,325 (100%)
US$ 3,927,805
3 de junho de 2016

Foxborough

Gillette Stadium

DJ Khaled
48,304 / 48,304 (100%)
US$ 6,008,698
5 de junho de 2016

Filadélfia

Lincoln Financial Field
47,223 / 47,223 (100%)
US$ 5,563,435
7 de junho de 2016

Nova Iorque

Citi Field
73,486 / 73,486 (100%)
US$ 11,461,340
8 de junho de 2016
10 de junho de 2016

Baltimore

M&T Bank Stadium
47,819 / 47,819 (100%)
US$ 5,770,660
12 de junho de 2016

Hershey

Hersheypark Stadium
26,662 / 26,662 (100%)
US$ 3,474,695
14 de junho de 2016[a 2]

Detroit

Ford Field
41,524 / 41,524 (100%)
US$ 5,471,395
Europa[52][53]
28 de junho de 2016

Sunderland

 Inglaterra

Stadium of Light
DJ Magnum
48,952 / 48,952 (100%)
US$ 4,996,960
30 de junho de 2016

Cardiff

 País de Gales

Principality Stadium
49,215 / 49,215 (100%)
US$ 5,379,199
2 de julho de 2016

Londres

 Inglaterra

Wembley Stadium
142,500 / 142,500 (100%)
US$ 15,301,688
3 de julho de 2016
5 de julho de 2016

Manchester

Emirates Old Trafford
49,935 / 49,935 (100%)
US$ 5,159,998
7 de julho de 2016

Glasgow

Escócia

Hampden Park
Chole X Halle
Ingrid
46,058 / 46,058 (100%)
US$ 4,707,580
9 de julho de 2016

Dublin

 Irlanda

Croke Park
68,575 / 68,575 (100%)
US$ 7,449,942
12 de julho de 2016

Düsseldorf

 Alemanha

Esprit Arena
34,481 / 34,481 (100%)
US$ 3,464,861
14 de julho de 2016

Zurique

Suíça

Letzigrund
23,790 / 23,790 (100%)
US$ 2,980,051
16 de julho de 2016

Amsterdã

 Países Baixos

Amsterdam Arena
49,436 / 49,436 (100%)
US$ 4,712,051
18 de julho de 2016

Milão

 Itália

San Siro
Chloe X Halle
Ingrid
Sophie Beem
54,313 / 54,313 (100%)
US$ 4,744,732
21 de julho de 2016

Paris

 França

Stade de France
Chloe X Halle
Ingrid
75,106 / 75,106 (100%)
US$ 6,258,954
24 de julho de 2016

Copenhagen

 Dinamarca

Parken Stadium
45,197 / 45,197 (100%)
US$ 4,626,103
26 de julho de 2016

Estocolmo

 Suécia

Friends Arena
48,519 /48,519 (100%)
US$ 3,937,498
29 de julho de 2016

Frankfurt

 Alemanha

Commerzbank-Arena
36,647 / 36,647 (100%)
US$ 3,739,440
31 de julho de 2016

Bruxelas

 Bélgica

King Baudouin Stadium
48,955 / 48,955 (100%)
US$ 4,618,095
3 de agosto de 2016

Barcelona

Flag of Spain.svgEspanha

Estadi Olímpic Lluís Companys
45,346 / 45,346 (100%)
US$ 4,806,995
América do Norte[54][55]
10 de setembro de 2016

St. Louis

 Estados Unidos

The Dome at America's Center
Vic Mensa
38,256 / 38,256 (100%)
US$ 3,953,445
14 de setembro de 2016

Los Angeles

Dodger Stadium
Anderson Paak
47,440 / 47,440 (100%)
US$ 6,736,700
17 de setembro de 2016
Santa Clara
Levi's Stadium
DJ Scratch
44,015 / 44,015 (100%)
US$ 4,898,690
22 de setembro de 2016
Houston
NRG Stadium
DJ Khaled
42,635 / 42,635 (100%)
US$ 5,107,065
24 de setembro de 2016

Nova Orleans

Mercedes-Benz Superdome
46,474 / 46,474 (100%)
US$ 5,349,960
26 de setembro de 2016
Atlanta
Georgia Dome
45,126 / 45,126 (100%)
US$ 5,374,615
29 de setembro de 2016
Filadélfia
Lincoln Financial Field
44,693 / 44,693 (100%)
US$ 3,535,627
2 de outubro de 2016[a 3]

Nashville

Nissan Stadium
43,013 / 43,013 (100%)
US$ 5,182,345
7 de outubro de 2016[a 4]

East Rutherford

MetLife Stadium
50,703 / 50,703 (100%)
US$ 6,064,625

Total
2,272,099 / 2,272,099
(100%)
US$ 256,084,556

Notas




  1. O vídeo não está listado para pesquisas no portal.[2]


  2. A apresentação de 14 de junho de 2016, estava programada para ocorrer originalmente em 29 de maio de 2016, mas foi remarcada devido a "mudanças de programação".[51]


  3. A apresentação de 2 de outubro de 2016 em Nashville estava originalmente programada para ocorrer em 5 de maio de 2016, mas foi remarcada por razões desconhecidas.[56]


  4. O concerto de 7 de outubro de 2016 em East Rutherford estava originalmente previsto para ocorrer um mês antes, em 7 de setembro, mas foi adiado devido ao repouso vocal requisitado pelos médicos da cantora.[57]



Referências




  1. Ray Weddell (14 de outubro de 2016). «Beyonce's Formation Tour Sold Over 2 Million Tickets and Made Over $250 Million». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 14 de outubro de 2016 


  2. Jordana Lisptick (7 de fevereiro de 2016). «Is "Formation" Only On TIDAL? Here's Where to Get Beyoncé's Newest Track» (em inglês). Bustle. Consultado em 28 de julho de 2016 


  3. Larry Bartleet (6 de fevereiro de 2016). «Listen to Beyoncé's new surprise single 'Formation'». NME (em inglês). IPC Media. Consultado em 28 de julho de 2016 


  4. Sureeta McFadden (8 de fevereiro de 2016). «Beyoncé's Formation reclaims black America's narrative from the margins». The Guardian (em inglês). Guardian Media Group. Consultado em 28 de julho de 2016 


  5. «Beyoncé unleashes Black Panthers homage at Super Bowl 50». The Guardian (em inglês). Guardian Media Group. 8 de fevereiro de 2016. Consultado em 28 de julho de 2016 


  6. Scott Ellen (8 de fevereiro de 2016). «Beyoncé announced a new world tour after her Super Bowl halftime performance». Cosmopolitan (em inglês). Hearst Corporation. Consultado em 28 de julho de 2016 


  7. abcde «BEYONCÉ ANNOUNCES THE FORMATION WORLD TOUR» (em inglês). Live Nation Entertainment. PR Newswire. 7 de fevereiro de 2016. Consultado em 28 de julho de 2016 


  8. Ray Waddell (5 de maio de 2016). «Beyoncé Adds Dates to Formation World Tour». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 28 de julho de 2016 


  9. «Anger: Anti-Beyonce Rally Planned For Next Week At NFL Headquarters». CBS News (em inglês). Columbia Broadcasting System. 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 28 de julho de 2016 


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