Divriği
Divriği (em grego: Τεφρική; transl.: Tephrike; aportuguesado: Tefrique) é uma cidade e um distrito da província de Sivas, Turquia. A cidade fica em um declive suave na margem sul do rio Çaltısuyu, um afluente do rio Karasu.
História |
Durante o período bizantino a cidade, então chamada Tefrique, era uma fortaleza importante para os dualistas hereges armênios Paulicianos. Seu líder, Carbeas, fundou-a cerca de 850, e os seguidores de Paulo a fortificaram usando-a como refúgio e capital de seu estado semi-independente durante o século IX.[1] Ela foi capturado pelo Império Bizantino durante o reinado do Imperador Basílio I e foi temporariamente nomeada Leontokome (após Imperador Leão VI, o Sábio) e transformada em um tema.[1]
No início do século XI, a cidade era parte do território dado ao rei armênio Senequerim-João em troca de suas terras em Vaspuracânia.[1] Por volta de 1071, após a batalha de Manziquerta, a área foi conquistada pelo bei seljúcida Mengujeque Gazi. Um castelo medieval, com a maior parte construída a partir do século XIII, existe no topo de uma colina íngreme com vista para a cidade.
Em 1228-29, enquanto Divrigi estava sob o domínio dos Mengujéquidas, o Emir Amade Xá encomendou uma mesquita (Grande Mesquita Divriği - "Divriği Ulu Camii" em turco) que está praticamente intacta. A mesquita, juntamente com o hospital adjacente ("Darüşşifa"), construído ao mesmo tempo, como a mesquita por Turam Meleque Sultão, filha do governante Mengujeque de Erzincan, Faredim Beram Xá, estão na Lista do Património Mundial da UNESCO em virtude das excelentes esculturas e arquitetura de ambos os edifícios. O complexo é considerado um das mais importantes obras de arquitectura em Anatólia. Os relevos geométricos e florais estampados encontrados na porta principal, em particular atrair grande interesse.
Ligações externas |
- Divriği Great Mosque And Hospital
«Divriği Great Mosque and Hospital» (em inglês). UNESCO
«Great Mosque and Hospital of Divriği» (em inglês). Archnet
İbrahim Shaikh. «The Miracle of Divriği» (em inglês). The International Society for the History of Islamic Medicine
Mustafa Güler, İlknur Aktuğ Kolay. «12. yüzyıl Anadolu Türk Camileri (12th century Turkish mosques in Anatolia» (PDF) (em turco). Istanbul Technical University Magazine (İtüdergi)
- Picture gallery from Turkey specialist
Referências
↑ abc Foss, Clive. "Tephrike". Oxford Dictionary of Byzantium. vol. 3. Oxford: Oxford University Press, p. 2025.
Oktay Aslanapa (1991). Anadolu'da ilk Türk mimarisi: Başlangıcı ve gelişmesi (Early Turkish architecture in Anatolia: Beginnings and development) ISBN 975-16-0264-5 (em turco). [S.l.]: AKM Publications, Ankara