Trem ligeiro
Nota: VLT redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Very Large Telescope.
O trem ligeiro ou veículo leve sobre trilhos (VLT) (português brasileiro) ou comboio ligeiro (português europeu) (em inglês: light rail) é um sistema de transporte que utiliza o mesmo material rodante que o tranvia, mas que opera numa plataforma segregada do resto do tráfego, com vias reservadas, direito de passagem prioritária nos pontos de interseção e em alguns casos túneis no centro da cidade de caraterísticas similares às de um caminho de ferro convencional.[1][2] Tem uma capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que a do tranvia e menor que a do trem (comboio) e a do metrô (metro).[3][4] O trem ligeiro permite a conexão entre zonas pedonais em núcleos urbanos e zonas rurais, criando para além disso novas potencialidades de desenvolvimento urbano.[5]
A definição evoluiu nas últimas décadas segundo a expansão do caminho de ferro urbano que se desenvolveu, em especial na Europa e nos Estados Unidos.[4] Segundo a União Internacional do Transporte Público, o conceito de trem ligeiro engloba um amplo espetro de serviços ferroviários: tranvias modernos aos quais se incorporaram medidas de prioridade de passagem e secções segregadas, trens-tram (comboios-tram) que incorporam elementos próprios dos trens suburbanos (comboios suburbanos) e metrôs ligeiros (metros ligeiros); que prestam um serviço de frequência e prestações similares às do metrô pesado (metro pesado).[6]
Índice
1 Definição de trem ligeiro (comboio ligeiro)
2 Categorias do trem ligeiro (comboio ligeiro)
2.1 Tranvia
2.2 Trem ligeiro (comboio ligeiro)
2.3 Metrô ligeiro (metro ligeiro)
2.4 Trem-tram (comboio-tram)
3 Vantagens e inconvenientes
3.1 Vantagens
3.2 Inconvenientes
4 Sistemas existentes de Trem Ligeiro (Comboio Ligeiro)
5 Galeria de trens ligeiros (comboios ligeiros)
6 Automotoras regionais ligeiras
7 Curiosidades
7.1 VLT
7.2 UMR
7.3 VLT vs UMR
8 Ver também
9 Ligações externas
10 Referências
Definição de trem ligeiro (comboio ligeiro) |
O termo é uma tradução não literal do inglês «light rail» (ou LRT, Light Rail Transit). Foi concebido pela US Urban Mass Transportation Administration (UMTA) (atualmente FTA - Federal Transit Administration) nos Estados Unidos para descrever as transformações que se estavam levando a cabo nesse país e na Europa em matéria tranviária. Na Alemanha, o termo usado é «Stadtbahn», que significa «caminho de ferro urbano». No entanto, a UMTA finalmente adotou o termo trem ligeiro para todos os sistemas modernos, enquanto que aos tradicionais se lhes continua chamando tranvia.[7] Outros países com sistemas deste tipo continuam a utilizar o termo de tranvia.[8]
Categorias do trem ligeiro (comboio ligeiro) |
O mais difícil é determinar a diferença entre um trem (comboio) ligeiro e os sistemas de tranvia. Há uma grande quantidade de similitudes entre as tecnologias, muitos dos mesmos veículos podem-se utilizar para ambos, e é comum classificar os tranvias como um subtipo do trem ligeiro e não como um tipo particular de transporte. As três versões gerais são:
Tranvia |
Ver artigo principal: Tranvia
- O tranvia é um meio de transporte de passageiros que circula pela superfície em áreas urbanas, nas próprias ruas, sem separação do resto da via nem canal ou setor reservado.
Trem ligeiro (comboio ligeiro) |
- O trem ligeiro ou veículo leve sobre trilhos (VLT) (Português Brasileiro) ou comboio ligeiro (Português Europeu) é um sistema tranviário que circula em grande parte do seu percurso por uma plataforma parcial ou totalmente segregada do tráfego rodoviário e em alguns casos tem prioridade semafórica.
Metrô ligeiro (metro ligeiro) |
- Um derivado do trem ligeiro é também conhecido como metrô ligeiro (Português Brasileiro) ou metro ligeiro (Português Europeu). Estes sistemas caraterizam-se pelos direitos exclusivos da via, sistemas avançados de controlo de trens (comboios), maior capacidade e frequência, e as portas ao nível das plataformas. Estes sistemas aproximam-se à capacidade de passageiros dos sistemas de metrô (metro) convencional, mas podem ser mais baratos de construir pela habilidade das unidades de fazer curvas apertadas e subir declives mais acentuados que os sistemas de metrô (metro) convencional.
Trem-tram (comboio-tram) |
Ver artigo principal: Trem-tram
- O trem-tram (Português Brasileiro) ou comboio-tram (Português Europeu) (ou trem-tranvia ou comboio-tranvia) é um veículo derivado do tranvia capaz de executar várias rotas. A dupla capacidade de voltagem do trem-tram permite-lhe o acesso às infraestruturas de caminho de ferro e tranvias, pode funcionar dentro das normas ferroviárias e passar a um funcionamento em modo tranvia ao entrar na cidade. Permite no centro da cidade passar a velocidades menores de 70 km/h e na rede ferroviária regional a velocidades máximas de uns 100 km/h.
Vantagens e inconvenientes |
A escolha por parte de uma cidade de um sistema de trem ligeiro baseia-se nas suas vantagens e inconvenientes:
Vantagens |
- Os sistemas de trens (comboios) ligeiros são geralmente mais económicos de construir que o de trens pesados, dado que a infraestrutura é relativamente menos robusta, as unidades mais baratas e no geral não se requerem os túneis usados na maioria dos sistemas de metrô (metro).
- Permite percorrer curvas apertadas e pendentes escarpadas, o que além do mais reduz o trabalho de construção.
- Comparado com os autocarros (ônibus), os sistemas de trens (comboios) ligeiros têm uma capacidade mais alta, contaminam menos, são silenciosos, cómodos e em muitos casos mais rápidos.
- Comparados com o metrô (metro) poupam energia, visto que não necessitam de iluminação de estações (plataformas e corredores) durante o dia e movem menos massa.
- Podem-se aproveitar velhas redes de caminho de ferro, quer estejam em serviço quer estejam abandonadas. Um exemplo é o moderno Trem da Costa de Buenos Aires ou o TRAM Metropolitano de Alicante (Espanha), no troço de Luceros a Benidorm.
- Geralmente são mais silenciosos que os ferrocarris ou os metrôs, e a mitigação do ruído é mais fácil de desenhar.
- Harmonizam com o ambiente urbano se estiverem bem desenhados.
Inconvenientes |
- Ao partilhar em parte a superfície com o tráfego rodoviário, são mais propensos a acidentes que outros tipos de caminho de ferro.
- Alguns trens têm uma relação carga útil / carga transportada pior que os trens (comboios) pesados ou os monocarris, devido a que devem ser desenhados para suportar colisões com automóveis.
Sistemas existentes de Trem Ligeiro (Comboio Ligeiro) |
País | Região | Nome | Linhas | Estações | Extensão (km) | Situação |
---|---|---|---|---|---|---|
Dinamarca | Copenhaga | Metro de Copenhaga | ||||
Espanha | TRAM Metropolitano de Alicante | Em funcionamento | ||||
Sevilha | Metro de Sevilha | Em funcionamento | ||||
Tranvia Metropolitano de Dos Hermanas | Em construção | |||||
Tranvia Metropolitano de Alcalá de Guadaíra | Em construção | |||||
Metro de Málaga | Em funcionamento | |||||
Tranvia de Tenerife | Em funcionamento | |||||
Tranvia de Múrcia | Em funcionamento | |||||
Tranvia de Saragoça | Em funcionamento | |||||
Bilbao | Tranvia de Bilbao | Em funcionamento | ||||
Tranvia de Baracaldo | Em projeto ou estudo | |||||
Tranvia UPV - Lejona - Urbinaga | Em projeto ou estudo | |||||
Tranvia de Vitoria | Em funcionamento | |||||
Tranvia de Parla | Em funcionamento | |||||
Metro Ligeiro de Madrid | Em funcionamento | |||||
Trambaix y Trambesòs | Em funcionamento | |||||
Tranvia Metropolitano da Baía de Cádis | Em construção | |||||
Metropolitano de Granada | Em construção | |||||
Valência | Tranvia Tavernes Blanques-Nazaret | Em construção | ||||
Metro ligeiro da Huerta Sur | Em projeto ou estudo | |||||
Tranvia de León | Em projeto ou estudo | |||||
Maiorca | Tranvia de Palma de Maiorca | Em projeto ou estudo | ||||
Linha Manacor-Artá | Em projeto ou estudo | |||||
Metro de Santander | Em projeto ou estudo | |||||
Tranvia de Toledo | Em projeto ou estudo | |||||
Metro ligeiro da Corunha | Em projeto ou estudo | |||||
Tranvia de Pamplona | Em projeto ou estudo | |||||
Trem-Tram Camp de Tarragona | Em projeto ou estudo | |||||
Tranvia de Jaén | Sem serviço | |||||
Málaga | Tranvia de Vélez-Málaga | Sem serviço | ||||
Inglaterra | Londres | Docklands Light Railway | Em construção | |||
Noruega | Oslo | Metro de Oslo | ||||
Portugal | Douro Litoral | Metro do Porto | Em funcionamento | |||
Estremadura | Metro Transportes do Sul | Em funcionamento | ||||
Beira Litoral | Metro Mondego | Em construção | ||||
Algarve | Metro de Faro | Em projeto ou estudo | ||||
Minho | Metro de Braga | Em projeto ou estudo |
País | Região | Nome | Linhas | Estações | Extensão (km) | Situação |
---|---|---|---|---|---|---|
Canadá | Ottawa | Ottawa O-Train | ||||
Calgary | C-Train | |||||
Edmonton | Trem Ligeiro de Edmonton | |||||
Estados Unidos | Nova Iorque | AirTrain JFK | ||||
Los Angeles | Linha Vermelha | |||||
México | Guadalajara | Trem ligeiro de Guadalajara | ||||
Cidade do México | Trem ligeiro da Cidade do México | |||||
Monterrey | Metro de Monterrey |
País | Região | Nome | Linhas | Estações | Extensão (km) | Situação |
---|---|---|---|---|---|---|
Argentina | Buenos Aires | Premetro | 1 | 16 | Em operação | |
Brasil | Alagoas | VLT de Maceió | Em operação | |||
Trem-tram de Arapiraca | Em projeto ou estudo | |||||
Ceará | VLT de Sobral | 2 | 12 | 13,9 | Em operação | |
Trem ligeiro de Cariri | 1 | 9 | 13,6 | Em operação | ||
Linha 4-Roxa: VLT Parangaba-Mucuripe | Em construção | |||||
Distrito Federal | Trem ligeiro de Brasília | 2 | 31 | 28,9 | Em construção | |
Goiás | Trem ligeiro de Goiânia | Em projeto ou estudo | ||||
Maranhão | Trem ligeiro de São Luís | Em construção | ||||
Mato Grosso | Trem ligeiro de Cuiabá | Em construção | ||||
Paraíba | Trem ligeiro de João Pessoa | Em construção | ||||
Paraná | Trem ligeiro de Curitiba | Em projeto ou estudo | ||||
Pernambuco | VLT do Recife | 2 | 10 | 33,9 | Em operação | |
Piauí | Trem-tram de Teresina | Em projeto ou estudo | ||||
Rio de Janeiro | VLT Carioca | 2 | 26 | 28 | Em operação | |
Trem ligeiro de Macaé | Em projeto ou estudo | |||||
Rio Grande do Norte | Trem ligeiro de Natal | Em operação | ||||
São Paulo | VLT da Baixada Santista | 1 | 15 | 11,5 | Em operação | |
VLT de Campinas | 1 | 11 | 7,8 | Desativado | ||
Chile | Biotrem | |||||
Metrotrem | ||||||
Equador | Tranvia de Cuenca | |||||
Peru | Trem ligeiro de Arequipa | |||||
Venezuela | Metro de Valência |
País | Região | Nome | Linhas | Estações | Extensão (km) | Situação |
---|---|---|---|---|---|---|
Tailândia | Metro Aéreo de Banguecoque | |||||
Kaohsiung | Trem ligeiro circular de Kaohsiung |
País | Região | Nome | Linhas | Estações | Extensão (km) | Situação |
---|---|---|---|---|---|---|
Tunísia | Trem Ligeiro de Tunes | |||||
Etiópia | Trem Ligeiro de Adis Abeba |
País | Região | Nome | Linhas | Estações | Extensão (km) | Situação |
---|---|---|---|---|---|---|
Austrália | Metro ligeiro de Sydney | |||||
Trem Ligeiro da Costa Dourada |
Galeria de trens ligeiros (comboios ligeiros) |
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- Trem ligeiro «Flexity Swift» entre Colónia e Bona.
- Calgary Transit Siemens-Düwag U2, parte do C-Train de Calgary no Canadá.
- Trem Tyne e Wear Metro dirigindo-se a South Shields na estação de Kingston Park. Embora nominalmente seja um «trem ligeiro», a alta plataforma e a segregação completa da rua e dos veículos tipo Metro situam este sistema como o modelo superior dos trens ligeiros, incluídos os transvias urbanos de superfície.
- O Tranvia de San Diego em San Diego, Califórnia, inaugurado em 1981, é um dos primeiros sistemas de trens ligeiros dos Estados Unidos, aqui no centro de San Diego. E apesar de se chamar transvia (trolley– de trólei em português) usa um pantógrafo para o abastecimento da energia elétrica.
- O Stadtbahn Karlsruhe de Karlsruhe, Alemanha, combina linhas pela cidade com troços ferroviários até aos arredores da cidade.
- Trem ligeiro da Linha Ouro que pertence ao Metro de Los Angeles em Pasadena, Califórnia
- Trem da Costa em Buenos Aires.
- Trem Siemens Metropolitan Area Express (MAX) circulando pela Linha Amarela em Portland, Oregão.
Automotoras regionais ligeiras |
As automotoras regionais ligeiras são unidades de caminho de ferro em versões diesel ou elétricas de unidade múltipla que operam em linhas principais e que em parte do seu traçado saem para carris exclusivos em áreas urbanas. Utilizam-se sobretudo para que os serviços regionais e interurbanos possam entrar nas cidades. Pertencem a uma nova geração de «caminhos de ferro ligeiros» modulares com desenhos aerodinâmicos que se tornaram muito comuns em alguns países europeus.
Curiosidades |
VLT |
Esta sigla VLT refere-se a um "Veículo Leve sobre Trilhos", que é um pequeno trem urbano e movido a eletricidade. Seu tamanho permite que sua estrutura de trilhos se encaixe no meio urbano existente. O VLT é uma espécie de Metrô de Superfície, ou mesmo um "bonde" moderno tornando-se alternativa de transportes em cidades como Campinas, Maceió e Recife ou entre cidades de médio porte como o Trem do Cariri entre Crato e Juazeiro do Norte, e Arapiraca. Fortaleza e Natal possuíam projetos de VLT para a Copa do Mundo de 2014. Salvador também possui um projeto de VLT, o qual substituirá o atual sistema de trens suburbanos, para se integrar com o sistema de metrô da cidade. Na primeira linha o VLT de Salvador será de São Luís de Paripe até o elevador Lacerda. Posteriormente será do centro até a Lapa, onde se integrará com o metrô. João Pessoa e Macaé possuem um projetos para implantar VLTs. Todavia, as únicas cidades com projeto em fase execução até agora são Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro (VLT Carioca) e Santos.
UMR |
Cada conjunto forma aquilo a que se chama de unidade de material rolante (UMR) ou elemento VLT, constituído por um, dois ou três vagões articulados, ligados entre si e inseparáveis, que para aumentar a capacidade podem ser ligados a uma outra UMR. [9] - [10]
VLT vs UMR |
Não se deve confundir um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com uma Unidade de Material Rolante (UMR), pois este é unicamente uma parte constitutiva daquele. Assim um VLT pode ser formado por um ou mais UMR pelo que VLT e UMR não são sinónimos.
Ver também |
- Tranvia
- Metro
- Trem-tram
Ligações externas |
Ligações gerais
Sistema de transportes elétricos da Cidade do México A instituição encarregada de dirigir o trem ligeiro e o tróleibus na Cidade do México.
A livraria do Congresso dos E.U.A. tem uma gravação do trólei elétrico Armour, aproximadamente de 1897. Buscar "Armour's+electric+trolley"
- Listagem de sistemas ferroviários urbanos do Canadá
- Tabela de agências de trânsito de Trens ligeiros interurbanos nos E.U.A.
- Trens modificados, ligeiros e notícias de trânsito de via
- Notícias e fotos de Light Rail Central
- Associação de trânsito público americana
Ligações a páginas favoráveis aos trens ligeiros:
Light Rail Transit Association (GB)
Light Rail Central (US/CA)
Light Rail Now! (US) Página favorável aos trens ligeiros, oposta aos monocarris, os autocarros "rápidos" e outros sistemas de transporte "engenhosos".
Light Rail Netherlands (NL) em inglês, holandês, russo, alemão, francês e espanhol.
Ligações a páginas contrárias aos trens ligeiros (As seguintes ligações são de organizações que se opõem aos trens ligeiros por motivos ideológicos):
'Breech of Faith: Light Rail and Smart Growth' highlighting alleged wastefulness and ineffectiveness of light rail projects Uma argumentação contra a utilização de trens ligeiros em Charlotte (Carolina do Norte). Tenha-se em conta a referência ao território: não é uma crítica ao sistema per si, é uma crítica ao sistema dentro do urbanismo extensivo típico das cidades norte-americanas.
LightRail POW! - Página que documenta os problemas de segurança dos trens ligeiros.
The Monorail Society - Página favorável ao monocarril que promove a segregação do transporte em vez da utilização conjunta da rua.
Referências
↑ Dicionário do trem - Consultado a 2009-07-06
↑ Dicionário do trem - Consultado a 2009-07-06
↑ Light Rail Transit Association LRTA What is Light Rail? - (em Inglês) - Consultado a 2009-07-06
↑ ab Dicionário do trem - Consultado a 2009-07-06
↑ American Public Transit Association APTA] Glossary of Transit Terminology - (em Inglês) - Consultado a 2009-07-06
↑ UITP. «Light rail in figures» (PDF)
↑ Gregory L. Thompson (2003), Defining an Alternative Future: Birth of the Light Rail Movement in North America, Transportation Research Board, http://trb.org/publications/circulars/ec058/03_01_Thompson.pdf (Em Inglês)
↑ www.lrta.org The History of Tramways and Evolution of Light Rail - (em Inglês) - Consultado a 2009-06-10
↑ Bombardier Flexity Outlook vehicles (em inglês)
↑ FLEXITY Swift - Porto, Portugal (em inglês)