Trem ligeiro





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Trem-tram na estação Sangueta do TRAM Metropolitano de Alicante.





Trem ligeiro da Cidade do México.




O Tranvia do Este, foi um dos sistemas de trem ligeiro em Buenos Aires.


O trem ligeiro ou veículo leve sobre trilhos (VLT) (português brasileiro) ou comboio ligeiro (português europeu) (em inglês: light rail) é um sistema de transporte que utiliza o mesmo material rodante que o tranvia, mas que opera numa plataforma segregada do resto do tráfego, com vias reservadas, direito de passagem prioritária nos pontos de interseção e em alguns casos túneis no centro da cidade de caraterísticas similares às de um caminho de ferro convencional.[1][2] Tem uma capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que a do tranvia e menor que a do trem (comboio) e a do metrô (metro).[3][4] O trem ligeiro permite a conexão entre zonas pedonais em núcleos urbanos e zonas rurais, criando para além disso novas potencialidades de desenvolvimento urbano.[5]


A definição evoluiu nas últimas décadas segundo a expansão do caminho de ferro urbano que se desenvolveu, em especial na Europa e nos Estados Unidos.[4] Segundo a União Internacional do Transporte Público, o conceito de trem ligeiro engloba um amplo espetro de serviços ferroviários: tranvias modernos aos quais se incorporaram medidas de prioridade de passagem e secções segregadas, trens-tram (comboios-tram) que incorporam elementos próprios dos trens suburbanos (comboios suburbanos) e metrôs ligeiros (metros ligeiros); que prestam um serviço de frequência e prestações similares às do metrô pesado (metro pesado).[6]




Índice






  • 1 Definição de trem ligeiro (comboio ligeiro)


  • 2 Categorias do trem ligeiro (comboio ligeiro)


    • 2.1 Tranvia


    • 2.2 Trem ligeiro (comboio ligeiro)


    • 2.3 Metrô ligeiro (metro ligeiro)


    • 2.4 Trem-tram (comboio-tram)




  • 3 Vantagens e inconvenientes


    • 3.1 Vantagens


    • 3.2 Inconvenientes




  • 4 Sistemas existentes de Trem Ligeiro (Comboio Ligeiro)


  • 5 Galeria de trens ligeiros (comboios ligeiros)


  • 6 Automotoras regionais ligeiras


  • 7 Curiosidades


    • 7.1 VLT


    • 7.2 UMR


    • 7.3 VLT vs UMR




  • 8 Ver também


  • 9 Ligações externas


  • 10 Referências





Definição de trem ligeiro (comboio ligeiro) |


O termo é uma tradução não literal do inglês «light rail» (ou LRT, Light Rail Transit). Foi concebido pela US Urban Mass Transportation Administration (UMTA) (atualmente FTA - Federal Transit Administration) nos Estados Unidos para descrever as transformações que se estavam levando a cabo nesse país e na Europa em matéria tranviária. Na Alemanha, o termo usado é «Stadtbahn», que significa «caminho de ferro urbano». No entanto, a UMTA finalmente adotou o termo trem ligeiro para todos os sistemas modernos, enquanto que aos tradicionais se lhes continua chamando tranvia.[7] Outros países com sistemas deste tipo continuam a utilizar o termo de tranvia.[8]



Categorias do trem ligeiro (comboio ligeiro) |


O mais difícil é determinar a diferença entre um trem (comboio) ligeiro e os sistemas de tranvia. Há uma grande quantidade de similitudes entre as tecnologias, muitos dos mesmos veículos podem-se utilizar para ambos, e é comum classificar os tranvias como um subtipo do trem ligeiro e não como um tipo particular de transporte. As três versões gerais são:



Tranvia |



Ver artigo principal: Tranvia

  • O tranvia é um meio de transporte de passageiros que circula pela superfície em áreas urbanas, nas próprias ruas, sem separação do resto da via nem canal ou setor reservado.


Trem ligeiro (comboio ligeiro) |


  • O trem ligeiro ou veículo leve sobre trilhos (VLT) (Português Brasileiro) ou comboio ligeiro (Português Europeu) é um sistema tranviário que circula em grande parte do seu percurso por uma plataforma parcial ou totalmente segregada do tráfego rodoviário e em alguns casos tem prioridade semafórica.


Metrô ligeiro (metro ligeiro) |


  • Um derivado do trem ligeiro é também conhecido como metrô ligeiro (Português Brasileiro) ou metro ligeiro (Português Europeu). Estes sistemas caraterizam-se pelos direitos exclusivos da via, sistemas avançados de controlo de trens (comboios), maior capacidade e frequência, e as portas ao nível das plataformas. Estes sistemas aproximam-se à capacidade de passageiros dos sistemas de metrô (metro) convencional, mas podem ser mais baratos de construir pela habilidade das unidades de fazer curvas apertadas e subir declives mais acentuados que os sistemas de metrô (metro) convencional.


Trem-tram (comboio-tram) |



Ver artigo principal: Trem-tram

  • O trem-tram (Português Brasileiro) ou comboio-tram (Português Europeu) (ou trem-tranvia ou comboio-tranvia) é um veículo derivado do tranvia capaz de executar várias rotas. A dupla capacidade de voltagem do trem-tram permite-lhe o acesso às infraestruturas de caminho de ferro e tranvias, pode funcionar dentro das normas ferroviárias e passar a um funcionamento em modo tranvia ao entrar na cidade. Permite no centro da cidade passar a velocidades menores de 70 km/h e na rede ferroviária regional a velocidades máximas de uns 100 km/h.


Vantagens e inconvenientes |


A escolha por parte de uma cidade de um sistema de trem ligeiro baseia-se nas suas vantagens e inconvenientes:



Vantagens |



  • Os sistemas de trens (comboios) ligeiros são geralmente mais económicos de construir que o de trens pesados, dado que a infraestrutura é relativamente menos robusta, as unidades mais baratas e no geral não se requerem os túneis usados na maioria dos sistemas de metrô (metro).

  • Permite percorrer curvas apertadas e pendentes escarpadas, o que além do mais reduz o trabalho de construção.

  • Comparado com os autocarros (ônibus), os sistemas de trens (comboios) ligeiros têm uma capacidade mais alta, contaminam menos, são silenciosos, cómodos e em muitos casos mais rápidos.

  • Comparados com o metrô (metro) poupam energia, visto que não necessitam de iluminação de estações (plataformas e corredores) durante o dia e movem menos massa.

  • Podem-se aproveitar velhas redes de caminho de ferro, quer estejam em serviço quer estejam abandonadas. Um exemplo é o moderno Trem da Costa de Buenos Aires ou o TRAM Metropolitano de Alicante (Espanha), no troço de Luceros a Benidorm.

  • Geralmente são mais silenciosos que os ferrocarris ou os metrôs, e a mitigação do ruído é mais fácil de desenhar.

  • Harmonizam com o ambiente urbano se estiverem bem desenhados.



Inconvenientes |



  • Ao partilhar em parte a superfície com o tráfego rodoviário, são mais propensos a acidentes que outros tipos de caminho de ferro.

  • Alguns trens têm uma relação carga útil / carga transportada pior que os trens (comboios) pesados ou os monocarris, devido a que devem ser desenhados para suportar colisões com automóveis.



Sistemas existentes de Trem Ligeiro (Comboio Ligeiro) |





Trem-Tram na estação MARQ do TRAM Metropolitano de Alicante.






















































































































































































































































































































Europa
País
Região
Nome
Linhas
Estações
Extensão (km)
Situação

Dinamarca
Copenhaga

Metro de Copenhaga




Espanha

TRAM Metropolitano de Alicante



Em funcionamento

Sevilha

Metro de Sevilha



Em funcionamento
Tranvia Metropolitano de Dos Hermanas



Em construção
Tranvia Metropolitano de Alcalá de Guadaíra



Em construção

Metro de Málaga



Em funcionamento

Tranvia de Tenerife



Em funcionamento

Tranvia de Múrcia



Em funcionamento


Tranvia de Saragoça



Em funcionamento

Bilbao
Tranvia de Bilbao



Em funcionamento
Tranvia de Baracaldo



Em projeto ou estudo
Tranvia UPV - Lejona - Urbinaga



Em projeto ou estudo

Tranvia de Vitoria



Em funcionamento

Tranvia de Parla



Em funcionamento


Metro Ligeiro de Madrid



Em funcionamento

Trambaix y Trambesòs



Em funcionamento

Tranvia Metropolitano da Baía de Cádis



Em construção


Metropolitano de Granada



Em construção

Valência
Tranvia Tavernes Blanques-Nazaret



Em construção
Metro ligeiro da Huerta Sur



Em projeto ou estudo

Tranvia de León



Em projeto ou estudo

Maiorca
Tranvia de Palma de Maiorca



Em projeto ou estudo
Linha Manacor-Artá



Em projeto ou estudo

Metro de Santander



Em projeto ou estudo

Tranvia de Toledo



Em projeto ou estudo

Metro ligeiro da Corunha



Em projeto ou estudo

Tranvia de Pamplona



Em projeto ou estudo

Trem-Tram Camp de Tarragona



Em projeto ou estudo

Tranvia de Jaén



Sem serviço

Málaga
Tranvia de Vélez-Málaga



Sem serviço
Inglaterra

Londres

Docklands Light Railway



Em construção

Noruega
Oslo

Metro de Oslo




Portugal

Douro Litoral

Metro do Porto



Em funcionamento

Estremadura

Metro Transportes do Sul



Em funcionamento

Beira Litoral

Metro Mondego



Em construção

Algarve

Metro de Faro



Em projeto ou estudo

Minho
Metro de Braga



Em projeto ou estudo




Metropolitano de Granada.




Tranvia de Vitoria.





Metro ligeiro na Cidade do Cinema, Madrid.





METRORail, em Houston, Texas, Estados Unidos



















































































América do Norte
País
Região
Nome
Linhas
Estações
Extensão (km)
Situação

Canadá
Ottawa

Ottawa O-Train





Calgary

C-Train




Edmonton

Trem Ligeiro de Edmonton





Estados Unidos

Nova Iorque

AirTrain JFK






Los Angeles
Linha Vermelha





México
Guadalajara

Trem ligeiro de Guadalajara




Cidade do México

Trem ligeiro da Cidade do México




Monterrey

Metro de Monterrey



















































































































































































































América do Sul
País
Região
Nome
Linhas
Estações
Extensão (km)
Situação

Argentina
Buenos Aires

Premetro
1
16

Em operação
Brasil

Alagoas

VLT de Maceió



Em operação
Trem-tram de Arapiraca



Em projeto ou estudo

Ceará

VLT de Sobral
2
12
13,9
Em operação

Trem ligeiro de Cariri
1
9
13,6
Em operação

Linha 4-Roxa: VLT Parangaba-Mucuripe



Em construção

Distrito Federal

Trem ligeiro de Brasília
2
31
28,9
Em construção

Goiás

Trem ligeiro de Goiânia



Em projeto ou estudo

Maranhão
Trem ligeiro de São Luís



Em construção

Mato Grosso

Trem ligeiro de Cuiabá



Em construção

Paraíba

Trem ligeiro de João Pessoa



Em construção

Paraná

Trem ligeiro de Curitiba



Em projeto ou estudo

Pernambuco

VLT do Recife
2
10
33,9
Em operação

Piauí

Trem-tram de Teresina



Em projeto ou estudo

Rio de Janeiro

VLT Carioca
2
26
28
Em operação

Trem ligeiro de Macaé



Em projeto ou estudo

Rio Grande do Norte

Trem ligeiro de Natal



Em operação

São Paulo

VLT da Baixada Santista
1
15
11,5
Em operação

VLT de Campinas
1
11
7,8
Desativado

Chile


Biotrem





Metrotrem





Equador

Tranvia de Cuenca




Peru

Trem ligeiro de Arequipa





Venezuela


Metro de Valência




































Ásia
País
Região
Nome
Linhas
Estações
Extensão (km)
Situação

Tailândia


Metro Aéreo de Banguecoque






Kaohsiung
Trem ligeiro circular de Kaohsiung




































África
País
Região
Nome
Linhas
Estações
Extensão (km)
Situação

Tunísia


Trem Ligeiro de Tunes





Etiópia

Trem Ligeiro de Adis Abeba



































Oceania
País
Região
Nome
Linhas
Estações
Extensão (km)
Situação

Austrália

Metro ligeiro de Sydney






Trem Ligeiro da Costa Dourada






Galeria de trens ligeiros (comboios ligeiros) |




  1. Trem ligeiro «Flexity Swift» entre Colónia e Bona.

  2. Calgary Transit Siemens-Düwag U2, parte do C-Train de Calgary no Canadá.

  3. Trem Tyne e Wear Metro dirigindo-se a South Shields na estação de Kingston Park. Embora nominalmente seja um «trem ligeiro», a alta plataforma e a segregação completa da rua e dos veículos tipo Metro situam este sistema como o modelo superior dos trens ligeiros, incluídos os transvias urbanos de superfície.

  4. O Tranvia de San Diego em San Diego, Califórnia, inaugurado em 1981, é um dos primeiros sistemas de trens ligeiros dos Estados Unidos, aqui no centro de San Diego. E apesar de se chamar transvia (trolley– de trólei em português) usa um pantógrafo para o abastecimento da energia elétrica.

  5. O Stadtbahn Karlsruhe de Karlsruhe, Alemanha, combina linhas pela cidade com troços ferroviários até aos arredores da cidade.

  6. Trem ligeiro da Linha Ouro que pertence ao Metro de Los Angeles em Pasadena, Califórnia

  7. Trem da Costa em Buenos Aires.

  8. Trem Siemens Metropolitan Area Express (MAX) circulando pela Linha Amarela em Portland, Oregão.



Automotoras regionais ligeiras |




Automotora ligeira elétrica Stadler GTW no Cantão de Argóvia, Suiça.


Ver também: Automotora

As automotoras regionais ligeiras são unidades de caminho de ferro em versões diesel ou elétricas de unidade múltipla que operam em linhas principais e que em parte do seu traçado saem para carris exclusivos em áreas urbanas. Utilizam-se sobretudo para que os serviços regionais e interurbanos possam entrar nas cidades. Pertencem a uma nova geração de «caminhos de ferro ligeiros» modulares com desenhos aerodinâmicos que se tornaram muito comuns em alguns países europeus.



Curiosidades |



VLT |





VLT Carioca.


Esta sigla VLT refere-se a um "Veículo Leve sobre Trilhos", que é um pequeno trem urbano e movido a eletricidade. Seu tamanho permite que sua estrutura de trilhos se encaixe no meio urbano existente. O VLT é uma espécie de Metrô de Superfície, ou mesmo um "bonde" moderno tornando-se alternativa de transportes em cidades como Campinas, Maceió e Recife ou entre cidades de médio porte como o Trem do Cariri entre Crato e Juazeiro do Norte, e Arapiraca. Fortaleza e Natal possuíam projetos de VLT para a Copa do Mundo de 2014. Salvador também possui um projeto de VLT, o qual substituirá o atual sistema de trens suburbanos, para se integrar com o sistema de metrô da cidade. Na primeira linha o VLT de Salvador será de São Luís de Paripe até o elevador Lacerda. Posteriormente será do centro até a Lapa, onde se integrará com o metrô. João Pessoa e Macaé possuem um projetos para implantar VLTs. Todavia, as únicas cidades com projeto em fase execução até agora são Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro (VLT Carioca) e Santos.



UMR |


Cada conjunto forma aquilo a que se chama de unidade de material rolante (UMR) ou elemento VLT, constituído por um, dois ou três vagões articulados, ligados entre si e inseparáveis, que para aumentar a capacidade podem ser ligados a uma outra UMR. [9] - [10]



VLT vs UMR |


Não se deve confundir um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com uma Unidade de Material Rolante (UMR), pois este é unicamente uma parte constitutiva daquele. Assim um VLT pode ser formado por um ou mais UMR pelo que VLT e UMR não são sinónimos.



Ver também |



  • Tranvia

  • Metro

  • Trem-tram



Ligações externas |


Ligações gerais




  • Sistema de transportes elétricos da Cidade do México A instituição encarregada de dirigir o trem ligeiro e o tróleibus na Cidade do México.


  • A livraria do Congresso dos E.U.A. tem uma gravação do trólei elétrico Armour, aproximadamente de 1897. Buscar "Armour's+electric+trolley"

  • Listagem de sistemas ferroviários urbanos do Canadá

  • Tabela de agências de trânsito de Trens ligeiros interurbanos nos E.U.A.

  • Trens modificados, ligeiros e notícias de trânsito de via

  • Notícias e fotos de Light Rail Central

  • Associação de trânsito público americana


Ligações a páginas favoráveis aos trens ligeiros:




  • Light Rail Transit Association (GB)


  • Light Rail Central (US/CA)


  • Light Rail Now! (US) Página favorável aos trens ligeiros, oposta aos monocarris, os autocarros "rápidos" e outros sistemas de transporte "engenhosos".


  • Light Rail Netherlands (NL) em inglês, holandês, russo, alemão, francês e espanhol.


Ligações a páginas contrárias aos trens ligeiros (As seguintes ligações são de organizações que se opõem aos trens ligeiros por motivos ideológicos):




  • 'Breech of Faith: Light Rail and Smart Growth' highlighting alleged wastefulness and ineffectiveness of light rail projects Uma argumentação contra a utilização de trens ligeiros em Charlotte (Carolina do Norte). Tenha-se em conta a referência ao território: não é uma crítica ao sistema per si, é uma crítica ao sistema dentro do urbanismo extensivo típico das cidades norte-americanas.


  • LightRail POW! - Página que documenta os problemas de segurança dos trens ligeiros.


  • The Monorail Society - Página favorável ao monocarril que promove a segregação do transporte em vez da utilização conjunta da rua.




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Trem ligeiro





Referências




  1. Dicionário do trem - Consultado a 2009-07-06


  2. Dicionário do trem - Consultado a 2009-07-06


  3. Light Rail Transit Association LRTA What is Light Rail? - (em Inglês) - Consultado a 2009-07-06


  4. ab Dicionário do trem - Consultado a 2009-07-06


  5. American Public Transit Association APTA] Glossary of Transit Terminology - (em Inglês) - Consultado a 2009-07-06


  6. UITP. «Light rail in figures» (PDF) 


  7. Gregory L. Thompson (2003), Defining an Alternative Future: Birth of the Light Rail Movement in North America, Transportation Research Board, http://trb.org/publications/circulars/ec058/03_01_Thompson.pdf (Em Inglês)


  8. www.lrta.org The History of Tramways and Evolution of Light Rail - (em Inglês) - Consultado a 2009-06-10


  9. Bombardier Flexity Outlook vehicles (em inglês)


  10. FLEXITY Swift - Porto, Portugal (em inglês)





























  • Portal dos transportes




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