Motown Records
Motown Records | |
---|---|
Empresa detentora | Universal Music Group |
Fundação | 12 de Janeiro de 1959 |
Fundador(es) | Berry Gordy |
Distribuidor(es) | Capitol Music Group (nos EUA) Virgin EMI Records (no Reino Unido) Universal Music Group (mundialmente) |
Gênero(s) | Rhythm and blues Soul R&B Contemporâneo Pop Hip hop Pop rock |
País de origem | Estados Unidos |
Localização | Detroit, Michigan |
Página oficial | http://www.motown.com |
A Motown Records, também conhecida como Tamla-Motown, é uma gravadora americana de discos fundada em 12 de janeiro de 1959 por Berry Gordy Jr. na cidade de Detroit, estado americano de Michigan conhecida como "Motors Town", devido às montadoras de automóveis ali instaladas. O nome da gravadora é uma redução de "Motor Town".[1] Nos anos 60 foi a mais bem sucedida na criação daquilo que se tornou conhecido como O Som da Motown, um estilo de "soul" bem característico, com o uso de instrumentos como pandeiros, baterias e instrumentos do "rhythm and blues" além de um estilo de 'canto-e-resposta' (com a repetição, por parte do coral, de frases inteiras ou palavras de alguns versos) originário da música gospel. O "som da Motown" também é marcado pelo uso de orquestração e instrumentos de sopro, por harmonias bem arranjadas e outros refinamentos de produção da música pop, e é considerado precursor da Era Disco dos anos 70.
Apesar de terem existido músicos negros norte-americanos de grande sucesso antes dos anos 60, incluindo Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, e Chuck Berry, a Motown foi a mais importante lançadora de artistas negros desde seu surgimento até o surgimento do chamado "hip hop". Foi também a primeira a lançar músicas que deixavam de lado o puro e simples lirismo e mergulhavam também em temas sócio-políticos.
Foi também a criadora dos chamados 'girl groups', como Martha & the Vandellas e The Supremes. Seus artistas eram vestidos, penteados e coreografados de modo impecável, para exibições ao vivo nas tevês e shows. Deveriam, para a gravadora, funcionar como uma espécie de "embaixadores" para outros artistas negros norte-americanos em busca de sucesso.
A maioria dos sucessos da Motown nos anos 60 - destaque para as primeiras gravações de Diana Ross e The Supremes - foi escrita pelo trio de compositores Holland-Dozier-Holland (Lamont Dozier, e os irmãos Brian e Edwin Holland Jr.). Tanto cuidado com a produção deu resultados: de 1961 a 1971 a Motown conseguiu emplacar nada menos que 110 músicas no "Top 10" norte-americano. Para completar o acompanhamento de alguns artistas, a gravadora teve também sua própria orquestra, chamada The Funk Brothers.
Índice
1 Exemplos
2 Artistas relacionados
3 Referências
4 Ligações externas
Exemplos |
- "ABC", do Jackson Five
- "You Keep Me Hangin' On", com Diana Ross e The Supremes
- "Let´s Get it On, de Marvin Gaye
- "I Can´t Help Myself" com os The Four Tops
- "My Girl", com The Temptations
Artistas relacionados |
- The Supremes
The Jackson Five (Michael Jackson)- Drake Bell
- The Four Tops
- Rick James
- Martha Reeves and the Vandellas
- Smokey Robinson
- The Temptations
- Mary Wells
- DeBarge
- Jackie Wilson
The Commodores e Lionel Richie
- Gladys Knight & the Pips
- The Miracles
- Stevie Wonder
- Marvin Gaye
- Marvelettes
- Contours
- Jr. Walker & The All Stars
- Barrett Strong
- Eddie Holland
- Edwin Starr
- Isley Brothers
Referências
↑ Amauri Stamboroski Jr. (10 de janeiro de 2009). «Motown, a gravadora que ajudou a criar a black music, faz 50 anos.». Portal G1
Ligações externas |
- Motown Records
A Wikipédia tem os portais:
|