Embraer E-Jets

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Embraer E-Jets | |
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![]() Embraer E-195 da Lufthansa no Aeroporto de Munique | |
Descrição | |
Tipo / Missão |
Avião comercial bimotor turbofan |
País de origem |
![]() |
Fabricante |
Embraer |
Período de produção |
2001 – atualmente |
Quantidade produzida |
1 352[1] |
Custo unitário |
E-170: US$ 38,7 milhões E-190: US$ 46,2 milhões E-195: US$ 47 milhões Lineage 1000: US$ 53 milhões |
Primeiro voo em |
19 de fevereiro de 2002 (16 anos) |
Introduzido em |
17 de março de 2004, com a LOT Polish Airlines |
Variantes |
E-170, E-175, E-190, E-195 e Lineage 1000 |
Tripulação |
2 (piloto e co-piloto) |
Passageiros |
66–124 passageiro(s) |
Número de classes |
1 ou 2 classe(s) |
Notas | |
Para outras informações, acesse a seção Especificações. Aviso | |
A família Embraer E-Jets é uma série de aeronaves bimotor narrow-body de curto alcance para 80-124 passageiros, produzida pela Embraer, fabricante brasileira de aeronaves comerciais, militares e executivas.
É constituída pelos modelos Embraer 170, Embraer 175, Embraer 190 e Embraer 195, que têm sistemas idênticos, diferindo apenas no comprimento da fuselagem e capacidade de passageiros. Foi anunciada no Salão Aeronáutico de Paris em 1999 e teve a produção iniciada em 2002, transformando-se rapidamente num sucesso de vendas.[2]
Índice
1 Histórico
2 Características
3 Concorrentes
4 Modelos
5 Especificações
6 Imagens
7 Referências
8 Ligações externas
Histórico |
Após o sucesso alcançado pela família de jatos regionais ERJ, a Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 122 passageiros, com o Embraer 195.
Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após os EMB-120 Brasília, já que os ERJ eram baseados na fuselagem deste.
Após o lançamento do Embraer 170 e do Embraer 190, foi a vez do Embraer 195. O mais novo e maior avião da família foi certificado e teve suas primeiras unidades entregues em 2006. A FlyBe foi a primeira operadora do modelo. Com 65 aeronaves voando para a Azul, esta é a maior operadora do modelo no mundo. Em novembro de 2015, a Azul recebeu o 1200° E-jet construído, matriculado PR-AUP. [3]
Em dezembro de 2017, a unidade 1400 da família, um modelo E-175, foi entregue para a American Airlines.[4]
Características |
É um birreator com fuselagem "double-bubble", quatro assentos por fileira, de dois a dois, concebido para maximizar o conforto dos passageiros.
Concorrentes |
O Embraer 195 é concorrente direto do Bombardier CRJ-900 e CS 100/300, Airbus A319-100 e dos novos Sukhoi Superjet 100 e Mitsubishi Regional Jet MRJ, que ainda estão em fase de projeto.
A família de aviões Embraer 170/190 tem como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam aviões de 70 a 124 passageiros.
Modelos |
- Embraer E-170
- Embraer E-175
- Embraer E-190
- Embraer E-195
Especificações |
Variantes |
E-170 (ERJ170-100)[5] |
E-175 (ERJ170-200)[6] |
E-190 (EMB190-100)[7] |
E-195 (EMB190-200)[8] |
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Tripulação da Cabine |
Dois |
|||
Passageiros |
78 (Uma Classe, 33"/31"/30") 70 (Duas Classes, 36"/32") |
88 (Uma Classe, 32"/29") 86 (Uma Classe, 31") 78 (Duas Classes, 40"/31") |
114 (Uma Classe, 30"/29") 106 (Uma Classe, 33"/32"/31") 96 (Duas Classes, 38"/31") |
124 (Uma Classes, 31"/30"/29") 118 (Uma Classes, 31"/30") 108 (Duas Classes, 38"/31") |
Comprimento |
29.90 m (98 ft 1 in) |
31.68 m (103 ft 11 in) |
36.24 m (118 ft 11 in) |
38.65 m (126 ft 10 in) |
Envergadura |
26.00 m (85 ft 4 in) |
28.72 m (94 ft 3 in) |
||
Altura |
9.85 m (32 ft 4 in) |
9.73 m (31 ft 11 in) |
10.57 m (34 ft 8 in) |
10.55 m (34 ft 7 in) |
Peso Vazio |
21 140 kg |
21 810 kg |
28 080 kg |
28 970 kg |
Peso máximo de decolagem |
35 990 kg (STD) 37 200 kg (LR) 38 600 kg (AR) |
37 500 kg (STD) 38 790 kg (LR) 40 370 kg (AR) |
47 790 kg (STD) 50 300 kg (LR) 51 800 kg (AR) |
48 790 kg (STD) 50 790 kg (LR) 52 290 kg (AR) |
Carga Máxima |
9 035 kg(STD/LR) 9 775 kg (AR) |
10 030 kg(STD/LR) 10 310 kg (AR) |
13 080 kg(STD/LR/AR) |
13 950 kg(STD/LR/AR) |
Distância para Decolagem com MTOW |
1 644 m (5 394 ft) |
2 244 m (7 362 ft) |
2 100 m (6 890 ft) |
2 179 m (7 149 ft) |
Motores |
2x GE CF34-8E turbofans 62.3 kN (13 800 lb) |
2x GE CF34-10E turbofans 82.3 kN (18 500 lb) |
||
Velocidade Máxima |
890 km/h (481 kt, Mach 0.82) |
|||
Autonomia |
STD: 3 334 km (1 800 nm) LR: 3 889 km (2 100 nm) AR: 3 892 km (2 100 nm) |
STD: 3 334 km (1 800 nm) LR: 3 889 km (2 100 nm) AR: 3 706 km (2 000 nm) |
STD: 3 334 km (1 800 nm) LR: 4 260 km (2 300 nm) AR: 4 448 km (2 400 nm) |
STD: 2 593 km (1 400 nm) LR: 3 334 km (1 800 nm) AR: 4 077 km (2 200 nm) |
Peso Máximo de Combustível |
9 335 kg (20 580 lb) |
12 971 kg (28 596 lb) |
||
Teto de Serviço |
41 000 ft (12 500 m) |
|||
Razão de Subida |
Max 3 500 FPM |
|||
Thrust-to-weight |
5.41 |
|||
Dimensão Interna | ||||
Largura Interna |
2.74 m (9 ft 0 in) |
|||
Altura Interna |
2.00 m (6 ft 7 in) |
Imagens |
Referências
↑ «Embraer ERJ-190 Production List». Plane Spotters. Consultado em 9 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 6 de julho de 2017
↑ «Sucessos na venda dos Ejets da EMBRAER». Consultado em 27 de outubro de 2010
↑ «E195 fleet» (em inglês). Planespotters
↑ «Embraer entrega E-Jet número 1.400 - Airway». airway.uol.com.br. Consultado em 9 de dezembro de 2017
↑ «E-JETS FAMILY – Embraer 170» (PDF) (em inglês). Embraer. Consultado em 5 de dezembro de 2012
↑ «E-JETS FAMILY – Embraer 175» (PDF) (em inglês). Embraer. Consultado em 5 de dezembro de 2012
↑ «E-JETS FAMILY – Embraer 190» (PDF) (em inglês). Embraer. Consultado em 5 de dezembro de 2012
↑ «E-JETS FAMILY – Embraer 195» (PDF) (em inglês). Embraer. Consultado em 5 de dezembro de 2012
Ligações externas |
- Embraer E-Jets
- Airliners.net: Embraer E-170/175/190/195
siup,yZVb57ShG NWMEFVsJNgQ8zTO4,qZBui9PWcR0Kh