Tetsuya Nomura














































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Tetsuya Nomura
野村 哲也

Nascimento

8 de outubro de 1970 (48 anos)
Província de Kōchi,  Japão
Ocupação
Artista, diretor e designer
Empregador

Square Enix


Tetsuya Nomura (野村 哲也, Nomura Tetsuya?, 8 de outubro de 1970) é um designer e diretor de jogos eletrônicos do Japão, a serviço da Square Enix (antiga Square). Ele desenha personagens para a série Final Fantasy, começando por Final Fantasy V e continuando com as várias partes que viriam a seguir. Além disso, Nomura lidera o desenvolvimento da série Kingdom Hearts desde 2002 e também foi o diretor do filme Final Fantasy VII: Advent Children.[1] Ele recebeu o prêmio por "Excelência em Artes Visuais" pela International Game Developers Association pelo seu trabalho no primeiro jogo da série Kingdom Hearts, juntamente a Shinji Hashimoto.[2] Nomura foi colocado na 84ª posição na lista da IGN dos "100 Maiores Criadores de Videogames de Todos os Tempos".[3]




Índice






  • 1 Primeiros anos


  • 2 Carreira


    • 2.1 Anos de 1990


    • 2.2 Anos de 2000


    • 2.3 Anos de 2010




  • 3 Estilo


  • 4 Obras


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Primeiros anos |


Nomura nasceu na Província de Kōchi em 8 de outubro de 1970. Depois de se mudar para Tóquio aos 18 anos, ele aspirava criar trabalhos artísticos para revistas e publicidade, mas não tinha certeza de como alcançar esse objetivo. Logo, ele se matriculou no ensino vocacional e se formou dois anos depois.



Carreira |



Anos de 1990 |


No início dos anos de 1990, Nomura foi contratado pela Square e trabalhou lá inicialmente como depurador para o jogo Final Fantasy IV.[4] Depois, ele trabalhou no desenho dos monstros para Final Fantasy V e depois passou a ser o diretor gráfico para Final Fantasy VI.[5][3] Para este último jogo, Nomura criou os personagens Shadow e Setzer e suas histórias.[6] Depois de vários projetos menores, foi solicitado que ele fosse o principal designer de personagem em Final Fantasy VII, substituindo Yoshitaka Amano.[7] Nomura desenhou os personagens do jogo de forma estilizada e super-deformada e deu a ideia para os ataques "Limit Break".[8][9] Ele também participou na criação da história e de pontos cruciais como a morte de Aerith.[3][5] Em 1998, Nomura trabalhou em Parasite Eve e em Brave Fencer Musashi. Ele, então, desenhou os personagens e monstros em Final Fantasy VIII no que ele descreveu como seu "estilo real de desenho", trabalhando ao lado do diretor de arte Yusuke Naora para entender a aproximação mais realista dos gráficos do jogo.[9] Adicionalmente, ele escreveu a história dos personagens e trabalhou como diretor visual encarregado de projetar as sequências de combate.[9][3] Depois, Nomura trabalhou em vários projetos diferentes para a Square, tais como Ehrgeiz, um jogo de luta lançado em 1998 que também usava personagens de Final Fantasy VII, onde ele trabalhou como designer de personagem.



Anos de 2000 |


Nomura foi o designer de personagem do beat-'em-up de 2000 The Bouncer antes de retornar à série Final Fantasy na mesma posição com o lançamento de Final Fantasy X em 2001. Ele trabalhou com a equipe de forma que as roupas dos personagens fossem idênticas nos vídeos e nas cenas geradas pelo motor do jogo, ao contrário do que aconteceu em Final Fantasy VIII.[7] Em fevereiro de 2000, ele começou a trabalhar como o diretor de Kingdom Hearts com uma equipe de produção consistindo em mais de cem membros da Square e da Disney Interactive juntas.[10] Nomura soube do jogo ao ouvir uma discussão entre Shinji Hashimoto e Hironobu Sakaguchi sobre o uso do personagem Mickey Mouse em um jogo. Ele se inspirou a trabalhar em Kingdom Hearts graças ao jogo de plataforma Super Mario 64 da Nintendo. Após conversar com a equipe da Disney, Nomura os convenceu a usar personagens originais enquanto ele trabalhava como designer de personagem.[11] O protagonista do jogo, Sora, passou a ser seu personagem favorito no qual ele trabalhou.[12] Após Kingdom Hearts, Nomura trabalhou novamente na série Final Fantasy com Final Fantasy XI e Final Fantasy X-2.


Para a metassérie Compilation of Final Fantasy VII, apresentando novos títulos baseados em Final Fantasy VII, Nomura novamente trabalhou como designer de personagem. Uma sequência para Kingdom Hearts começou a ser trabalhada por volta da época em que Kingdom Hearts Final Mix, uma versão internacional adicionando mais pendências à história da série, foi concluído.[13] Nomura continuou a trabalhar na série com Kingdom Hearts: Chain of Memories para Game Boy Advance em 2004. Ele havia planejado a trabalhar diretamente na sequência para PlayStation 2, Kingdom Hearts II. Porém, o desejo dos fãs de jogar o título original em um console portátil resultou na criação de Chain of Memories, que funcionaria como uma ligação entre o primeiro e segundo jogos.[14] Depois disso, Nomura foi o diretor e letrista do filme animado em CGI Final Fantasy VII: Advent Children, lançado no Japão em 2005. Esta marcou sua estreia trabalhando com filmes. Para o filme, Nomura retrabalhou o design dos personagens. Nomura juntou-se à equipe do filme após o produtor Yoshinori Kitase chamá-lo, e ele acabou se tornando o diretor por causa de sua conexão emocional com o personagem Cloud Strife.[15][16] Ele dividiu os deveres de direção com Takeshi Nozue.[17]


Kingdom Hearts II foi lançado em 2005, resolvendo os elementos pendentes no final secreto do primeiro jogo. Como resultado de ter sido colocado um ano depois dos títulos anteriores, Nomura teve cuidado para tornar a história acessível a recém-chegados.[18] Depois de a Square Enix ter terminado o desenvolvimento da versão atualizada Kingdom Hearts II Final Mix+, Nomura recebeu uma proposta da Disney para fazer uma sequência. "Temos várias ideias, mas não estamos em condição de dizer qualquer coisa a respeito."[19] Com vontade de parar de usar o personagem Sora por um tempo, Nomura quis em vez disso continuar a série com jogos que explicam diferentes subdivisões na história. Isto resultou na criação de Kingdom Hearts 358/2 Days para Nintendo DS em 2008, explorando eventos que resultaram na história de Kingdom Hearts II.[20] Em meados de 2007, Nomura mencionou um desejo de criar um jogo spin-off da série Kingdom Hearts em uma plataforma móvel e queria que ele fosse jogado de forma diferente dos demais títulos. O resultado foi Kingdom Hearts coded, um jogo que se passa depois dos eventos de Kingdom Hearts II e que foi posteriormente refeito para o Nintendo DS em 2010.[21]


Entre um jogo e outro, Nomura foi também o responsável pelos designs de personagem e pela orquestração de The World Ends with You para Nintendo DS. Em 2009, ele foi também o designer de personagem em Final Fantasy XIII. As capacidades gráficas do PlayStation 3 e do Xbox 360 comparados aos consoles anteriores permitiram que Nomura usasse elementos mais complexos do que antes em seus designs, tais como a capa de Lightning e elementos de animação facial mais detalhados. Isto, por sua vez, significou que a equipe artística teve muito mais trabalho a fazer com cada personagem ou área do que nos jogos anteriores. Nomura não teve envolvimento na criação dos personagens não controláveis.[22] Em 2008, ele foi o designer de personagem de Dissidia Final Fantasy. O jogo foi originalmente planejado por Nomura como um spin-off para Kingdom Hearts apresentando um elenco de personagens Disney. Ele depois se sentiu desconfortado com a ideia de personagens Disney lutando um contra o outro e preferiu usar personagens da série Final Fantasy ao invés.[23] Nomura foi o responsável pelos designs de personagens, mudando muito o estilo e a aparência das ilustrações de Yoshitaka Amano.[24][25]



Anos de 2010 |


Em 2010, a Square Enix lançou Kingdom Hearts Birth by Sleep, prequela para o primeiro Kingdom Hearts que explica as cenas mostradas em Kingdom Hearts II e sua versão atualizada.[20] No início de 2011, a Square Enix lançou uma sequência para Dissidia intitulada Dissidia 012 Final Fantasy. O jogo realizou várias ideias que Nomura teve desde o início do desenvolvimento, tais como a inclusão de novos personagens e novas mecânicas de jogo.[26] Para Final Fantasy XIII-2, lançado em 2011, Nomura apenas criou as faces dos novos personagens enquanto os demais membros da equipe criaram suas vestes.[27] Quando o remake de Kingdom Hearts coded foi lançado, Nomura e sua equipe já tinham em mente criar Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, jogo que definiria os eventos para Kingdom Hearts III. O jogo foi lançado para o Nintendo 3DS graças a reação positiva da equipe à qualidade do console.[28][29] Nomura confirmou que ele consideraria o que chamou de "teste técnico em HD" para celebrar os 10 anos da série e para chamar a atenção de novos jogadores.[30] Isto ocorreu em 3 de março de 2012 na forma de um evento de estreia onde imagens do jogo, incluindo sua sequência de introdução em CGI, foi demonstrada para celebrar o lançamento do jogo.[31] Em maio de 2012, Nomura revelou estar trabalhando como diretor de um novo jogo Kingdom Hearts que ainda seria anunciado pela Square Enix.[32] Ele trabalhou como diretor de Final Fantasy XV, que começou sua produção com o título Final Fantasy Versus XIII, desde seu anúncio em 2006 até ser substituído por Hajime Tabata em 2014.[33][34]



Estilo |


Yoshitaka Amano foi considerado por Nomura uma de suas maiores influências na criação de trabalhos artísticos para os jogos em que trabalhou.[7] Seus quatro "sêniores" Yoshinori Kitase, Hironobu Sakaguchi, Hiroyuki Ito e Tetsuya Takahashi também foram grandes influências. O trabalho de Ito como designer de sistema de batalha o inspirou ao idealizar o sistema de jogo para os jogos da série Kingdom Hearts.[35] Ao desenhar personagens, Nomura quer que seus nomes e roupas tenham relação com suas personalidades. Um exemplo ocorre em Final Fantasy X onde o protagonista Tidus recebeu um uniforme colorido para refletir sua personalidade animada e para contrastar com os personagens mais sérios de jogos anteriores da série. Seu nome e o de Yuna, outra personagem que aparece no jogo, também seguem um tema comum, o primeiro significando "Sol" e o segundo, "noite", em okinawano.[7] Vários personagens, tais como Squall Leonhart e Lulu, receberam múltiplos acessórios, fazendo os jogos muito mais desafiadores para os programadores.[7] Ao dirigir Advent Children, Nomura explicou como o filme era diferente dos filmes ocidentais devido à falta de respostas diretas da história. Ele acrescentou que queria que a audiência interpretasse certas cenas por conta própria e então as discutissem com amigos como uma forma diferente de aproveitar o filme.[17] O mesmo ocorre com a série Kingdom Hearts onde as cenas que mostram personagens desconhecidos são deixadas à imaginação do jogador até que o próximo jogo os revele.[36]



Obras |















































































































































































































































































































Título
Lançamento
Sistema ou mídia
Crédito(s)

Final Fantasy IV

1991

Super Nintendo Entertainment System
Depurador[4]

Final Fantasy V

1992
Super Famicom
Gráficos de batalha, design dos monstros[5]

Final Fantasy VI

1994
Super Nintendo Entertainment System
Diretor de gráficos, design de personagem, história[6]

Live A Live
1994
Super Famicom
Tradução tosa-ben

Front Mission

1995
Super Famicom
Designer gráfico

Chrono Trigger

1995
Super Nintendo Entertainment System
Gráficos de ambiente

DynamiTracer

1996
Super Nintendo Entertainment System
Design conceitual

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
1996
Super Nintendo Entertainment System
Agradecimentos especiais, design dos monstros chefes

Final Fantasy VII

1997

PlayStation
Design de personagem, diretor de gráficos de batalha, história base

Ehrgeiz

1998

Arcade
Supervisor de personagem

Parasite Eve
1998
PlayStation
Design de personagens principais

Brave Fencer Musashi
1998
PlayStation
Ilustrações de personagem

Final Fantasy VIII

1999
PlayStation
Design de personagem, diretor de gráficos de batalha, design dos monstros, história[9]

Parasite Eve II
1999
PlayStation
Ilustrações de personagem

The Bouncer

2000

PlayStation 2
Design de personagem

Final Fantasy X

2001
PlayStation 2
Design de personagem

Kingdom Hearts

2002
PlayStation 2
Diretor, design conceitual, design de personagens principais, design histórico, história base[37]

Final Fantasy XI
2002
PlayStation 2
Design de Hume e Elvaan, design de alguns personagens não controláveis

Final Fantasy X-2

2003
PlayStation 2
Design de personagens principais

Before Crisis: Final Fantasy VII

2004

Celular
Conceito, design de personagem

Kingdom Hearts: Chain of Memories
2004

Game Boy Advance
Diretor, design conceitual, supervisor de cenário, design de personagens, história base[38]

Musashi: Samurai Legend

2005
PlayStation 2
Design de personagens principais

Final Fantasy VII: Advent Children
2005

Animação original em vídeo
Diretor, design de personagem

Last Order: Final Fantasy VII
2005
Animação original em vídeo
Diretor supervisor

Kingdom Hearts II
2005
PlayStation 2
Diretor, design conceitual, história base, arte de personagem 2D (artista principal)

Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII

2006
PlayStation 2
Design de personagem

Dirge of Cerberus Lost Episode: Final Fantasy VII
2006
Celular
Design de personagem

Final Fantasy V Advance
2006
Game Boy Advance
Design dos monstros

The World Ends with You

2007

Nintendo DS
Produtor criativo, designer principal de arte de personagem

Crisis Core: Final Fantasy VII
2007

PlayStation Portable
Produtor criativo, design de personagem

Kingdom Hearts coded

2008
Celular
Diretor, design conceitual, história

Dissidia Final Fantasy
2008
PlayStation Portable
Produtor criativo, design de personagem

Kingdom Hearts 358/2 Days

2009
Nintendo DS
Diretor, design conceitual, história, arte 2D (artista principal)

Final Fantasy XIII
2009

PlayStation 3, Xbox 360
Design de personagens principais

Kingdom Hearts Birth by Sleep

2010
PlayStation Portable
Diretor, design conceitual, história, arte 2D (artista principal)

Kingdom Hearts Re:coded
2010
Nintendo DS
Diretor, design conceitual, história, arte 2D (artista principal)

Mario Sports Mix
2010

Wii
Agradecimentos especiais

The 3rd Birthday
2010
PlayStation Portable
Produtor criativo, design de personagem, design conceitual[39]

Dissidia 012 Final Fantasy

2011
PlayStation Portable
Produtor criativo, design de personagem

Final Fantasy Type-0
2011
PlayStation Portable
Produtor criativo, design de personagem

Final Fantasy XIII-2
2011
PlayStation 3, Xbox 360
Design de personagens principais

Theatrhythm Final Fantasy

2012

Nintendo 3DS
Produtor criativo

Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
2012
Nintendo 3DS
Diretor, design conceitual, história, arte 2D (artista principal)

Final Fantasy All the Bravest

2013

iOS
Produtor criativo, conceito original

Lightning Returns: Final Fantasy XIII
2014
PlayStation 3, Xbox 360
Design de personagens principais

Final Fantasy XV
2016
PlayStation 4, Xbox One
conceito do jogo, design de personagem, história base[40]

Xenoblade Chronicles 2
2017
Nintendo Switch
Design de personagem

Kingdom Hearts III
2019
PlayStation 4, Xbox One
Diretor[41]

Final Fantasy VII Remake
A ser anunciado
PlayStation 4
Diretor


Referências




  1. Equipe da Next Generation (3 de março de 2007). «Os 100 desenvolvedores de jogos mais cotados de 2007». Next Generation. Future Publishing USA. Consultado em 2 de abril de 2007 


  2. «IGDA nomeia Metroid jogo do ano». IGN. 7 de março de 2003. Consultado em 28 de abril de 2012 


  3. abcd Perry, Douglass C. «84. Tetsuya Nomura». IGN. Consultado em 16 de maio de 2012 


  4. ab Ashcraft, Brian (28 de outubro de 2013). «Esboços secretos de Tetsuya Nomura dos anos 90». Kotaku. Consultado em 3 de janeiro de 2014 


  5. abc «Afterthoughts: Final Fantasy VII». Ziff Davis. Electronic Gaming Monthly (196): 104. Outubro de 2005 


  6. ab «O making of de... Final Fantasy VI». Future Publishing. Edge (251): 124–127. Março de 2013 


  7. abcde Knight, Sheila (2003). «Tetsuya Nomura 20s». FLAREgamer. Consultado em 13 de abril de 2006 


  8. Gantayat, Anoop (16 de maio de 2012). «Nomura, Kitase e Nojima discutem o desenvolvimento de Final Fantasy VII». Andriasang. Consultado em 3 de janeiro de 2014 


  9. abcd «Entrevista com Nomura, Kitase e Naora». Shūkan Famitsu. ASCII Corporation. 5 de junho de 1998. Consultado em 23 de fevereiro de 2011. Cópia arquivada em 23 de fevereiro de 2011 


  10. «Kingdom Hearts キングダム ハーツ» (em japonês). Final Fantasy 2000. Consultado em 30 de maio de 2007 


  11. «Iwata Asks: Tetsuya Nomura sobre Kingdom Hearts 3D». Andriasang. 3 de abril de 2012. Consultado em 16 de maio de 2012 


  12. Gantayat, Anoop (18 de março de 2010). «Tetsuya Nomura entrevistado no Twitter». Andriasang. Consultado em 18 de março de 2010 


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  14. Kingdom Hearts Ultimania: Revised Edition (em japonês). [S.l.]: Studio BentStuff. 2002. ISBN 4-7575-1349-6 


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  16. «Entrevista com Kazushige Nojima e Tetsuya Nomura à FLAREgamer.». FLAREgamer. 10 de outubro de 2005. Consultado em 5 de julho de 2008 


  17. ab Final Fantasy VII Advent Children Prologue (em japonês). [S.l.]: Square Enix. 2005. ISBN 4-08-779339-7 


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  23. Dissidia: Final Fantasy surgiu de Kingdom Hearts


  24. KujaFFman (9 de maio de 2007). «Dissidia : Imagens e informações». Final Fantasy World (em francês). Consultado em 9 de maio de 2007 


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  27. Gantayat, Anoop (13 de julho de 2011). «Chance de jogar Final Fantasy XIII-2 vindo em breve». Andriasang. Cópia arquivada em 14 de julho de 2011 


  28. «Kingdom Builder». Nintendo of America. Nintendo Power (276): 40–41. Março de 2012. ISSN 1041-9551 


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  30. «Kingdom Hearts: Dream Drop Distance - data de lançamento revelada». GoNintendo. 11 de dezembro de 2011. Consultado em 6 de abril de 2012 


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  32. Gantayat, Anoop (30 de abril de 2012). «Tetsuya Nomura espera anúncio de novo Kingdom Hearts breve». Andriasang. Consultado em 1 de maio de 2012 


  33. Gantayat, Anoop (31 de maio de 2006). «Gaimaga Blows Out Final Fantasy XIII». IGN. Consultado em 10 de fevereiro de 2010 


  34. http://www.wired.com/gamelife/2013/06/final-fantasy-versus-xiii-xv/


  35. «Iwata Asks: KINGDOM HEARTS 3D [Dream Drop Distance]». Nintendo. Consultado em 6 de janeiro de 2014 


  36. Kingdom Hearts Another Report (incluído ao jogo Kingdom Hearts II Final Mix) (em japonês). [S.l.]: Square Enix. Março de 2007 


  37. Studio BentStuff (13 de junho de 2002). «野村哲也インタビュー». Kingdom Hearts Ultimania. [S.l.]: Square Enix. pp. 528–535. ISBN 4-7575-1344-5 


  38. Studio BentStuff (17 de dezembro de 2004). «野村哲也インタビュー». Kingdom Hearts: Chain of Memories Ultimania. [S.l.]: Square Enix. ISBN 4-7575-1344-5 


  39. «Vídeo de The 3rd Birthday - trailer do DKS3713». Square Enix. 15 de dezembro de 2008. Consultado em 8 de junho de 2013 


  40. «Vídeo de Final Fantasy Versus XIII - trailer do DKS3713». GameTrailers. 12 de dezembro de 2008. Consultado em 9 de maio de 2013 


  41. Karmali, Luke (10 de setembro de 2013). «Espere um intervalo entre Kingdom Hearts III e Final Fantasy XV». IGN. Consultado em 3 de janeiro de 2014 



Ligações externas |




  • Tetsuya Nomura (em inglês) no Internet Movie Database

  • Biografia e arte de Tetsuya Nomura


  • Tetsuya Nomura no MobyGames




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