Juan Manuel Fangio















































































Juan Manuel Fangio

Fangio.png
Informações pessoais

Nome completo
Juan Manuel Fangio

Nacionalidade

argentino

Nascimento

24 de junho de 1911
Balcarce, Argentina

Morte

17 de julho de 1995 (84 anos)
Buenos Aires, Argentina
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1950-1951, 1953-1958

Equipes
4 (Alfa Romeo, Maserati, Mercedes e Ferrari)

GPs disputados
52 (51 largadas)

Títulos
5 (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957)

Vitórias
24

Pódios
35

Pontos
277.6 (245)1

Pole positions
29

Primeiro GP

GP da Grã-Bretanha de 1950

Último GP

GP da França de 1958
Registros nas 24 Horas de Le Mans

Edições

1950-1951, 1953, 1955

Equipes

Gordini, Louis Rosier, Alfa Corse, Daimler-Benz

Vitórias em classe(s)
0

Juan Manuel Fangio (Balcarce, 24 de junho de 1911 — Buenos Aires, 17 de julho de 1995) foi um automobilista argentino. Dominou a primeira década da Fórmula 1, ganhando o campeonato mundial cinco vezes.


Desde a infância, abandonou seus estudos para se dedicar a mecânica. Em 1938, estreou na categoria argentina Turismo Carretera, competindo em um Ford V8. Em 1940, ele competiu com Chevrolet, ganhou na época o Grand Prix International Championship e dedicou seu tempo para a Turismo Carretera, sagrando-se campeão, um título que defendeu com sucesso um ano mais tarde. A seguir, Fangio competiu na Europa entre 1947 a 1949, onde obteve mais sucesso.




Autógrafo de Fangio.


Fangio venceu o campeonato de pilotos, cinco vezes — um recorde que permaneceu durante 47 anos até ele ser batido por Michael Schumacher — por quatro equipes diferentes, uma façanha que não foi repetida. Um membro da Formula 1 Hall of Fame, [1] ele é considerado por muitos como um dos maiores pilotos da Fórmula 1 de todos os tempos[2][3]e detém a maior porcentagem de vitórias na Fórmula 1- 46.15% - 24 de 52 corridas de Fórmula 1. Fangio é único piloto argentino que venceu a Grande Prêmio da Argentina, tendo ele vencido quatro vezes em sua carreira.


Após a aposentadoria, Fangio presidiu como presidente honorário da Mercedes-Benz Argentina a partir de 1987, um ano após a inauguração do seu museu, até sua morte em 1995. Em 2011, no centenário de seu nascimento, Fangio foi lembrado ao redor do mundo e várias atividades foram realizadas por ocasião de seu aniversário.




Índice






  • 1 Carreira


  • 2 Resultados na Fórmula 1


    • 2.1 Vitórias de Juan Manuel Fangio na Fórmula 1




  • 3 Estatísticas


    • 3.1 Temporada a temporada


    • 3.2 Resultados da 24 Horas de Le Mans


    • 3.3 Resultados na 12 Horas de Sebring


    • 3.4 Resultado nas 24 Horas de Spa


    • 3.5 Resultados da Mille Miglia


    • 3.6 Resultado na Carrera Panamericana


    • 3.7 Resultado nas 500 Milhas de Indianápolis




  • 4 Ver também


  • 5 Ligações externas


  • 6 Referências





Carreira |


Juan Manuel Fangio correu 51 grandes prêmios, obteve 24 vitórias, 29 pole positions, 23 recordes de volta, cinco títulos mundiais (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957) dos quais 4 foram consecutivos, e dois vice-campeonatos (1950 e 1953) em oito temporadas que disputou. Fangio correu em quatro escuderias: Alfa Romeo (1950-1951), Maserati (1953-1954), Mercedes (1954-1955), Ferrari (1956) e Maserati (1957[4]-1958).


É o único piloto da história da Formula 1 que foi campeão em 4 equipas diferentes: Alfa Romeo, Maserati, Ferrari e Mercedes-Benz.


Fangio tinha o apelido "El Chueco" (O Manco), que recebeu em partidas amadoras de futebol, por ter as pernas arqueadas.


Juan Manuel Fangio disputou sua primeira corrida aos dezessete anos, guiando um Ford-T, e terminou-a em último. Subiu ao pódio pela primeira vez nas Mil Milhas na Argentina em 1939.




Fangio (1986)




Fangio no clássico Grande Prêmio da Alemanha de 1954 em Nürburgring


Seu acidente mais grave aconteceu no GP da Itália, em Monza, no ano de 1952. Ao seguir para a Itália, onde disputaria a prova, fez escala em Paris, mas não pôde continuar a viagem de avião por causa do mau tempo. Fangio não hesitou: pegou um carro e dirigiu aproximadamente 700 km até Monza. No dia seguinte, ainda cansado, bateu o seu Maserati durante uma sessão de treinos e voou para fora do carro. Feriu-se gravemente no pescoço. Ficou 40 dias internado e cinco meses com pescoço e tronco imobilizados. Muitos chegaram a pensar que a sua carreira estaria encerrada ali. No entanto, voltou a competir no ano seguinte.


Fangio foi o primeiro piloto do mundo a mostrar que a "Era romântica da Fórmula Um" estava para fechar o ciclo. Isto aconteceu quando decidiu encerrar a carreira em 1958.


Numa entrevista alguns anos depois, ele comenta o que o levou a tomar aquela decisão, já que estava no auge de sua carreira:







Os dois pilotos que o sucederam que ele mais admirou foram o britânico Jim Clark e brasileiro Ayrton Senna.


Em julho de 1995, Juan Manuel Fangio morreu vítima de insuficiência crônica renal aos 84 anos.


A sua marca de 5 títulos só foi superada 46 anos depois pelo alemão Michael Schumacher com a 6ª conquista em 2003.


Fangio não tinha filhos registrados. Até que em um hotel no balneário de Pinamar, na Província de Buenos Aires um hóspede disse a Rubén Juan Vázquez de 63 anos, que era muito parecido ao campeão mundial. Perguntou à sua mãe, Catalina Basili, se a suspeita do hóspede poderia ser verdadeira. Em um primeiro momento, Catalina negou. Mas, cinco anos mais tarde, quando tinha quase 90 anos e seu marido, que criara Rubén como filho, já morrera, Catalina chamou seu filho e revelou que ele era fruto de um amor proibido. Eles tiveram uma relação em 1940 quando Basili estava separada durante um curto período do marido.


Rubén então entrou na justiça para reconhecer a paternidade e depois de longos 13 anos foi confirmada a história e ele pode mudar seu nome para Rubén Juan Fangio e ganhou milhões como herdeiro da fortuna de Juan Manuel Fangio.


Oscar 'Cacho' Fangio, quatro anos mais velho que Rubén, também foi comprovado que é filho do piloto. 'Cacho' foi corredor de automóveis de Fórmula 3, conviveu com o ex-campeão e também era chamado de Fangio nas pistas. Mas só agora também está mudando seu nome nos documentos. Hoje, os dois, Oscar e Rubén, se chamam de irmãos, mesmo tendo se conhecido depois dos 70 anos de idade.


O advogado de Rubén, Pierri, e o advogado de Oscar, Scarcella, afirmam que os dois são, oficialmente, os únicos herdeiros reconhecidos de Fangio.



Resultados na Fórmula 1 |


(Legenda: Corrida em negrito indica pole position e em itálico indica volta mais rápida)





































































































































































































































Ano
Equipe
Chassis
Motor
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11

Pontos
Posição

1950
SA Alfa Romeo

Alfa Romeo 158
Alfa Romeo 158
L8 c

GBR
Ret
P

MON

P

Indy

SUI
Ret
P

BEL

P

FRA

P

ITA
Ret
P





27



1951
SA Alfa Romeo

Alfa Romeo 159
Alfa Romeo 158
L8 c

SUI

P

Indy

BEL

P

FRA
2
P

GBR

P

GER

P

ITA
Ret
P

ESP

P




311
(37)




1953
Officine Alfieri Maserati

Maserati A6GCM
Maserati A6
L6

ARG
Ret
P

Indy

HOL
Ret
P

BEL
Ret
P

FRA

P

GBR

P

GER

P

SUI
2
P

ITA

P



281
(29.5)




1954
Officine Alfieri Maserati

Maserati 250F
Maserati 250F1
L6

ARG

P

Indy

BEL

P









421
(57.1)




Daimler-Benz

Mercedes W196s

Mercedes-Benz M196
L8



FRA

C

GBR
3
C



ITA

C




Mercedes W196





GER

C

SUI

C


ESP

C



1955

Daimler-Benz

Mercedes W196

Mercedes-Benz M196
L8

ARG

C

MON
Ret
C

Indy

BEL

C

HOL

C

GBR

C






401
(41)




Mercedes W196s






ITA

C





1956

Scuderia Ferrari

Ferrari D50

Ferrari DS50
V8

ARG
2
E

MON
2
E

Indy

BEL
Ret
E

FRA

E

GBR

E

GER

E

ITA
2
E




301
(33)




1957
Officine Alfieri Maserati

Maserati 250F
Maserati 250F1
L6

ARG

P

MON

P

Indy

FRA

P

GBR
Ret
P

GER

P

PES

P

ITA

P




401
(46)




1958
Scuderia Sud Americana

Maserati 250F

Maserati 250F1
L6

ARG

P

ARG

NED


BEL


GBR

GER

POR

ITA

MAR

7

14º
Juan Manuel Fangio



FRA

P
Novi Auto Air Conditioner

Kurtis Kraft KK500F

Novi L8 c


Indy
NQ
F




  • ↑1 Nos descartes


  • ↑2 Dividiu os pontos com um piloto.


  • ↑3 Ele dividiu 1 ponto com 7 pilotos que também fizeram a volta mais rápida. Fangio levou 0,1 ponto.



Vitórias de Juan Manuel Fangio na Fórmula 1 |








  • Mónaco Grande Prêmio de Mônaco de 1950


  • Bélgica Grande Prêmio da Bélgica de 1950


  • França Grande Prêmio da França de 1950


  • Suíça Grande Prêmio da Suíça de 1951


  • França Grande Prêmio da França de 1951


  • Espanha Grande Prêmio da Espanha de 1951


  • Itália Grande Prêmio da Itália de 1953


  • Argentina Grande Prêmio da Argentina de 1954


  • Bélgica Grande Prêmio da Bélgica de 1954


  • França Grande Prêmio da França de 1954


  • Alemanha Grande Prêmio da Alemanha de 1954


  • Suíça Grande Prêmio da Suíça de 1954





  • Itália Grande Prêmio da Itália de 1954


  • Argentina Grande Prêmio da Argentina de 1955


  • Bélgica Grande Prêmio da Bélgica de 1955


  • Países Baixos Grande Prêmio dos Países Baixos de 1955


  • Itália Grande Prêmio da Itália de 1955


  • Argentina Grande Prêmio da Argentina de 1956


  • Reino Unido Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1956


  • Alemanha Grande Prémio da Alemanha de 1956


  • Argentina Grande Prêmio da Argentina de 1957


  • Mónaco Grande Prêmio de Mônaco de 1957


  • França Grande Prêmio da França de 1957


  • Alemanha Grande Prêmio da Alemanha de 1957




Estatísticas |


Fangio, ao longo de sua carreira, construiu um dos currículos mais invejáveis da categoria:



  • É o campeão com o maior percentual de vitórias: 47,06%

  • Possui o maior percentual de títulos: 62,5%

  • Possui o maior percentual de poles: 55,7 %

  • Possui o maior percentual de largadas na primeira fila: 94,1%

  • Possui o maior percentual de pódios: 68,6%



Temporada a temporada |
























































































































































Ano
Equipe
Chassi
Motor
Corrida
Vitórias
Segundos
Terceiros
Poles
Voltas mais rápidas
Pontos
Posição

1950

Alfa Romeo SpA
Alfa Romeo 158 / 159

Alfa Romeo 1.5 L8C
6
3


4
3
27



1951
Alfa Romeo SpA

Alfa Romeo 159 / 159 M
Alfa Romeo 1.5 L8C
7
3
2

4
5
31 (37)

Campeão

1953

Officine Alfieri Maserati

Maserati A6GCM / A6SSG
Maserati 2.0 L6
8
1
3

2
2
28 (29,5)



1954

Officine Alfieri Maserati

Maserati 250F
Maserati 2.5 L6
2
2


1
1
17

Campeão

Daimler Benz AG

Mercedes-Benz W 196
Mercedes 2.5 L8
6
4

1
4
2
25 (40,1)

1955
Daimler Benz AG
Mercedes-Benz W 196
Mercedes 2.5 L8
6
4
1

3
3
40 (41)

Campeão

1956

Scuderia Ferrari

Lancia-Ferrari D50
Ferrari 2.5 V8
7
3
2

6
4
30 (33)

Campeão

1957
Officine Alfieri Maserati
Maserati 250F Tipo 2
Maserati 2.5 L6
7
4
2

4
2
40 (46)

Campeão

1958

Scuderia Sud Americana
Maserati 250F Tipo 2
Tipo 3
Maserati 2.5 L6
2



1
1
7

14º

Total
51
24
10
1
29
23
277,6


Premiações/indicações


  • Foi designado o Melhor Automobilista de todos os tempos pela International Racing Press Association, em 1982, no Rio de Janeiro - Brasil;

  • Foi indicado ao prêmio de Atleta do século;



Resultados da 24 Horas de Le Mans |

















































Ano
Equipe
Co-pilotos
Carro
Classe
Voltas

Pos.

Class
Pos.


1950

França Automobiles Gordini

Argentina José Froilán González

Gordini T15S
S3.0
95
DNF
Ignição

1951

França Louis Rosier

França Louis Rosier

Talbot-Lago T26C
S5.0
92
DNF
Tanque de óleo

1953

Itália S.P.A. Alfa Romeo

Argentina Onofre Marimón

Alfa Romeo 6C 3000 CM
S5.0
22
DNF
Motor

1955

Alemanha Ocidental Daimler Benz AG

Reino Unido Stirling Moss

Mercedes-Benz 300 SLR
S3.0
134
DNF


Resultados na 12 Horas de Sebring |










































Ano
Equipe
Co-pilotos
Carro
Classe
Voltas

Pos.

Class
Pos.


1954

Itália Scuderia Lancia Co.

Itália Eugenio Castellotti

Lancia D24
S5.0
51
DNF
Eixo dianteiro

1956

Itália Scuderia Ferrari

Itália Eugenio Castellotti

Ferrari 860 Monza
S5.0
194





1957

Itália Maserati Factory

França Jean Behra

Maserati 450S
S5.0
197






Resultado nas 24 Horas de Spa |






















Ano
Equipe
Co-pilotos
Carro
Classe
Voltas

Pos.

Class
Pos.


1953

Itália S.P.A. Alfa Romeo

Itália Consalvo Sanesi

Alfa Romeo 6C 3000 CM Spider
S
5
DNF
Acidente


Resultados da Mille Miglia |

























































Ano
Equipe
Co-pilotos/Navegador
Carro
Classe

Pos.

Class
Pos.


1950


Itália Augusto Zanardi

Alfa Romeo 6C 2500 Competizione
S+2.0



1952


Itália Giulio Sala

Alfa Romeo 1900 Sprint
GT2.0
22º


1953

Itália S.P.A. Alfa Romeo

Itália Giulio Sala

Alfa Romeo 6C 3000 CM
S+2.0



1955

Alemanha Ocidental Daimler Benz AG


Mercedes-Benz 300 SLR
S+2.0



1956

Itália Scuderia Ferrari


Ferrari 290 MM
S+2.0




Resultado na Carrera Panamericana |





















Ano
Equipe
Co-pilotos/Navegador
Carro
Classe

Pos.

Class
Pos.


1953

Itália Scuderia Lancia

Itália Gino Bronzoni

Lancia D24 Pininfarina
S+1.6






Resultado nas 500 Milhas de Indianápolis |



















Ano

Chassi

Motor
Classificação
Chegada
Equipe

1958

Kurtis Kraft

Novi

NQ


Novi Auto Air Conditioner


Ver também |



  • Lista de recordes da Fórmula 1

  • Fórmula 1

  • Museu Juan Manuel Fangio



Ligações externas |



Commons

O Commons possui imagens e outras mídias sobre Juan Manuel Fangio




  • Mini-biografia de Juan Manuel Fangio (em português)


  • Museo Juan Manuel Fangio (em castelhano)


  • Un tributo al Chueco (em castelhano)


  • Juan Manuel Fangio (em francês)


  • Grand Prix History - Hall of Fame - Juan Manuel Fangio (em inglês)


  • Estatísticas de Juan Manuel Fangio (em inglês)


  • Números da carreira de Juan Manuel Fangio (em inglês)


  • Atletas do século - Juan Manuel Fangio (em inglês)


  • 1995 - Morre Manuel Fangio, a maior lenda da história da F1 (em português)



Referências




  1. «Formula 1™ – The Official F1™ Website». Formula1.com. Consultado em 17 de agosto de 2012 


  2. «The Official Formula 1 Website». Formula1.com. Consultado em 20 de março de 2011  "Many consider him to be the greatest driver of all time."


  3. «The Official Formula 1 Website». Formula1.com. Consultado em 20 de março de 2011  "Many consider him to be the greatest driver of all time."


  4. Maserati prepara comemoração de centenário; veja os carros emblemáticos Folha de S.Paulo






























































































F1 chequered flag.svg

Este artigo sobre um(a) automobilista, integrado ao Projeto Automobilismo, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  • Portal de biografias
  • Portal da Fórmula 1
  • Portal do automobilismo
  • Portal da Itália
  • Portal da Argentina








Popular posts from this blog

Probability when a professor distributes a quiz and homework assignment to a class of n students.

Aardman Animations

Are they similar matrix