Lockheed T-33 Shooting Star

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T-33 Shooting Star T-Bird | |
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Descrição | |
Tipo / Missão |
Aeronave de treino, com motor turbojato, monomotor monoplano |
País de origem |
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Fabricante |
Lockheed |
Período de produção |
1948-1959 |
Quantidade produzida |
6557 |
Desenvolvido de |
Lockheed P-80 Shooting Star |
Desenvolvido em |
Lockheed F-94 Starfire Boeing Skyfox |
Primeiro voo em |
22 de março de 1948 (70 anos) |
Variantes |
Lockheed T2V SeaStar Canadair CT-133 Silver Star |
Tripulação |
2 |
Especificações (Modelo: T-33A) | |
Dimensões | |
Comprimento |
11,49 m (37,7 ft) |
Envergadura |
11,86 m (38,9 ft) |
Altura |
3,57 m (11,7 ft) |
Peso(s) | |
Peso vazio |
3 775 kg (8 320 lb) |
Peso máx. de decolagem |
6 865 kg (15 100 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) |
1 x turbojato Allison J33-A-35 |
Força de empuxo (por motor) |
2 449 kgf (24 000 N) |
Performance | |
Velocidade máxima |
970 km/h (523 kn) |
Alcance (MTOW) |
2 050 km (1 270 mi) |
Teto máximo |
14 600 m (47 900 ft) |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões |
4 x metralhadoras Browning M3 de 12,7 mm (0,500 in) 2 x canhões Oldsmobile M4 de 30 mm (1,18 in) |
Bombas |
2 x pilones com capacidade para bombas de 907 kg (2 000 lb) ou pods para foguetes |
Aviso | |
O Lockheed T-33 Shooting Star é um avião americano monorreator, a jato, de asa baixa, bilugar em tandem, trem de aterragem triciclo retrátil. Foi produzido pela Lockheed Corporation e fez o seu primeiro voo em 1948, sendo pilotado por Tony LeVier. O T-33 foi desenvolvido a partir do Lockheed P-80/F-80 por melhorar a fuselagem e por adicionar um segundo lugar e um segundo controle.
Índice
1 Emprego em Forças Aéreas
1.1 Portugal
1.2 Brasil
1.2.1 Acidente
2 Ver também
3 Ligações externas
Emprego em Forças Aéreas |
Portugal |
RT-33A da Força Aérea Portuguesa na cor tradicional.
Portugal aquiriu 35 aeronaves T-33A e RT-33A, sendo que os primeiros 15 traziam duas metralhadoras no nariz, seriam tipo uma versão de treino do caça F-80, e que mais tarde foram retiradas tendo sido adicionado balastro para manter o centro de gravidade da aeronave. Elas entraram em serviço em 1953 e foram aposentadas em 1990. Durante os anos em que foram utilizadas, estiveram presentes em diversas unidades da Força Aérea Portuguesa: Base Aérea Nº 2, Base Aérea Nº 3 e Base Aérea Nº 5 (a partir de 1961). Em outubro de 1959 a Força Aérea recebeu cinco T-33 AN Silver Star — uma versão canadiana.
Brasil |

Lockheed T-33, mantido no Museu Aeroespacial no Campo dos Afonsos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) utilizou, entre 1956 e 1975, um total de 58 AT-33 em seus grupos de aviação, principalmente como avião de treinamento avançado.
Acidente |

No dia 18 de julho de 1967, um avião T-33 da FAB atingiu a cauda do avião Piper PA-23 Aztec no qual o ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco viajava. O Aztec caiu, matando Castelo Branco e outros ocupantes da aeronave: somente uma pessoa sobreviveu.
Ver também |
- Lockheed Martin
Ligações externas |
- Commons
Lockheed T-33A "Shooting Star". Perfil da aeronave no Museu Aeroespacial (MUSAL). Visitado em 7 de dezembro de 2014.
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