Contralto









Broom icon.svg

As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.




















Tipo de Voz

Feminino

Masculino

Soprano alcance
Soprano

Tenor alcance
Tenor

Mezzo Soprano alcance
Meio-soprano

Barítono alcance
Barítono

Contralto alcance
Contralto

Baixo alcance
Baixo

Contralto é o tipo de voz feminina mais baixo e pesado, com a mais grave tessitura e também a mais rara. O alcance vocal da contralto cai entre tenor e mezzo-soprano, normalmente do E3 para o Fá4[1], embora nos extremos algumas vozes podem chegar de um Lá2 para um Dó6, um ótimo exemplo legitimo dessa voz é a contralto Polonesa Ewa Podleś que emite do Lá2 para um Ré#6[2]. Tem um timbre robusto e vigoroso. Sua extensão aguda é muito escura e "entubada" o registro grave é cavernoso e possui fácil agilidade. Não tem muita divisão interna por timbre, e raramente canta papéis em óperas, a maioria dos papéis são distribuídos aos mezzo-sopranos, que mesmo possuindo um bom registro grave em voz de peito possuem um registro mais similar aos sopranos e não apresentam a mesma coloração profunda e escura marcada pela potência e agilidade nesse tipo de voz[3].


Cantoras contraltos de óperas são raras e a literatura operística contém alguns papéis escritos especificamente para elas. Contraltos, por vezes, são atribuídos a papéis femininos como Angelina em La Cenerentola, Rosina em O Barbeiro de Sevilha, Isabella em L'italiana in Algeri e Olga em Eugene Onegin, frequentemente interpretando vilãs, bruxas, velhas ou papéis de in travestir, originalmente escritos para castrati.[4]


Uma famosa cantora de ópera com uma voz de contralto foi a lendária Marian Anderson. Outra no início do século 20 foi estrela de ópera austríaca, Ernestine Schumann-Heink.[5]



Tipos de contralto |


Classificação no sistema alemão Fach, para óperas:[6]



  • Contralto coloratura: Tem luz, voz ágil, que vai muito elevado para a sua classificação, alta sustentação de notas e atipicamente, extensa coloratura. Se especializam em passagens floridas e saltos. Dados os desvios das normas da classificação, este tipo de voz é bastante raro. Pode ter o extenso registro vocal de o E♭3 para o B5.[carece de fontes?]


  • Contralto lírico: É mais leve do que um contralto dramático, mas não é capaz da ornamentação e dos saltos de um contralto coloratura. Esta classe de contralto, mais leve no timbre do que os outros, é o mais comum hoje em dia e, geralmente, varia do E ou F3 para o G5.[carece de fontes?]


  • Contralto dramático: A voz mais dramática, profunda, escura e pesada de contralto, tendo geralmente mais poder do que os outros. Cantoras nesta classe, como as contraltos de coloratura, são raras. Normalmente cantam em um intervalo desde o B2 para o F#5.[carece de fontes?]


Papéis operísticos |




  • Angelina*, La Cenerentola (Rossini)

  • Art Banker, Facing Goya (Nyman)

  • Auntie*, Peter Grimes (Britten)

  • Azucena*, Il trovatore (Verdi)

  • The Baroness, Vanessa (Barber)

  • La Cieca, La Gioconda (Ponchielli)

  • Cornelia Giulio Cesare (Handel)

  • The Countess*, Pikovaya Dama (Tchaikovsky)

  • Didone, Egisto (Cavalli)

  • Erda, Das Rheingold, Siegfried (Wagner)

  • Madame Flora, The Medium (Menotti)

  • Fides, Le prophète (Meyerbeer)

  • Florence, Albert Herring (Britten)

  • Isabella*, L'italiana in Algeri (Rossini)

  • Katisha, The Mikado (Gilbert and Sullivan)

  • Klytemnestra*, Elektra (Richard Strauss)

  • Lel, A Donzela da Neve (Rimsky-Korsakov)

  • Litle Buttercup, H.M.S. Pinafore (Gilbert and Sullivan)

  • Lucretia, The Rape of Lucretia (Britten)

  • Maddalena*, Rigoletto (Verdi)

  • Magdelone, Maskarade (Nielsen)

  • Mama Lucia, Cavalleria rusticana (Mascagni)

  • Malcolm*, La donna del lago (Rossini)

  • Margret, Wozzeck (Berg)

  • Maria, Porgy and Bess (Gershwin)

  • The Marquise of Birkenfeld, La fille du régiment (Donizetti)

  • Marthe, Faust (Gounoud)

  • Mary, Der fliegende Holländer (Wagner)

  • Mother, The Consul (Menotti)

  • Mother Goose, The Rake's Progress (Stravinsky)

  • Mrs Quickly, Falstaff (Verdi)

  • Norn, Götterdämmerung (Wagner)

  • Olga*, Eugene Onegin (Tchaikovsky)

  • Orfeo, Orfeu e Eurídice (Gluck)

  • Orsini, Lucrezia Borgia (Donizetti)

  • Pauline, Pikovaya Dama (Tchaikovsky)

  • La Principessa, Suor Angelica (Puccini)

  • Ratmir, Ruslan and Lyudmila (Glinka)

  • Rosina*, The Barber of Seville (Rossini)

  • Rosmira/Eurimene*, Partenope (Handel)

  • Ruth, The Pirates of Penzance (Gilbert and Sullivan)

  • Smeaton, Anna Bolena (Donizetti)

  • Sosostris, The Midsummer Marriage (Tippett)

  • Stella, What Next? (Carter)

  • Tancredi, Tancredi (Rossini)

  • Ulrica, Un ballo in maschera (Verdi)

  • Widow Begbick*, Rise and Fall of the City of Mahagonny (Weill)

  • 3rd Woodsprite, Rusalka (Dvořák)



* indicada um papel também cantado por mezzo-soprano.



Observações

O termo contralto foi desenvolvido em relação as vozes clássicas e operísticas, em que a classificação se baseia não apenas na escala vocal da cantora, mas também sobre a tessitura e timbre da voz. Para cantores clássicos e de ópera, seu tipo de voz determina os papéis que irão cantar e é o principal método de categorização. Na música não-clássica, os cantores são principalmente definidos por seu gênero e não o seu alcance vocal. Quando a termos soprano, mezzo-soprano, contralto, contratenor, tenor, barítono e baixo são usados ​​como descritores de vozes não-clássicas, eles são aplicados mais livremente do que seriam para aqueles de cantores clássicos e geralmente referem-se apenas ao alcance vocal percebida do cantor.



Referências




  1. http://www.aulasdemusica.org/MEIO-SOPRANO,%20CONTRALTO%20E%20OUTROS%20TIPOS%20VOCAIS.html


  2. http://www.nytimes.com/1998/10/18/arts/music-a-voice-as-rare-in-type-as-in-beauty.html


  3. http://www.aulasdemusica.org/MEIO-SOPRANO,%20CONTRALTO%20E%20OUTROS%20TIPOS%20VOCAIS.html


  4. «The Voice Teatcher» 


  5. «O que é contralto?» (em inglês) 


  6. «Vozes Femininas - Contralto» [ligação inativa] 

































  • Portal da música
  • Portal da arte



Popular posts from this blog

Probability when a professor distributes a quiz and homework assignment to a class of n students.

Aardman Animations

Are they similar matrix