G-funk
G-Funk | |
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Origens estilísticas | West Coast Hip Hop, Gangsta Rap, P-funk, Funk, R&B, Mobb Music, Dancehall |
Contexto cultural | anos 90, Condado de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos |
Instrumentos típicos | Sampler, sintetizadores, rap |
Popularidade | anos 90 |
G-Funk, também chamado de Gangsta Funk ou Ghetto Funk, é um tipo de música de Hip-Hop que emergiu do gangsta rap da Costa Oeste dos Estados Unidos no princípio da década de 1990, mais precisamente de bairros de South Central Los Angeles e da Bay Area de São Francisco, como Compton, Inglewood, Watts, Long Beach, Oakland, Richmond, Hayward e Vallejo. Este sub-género foi caracterizado por um tema geralmente hedonístico que se incluía o sexo, a violência e as drogas. O G-Funk converteu-se no sub-género principal do mainstream do Hip-Hop por um espaço de tempo de quase quatro anos (desde o lançamento do álbum "The Chronic" de Dr. Dre em 1992, até à queda da Death Row Records em 1996). Entre as principais características estão o ritmo lento e às vezes hipnótico, os vários sintetizadores, alguns vocais femininos, uso de talkbox, uso de samples de músicas de Funk, bass grave, e grandes ondas de som vindas de teclados.
O G-Funk nasceu no início dos anos 90 a partir de produtores como Dr. Dre e Cold 187, que trabalhavam na altura na Ruthless Records, a gravadora dos N.W.A. e dos Above The Law. Em 1990 o álbum de estreia dos Above The Law, "Livin' Like Hustlers" lançou como single a música "Murder Rap" produzida por Cold 187, que foi uma das primeiras músicas de G-Funk lançadas. Um ano mais tarde em 1991, a música "Alwayz Into Somethin'" dos N.W.A (que foi produzida por Dr. Dre) foi lançada como single no segundo álbum do grupo, o álbum "Efil4Zaggin", e era igualmente uma das primeiras músicas do sub-género. Apesar de ambos estes álbuns não terem uma sonoridade de G-Funk, os Above The Law lançaram ainda em 1991 o primeiro álbum de G-Funk, "Vocally Pimpin'", mas não obtiveram muito sucesso, para além disso rappers como DJ Quik já estavam igualmente a ter uma sonoridade bastante idêntica ao G-Funk nesta altura. Apenas em 1992 com o lançamento do primeiro álbum de Dr. Dre lançado na então recém nascida Death Row Records, o álbum "The Chronic", que o G-Funk se tornou um sub-género oficial dentro do Rap, os três singles do álbum obtiveram imenso sucesso no mundo da música e fizeram rappers como Snoop Dogg ganharem espaço para poderem começar as suas carreiras. No ano seguinte foi a vez de Snoop Dogg lançar o seu álbum de estreia pela Death Row, o álbum "Doggystyle". Dr. Dre tinha vendido milhões de cópias com o seu álbum "The Chronic" e Snoop Dogg não foi excepção, vendendo tanto quando Dr. Dre. A partir de 1993 muitos rappers, especialmente da Costa Oeste dos Estados Unidos, começaram a utilizar o sub-género nos seus álbuns igualmente, como por exemplo os rappers Ice Cube, Eazy-E e MC Eiht, mas muitos rappers de outros locais dos Estados Unidos como os Kriss Kross de Atlanta e o rapper The Notorious B.I.G. de Nova Iorque também utilizaram o sub-género. Em 1994, o rapper Warren G lançou o seu álbum de estreia, o álbum "Regulate... G-Funk Era", e no ano seguinte o grupo Tha Dogg Pound lançou o álbum "Dogg Food", ambos os álbuns venderam vários milhões de cópias. Entre outros artistas que ajudaram a popularizar o sub-género estão os rappers Ice Cube e o seu grupo Westside Connection, Coolio, 2Pac, DJ Quik, Eazy-E e o grupo Bone Thugs-N-Harmony, todos eles vendendo milhões de cópias dos seus álbuns. Apesar de o sub-género ter sido a sonoridade predominante no Rap durante alguns anos, a partir do final de 1996 o G-Funk começou a cair lentamente, graças à saída de Dr. Dre da Death Row Records e da morte do rapper 2Pac, o que levou não só a Death Row a cair como também toda a cultura Hip Hop da Costa Oeste dos Estados Unidos. Até ao início da década de 2000 vários álbuns de G-Funk foram lançados, alguns esses como "2001" de Dr. Dre venderam milhões de cópias, mas mesmo assim o G-Funk e todo o Rap da Costa Oeste dos Estados Unidos acabou por cair, dando lugar a Atlanta, Nova Orleães, Nova Iorque e Houston como os principais locais no mundo do Hip Hop.
A partir da década de 2010 o Rap da Costa Oeste dos Estados Unidos voltou a ser uma força dentro do mundo do Hip Hop, com rappers como Kendrick Lamar, Kid Ink, ScHoolboy Q, YG, Tyler The Creator, Hopsin, Ty Dolla $ign, Earl Sweatshirt e Tyga a se tornarem nomes celebres dentro do mundo musical. Produtores como DJ Mustard basearam-se imenso na sonoridade do G-Funk dos anos 90 para criar, juntamente com drums de Trap, uma sonoridade própria modernizada do Rap da Costa Oeste dos Estados Unidos. Rappers como Kendrick Lamar e The Game utilizam uma sonoridade idêntica ao G-Funk, mas não propriamente G-Funk já que existem diferenças notáveis. Álbuns como "Good Kid M.A.A.D. City" e "To Pimp A Butterfly" de Kendrick Lamar, "My Krazy Life" e "Still Brazy" de YG e "Oxymoron" e "Blank Face" de ScHoolboy Q são alguns dos álbuns que conseguiram ter sucesso nos últimos anos que contém uma sonoridade idêntica ao do G-Funk. Outros artistas como Problem, AD, Nipsey Hussle, Dom Kennedy, Kamayah e Joe Moses conseguiram também alcançar algum sucesso com um som semelhante ao do G-Funk. Hoje o tipo de produção de DJ Mustard é copiado por boa parte dos rappers da Costa Oeste dos Estados Unidos, sendo esta mistura de G-Funk e Trap a sonoridade predominante no Rap da Costa Oeste dos Estados Unidos.
No Brasil o G-Funk não era muito conhecido mas alguns artistas utilizaram o sub-género, como o grupo MRN no álbum seu álbum de 1994, o álbum "Só Se Não Quiser Ser...". Os Racionais MC'S não eram muito ligados ao G-Funk tal como a maioria dos outros rappers e grupos de rap existentes no Brasil, já que as músicas lançadas pelo grupo tinham uma sonoridade mais virada para o Funk dos anos 70, ao contrário do G-Funk que tinha uma sonoridade mais simular para grupos como os Parliament-Funkadelic, os Zapp e os The Gap Band. Existem outros artistas no Brasil que são também notáveis dentro do sub-género, como por exemplo o rapper Nill do grupo MRN, o rapper Kuryña G-Funk e entre outros. As músicas do rapper Kuryña G-Funk são bastantes influenciadas a partir da cultura dos bairros pobres da Califórnia, como Compton, Inglewood e Watts, que incluí referências a carros lowrider, vida de gangster e entre outras. Apesar de tudo o G-Funk nunca chegou a ser popular no Brasil, nem durante nem depois dos anos em que foi o som predominante no mundo do Rap.
Artistas Notáveis |
- 213
- 2Pac
- AD
- Above The Law
- Bone Thugs-N-Harmony
- BG Knocc Out & Dresta
- Bloods & Crips
- Compton's Most Wanted
- Coolio
- Cypress Hill
- Daz Dillinger
- Del The Funky Homosapien
- DJ Mustard
- DJ Quik
- DJ Yella
- Dom Kennedy
- Domino
- Dr. Dre
- E-40
- Eazy-E
- G Perico
- Ice Cube
- Ice-T
- Jay Rock
- Joe Moses
- Jooba Loc
- Kausion
- Kamayah
- Kendrick Lamar
- King Tee
- Kokane
- Kriss Kross
- Kurupt
- Luniz
- Mac Dre
- Mack 10
- MC Eiht
- MC Ren
- Mr. Criminal
- Nate Dogg
- Nipsey Hussle
- N.W.A.
- O.F.T.B.
- OutKast
- Outlawz
- Problem
- Rappin' 4 Tay
- RJ
- Sadboy
- Sam Sneed
- Scarface
- ScHoolboy Q
- Shade Sheist
- Skee-Lo
- Snoop Dogg
- South Central Cartel
- Spice 1
- TeeCee4800
- Tha Eastsidaz
- Tha Dogg Pound
- The Dove Shack
- The Game
- The Lady Of Rage
- Thug Life
- Too $hort
- Twinz
- Ty Dolla $ign
- Vince Staples
- Warren G
- Westside Connection
- WC
- Xzibit
- YG
Álbuns de G-Funk Notáveis |
Vocally Pimpin' (1991) dos Above The Law
Totally Krossed Out (1992) dos Kriss Kross
Way 2 Fonky (1992) de DJ Quik
Music To Driveby (1992) dos Compton's Most Wanted
The Chronic (1992) de Dr. Dre
'Til Death Do Us Apart (1993) dos Geto Boys
Bangin' On Wax (1993) dos Bloods & Crips
It's On (Dr. Dre) 187um Killa (1993) de Eazy-E
Get In Where You Fit In (1993) de Too $hort
Doggystyle (1993) de Snoop Dogg
Domino (1993) de Domino
Lethal Injection (1993) de Ice Cube
Above The Rim (1994) de Vários Artistas
Regulate...G Funk Era (1994) de Warren G
It Takes A Thief (1994) de Coolio
We Come Strapped (1994) de MC Eiht
Murder Was The Case: The Soundtrack (1994) de Vários Artistas
Thug Life: Volume 1 (1994) dos Thug Life
Safe + Sound (1995) de DJ Quik
Me Against The World (1995) de 2Pac
I Wish (1995) de Skee-Lo
Operation Stackola (1995) dos Luniz
E. 1999 Eternal (1995) dos Bone Thugs-N-Harmony
Dogg Food (1995) dos Tha Dogg Pound
Gangsta's Pradise (1995) de Coolio
Str8 Off Tha Streetz Of Muthaphukkin' Compton (1996) de Eazy-E
All Eyez On Me (1996) de 2Pac
Gettin' It (Album Number 10) (1996) de Too $hort
Bow Down (1996) dos Westside Connection
The Don Killuminati: The 7 Day Theory (1996) de Makaveli
Tha Doggfather (1996) de Snoop Dogg
Gridlock'd (1997) de Vários Artistas
The Untouchable (1997) de Scarface
Take A Look Over Your Sholder (1997) de Warren G
The Art Of War (1997) dos Bone Thugs-N-Harmony
My Soul (1997) de Coolio
Based On A True Story (1997) de Mack 10
Gang Related (1997) de Vários Artistas
Retaliation, Revenge And Get Back (1998) de Daz Dillinger
The Shadiest One (1998) de WC
G-Funk Classics, Vol. 1 & 2 (1998) de Nate Dogg
Da Game Is To Be Sold, Not To Be Told (1998) de Snoop Dogg
Kuruption! (1998) de Kurupt
War & Peace Vol. 1 (The War Disc) (1998) de Ice Cube
Rythm-Al-Ism (1998) de DJ Quik
Suge Knight Represents: Chronic 2000 (1999) de Vários Artistas
No Limit Top Dogg (1999) de Snoop Dogg
I Want It All (1999) de Warren G
2001 (1999) de Dr. Dre
Tha Streetz Iz A Mutha (1999) de Kurupt
Tha Eastsidaz (2000) dos Tha Eastsidaz
War & Peace Vol. 2 (The Peace Disc) (2000) de Ice Cube
Balance & Options (2000) de DJ Quik
Space Boogie: Smoke Oddessey (2001) de Kurupt
Duces 'N Trayz: The Old Fashioned Way (2001) dos Tha Eastsidaz
Music & Me (2001) de Nate Dogg
Stoned Raiders (2001) dos Cypress Hill
Informal Introduction (2002) de Shade Sheist
Terrorist Threats (2003) dos Westside Connection
The Hard Way (2004) dos 213
Cali Iz Active (2006) dos Tha Dogg Pound