Inverno


|
|

Nas regiões frias, o inverno está associado à neve.
O inverno (AO 1945: Inverno) é a estação mais fria das quatro estações do ano nos climas temperados.
O inverno do hemisfério norte é chamado "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério.
O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
No hemisfério sul o inverno se estende entre junho e setembro, como na foto acima, de agosto de 2010 no município de São Joaquim, Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, que destoando das demais regiões do país, apresenta clima temperado e há a ocorrência constante de neve
As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.
Engloba parte dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março no hemisfério norte, e junho, julho, agosto e setembro no hemisfério sul.
Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo do inverno.
Ver também |
- Equinócio
- Solstício
- Terminologia da neve e do inverno
Glossário de Astronomia |
Abóbada celeste | |