Filippo Brunelleschi
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Filippo Brunelleschi | |
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Nome nativo | Filippo di ser Brunellesco di Lippo Lapi |
Nascimento | 1377 Florença |
Morte | 15 de abril de 1446 (69 anos) Florença |
Sepultamento | Santa Maria del Fiore |
Ocupação | escultor, engenheiro civil, engenheiro, arquiteto |
Magnum opus | Spedale degli Innocenti, Santa Maria del Fiore, Basílica do Espírito Santo |
Movimento estético | Primeira Renascença, Renascença italiana |
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Filippo Brunelleschi (nascido Filippo di ser Brunellesco Lapi; Florença, 1377 — Florença, 1446) foi um arquiteto e escultor renascentista. Filippo Brunelleschi nasceu em uma família de classe média de Florença; era filho de Giuliana Spini e Brunellesco di Lippo, um advogado. Seu pai tentou o influenciar a ser também advogado, mas Filippo preferiu a arte e arquitetura. Começou a vida como ourives e foi, posteriormente, um arquiteto, o pioneiro desta arte na Renascença. Entrou para a história ao concluir a Santa Maria del Fiore, em Florença, uma das primeiras catedrais em estilo renascentista.
Índice
1 Obra
1.1 O encontro com a perspetiva cônica
2 Principais trabalhos
3 Referências
Obra |
A sua obra mais conhecida é a cúpula da catedral (Duomo em italiano) Santa Maria del Fiore, em Florença. Construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octogonal.
Brunelleschi também projetou o Hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituíam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitetura, clara e organizada de uma forma racional.
Outra grande obra deste artista é o Palácio Pitti, sendo este o protótipo do estilo palaciano renascentista.
As igrejas de São Lourenço e Santo Espírito também são obras de Brunelleschi, tal como a Capela Pazzi, que é caracterizada pela sua estrutura geométrica e, é de salientar ainda que só os elementos arquitetônicos participavam, ou seja, todos os elementos supérfluos foram dispensados: nem retábulos, nem imagens de santos (exceto uns medalhões de Donatello).
O encontro com a perspetiva cônica |
Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, Brunelleschi redescobriu os princípios da perspetiva cônica, que, estudados por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média. Restabeleceu na prática o conceito de ponto de fuga, e a relação entre a distância e a redução no tamanho dos objetos. Seguindo os princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, os artistas da época puderam reproduzir objetos tridimensionais no plano com surpreendente verossimilhança.
Influência romana na arquitetura
Quando foi chamado a projetar novas igrejas ou outros edifícios, decidiu abandonar inteiramente o estilo tradicional e adotar o programa daqueles que ansiavam por um renascimento da grandeza romana. Consta que ele viajou para Roma e mediu as ruínas de templos e palácios, fazendo esboços de suas formas e ornamentos. Jamais foi sua intenção copiar literalmente esses antigos edifícios. Dificilmente eles poderiam ser adaptados às necessidades da Florença quatrocentista. O que Brunelleschi tinha em mira era a criação de um novo processo de construção, em que as formas da arquitetura clássica fossem livremente usadas para criar novos modos de harmonia e beleza.[1] Quem foram os seus mestres? Não encontramos nada a respeito disto!
Principais trabalhos |
Domo de Santa Maria del Fiore;
Hospital dos Inocentes;
Basílica de São Lourenço;
Santa Maria do Espírito Santo;
Capela Pazzi;
Palácio Pitti.
Referências
↑ E.H. Gombrich (1979). A história da Arte. [S.l.: s.n.]