Estação Ferroviária de Entrecampos
Entrecampos | |
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Linha(s) | Linha de Cintura (PK 5,930) |
Coordenadas | 38° 44′ 40,44″ N, 9° 08′ 55,2″ O |
Concelho | Lisboa |
Serviços Ferroviários | InterCidades Alfa Pendular InterRegional Regional Urbano Suburbano Horários em tempo real |
Serviços | |
Localização | |
Predefinição:Posição mapa |
Nota: Para a estação de metropolitano com o mesmo nome, veja Estação Entre Campos.
A Estação de Entrecampos, originalmente conhecida como Entre-Campos, gerida pela Infraestruturas de Portugal, SA, é uma gare intermodal de transportes de Lisboa, servida por comboios da CP e da Fertagus, com ligação mecânica subterrânea ao Metropolitano de Lisboa, na Linha Amarela, e uma dezena de carreiras da Carris. Anexada a esta estação, encontra-se o terminal de Entrecampos Poente, actualmente sem serviço comercial.
Índice
1 Descrição
1.1 Localização e acessos
1.2 Vias e plataformas
1.3 Arquitectura
2 Serviços
2.1 Transporte ferroviário
2.1.1 Urbanos de Lisboa
2.1.2 Estações ferroviárias servidas dentro de Lisboa
2.1.3 Fertagus
2.1.4 Regional
2.1.5 Longo Curso
2.1.6 Padrão de serviços de comboio
2.2 Transportes urbanos
2.2.1 Carris
2.2.2 Metropolitano de Lisboa
2.2.3 AeroBus
3 História
4 Ver também
5 Referências
6 Bibliografia
7 Leitura recomendada
8 Ligações externas
Descrição |
CP-USGL + Soflusa + Fertagus | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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(Serviços ferroviários suburbanos de passageiros na Grande Lisboa)
Linhas: Fonte: Página oficial, 2018.11 (nomes das estações de acordo com a fonte) |
Localização e acessos |
A estação está construída num viaduto sobre as avenidas da República e 5 de Outubro, e a entrada principal faz-se pela Rua Dr. Eduardo Neves, uma transversal entre estas duas avenidas de Lisboa.[1]
Vias e plataformas |
Em Janeiro de 2017, possuía 4 vias de circulação, com 320 a 325 m de comprimento útil, 310 m de plataformas com uma altura de 90 cm. [2]
Arquitectura |
A concepção da nova estação de Entrecampos foi condicionada pelo facto do edifício se situar num viaduto sobre uma das mais importantes artérias da cidade de Lisboa, o que lhe aumentava a visibilidade e a importância no contexto urbano.[3] Assim, decidiu-se que a estação deveria ser construída como um objecto urbano, que serviria de exemplo da integração de várias artes plásticas.[3] O interior do edifício está dividido em três partes, a primeira situada ao nível do solo e que serve de acesso, a segunda em mezanino, que é utilizada para distribuição, e a terceira, onde se situa a gare ferroviária, com as plataformas.[3] O piso térreo e o mezanino, devido à sua importância como os locais de acesso entre a estação e o resto da cidade, foram construídos com paredes de vidro, de forma a se poder ver o movimento das pessoas, que constitui também parte da composição arquitectural.[3] Quanto ao nível da gare, este foi concebido de forma a dar um ambiente industrial, através do uso predominante do aço como material.[3]
Serviços |
Em 2012, Entrecampos é a mais movimentada de todas as estações ferroviárias portuguesas, com 405 comboios (no total dos dois sentidos) em cada dia útil, mas apenas com mais quatro combóios diários que Sete Rios, a estação seguinte da Linha de Cintura no sentido poente. O grosso deste movimento é constituido pelos combóios suburbanos da região de Lisboa, mas a estação é igualmente servida por alguns comboios nacionais, incluindo todos os que ligam Lisboa ao sul de Portugal. Em 2012 paravam na Estação de Entrecampos os seguintes combóios:
Alfa Pendular Porto-Faro-Porto, quatro combóios diários;
Intercidades Lisboa-Faro, seis combóios diários;
Intercidades Lisboa-Évora/Beja, oito combóios por dia útil;
InterRegional e Regional da linha do Oeste, onze combóios por dia útil- Urbanos da operadora estatal CP Lisboa dos eixos de Sintra e Azambuja, 228 combóios por dia útil;
- Urbanos da operadora privada Fertagus Roma Areeiro - Setúbal, 148 comboios por dia útil.
Transporte ferroviário |
Serviço | Municípios Servidos |
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CP Longo Curso Intercidades | Almada, Palmela, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Évora, Alvito, Cuba, Grândola, Ourique, Odemira, Silves, Albufeira, Loulé e Faro |
CP Regional Regional e InterRegional | Lisboa, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Pombal, Figueira da Foz, Soure, Montemor-o-Velho e Coimbra |
CP Urbano Linha de Sintra | Lisboa, Amadora, Oeiras e Sintra |
CP Urbano Linha da Azambuja | Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira e Azambuja |
Fertagus | Almada, Seixal, Barreiro, Palmela e Setúbal |
Urbanos de Lisboa |
CP Urbanos de Lisboa | |
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Sintra ↔ Oriente | |
Sintra ↔ Alverca (excepto fins-de-semana e feriados) | |
Alcântara - Terra ↔ Castanheira do Ribatejo (excepto fins-de-semana e feriados) | |
Alcântara - Terra ↔ Azambuja (apenas primeiro e último comboio do dia, excepto fins-de-semana e feriados) |
Estações ferroviárias servidas dentro de Lisboa |
- Benfica
- Campolide
- Alcântara-Terra
- Rossio
- Sete Rios
- Entrecampos
- Roma Areeiro
- Marvila
- Braço de Prata
- Oriente
Fertagus |
Fertagus | |
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Setúbal ↔ Roma-Areeiro | |
Coina ↔ Roma-Areeiro |
Regional |
CP Regional | |
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Lisboa - Santa Apolónia ↔ Leiria | |
Lisboa - Santa Apolónia ↔ Caldas da Rainha | |
Lisboa -Santa Apolónia ↔ Torres Vedras |
Longo Curso |
CP Longo Curso | |
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Porto - Campanhã ↔ Faro | |
Lisboa - Oriente ↔ Évora | |
Lisboa - Oriente ↔ Faro |
Padrão de serviços de comboio |
Estação anterior | Comboios de Portugal | Estação seguinte | ||
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Sete Rios Direção Sintra | | CP Lisboa Linha de Sintra | | Roma-Areeiro Direção Oriente / Alverca1 |
Sete Rios Direção Alcântara-Terra | | CP Lisboa Linha da Azambuja | | Roma-Areeiro Direção Castanheira do Ribatejo1 / Azambuja2 |
Sete Rios Direção Leiria / Coimbra | | CP Regional Linha do Oeste | | Santa Apolónia Terminal |
Sete Rios Direção Faro / Évora | | Intercidades Linha do Sul | | Lisboa - Oriente Terminal |
Pinhal Novo Direção Faro | | Alfa Pendular Linha do Sul | | Lisboa - Oriente Direção Porto - Campanhã |
Fertagus | ||||
Sete Rios Direção Setúbal / Coina | | Fertagus Linha do Sul | | Roma-Areeiro Terminal |
1Excepto fins-de-semana e feriados
2Apenas primeiro e último comboio do dia, excepto fins-de-semana e feriados
Transportes urbanos |
Carris |
207 Cais do Sodré ⇄ Fetais, via Saldanha
701 Campo de Ourique ⇄ Charneca via Campo Grande
727 Estação Roma-Areeiro ⇄ Restelo, via São Bento
736 Cais do Sodré ⇄ Odivelas, via Campo Grande
738 Quinta dos Barros ⇄ Alto de Santo Amaro, via Marquês de Pombal
744 Marquês de Pombal ⇄ Moscavide, via Aeroporto
749 Estação Entrecampos ⇄ ISEL
754 Campo Pequeno ⇄ Alfragide, via Sete Rios
756 Olaias ⇄ Rua da Junqueira (Centro de Congressos), via Praça de Espanha
783 Amoreiras ⇄ Portela / Prior Velho, via Aeroporto
Metropolitano de Lisboa |
Linha Amarela: Entre Campos (Rato ⇄ Odivelas)
AeroBus |
Linha 1 Aeroporto ⇄ Cais do Sodré
Linha 2 Aeroporto ⇄ Avenida José Malhoa (Sul)
História |
A estação de Entrecampos situa-se no troço da Linha de Cintura entre Benfica e Santa Apolónia, que entrou ao serviço no dia 20 de Maio de 1888, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.[4]
Em 1 de Janeiro de 1925, a Gazeta dos Caminhos de Ferro noticiou que já tinham sido concluídas as obras no apeadeiro de Entrecampos, melhorando as suas condições de serviço.[5]
Em 1932, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses estava a planear a construção de uma estação em Entrecampos, de forma a substituir a Gare do Rossio.[6]
Em 4 de Outubro de 1948, foi organizada uma viagem experimental entre as estações de Entrecampos e Vila Nova de Gaia, de forma a testar uma das novas locomotivas a gasóleo que tinham sido encomendadas pela C. P..[7] O comboio era formado pela locomotiva 101 e várias carruagens, e demorou cerca de quatro horas no percurso.[7]
Em 13 de Julho de 1949, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou o projecto para o Viaduto de Entrecampos, que transportava a via férrea sobre a Avenida da República.[8] Em 25 de Outubro desse ano, foi organizado um comboio especial de Queluz ao Luso, para transportar o General Franco numa visita a Portugal.[9] Na viagem de regresso a Lisboa, os ministros do Interior e das Comunicações desceram no apeadeiro de Entrecampos.[9]
Na primeira metade do Século XX, foi instalada uma marquise sobre a gare dos passageiros.[10]
Em 15 de Janeiro de 1953, chegou a Entrecampos uma nova automotora a gasóleo para a C. P., que se deslocou pelos próprios meios desde a fronteira.[11]
Em finais de 1992, iniciou-se o concurso público de pré-qualificação para o Eixo Ferroviário Norte - Sul, projecto que tinha como objectivo desenvolver e ligar as redes de caminhos de ferro suburbanas de Lisboa nas duas margens do Tejo, de forma a permitir a circulação dos comboios de longo curso e suburbanos entre as duas margens.[12] Este projecto incluiu a construção e modernização de vários troços, edificação e ampliação de estações, e a instalação das vias férreas na Ponte 25 de Abril.[12] No caso da Linha de Cintura, devia ser quadruplicada a via férrea já existente, e construídos novos edifícios em várias estações, incluindo Entrecampos, que ficaria ligada ao Metropolitano de Lisboa.[12] Em 1993, entrou ao serviço a interface entre os comboios da CP e o Metropolitano de Lisboa em Entrecampos.[13] A nova gare intermodal de Entrecampos foi projectada e construída pelo Gabinete do Nó Ferroviário de Lisboa e pela Rede Ferroviária Nacional, para servir os comboios da CP e da Fertagus.[14] Em Julho de 1999, a estação de Entrecampos passou a ser servida pelos comboios da Fertagus.[15]
Ver também |
- Infraestruturas de Portugal
Referências
↑ «Entrecampos». Comboios de Portugal. Consultado em 18 de Novembro de 2014
↑ «Directório da Rede 2012». Rede Ferroviária Nacional. 6 de Janeiro de 2011. 80 páginas
↑ abcde LAND et al, p. 306
↑ TORRES, Carlos Manitto (16 de Janeiro de 1958). «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 70 (1682). p. 61-64. Consultado em 31 de Março de 2017
↑ «Efemérides» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 51 (1235). 1 de Junho de 1939. p. 281-284. Consultado em 5 de Setembro de 2018
↑ MARTINS, Rocha (1 de Novembro de 1932). «Como nasceu a Estação do Rossio» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 45 (1077). p. 513-514. Consultado em 31 de Março de 2017
↑ ab «A primeira locomotiva eléctrica da C. P. já fez, com grande êxito, duas viagens experimentais» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 60 (1460). 16 de Outubro de 1948. p. 550-551. Consultado em 5 de Setembro de 2018
↑ MARTINS et al, 1996:263
↑ ab «Figuras Ferroviárias: Engenheiro José de Sousa Nunes» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 69 (1639). 1 de Abril de 1956. p. 179. Consultado em 20 de Dezembro de 2016
↑ NUNES, José de Sousa (16 de Junho de 1949). «A Via e Obras nos Caminhos de Ferro em Portugal» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 62 (1476). p. 418-422. Consultado em 5 de Setembro de 2018
↑ «Novo material para a C. P.» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 65 (1562): 454. 16 de Janeiro de 1953. Consultado em 5 de Setembro de 2018
↑ abc MARTINS et al, 1996:216-127
↑ REIS et al, 2006:150
↑ REIS et al, 2006:229
↑ «Estação de Entrecampos». Fertagus. Consultado em 31 de Março de 2017
Bibliografia |
LAND, Carsten; HUCKING, Klaus; TRIGUEIROS, Luiz (2005). Arquitectura em Lisboa e Sul de Portugal desde 1974. Lisboa: Editorial Blau. 179 páginas. ISBN 972-8311-17-6 !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
MARTINS, João; BRION, Madalena; SOUSA, Miguel; et al. (1996). O Caminho de Ferro Revisitado: O Caminho de Ferro em Portugal de 1856 a 1996. Lisboa: Caminhos de Ferro Portugueses. 446 páginas !CS1 manut: Uso explícito de et al. (link) !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
REIS, Francisco; GOMES, Rosa; GOMES, Gilberto; et al. (2006). Os Caminhos de Ferro Portugueses 1856-2006. Lisboa: CP-Comboios de Portugal e Público-Comunicação Social S. A. 238 páginas. ISBN 989-619-078-X !CS1 manut: Uso explícito de et al. (link) !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
Leitura recomendada |
ANTUNES, J. A. Aranha; et al. (2010). 1910-2010: o caminho de ferro em Portugal. Lisboa: CP-Comboios de Portugal e REFER - Rede Ferroviária Nacional. 233 páginas. ISBN 978-989-97035-0-6 !CS1 manut: Uso explícito de et al. (link)
CERVEIRA, Augusto; CASTRO, Francisco Almeida e (2006). Material e tracção: os caminhos de ferro portugueses nos anos 1940-70. Col: Para a História do Caminho de Ferro em Portugal. 5. Lisboa: CP-Comboios de Portugal. 270 páginas. ISBN 989-95182-0-4 !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
SALGUEIRO, Ângela (2008). A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses: 1859-1891. Lisboa: Univ. Nova de Lisboa. 145 páginas
Ligações externas |
- Página sobre a Estação de Entrecampos, no sítio electrónico empresa Infraestruturas de Portugal
- Página sobre a Estação de Entrecampos, no sítio electrónico da empresa Comboios de Portugal
- Página sobre a Estação de Entrecampos, no sítio electrónico da empresa Fertagus
Página com fotografias da Estação de Entrecampos, no sítio electrónico Railfaneurope (em inglês)