A36 (autoestrada)
Nome: Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) | ||
Traçado actual: Algés - Sacavém | ||
Traçado previsto: Algés - Sacavém | ||
Tráfego médio diário: 86 968[1] | Ano: 2017 (Dez.) | |
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Cruza com: | Concessionário: | Regime: |
A 1 , A 5 , A 8 , A 12 , A 16 , A 37 , A 40 , IP 7 , N 6, N 8, N 117 | Infraestruturas de Portugal | Gratuito |
A IC17 - CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa), é uma via rápida portuguesa com perfil de autoestrada que circunda a cidade de Lisboa nos seus limites terrestres, a norte e a oeste. A numeração A36 está reservada caso esta estrada venha a ser convertida numa autoestrada. A CRIL é comparável ao Rodoanel Mário Covas (auto-estrada que circunda a cidade de São Paulo, no Brasil) e ao Grande Raccordo Anulare (auto-estrada que circunda Roma, em Itália). Liga Algés a Sacavém, numa extensão de 21 km e fecha um anel rodoviário em torno de Lisboa, também a sul, pelo seu seguimento contínuo com a Ponte Vasco da Gama e com a A12.
Esta via rápida tem como objectivo captar e escoar o trânsito ao longo de todo o perímetro do concelho de Lisboa. A IC17 tem maioritariamente um perfil transversal de 2x3 vias, embora em alguns troços tenha um máximo de 4 vias por faixa de rodagem. O limite de velocidade é de 90 km/h entre Algés e a Buraca, 70 km/h, controlado através de radares, entre a Buraca e Alfornelos, 90 km/h entre Alfornelos e a A8 (neste troço, partilha 600 metros com o início da A8), e de 90 km/h entre a A8 e a Ponte Vasco da Gama (excepto no Túnel do Grilo, onde a velocidade máxima é 80 km/h).
Índice
1 História
1.1 Conclusão da CRIL: Troço Buraca - Pontinha
2 Estado dos Troços
3 Obras de arte
4 Perfil
5 Saídas
5.1 Algés - Sacavém
6 Polémicas
7 Notas e referências
8 Ligações externas
História |
A inauguração do primeiro troço, Algés-Benfica, deu-se em 1991[2].
Conclusão da CRIL: Troço Buraca - Pontinha |
O último troço da CRIL (o troço entre a Pontinha e a Buraca), numa extensão aproximada de 4 km, foi inaugurado a 16 de Abril de 2011. O início dos trabalhos foi sendo sucessivamente adiado devido a desentendimentos e polémicas na escolha do traçado.
Tendo-se chegado a um entendimento entre os concelhos de Amadora, Odivelas e Lisboa, foi adjudicada a obra para a conclusão desta via fundamental. O projecto consistiu na construção de um túnel que atravessa as zonas mais populosas destes três concelhos (caso da Buraca e Alfornelos). Em partes deste novo troço, a CRIL é também em "vala aberta" (por exemplo, junto ao Bairro de Santa Cruz).
O traçado da CRIL atravessa, na Buraca, o Aqueduto das Águas Livres e o subsidiário Aqueduto das Francesas. Foram adoptadas medidas que permitirão minimizar o impacto nestas estruturas.[3]
A primeira abertura parcial ocorreu a 15 de Junho de 2010, com o prolongamento, ainda apenas no sentido Sacavém - Algés, até Alfornelos.
Estado dos Troços |
Troço | Estado (2011) | km |
---|---|---|
Algés - Miraflores | Em serviço (2002) (Concessão: Grande Lisboa) | 0,7 |
Miraflores - [[Buraca ( A 37 ) | Em serviço (1995) (Concessão: Grande Lisboa) | 4,5 |
[[Buraca ( A 37 ) - Pontinha ( A 16 ) | Em serviço (04/2011) (Concessão: Grande Lisboa) | 3,8 |
Pontinha ( A 16 ) - Sacavém ( A 12 / A 1 ) | Em serviço (1998) (Concessão: Grande Lisboa) | 11,5 |
Obras de arte |
Túnel do Grilo (527 m)
- Túnel da Venda Nova (250 m)
- Túnel da Damaia / Santa Cruz (1500 m)
Perfil |
Troço | Perfil | Extensão |
---|---|---|
Algés - A 5 | 2 km | |
A 5 - Túnel do Grilo | ou | 14 km |
A 8 - Sacavém | 4 km |
Saídas |
Algés - Sacavém |
Número da Saída | Nome da Saída | Estrada que liga |
---|---|---|
| 1 | Algés Praia de Algés | Passeio Marítimo de Algés Avenida Brasília |
2 (sentido Algés) | Linda-a-Velha Miraflores Algés | |
3 | Lisboa / A 2 SUL (sentido Sacavém) Cascais / Oeiras (sentido Algés) | A 5 |
4 | Amadora / Sintra (sentido Sacavém) Belém / A 2 SUL (sentido Algés) | N 117 |
5 | Alfragide | |
6 | Sintra / Amadora / Buraca Lisboa (centro) / Benfica / aeroporto | A 37 - IC 19 2.ª Circular |
7 | Portas de Benfica Venda Nova Damaia Amadora (centro) | |
8 | Benfica Alfornelos Falagueira | |
9 | S. Brás Belas / A 9 CREL Benfica / Pontinha | A 16 |
10 | Odivelas (oeste) zona comercial (Strada Outlet) | |
11 | Odivelas (centro) / A 9 CREL Lisboa (centro) / Lumiar / Olival Basto | A 40 - IC 22 N 8 |
12 | Loures Leiria | A 8 |
13 | Lisboa / Camarate / ( A 2 ) SUL | IP 7 (Eixo Norte-Sul) |
14 | Lisboa (centro) / aeroporto Porto / Alverca Parque das Nações Moscavide Sacavém / Bobadela | 2.ª Circular A 1 A 30 - IC 2 |
direcção SUL A33 Montijo - Setúbal - A2 ALGARVE - A6 Évora | Ponte Vasco da Gama A 12 |
Polémicas |
Contudo, esta via rápida tem tido diversos problemas tanto a nível geográfico (devido à geografia dos terrenos que cercam Lisboa), como a nível administrativo (devido aos empreendimentos que se situam à porta da cidade). É o caso do quilómetro 10 (900 m após o nó da Pontinha com o IC16) que atravessa os terrenos da Escola Profissional Agrícola D. Dinís. Se assim não fosse, a estrada teria de dar uma enorme curva que aumentaria muito mais o seu percurso, e teria de acabar com bairros habitacionais situados nas proximidades. Contudo, são duas estruturas totalmente independentes, pois o acesso entre terrenos na escola, faz-se por uma passagem superior, devidamente vedada, e a via rápida também possui vedações e barreiras bastante seguras na zona.
Notas e referências
↑ Relatório de Tráfego na Rede Nacional de Autoestradas – 4.º trimestre de 2017 (PDF) (Relatório). Instituto de Mobilidade e dos Transportes. Fevereiro de 2018. p. 54. Consultado em 18 de Maio de 2018
↑ Inês BOAVENTURA: “Último troço do IC16 inaugurado, 23 anos depois do início da CRIL” RTP (2014.11.21)
↑ «Acompanhamento do Património Cultural» (PDF). Estradasdeportugal.pt
Ligações externas |
- Estradas de Portugal, infoCRIL