A36 (autoestrada)





























IC 17 - Autoestradas de Portugal

Nome: Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL)

Traçado actual: Algés - Sacavém

Traçado previsto: Algés - Sacavém

Tráfego médio diário: 86 968[1]

Ano: 2017 (Dez.)





IC 17

21

Cruza com: Concessionário:
Regime:

 A 1 ,  A 5 ,
 A 8 ,  A 12 ,  A 16 ,  A 37 ,  A 40 ,  IP 7 , N 6, N 8, N 117
Infraestruturas de Portugal Gratuito



Troço da IC17, em Lisboa, com 4 vias por faixa de rodagem.




Mapa da Autoestrada A36


A IC17 - CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa), é uma via rápida portuguesa com perfil de autoestrada que circunda a cidade de Lisboa nos seus limites terrestres, a norte e a oeste. A numeração A36 está reservada caso esta estrada venha a ser convertida numa autoestrada. A CRIL é comparável ao Rodoanel Mário Covas (auto-estrada que circunda a cidade de São Paulo, no Brasil) e ao Grande Raccordo Anulare (auto-estrada que circunda Roma, em Itália). Liga Algés a Sacavém, numa extensão de 21 km e fecha um anel rodoviário em torno de Lisboa, também a sul, pelo seu seguimento contínuo com a Ponte Vasco da Gama e com a A12.


Esta via rápida tem como objectivo captar e escoar o trânsito ao longo de todo o perímetro do concelho de Lisboa. A IC17 tem maioritariamente um perfil transversal de 2x3 vias, embora em alguns troços tenha um máximo de 4 vias por faixa de rodagem. O limite de velocidade é de 90 km/h entre Algés e a Buraca, 70 km/h, controlado através de radares, entre a Buraca e Alfornelos, 90 km/h entre Alfornelos e a A8 (neste troço, partilha 600 metros com o início da A8), e de 90 km/h entre a A8 e a Ponte Vasco da Gama (excepto no Túnel do Grilo, onde a velocidade máxima é 80 km/h).




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Conclusão da CRIL: Troço Buraca - Pontinha




  • 2 Estado dos Troços


  • 3 Obras de arte


  • 4 Perfil


  • 5 Saídas


    • 5.1 Algés - Sacavém




  • 6 Polémicas


  • 7 Notas e referências


  • 8 Ligações externas





História |


A inauguração do primeiro troço, Algés-Benfica, deu-se em 1991[2].



Conclusão da CRIL: Troço Buraca - Pontinha |


O último troço da CRIL (o troço entre a Pontinha e a Buraca), numa extensão aproximada de 4 km, foi inaugurado a 16 de Abril de 2011. O início dos trabalhos foi sendo sucessivamente adiado devido a desentendimentos e polémicas na escolha do traçado.


Tendo-se chegado a um entendimento entre os concelhos de Amadora, Odivelas e Lisboa, foi adjudicada a obra para a conclusão desta via fundamental. O projecto consistiu na construção de um túnel que atravessa as zonas mais populosas destes três concelhos (caso da Buraca e Alfornelos). Em partes deste novo troço, a CRIL é também em "vala aberta" (por exemplo, junto ao Bairro de Santa Cruz).


O traçado da CRIL atravessa, na Buraca, o Aqueduto das Águas Livres e o subsidiário Aqueduto das Francesas. Foram adoptadas medidas que permitirão minimizar o impacto nestas estruturas.[3]


A primeira abertura parcial ocorreu a 15 de Junho de 2010, com o prolongamento, ainda apenas no sentido Sacavém - Algés, até Alfornelos.



Estado dos Troços |




























Troço Estado (2011) km

Algés - Miraflores
Em serviço (2002)
(Concessão: Grande Lisboa)
0,7

Miraflores - [[Buraca (  A 37 )
Em serviço (1995)
(Concessão: Grande Lisboa)
4,5
[[Buraca (  A 37 ) - Pontinha (  A 16 ) Em serviço (04/2011)
(Concessão: Grande Lisboa)
3,8

Pontinha (  A 16 ) - Sacavém (  A 12  /  A 1 )
Em serviço (1998)
(Concessão: Grande Lisboa)
11,5


Obras de arte |




  • Túnel do Grilo (527 m)

  • Túnel da Venda Nova (250 m)

  • Túnel da Damaia / Santa Cruz (1500 m)



Perfil |























Troço
Perfil
Extensão

Algés -  A 5 
Spain traffic signal s11b.svg 2 km

 A 5  - Túnel do Grilo

Spain traffic signal s11b.svg ou Spain traffic signal s11a.svgSpain traffic signal s11a.svg
14 km

 A 8  - Sacavém

Spain traffic signal s11a.svgSpain traffic signal s11a.svg
4 km


Saídas |



Algés - Sacavém |




















































































Número da Saída Nome da Saída Estrada que liga

Spain traffic signal r301-100.svg | Sinnbild Autobahnausfahrt.svg1

Algés

Praia de Algés



Passeio Marítimo de Algés

Avenida Brasília



Sinnbild Autobahnausfahrt.svg2
(sentido Algés)

Linda-a-Velha
Miraflores
Algés


Sinnbild Autobahnausfahrt.svg3

Lisboa /  A 2  SUL (sentido Sacavém)
Cascais / Oeiras (sentido Algés)

 A 5 

Sinnbild Autobahnausfahrt.svg4

Amadora / Sintra (sentido Sacavém)
Belém /  A 2  SUL (sentido Algés)

N 117

Sinnbild Autobahnausfahrt.svg5
Alfragide

Sinnbild Autobahnausfahrt.svg6

Sintra / Amadora / Buraca
Lisboa (centro) / Benfica / aeroporto

 A 37 - IC 19 
2.ª Circular

Sinnbild Autobahnausfahrt.svg7

Portas de Benfica
Venda Nova
Damaia
Amadora (centro)


Sinnbild Autobahnausfahrt.svg8

Benfica
Alfornelos
Falagueira


Sinnbild Autobahnausfahrt.svg9

S. Brás
Belas /  A 9 CREL 
Benfica / Pontinha

 A 16 

Sinnbild Autobahnausfahrt.svg10

Odivelas (oeste)
zona comercial (Strada Outlet)


Spain traffic signal s63.svg11

Odivelas (centro) /  A 9 CREL 
Lisboa (centro) / Lumiar / Olival Basto

 A 40 - IC 22 
N 8

Spain traffic signal s63.svg12

Loures
Leiria

 A 8 

Sinnbild Autobahnausfahrt.svg13

Lisboa / Camarate / (  A 2 ) SUL

 IP 7 
(Eixo Norte-Sul)

Sinnbild Autobahnausfahrt.svg14

Lisboa (centro) / aeroporto
Porto / Alverca
Parque das Nações
Moscavide
Sacavém / Bobadela

2.ª Circular
 A 1 



 A 30 - IC 2 
502 0.svg
direcção SUL
A33 Montijo - Setúbal - A2 ALGARVE - A6 Évora

Ponte Vasco da Gama
 A 12 



Polémicas |


Contudo, esta via rápida tem tido diversos problemas tanto a nível geográfico (devido à geografia dos terrenos que cercam Lisboa), como a nível administrativo (devido aos empreendimentos que se situam à porta da cidade). É o caso do quilómetro 10 (900 m após o nó da Pontinha com o IC16) que atravessa os terrenos da Escola Profissional Agrícola D. Dinís. Se assim não fosse, a estrada teria de dar uma enorme curva que aumentaria muito mais o seu percurso, e teria de acabar com bairros habitacionais situados nas proximidades. Contudo, são duas estruturas totalmente independentes, pois o acesso entre terrenos na escola, faz-se por uma passagem superior, devidamente vedada, e a via rápida também possui vedações e barreiras bastante seguras na zona.



Notas e referências




  1. Relatório de Tráfego na Rede Nacional de Autoestradas – 4.º trimestre de 2017 (PDF) (Relatório). Instituto de Mobilidade e dos Transportes. Fevereiro de 2018. p. 54. Consultado em 18 de Maio de 2018 


  2. Inês BOAVENTURA: “Último troço do IC16 inaugurado, 23 anos depois do início da CRIL” RTP (2014.11.21)


  3. «Acompanhamento do Património Cultural» (PDF). Estradasdeportugal.pt 



Ligações externas |


  • Estradas de Portugal, infoCRIL





















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