Acampamento Meio-Sangue
Acampamento Meio-Sangue | |
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Ilustração feita por John Rocco. | |
Informações da publicação | |
Universo | Percy Jackson |
Outros nomes | Camp Half-Blood |
Primeira aparição | O Ladrão de Raios |
Criado por | Rick Riordan |
O Acampamento Meio-Sangue (Camp Half-Blood) é onde se passa a maior parte da série literária Percy Jackson & the Olympians e parte da série The Heroes of Olympus, escritas por Rick Riordan.[1]
Trata-se de um acampamento aonde adolescentes semideuses ficam durante as férias de verão, ou integralmente, treinando para futuras batalhas.[1]
O acampamento tem como diretor o Sr. Dionísio, que foi obrigado a assumir o cargo por Zeus, seu pai, após ter namorado uma ninfa dos bosques. O diretor de atividades é Quiron,[1] sendo que Tântalo o substituiu durante o livro O Mar de Monstros, quando ele havia sido acusado de ter envenenado a árvore de Thalia.[2]
Na saga Heróis do Olimpo, durante o livro "A marca de Atena", o acampamento é ameaçado pelos romanos, pois Leo Valdez dispara contra o acampamento Júpiter, causando a guerra.
O acampamento tem fronteiras mágicas que são impostas pelo Velocino de Ouro, que foi encontrado e descoberto pelo sátiro Grover Underwood, o ciclope Tyson , e os semideuses Percy Jackson ,Clarisse La Rue, e Annabeth Chase .[2] Tomado da ilha de Polifemo, foi colocado na árvore de Thalia, garantindo que nenhum monstro tenha acesso ao acampamento. Thalia, semideusa filha de Zeus, foi transformada em pinheiro pelo próprio pai, quando monstros estavam seguindo ela e seus amigos na volta ao acampamento, em uma tentativa bem-sucedida de evitar sua morte.[1] Sua árvore tornou-se a fronteira oficial do Acampamento Meio-Sangue.[1] O Velocino ficou na árvore, guardado pelo dragão Peleu, protegendo o acampamento.[2]
O acampamento é descrito como sendo o único refúgio seguro para a meio-sangues, embora em The Lost Hero é revelado que existe um acampamento para semideuses romanos,[3] que é revelado em The Son of Neptune a ser chamado Acampamento Júpiter.[4]
O meio-sangues vivem em chalés (um para cada deus e deusa do Olimpo, - muitos chalés foram adicionados mais tarde para os deuses menores por causa do pedido de Percy), e comem no pavilhão de jantar. Existe também um campo de tiro com arco, uma arena de luta de espadas, uma parede de escalada com lava para o treinamento, um anfiteatro, estábulos, um arsenal, e a Casa Grande.[1]
Índice
1 Localização
2 Lugares
2.1 Chalés
2.2 Sede do acampamento
2.3 Enfermaria
2.4 Gruta
2.5 Fronteiras
2.6 Parede de escalada
2.7 Pavilhão de jantar
2.8 Estábulos
2.9 Arsenal
2.10 Forja
2.11 Bosque de Dodona
3 Tradições
4 Equipe
5 Referências
6 Ligações externas
Localização |
O endereço está localizado em O Mar de Monstros no capítulo 19. O acampamento está localizado na costa norte de Long Island (Montauk), muitas vezes referenciado nos livros. Percy também diz que a parte da praia de Long Island em que o acampamento está é invisível para os mortais. O endereço, 3,141, é acreditado para ter originado a partir do número π, que tem o nome de uma letra grega (lê-se: pí).[5] É possível também ter acesso ao mapa do acampamento no site oficial de Rick Riordan, o mapa tem interatividade e descrição de cada lugar.[5]
Lugares |
Chalés |
Havia originalmente doze chalés, uma para cada deus do Olimpo,[1] mas após a Segunda Guerra Titã, Percy fez uma promessa aos deuses para reivindicar todos os seus filhos e para os deuses menores, então agora há vinte cabines no total, uma homenagem a cada deus ou deusa.[3] Algumas das cabines incluem Zeus , Hera, Poseidon, Deméter,
Dionísio, Hermes, Ares, Atena, Apolo, Afrodite, Hefesto, e Ártemis. Os chalés de Hades, Iris, Hypnos, Nemesis, Nice, Hebe, Tique e Hécate sendo as mais recentes adições. Isso faz com que sejam 20 chalés.[3]
Chalé | Deus | Conselheiro | Outros Campistas | Descrição |
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1 | Zeus | Jason Grace |
| O chalé é descrito como uma grande caixa de mármore branco, com colunas pesadas na frente. Tem portas de bronze polido, que, dependendo de onde se vê, parece que são atravessadas por raios. |
2 | Hera | (vazio) | (vazio) | Chalé Honorário. Grande e feito de mármore branco ornado com delicadas colunas, encimadas por romãs e flores, as paredes são entalhadas com desenhos de pavões. |
3 | Posidon | Percy Jackson |
| O chalé é comprido, baixo e sólido. As paredes externas são de pedras cinzentas rústicas, salpicadas de pedaços de conchas e coral. As paredes internas são feitas de madrepérola.Tem uma fonte d'água com dracmas de ouro dentro, presente de Poseidon para que Percy pudesse se comunicar com a família através de mensagens de Íris. |
4 | Deméter | Miranda Gardiner |
| O chalé é feito de um mármore escuro e amarronzado, possui tomateiros nas paredes e uma cobertura feita de grama de verdade. Árvores das mais variadas frutas circundam o chalé, seu galhos entram pelas janelas quase sempre abertas. |
5 | Ares | Sherman Yang |
| O chalé é de um vermelho-vivo mal pintado, tem seu telhado forrado de arame farpado, com uma cabeça de javali empalhada acima da porta central. Espadas e facões foram entalhados no mármore escuro e decoram as paredes do lugar. Quase sempre pode se ouvir rock de dentro do chalé. |
6 | Atena | Annabeth Chase |
| O chalé tem um mármore pálido e branco, ornado com grossas colunas torcidas em tranças e vários galhos da enorme oliveira que fica á oeste do lugar. Tem um brilho fraco durante qualquer período do dia, e suas paredes interiores são atravancadas de livros. Tem uma coruja entalhada na frente, com olhos de ônix. |
7 | Apolo | Will Solace |
| O chalé parece é de ouro sólido, e brilha tão fortemente durante o dia que chega a doer os olhos. As paredes foram talhadas com milhares de notas musicais, sobressaindo-se a clave de sol. |
8 | Ártemis | Thalia Grace |
| Chalé honorário, utilizado pelas caçadoras quando estão no acampamento enquanto Ártemis faz caçadas perigosas. Possui um fulgor prateado durante a noite. Imagens de animais e lanças enfeitam as paredes. |
9 | Hefesto | Leo Valdez |
| Um chalé negro, com chaminés no telhado. É frequente o barulho de ferro contra pedra lá dentro. |
10 | Afrodite | Piper McLean |
| Um chalé rosa pastel, com cristais pendendo das janelas. Há vários canteiros de rosas - sem espinhos - das mais variadas cores por perto, e estas aninham-se nas paredes. Um perfume suave e adocicado está por toda a parte. |
11 | Hermes | Connor Stoll |
| Um chalé de acampamento normal, velho, com a pintura descascando e um caduceu acima da porta. É o mais lotado, pois além dos filhos de Hermes, lá também dormem meio-sangues indeterminados. |
12 | Dionísio | Póllux |
| Apesar de meio vazio o chalé é festeiro. O chalé cor de vinho, escuro, com desenhos de parreiras por toda a parte. Teria estas ao seu redor também, se não fosse a proibição de Zeus para com Dionísio. |
13 | Hades | Nico di Angelo |
| O chalé de Hades é feito de obsidiana,com colunas pesadas e sem janelas. Cada etapa é enfeitada por caveiras. Na frente do chalé há uma tocha onde queima fogo grego 24 horas por dia. |
14 | Iris | Butch |
| Chalé com várias cores enfeitadas em suas paredes externas. Dependendo da posição do sol, é possível enxergar vários arco-íris. As janelas mais parecem poças d'água e mostram um arco-íris em cada uma. |
15 | Hypnos | Clovis |
| Parece uma casa de campo antiquada com paredes e um telhado ímpeto. Na porta havia pendurada uma coroa de flores carmesim — papoulas vermelhas. Um fogo vivo estala na lareira. Sobre a cornija pende um ramo de árvore, cada galho pingando líquido branco numa coleção de vasos de estanho. Uma música suave de violino toca de algum lugar. |
16 | Nêmesis | (não se sabe) |
| Chalé de cor marrom escuro com uma estátua de uma balança equilibrada em cima. Simbolizando o equilíbrio, a marca de Nêmesis. |
17 | Nice | Holly e Laurel Victor |
| Seus filhos costumam ser muito competitivos. Na entrada de seu chalé, tem uma estátua da deusa, alada e com asas abertas, seu símbolo de vitória. |
18 | Hebe | (não se sabe) |
| Seu chalé é florido em seu interior, e pintado de verde claro em seu exterior. Possui estaturas diversificadas espalhadas pelo local, representando a Juventude. |
19 | Tique | (não se sabe) |
| Seu chalé é uma miniatura do cassino de Las Vegas. |
20 | Hécate | Lou Ellen |
| Nesse chalé, sempre há uma briga com seus campistas. Seu Chalé é feito de pedras marcadas com runas e símbolos mágicos e dourados e detalhes roxos. |
Sede do acampamento |
Onde Quíron e o Sr. D tem seus apartamentos, e onde todos os conselhos de guerra são mantidos para os conselheiros sênior. Argos, o chefe de segurança com muitos olhos, também vive aqui. A enfermaria está constantemente ocupada, atendendo a semideuses que foram feridos em duelos ou atividades de formação. Anteriormente, o oráculo vivia no sótão, porque era uma múmia, o corpo sem vida de uma mortal, que era ocupado pelo Espírito de Delfos (que de geração em geração ocupa corpos de jovens mortais diferentes).A garota havia sido amaldiçoada por Hades para que o Espírito não se libertasse mais. Mas no fim da saga o Oráculo se transferiu para Rachel Elizabeth Dare que não mora no acampamento e sim com seus pais e estuda, mas nos tempos livres ela esta no acampamento junto com os outros, habitando uma gruta.
Também há o porão, que é descoberto por Percy Jackson no livro A Batalha do Labirinto, quando ele sem querer vê Chris Rodriguez, filho de Hermes e Clarisse La Rue, filha de Ares, conversando. Chris estava louco devido ao tempo que passou no Labirinto de Dédalo, mas no final do livro, Dionísio, deus da loucura, (e não só do vinho) cura-o.
Enfermaria |
Local onde todos os semideuses feridos são tratados, normalmente por filhos de Apolo que possuem o dom da medicina, sempre está com mais feridos depois da caça a bandeira, toda sexta-feira. No primeiro livro da coleção, Percy Jackson e o ladrão de raios, depois de ter desmaiado na colina meio-sangue, Percy é levado por Grover até a enfermaria onde fica por alguns dias se recuperando e é cuidado por Annabeth.
Gruta |
Lar do oráculo (Já que agora o oráculo se livrou da maldição e mora no corpo de Rachel Elizabeth Dare) construído por Apolo. O chão é coberto de espadas e ossos, com tochas na entrada e uma cortina de veludo vermelho com bordados púrpura de cobras, bem misterioso. Por dentro, um apartamento todo decorado com uma sala de jogos e um sistema de Home Theater (pelo menos essa foi a ideia de Apolo).
Fronteiras |
As fronteiras do acampamento são projetadas para manter os mortais, monstros, o mau tempo e muitas outras coisas fora do acampamento.[2] Apenas campistas, sátiros, os deuses, alguns mortais (como May Castellan e Rachel Elizabeth Dare em O Último Olimpiano)[6] e monstros que receberam a permissão de um campista (como Annabeth Chase fez com Tyson[2]) podem entrar através da fronteira. Uma vez, a fronteira foi protegida por muitas coisas, o mais notável sendo um dragão de bronze construído pelo Chalé de Hefesto. Nos tempos modernos, é passiva - mas eficaz - defendido pela barreira mágica fortalecida pela árvore de Thalia, criada por seu pai, Zeus, quando ela estava prestes a morrer.[1]
Em O Mar de Monstros, a árvore de Thalia foi envenenada por Luke Castellan com veneno da Cobra que Apolo enfrentou em sua infância, trazida do Tártaro.[2] A árvore ficou fraca, assim como a força das fronteiras.[2] Percy conseguiu resgatar Grover, e roubar o Velocino de Ouro do Ciclope Polifemo. O Velocino curou a árvore de Thalia e restaurou Thalia ao seu corpo original, deixando a árvore no lugar.[2] O Velocino é guardado pelo dragão Peleu.[2]
Durante o The Demigod Files que ocorreu cerca de algumas semanas após a Batalha do Labirinto, Percy Jackson, Annabeth Chase, Charles Beckendorf e Silena Beauregard encontraram Myrmekos - antigas formigas gregas do tamanho de um terrier carregando a cabeça de um dragão de bronze mecânico. As marcas da cabeça de escavação no terreno revelou uma enorme cratera com o pescoço do dragão de bronze. Annabeth recolocou a cabeça do dragão e levou-o para ajudar a resgatar Beckendorf, que foi capturado pelas formigas. O dragão então se enfureceu, e Beckendorf trabalhou com Percy para desligá-lo. Em seguida, ele foi fixado por Leo Valdez em The Lost Hero e usado na missão para resgatar Hera de Porfirion, apesar de ter sido destruído na casa do rei Midas e a cabeça levada de volta ao Chalé 9, através de Hefesto.[3][7]
Parede de escalada |
A parede de lava, uma parede de escalada, é dito que ela derrama lava para fora para um "desafio extra ". Se o campista não chegar ao topo rapidamente ao fim, suas roupas são embebidas com lava.[2]
Pavilhão de jantar |
O pavilhão de jantar é o local onde os campistas comem lanche, almoço e jantar.[1] A comida servida é uma dieta principal de uvas, queijo, pão, e extra magra, o campista pode beber o que quiser.[1] Cada chalé tem as suas próprias mesas e campistas não estão autorizados a sentar em uma mesa que não é a de seu chalé[1] (Annabeth Chase quebrou esta regra para falar com Percy em A Batalha do Labirinto apenas ao falar sobre a missão).[8] As mesas são cobertas com uma toalha de mesa branca de franjas com roxo..[1] No centro do pavilhão é a fogueira..[1] É acesa durante os jantares..[1] No início de cada refeição, cada chalé se revezam subindo para o fogo e jogando uma parte de sua melhor comida como um oferta para os deuses.[1] Héstia, deusa do lar e da lareira, recebe uma porção de cada oferta.Em O Oráculo Perdido, Colosso destroi o pavillão .[1]
Estábulos |
Este é o lugar onde eles armazenam o pégasos (e cavalos), como o Blackjack, pégasos preto de Percy. Percy pode ler as mentes dos pégasos já que seu pai criou os cavalos.[2] O chalé de Demeter é responsável pela aquitação dos pegasus, mas o chalé de Afrodite ajuda de vez em quando. Todos os tempos, alguns semideuses recebem lições sobre pégasos de um dos outros semideuses do chalé de Afrodite.[9] Também é mostrado que Quíron não gosta muito deles.[9]
Arsenal |
Este é o lugar onde os campistas pegam suas armas. É um galpão grande de metal do lado da cabine de Atena. Em O Herói Perdido, Annabeth ajudou Piper a escolher sua arma, que posteriormente é um punhal chamado Katoptris.[2] Tem uma grande coleção de espadas, lanças, escudos e até armas de fogo. Cada campista escolhe sua própria arma, mas os filhos de Hefesto fabricam as suas próprias.[3] O arsenal é tão confuso quanto a forja do acampamento.[3]
Forja |
Há colunas de mármore branco que revestem as paredes manchadas de fuligem. Chaminés com a fumaça ao longo de um telhado de duas águas com esculturas de deuses e monstros. A forja está localizado à beira de um riacho, com rodas d'água girando como a engrenagem de bronze.[2] Sempre, campistas ouvem maquinaria de trabalho, e ao som de martelos contra metal. No interior são mesas cheias de projetos e de armas, e havia também um mapa grande do acampamento, usado para planejar armadilhas para pegar o dragão de bronze. Os filhos de Hefesto estão, muitas vezes ou sempre, trabalhando na forja.[2]
Bosque de Dodona |
O mais antigo oráculo, que é dedicado a Reia, e renasceu no meio da floresta do Acampamento. É um bosque de carvalhos, as árvores formam círculos concêntricos, no centro, está o maior carvalho de todos e no seu galho mais baixo, está um sino de vento que canaliza as vozes das árvores e impede que semideuses e mortais enlouqueçam quando estão no bosque.
Tradições |
O acampamento tem várias tradições derivadas de suas raízes gregas. Vencedores e vencedoras recebem coroas de louros e desfilam ao redor do acampamento.[2] De maneira mais pungente, quando a qualquer momento um campista vai em uma missão, seus irmãos de chalé tecem uma mortalha funerária, caso seu irmão não sobreviva - se o campista não tem irmãos, outro chalé pode se voluntariar para fazer isso, se ele voltar da missão bem, eles queimam a mortalha.[1]
Cada campista recebe uma conta para que a cada ano passado ou missão cumprida se obtenha uma nova miçanga que faça referência ao acontecimento (Por exemplo a miçanga que Percy recebe pro vencer a guerra contra os titãs A miçanga representava o Empire State Building)
Um jogo de capturar a bandeira é feito toda sexta-feira das 16 horas às 21 horas. O limite é o riacho e, muitas vezes as equipes usam a pilha de pedras com o nome 'Punho de Zeus'.[1] Sempre que os caçadores de Ártemis são enviados para o campo existe um jogo de capturar a bandeira e todos os campistas ajudam.[9] Diz-se que até mesmo os filhos Afrodite saem por aí oferecendo-se para endireitar armaduras.[9] Normalmente, este chalé sentava nas arquibancadas. Em A Maldição do Titã é afirmado que as Caçadoras têm ganho 56 vezes seguidas.[9]
Equipe |
Dionísio - O diretor do acampamento, que também é conhecido como o Sr. D. pelos campistas. Ele foi punido por Zeus (seu pai) a operar o acampamento durante 100 anos, porque tentou seduzir uma ninfa.[1] Dionísio também foi proibido de fazer suas próprias uvas.[1] Sua pena foi diminuída para 50 anos depois da Segunda Guerra do Olimpo.[6]
Quíron - Diretor de atividades. Ele também é o curandeiro do acampamento.[1]
Argos - O guarda de segurança do acampamento.[1] Ele foi criado por Hera, como mencionado em O Herói Perdido.[3] Ele é coberto por olhos da cabeça aos pés.[1] Ele nunca fala, como é dito ele tem um olho em sua língua.[1] Ele é o passo inicial de cada missão, pois serve como condutor inicial.[1]
Harpias - Três Harpias servem como "faxineiras", que comeriam qualquer campista que paira em torno do meio-dia no último dia do acampamento. As Harpias também limpam os pratos com lava muito quente.[2]
Tântalo - Um ex-membro da equipe de funcionários do acampamento e a pessoa mais odiada por Percy em O Mar de Monstros. Ele foi colocado no acampamento como punição por matar seu filho Pélope e servi-lo como alimento aos deuses. Nos Campos de Punição sua punição foi a de ficar debaixo de uma árvore frutífera com ramos baixos no meio de um lago. Quando ele tentou pegar a fruta, os galhos se afastaram. Quando ele se inclinou para uma beber, as águas recuaram. Ele foi colocado no Acampamento Meio-Sangue no lugar de Quíron, que foi demitido por ser suspeito de envenenar a árvore de Thalia.[2]
Quintus ou Dédalo - Ex-membro da equipe de funcionários do acampamento. É um semideus filho de Atena que sacrificou sua vida para destruir o Labirinto.[8]
Peleu - Um dragão que guarda a árvore de Thalia, após o Velocino de Ouro libertar Thalia do pinheiro.[8] Ele foi criado para proteger o Velocino de ouro do ataque de Cronos. Aparece nos livros A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e em O Último Olimpiano.
Referências
↑ abcdefghijklmnopqrstuvwxy Riordan, Rick (28 de Junho de 2005). The Lightning Thief. Col: Percy Jackson and the Olympians. [S.l.]: Hyperion Books. 384 páginas. ISBN 0786856297. OCLC 60786141|acessodata=
requer|url=
(ajuda)
↑ abcdefghijklmnopq Rick Riordan (2006). The Sea of Monsters (em inglês). [S.l.]: Miramax Books. ISBN 0786856866
↑ abcdefg The Lost Hero (em inglês). [S.l.]: Hyperion Books. 2010. 560 páginas. ISBN 1423142659
↑ Rick Riordan (2011). The Sun of Neptune (em inglês). [S.l.]: Hyperion Books. 384 páginas. ISBN 1423140591
↑ ab Rick Riordan. «A Map of Camp». RickRiordan.Com. Consultado em 27 de Novembro de 2011
↑ ab Riordan, Rick (5 de Maio de 2009). The Last Olympian. Col: Percy Jackson and the Olympians. [S.l.]: Disney Hyperion. 381 páginas. ISBN 1423101472. OCLC 299578184|acessodata=
requer|url=
(ajuda)
↑ Riordan, Rick (5 de Maio de 2009). The Demigod Files. Col: Percy Jackson and the Olympians. [S.l.]: Hyperion Books. 381 páginas. ISBN 142312166X|acessodata=
requer|url=
(ajuda)
↑ abc Rick Riordan (2008). The Battle of the Labyrinth (em inglês). [S.l.]: Hyperion Books for Children. ISBN 9781423101468
↑ abcde Rick Riordan (2007). The Titan's Curse (em inglês). [S.l.]: Hyperion Books for Children. ISBN 9781423101451
Ligações externas |
Site oficial da série, em inglês. (em inglês)