Galatasaray Spor Kulübü









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)































































Galatasaray

Galatasaray Sports Club Logo.png
Nome Galatasaray Spor Kulübü
Alcunhas
Aslanlar (Os Leões)
Mascote
Leão
Fundação
20 de outubro de 1905 (113 anos)
Estádio
Türk Telekom Arena
Capacidade 52.695
Localização
Istanbul, Turquia
Presidente Mustafa Cengiz
Treinador
Fatih Terim
Patrocinador
Huawei
Turkish Airlines
Türk Telekom
Material (d)esportivo
Nike
Competição
Süper Lig
Copa da Turquia
Liga dos Campeões
Liga Europa
Website
[1]

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
titular














Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
alternativo














Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
alternativo




editar

O Galatasaray Spor Kulübü (Galatasaray SK ou Galatasaray Sports Club) é um clube desportivo turco, com sede em Istambul. O clube foi fundado no outono de 1905, por Ali Sami Yen e os seus colegas do prestigiado Liceu de Galatasaray (em turco: Galatasaray Lisesi). O Galatasaray já venceu 21 Campeonatos Turcos e também venceu a Copa da UEFA de 1999–00 e a Supercopa da UEFA de 2000.


Possui uma das torcidas mais fanáticas do mundo, conhecida pela atmosfera intimidadora, sobretudo dos ultras nos seus jogos como mandante, e detém o recorde de maior número de decibéis por barulho da torcida em um estádio no mundo, em uma partida contra o Manchester United pela Champions League.


Apesar da Associação Turca de Futebol ter sido fundada em 1923, só na temporada 1959-60 é que se começou a disputar o campeonato turco. O Galatasaray conquistou o seu primeiro título em 1961-62, ganhando também o campeonato seguinte, assim como a Copa da Turquia. Só voltou a triunfar no campeonato em 1969 e nessa altura brilhava na equipa o goleador Metin Oktay, que por seis vezes foi o melhor marcador turco.


Na década de 1970, o clube tornou-se o primeiro da Turquia a ganhar por três vezes consecutivas o campeonato, o que aconteceu entre 1971 e 1973. No entanto, a partir dessa temporada o clube esteve catorze anos sem ganhar qualquer título. Só em 1987, sob a orientação do treinador alemão Jupp Derwall, o Galatasaray regressou às vitórias no campeonato.


Entre 1996-97 e 1999-00 o Galatasaray ganhou quatro campeonatos consecutivos, batendo o seu próprio recorde, sendo treinado por Fatih Terim, que tinha representado a equipa como jogador entre 1970 e 1983. O clube voltou a conquistar o campeonato turco em 2002 e 2006.


O momento alto da história do Galatasaray aconteceu na temporada 1999/2000, quando conquistou a Copa da UEFA, a segunda competição mais importante da Europa a nível de clubes. Na final, os turcos bateram o Arsenal de Inglaterra no desempate por pênaltis (4-1) depois de um empate (0-0) no tempo regulamentar. A equipe treinada por Fatih Terim destacavam-se jogadores como os brasileiros Cláudio Taffarel e Capone, os romenos Gheorghe Popescu e Gheorghe Hagi e ainda o goleador turco Hakan Şükür.


No início da temporada 2000/01, o Galatasaray conquistou a Supercopa europeia, batendo o campeão europeu Real Madrid por 2-1, com dois golos do brasileiro Mário Jardel, que se havia transferido do FC Porto.


Nas temporadas 2002/03 e 2003/04 ingressou na equipa turca o internacional português Abel Xavier, ao lado de César Prates (defesa brasileiro contratado ao Sporting), Hakan Şükür e o holandês Frank de Boer.




Índice






  • 1 História


  • 2 Honras


    • 2.1 Copa da UEFA de 1999–00




  • 3 Elenco atual


  • 4 Notáveis Jogadores


  • 5 Uniformes


    • 5.1 Uniformes atuais


    • 5.2 Uniformes dos goleiros


    • 5.3 Uniformes anteriores




  • 6 Títulos


  • 7 Referências


  • 8 Ligações externas





História |





Hakan Şükür, um dos maiores ídolos da história do clube.


O Galatasaray foi fundado no dia 20 de Outubro de 1905, por um grupo de estudantes. O primeiro presidente do Galatasaray foi Ali Sami Yen. A sua primeira partida foi contra a Escola Kadiköy Faure, que terminou com uma vitória por 2-0. Houve discussões sobre o nome do clube, alguns sugeriram "Gloria" (vitória), outros "coragem", mas foi decidido que o nome do clube seria Galatasaray.


Segundo o investigador Cem Atabeyoğlu, o nome do clube surgiu num dos seus primeiros jogos. Nesse jogo, Galatasaray venceu por 2-0 o Rum club e os espectadores apelidaram a equipa de "Galata Sarayı efendileri" (em Português: Senhores do Palácio de Galata). Após este jogo, a equipa passou a ser conhecida entre os adeptos por "Galata Sarayı". Em 1905, durante a época do Império Otomano*, não havia leis para as associações, desta forma o clube não podia ser registado oficialmente, mas, após a Lei 1912 de Associação, o clube foi registado legalmente.


O Galatasaray teve o seu ponto alto, no final da década de 1990, quando o clube venceu a Copa da UEFA de 1999–00 e a Supercopa da UEFA de 2000 e tornou-se no primeiro clube turco a conquistar troféus europeus. O seu sucesso foi alicerçado por uma das melhores gerações de jogadores turcos. Isso ficou patente nas prestações da selecção Turca no Euro 2000 (atingiu os quartos de final) e no Campeonato do Mundo FIFA de 2002, onde conquistou o terceiro lugar. Além dos jogadores talentosos, as equipas adversárias receiam as deslocações ao Estádio Ali Sami Yen, que é literalmente chamado de "Inferno" pelos adeptos do Galatasaray, devido ao ambiente intimidatório proporcionado pelos adeptos, através dos seus cânticos.


O Galatasaray é a única equipa turca a ter vencido o Campeonato Turco, a Copa da Turquia, a Copa da UEFA e a Supercopa da UEFA no mesmo ano. O Galatasaray detém o recorde de vitórias consecutivas na liga turca, ao ganhar quatro, todas sob o comando de Fatih Terim durante o consulado do presidente Faruk Suren.


Existem muitos jogadores com passagens bem sucedidas pelo Galatasaray, que deixaram a sua marca na história do futebol turco. Alguns exemplos remontam ao ano de 1930, como herói nacional Eşfak Aykaç; Boduri, que morreu aos 21 anos; Mehmet Leblebi, que detém um recorde nacional de 14 golos marcados num único jogo; Gündüz Kilic, conhecido como "Baba", foi treinador, mas também jogador em 1950 com grande sucesso em ambas as funções; Os irmãos Bülent-Reha Eken; Suat Mamat, que fez um hat-trick no Campeonato do Mundo de 1950; Coşkun Özarı; Turgay Şeren, o goleiro heróico apelidado de "a pantera de Berlim"; Fatih Terim, o capitão do galatasaray e da selecção nacional turca durante vários anos; Metin Oktay, o lendário goleador do campeonato turco (6 vezes o melhor marcador); Zoran Simović, outro grande goleiro conhecido pelos penaltis que defendia; Cüneyt Tanman, que detém um recorde de 342 jogos com a camisola do Galatasaray; Tanju Çolak, um extraordinário goleador que ganhou a Bota de Ouro em 1988, ao serviço do Galatasaray; Cevad Prekazi, um lateral-esquerdo Albanês, especialista em livres; Taffarel, goleiro vencedor do campeonato do mundo pelo Brasil; Gheorghe Hagi, herói do futebol Romeno, descrito até hoje como o melhor jogador estrangeiro que actuou na Turquia; O atacante brasileiro Mário Jardel, que foi apelidado de Super Mario pelos adeptos, marcou os dois golos que deram a vitória ao Galatasaray na final da Supercopa da UEFA de 2000, contra o Real Madrid. Por último mas não menos importante, Hakan Şükür, o jogador que marcou mais golos na primeira divisão do futebol turco (249 gols).



Honras |



Copa da UEFA de 1999–00 |




Onze do Galatasaray na final da Copa da UEFA de 1999–00 contra o Arsenal.


A Copa da UEFA de 1999–00 foi ganha pelo Galatasaray da Turquia, que derrotou o Arsenal de Inglaterra na final. Foi a primeira vez que um clube turco ganhou um título europeu, instigando celebrações selvagens nas ruas de Istambul.


O Galatasaray entrou na competição através da Liga dos Campeões - como um dos terceiros classificados na primeira fase de grupos da UEFA Champions League. Na última jornada da fase de grupos bateram o AC Milan por 3-2 e garantiram a qualificação para a Copa da UEFA. Essa vitória foi o início de uma caminhada que começaria na terceira ronda e levaria o Cimbom até à final em Copenhaga (Dinamarca), ultrapassado adversários como o Bologna FC, Borussia Dortmund, RCD Mallorca e Leeds United AFC.


Na Final, o Galatasaray e o Arsenal defrontaram-se no Estádio Parken, num jogo bastante equilibrado, que terminou num empate a zero no fim dos noventa minutos e se estendeu até ao prolongamento. Na decisão pela marcação das grandes penalidades, o Galatasaray levou a melhor, vencendo por 4-1. Ergün Penbe, Hakan Şükür, Ümit Davala e Gheorghe Popescu marcaram para o Galatasaray, não possibilitando nenhuma defesa a David Seaman. Do lado do Arsenal, apenas Ray Parlour concretizou, Davor Šuker e Patrick Vieira falharam contra Taffarel.


Com esta vitória na Copa da UEFA, o Galatasaray fez história ao conquistar três troféus numa só época, juntando esta conquista ao Campeonato Turco e à Copa da Turquia.



Elenco atual |


  • Atualizado em 14 de janeiro de 2017

Legenda



  • Capitão: Capitão


  • Lesionado: Jogador lesionado























Goleiros



Jogador
1
Uruguai Fernando Muslera
12
Turquia Batuhan Ahmet Şen
13
Turquia İsmail Çipe






















































Defensores



Jogador

Pos.
3 Brasil Maicon
Z
4 Turquia Serdar Aziz Z
5 Turquia Ahmet Çalık Z
28 Alemanha Koray Günter Z
2 Brasil Mariano
LD
14 Noruega Martin Linnes LD
43 Turquia Ozan Kabak LD
19 Turquia Ömer Bayram LE
55 Japão Yuto Nagatomo LE

















































Meio-campistas



Jogador

Pos.
8 Turquia Selçuk İnan Capitão
V
15 Países Baixos Ryan Donk V
25 Brasil Fernando V
40 Turquia Gokay Guney V
10 Marrocos Younès Belhanda
M
17 Senegal Badou Ndiaye M
52 Turquia Celil Yüksel M
89 Argélia Sofiane Feghouli M
































Atacantes



Jogador
7
Cabo Verde Garry Rodrigues
9
Suíça Eren Derdiyok
11
Alemanha Sinan Gümüş
21
Nigéria Henry Onyekuru
35
Turquia Yunus Akgün
88
Turquia Muğdat Çelik












Comissão técnica

Nome

Pos.
Turquia Fatih Terim
T



Notáveis Jogadores |








  • Turquia Metin Oktay


  • Turquia Fatih Terim


  • Turquia Turgay Şeren


  • Turquia Bülent Korkmaz


  • Turquia Suat Kaya


  • Turquia Tanju Çolak


  • Turquia Tugay Kerimoğlu


  • Turquia Erdal Keser


  • Turquia Arif Erdem


  • Turquia Okan Buruk


  • Turquia Hakan Şükür


  • Turquia Ergün Penbe


  • Turquia Hakan Ünsal


  • Turquia Orhan Ak


  • Turquia Emre Belözoğlu


  • Turquia Ümit Davala


  • Turquia Vedat İnceefe


  • Turquia Fatih Akyel


  • Turquia Hasan Şaş


  • Turquia Ahmet Yıldırım


  • Turquia Mehmet Yozgatlı


  • Turquia Emre Aşık


  • Turquia Sergen Yalçın


  • Turquia Serkan Aykut


  • Turquia Ayhan Akman


  • Turquia Sabri Sarıoğlu


  • Turquia Mehmet Polat


  • Turquia Ümit Karan


  • Turquia Cihan Haspolatlı


  • Turquia Abdullah Ercan


  • Turquia Aykut Erçetin


  • Turquia Uğur Uçar


  • Turquia Aydın Yılmaz


  • Turquia Volkan Arslan


  • Turquia Arda Turan


  • Turquia Mehmet Güven


  • Turquia Hasan Kabze


  • Turquia Yalçın Ayhan


  • Turquia Mehmet Topal


  • Turquia Tolga Seyhan


  • Turquia Hakan Balta


  • Turquia Orkun Uşak


  • Turquia Serkan Çalık


  • Turquia Servet Çetin


  • Turquia Volkan Yaman


  • Turquia Alparslan Erdem


  • Turquia Emre Güngör


  • Turquia Ferdi Elmas


  • Turquia Murat Akça


  • Turquia Semih Kaya


  • Turquia Serkan Kurtuluş


  • Turquia Yaser Yıldız





  • Brasil Mário Jardel


  • Brasil Felipe


  • Brasil Felipe Melo


  • Brasil Cris


  • Brasil Christian


  • Brasil Elano Blumer


  • Brasil César Prates


  • Brasil Cláudio Taffarel


  • Brasil Capone


  • Brasil Bruno Quadros


  • Brasil Flávio Conceição


  • Colômbia Faryd Aly Mondragón


  • Colômbia Gustavo Victoria


  • Estados Unidos Brad Friedel


  • Jugoslávia Xhevat Prekazi


  • Polónia Roman Kosecki


  • País de Gales Dean Saunders


  • Países Baixos Ulrich van Gobbel


  • França Didier Six


  • França Sébastien Pérez


  • Israel Haim Revivo


  • Portugal Abel Xavier


  • República Democrática do Congo Ali Lukunku


  • Romênia Gheorghe Popescu


  • Romênia Iulian Filipescu


  • Romênia Florin Bratu


  • Romênia Gheorghe Hagi


  • Países Baixos Frank de Boer


  • Países Baixos Wesley Sneijder


  • Romênia Gabriel Tamaş


  • Romênia Adrian Ilie


  • México Franco Gábri


  • Camarões Rigobert Song


  • Croácia Stjepan Tomas


  • França Franck Ribéry


  • República Checa Marek Heinz


  • Sérvia Saša Ilić


  • Japão Junichi Inamoto


  • Argentina Marcelo Carrusca


  • Alemanha Barış Özbek


  • Argélia Ismaël Bouzid


  • Brasil Lincoln


  • República Democrática do Congo Shabani Nonda


  • Suécia Tobias Linderoth


  • Gana Ahmed Barusso


  • Portugal Fernando Meira


  • Austrália Harry Kewell


  • República Checa Milan Baroš


  • Itália Morgan De Sanctis


  • Costa do Marfim Didier Drogba


  • República da Macedónia Goran Pandev


  • Uruguai Fernando Muslera




Uniformes |



Uniformes atuais |




  • Primeiro uniforme: Camisa com listras amarelas e grenás, calção e meias grenás;


  • Segundo uniforme: Camisa preta, calção e meias pretas;


  • Terceiro uniforme: Camisa vermelha, calção e meias vermelhas.



















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro Uniforme













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo Uniforme













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro Uniforme




Uniformes dos goleiros |



  • Camisa preta, calção e meias pretas.

  • Camisa amarela, calção e meias amarelas.

  • Camisa verde, calção e meias verdes.



















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

'













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

'













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

'






Uniformes anteriores |


  • 2014-15

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro


  • 2013-14

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro


  • 2012-13

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro


  • 2011-12

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro


  • 2010-11


















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Quarto


  • 2009-10


















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Quarto



Títulos |
















































CONTINENTAIS


Competição

Títulos

Temporadas

UEFA Cup (adjusted).png

Copa da UEFA

1

1999-00Cscr-featured.svg

Supercup.png

Supercopa da UEFA

1

2000Cscr-featured.svg

NACIONAIS


Competição

Títulos

Temporadas

Flag of Turkey.svg


Campeonato Turco

21
1961-62, 1962-63, 1968-69, 1970-71, 1971-72, 1972-73, 1986-87, 1987-88, 1992-93, 1993-94, 1996-97, 1997-98, 1998-99, 1999-00, 2001-02, 2005-06, 2007-08, 2011-12, 2012-13, 2014-15, 2017-18

Flag of Turkey.svg


Copa da Turquia

17
1962-63, 1963-64, 1964-65, 1965-66, 1972-73, 1975-76, 1981-82, 1984-85, 1990-91, 1992-93, 1995-96, 1998-99, 1999-00, 2004-05, 2013-14, 2014-15, 2015-16

Flag of Turkey.svg


Supercopa da Turquia

15
1966, 1969, 1972, 1982, 1987, 1988, 1991, 1993, 1996, 1997, 2008, 2012, 2013, 2015, 2016

Cscr-featured.svgCampeão Invicto



Referências




Ligações externas |


  • [2]











  • Portal do futebol
  • Portal da Turquia



Popular posts from this blog

Probability when a professor distributes a quiz and homework assignment to a class of n students.

Aardman Animations

Are they similar matrix