Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados

Multi tool use
Multi tool use






Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, Rio de Janeiro.




Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados: detalhe do transporte dos canhões.




Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados: detalhe do transporte dos coléricos.


O Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados localiza-se na praça General Tibúrcio, na praia Vermelha, bairro da Urca, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Homenageia o episódio da Retirada da Laguna, ocorrido no contexto da Guerra da Tríplice Aliança.



História |


O monumento foi erguido por iniciativa do coronel Pedro Cordolino de Azevedo que, ainda tenente, lançou a ideia em 1920. Acolhida com entusiasmo, mais tarde foi organizada uma comissão, composta pelo então Ministro da Guerra, João Pandiá Calógeras, o coronel Eduardo Monteiro de Barros, Félix Pacheco, o professor José Otávio Correia Lima, o próprio Cordolino de Azevedo - agora capitão -, e pelo 1º tenente Norival Francisco de Lemos. Aberto um concurso para apresentação de maquetes, concorreram 16 artistas, tendo obtido o primeiro prêmio o escultor brasileiro Antonino Pinto de Matos.


O monumento foi fundido na Fundição Artística em Bronze de Covina & Cia., tendo sido aproveitado o bronze de antigos canhões utilizados pelos mesmos heróis glorificados.


O artista, tendo executado a obra, faleceu dias antes da sua inauguração, marcada inicialmente para 29 de dezembro de 1938, mas entretanto transferida para 31 do mesmo mês, por força do mau tempo. Compareceram à inauguração o então presidente da República, Getúlio Vargas, autoridades civis e militares e copioso público.



Características |


O monumento tem uma circunferência de 53 metros, com base em granito branco.


No primeiro plano do pedestal encontram-se altos-relevos em bronze, em quadros incrustados no granito, representando: a retirada do tenente Oliveira Melo, o ataque ao Forte de Coimbra, o combate do Alegre e a retomada de Corumbá.


Nos lados do pedestal encontram-se estátuas em bronze, em tamanho natural, do coronel Camisão, em atitude de preocupação, tendo numa das mãos a sua espada e na outra, uma folha de papel; o guia Lopes, sentado, pensativo, mão no queixo, segurando na outra mão um chicote; o tenente Antônio João, em posição de quem vai tombar, na luta, em desalinho, bainha sem espada, vendo-se ao lado um pedaço da mesma, quebrada no fragor da luta.


Um anel de bronze contorna em outro plano o pedestal, formando-se em alto-relevo as cenas mais dramáticas da Retirada: o transporte dos coléricos, vendo-se os soldados extenuados, carregando aos ombros, em padiolas, os doentes; o salvamento dos canhões, vendo-se as juntas de bois, cansados, puxando as carretas, com a ajuda dos soldados, seminus; a marcha forçada, estando à frente o comandante da coluna, tendo à mão esquerda um papel e o braço direito estendido em atitude resoluta, indicando aos soldados o caminho a seguir. Figuras alegóricas, de cerca de dois metros, em outro plano, simbolizam a Pátria, a Força e a História.


Sobre o pedestal de granito, em circunferência, eleva-se uma coluna de seis metros de altura, também em granito, tendo ao alto uma estátua em bronze, figura de mulher alada, representando a Glória. A altura total do monumento é de 15 metros, apresentando um dos conjuntos esculturais mais imponentes da cidade.


Completando a obra, uma cripta subterrânea, nove degraus abaixo do monumento, guarda as cinzas dos heróis de Laguna e Dourados.



Bibliografia |


  • Monumento aos heróis de Laguna e Dourados in "Monumentos da Cidade". Diário de Notícias, 20 de fevereiro de 1944.



W0PHX3kyefGVxqE uivZ u,LfAk Y5FrJCR UNaByx2A7o5a,FYkB El78,jpUHqAzuKiE8YMGAQX1 UjZZ fk6 tY82x55MYCXEgzxEYL6Zlc
G4zMI6LYvO 06Hzqk,h

Popular posts from this blog

What is the story behind “peach kanji” 桃?

Probability when a professor distributes a quiz and homework assignment to a class of n students.

Aardman Animations