Sony
Sony | |
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Sede da Sony em Tóquio | |
Razão social | Sony Corporation |
Nome nativo | ソニー株式会社 |
Nome romanizado | Sonī Kabushiki Gaisha |
Nome(s) anterior(es) | Tokyo Tsushin Kogyo KK (1946–1957) |
Tipo | Pública |
Indústria | Conglomerado |
Fundação | 7 de maio de 1946 |
Fundador(es) | Masaru Ibuka Akio Morita |
Sede | Tóquio, Japão |
Presidente | Kenichiro Yoshida |
Pessoas-chave | Kaz Hirai |
Empregados | 117.300 (2018) |
Produtos | Eletrônicos de consumo Semicondutores Jogos eletrônicos Filmes Programas de televisão Música Computadores Telecomunicações |
Ativos | ¥ 19,065 trilhões (2017) |
Receita | ¥ 8,543 trilhões (2017) |
LAJIR | ¥ 712,7 bilhões (2017) |
Renda líquida | ¥ 507,6 bilhões (2017) |
Website oficial | sony.net |
A Sony Corporation (ソニー株式会社, Sonī Kabushiki Gaisha?) é uma empresa multinacional japonesa, sendo o quinto maior conglomerado de mídia do planeta.[1] Fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos, tais como aparelhos de televisão colorida, aparelhos de som, Disquete de Computador, CDs e leitores de CDs de vários tipos, DVDs e reprodutores de DVDs de vários tipos, Blu-rays e reprodutores de Blu-ray de vários tipos, home theaters (todos essas tecnologias criadas pela SONY - a TV Colorida, Disquete de Computador, CD, DVD, Blu-ray e Home Theater são criações patenteadas da SONY), câmeras digitais, softwares de computadores, jogos eletrônicos, etc. Também atua na indústria do entretenimento sendo proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures (Sony Pictures) e posteriormente adquiriu a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), porém sem a franquia de Tom e Jerry, pois essa franquia não foi vendida e posteriormente foi afiliada a Warner Bros. Proprietária das gravadoras SONY Music e BMG, além dos canais de TV por assinatura SONY Entertainment Television, SONY Spin, AXN Black e AXN através da subsidiária SONY Corporation of America. Formou com a sueca Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares com o nome Sony Ericsson[2] que se tornou Sony Mobile desde 2012.[3] A SONY também foi quem criou a SmartTV (TVs com Internet) através do codinome SONY Bravia Internet Video, no ano de 2009[4]
Índice
1 História
1.1 東京通信工業株式会社 Tōkyō Tsūshin Kōgyō K.K.
1.2 A música de Sony/ATV Music Publishing
1.3 Pagamentos móveis
2 Tecnologias
3 Origem do Nome "SONY"
4 Controvérsia
5 SLOGAN's OFICIAIS PATENTEADOS[20]
6 Envolvimento com a Comunidade Mundial
7 A Corporação SONY (Resumo da Corporação SONY - está listado aqui apenas 50% de toda a Corporação SONY)
8 Referências
9 Ligações externas
História |
A Sony foi fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita com o nome de 東京通信工業株式会社 [Tōkyō Tsūshin Kōgyō Kabushiki Kaisha ou apenas Tōkyō Tsūshin Kōgyō K.K.] (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation) (1946-1957). Essa empresa foi a primeira a fabricar um gravador de fita cassete no Japão. Após saber que a Bell Labs tinha inventado o transistor, Morita licenciou a tecnologia para fabricar novos eletrônicos baseados nela. Em agosto de 1955 lançam o primeiro rádio com transistores do Japão, o SONY TR-55. A companhia então passou a se chamar SONY quando o produto começou a ser vendido nos EUA, o nome americano foi adotado para que o produto pudesse ser vendido, os produtos japoneses naquela época tinham má fama.
A Sony começou então a miniaturizar esses rádios, para torná-los portáteis. Lançou então o Walkman tocava fitas em K7 e tinha rádio AM/FM. O Walkman teve imenso sucesso e popularidade, sendo um fenômeno de consumo nos Estados Unidos.
Quando as coisas estavam boas, eis que vem um problema: os rádios estavam começando a apresentar problemas, os produtos começaram a ficar estocados com as devoluções e a empresa não sabia o que fazer.
Após algum tempo, os fabricantes levantaram uma hipótese: os rádios vinham de barcos, ficavam tempos trancados em containers e isso era de fato o problema, sendo assim os produtos começaram a vir de avião e a empresa voltara aos seus eixos.
De volta ao topo a companhia cresceu se tornando a maior fabricante de eletrônicos do mundo, produzindo desde televisores até câmeras de vídeo para uso profissional. Nos anos 80 e 90 comprou várias empresas na indústria do entretenimento, se tornando um império no setor com a gravadora SONY Music e o estúdio Columbia Tri-Star Pictures.
Em 1994 lançou o videogame PlayStation que foi sucesso absoluto no mercado. Hoje em dia enfrenta fortes concorrências com empresas sul-coreanas como a Samsung e a LG, e principalmente a japonesa Nintendo. Em Maio de 2012 o valor de mercado da SONY atingiu seu valor mais baixo em 31 anos, valendo apenas cerca de US$ 30,0 Bilhões,[5] em Setembro de 2000 a SONY tinha um valor de mercado de US$ 107 bilhões.[6][7]
東京通信工業株式会社 Tōkyō Tsūshin Kōgyō K.K. |
Sony começou após Segunda Guerra Mundial. Em 1946, Masaru Ibuka começou uma loja de eletrônica em uma loja de departamentos que constrói em Tóquio. A companhia teve $530 em capital e um total de oito empregados. Pioneering firma chateia o Japão contratando: Padrão quebrado. Por correspondente de Pessoal de Nobuo Abiko do Monitor de Ciência Cristã. O Monitor de Ciência Cristã (1908–Arquivo atual); 26 de março de 1966; Jornais de ProQuest Histórico: O Monitor de Ciência Cristã (1908–1998) pais acompanhando. No ano seguinte ele era juntava-se por seu colega, Akio Morita, e eles fundaram uma companhia chamada 東京通信工業株式会社 [Tōkyō Tsūshin Kōgyō Kabushiki Kaisha ou apenas Tōkyō Tsūshin Kōgyō K.K.] (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation) (1946-1957).[8]
A música de Sony/ATV Music Publishing |
Além de sua etiqueta de registro, a SONY opera outros negócios de música. Em 1995, a SONY criou a SONY/ATV Music Publishing em parceria com Michael Jackson, na qual a companhia foi dividida em 50% para SONY Corporation e 50% para Michal Jackson.
A SONY comprou os 50% restantes da parte de Michael Jackson em 2016 e, por tanto, passou a ser a companhia de publicação de músicas número 1 (maior do mundo), recebendo até mesmo o ofício de publicar músicas que a Universal Music não dê conta de publicar tão rapidamente, no âmbito de distribuição de mídias físicas (SONY CD, SONY DVD e SONY Blu-ray) mundialmente.
Além de tudo, com a compra, a SONY passou a possuir o maior catálogo de músicas do mundo, considerando que todo o catálogo da falida EMI Records havia sido adquirida pela SONY/ATV Music Publishing.[9][10]
Tratando-se da EMI, a falida gravadora foi 'dividida' entre SONY Music e Universal Music.
A divisão foi feita da seguinte forma:
- A SONY Music comprou 100% de todo o catálogo de músicas de todos os artistas da EMI, enquanto isso, a Universal Music ficou com os direitos da Marca EMI, isto é, para dar continuidade a marca (que é muito renomada na EUROPA), basicamente uma forma de produzir e distribuir músicas da Universal Music com nome EMI, aumentando, assim, as vendas da Universal Music na EUROPA por utilizar um nome da renomada gravadora europeia, a EMI. Além disso a Universal Music também havia adquirido os prédios e estúdios de gravação de áudio da falida gravadora EMI e posteriormente os vendeu para a Warner Music.
- A conclusão da venda da EMI culminou no dia 28 de Setembro de 2012, porém, como a Universal Music deu continuidade a EMI, todos os artistas da EMI acabaram permanecendo na gravadora EMI, que esta sendo revivida pela Universal Music, e com isso, agora todos esses artistas fazem parte da Universal Music, porém, todas as músicas de todos esses artistas publicadas até 28 de Setembro de 2012 pertencem a SONY Music em direitos autorais.
A SONY, por tanto, através da SONY/ATV Music Publishing é dona do maior catálogo de músicas do mundo (em direitos autorais), além de deter todo o catálogo de The Beatles, além dos catálogos de Michael Jackson e Elvis Presley, e claro, de todas as músicas dos artistas da falida EMI, cujas músicas tenham sido publicadas até 28 de Setembro de 2012 (do dia 29 de Setembro de 2012 em diante, todas as novas músicas de todos os artistas da EMI passam a pertencer ao catálogo da Universal Music).
A SONY também comprou a companhia de reconhecimento de música digital Gracenote por $260 milhões de USD em 2008.[8]
Pagamentos móveis |
A SONY quer combater a Apple e a Samsung em pagamentos móveis na Ásia.
A SONY planeja usar seu contato-menos tecnologia de pagamento para fazer chão na indústria de transporte público através da Ásia. O sistema, conhecido como FeliCa, conta com duas formas de tecnologias para fazer isto viável, ou chips embutidos em smartphones ou cartões de plástico com chips embutidos neles.
A SONY planeja implementar esta tecnologia em sistemas de trem na Indonésia logo que Pula 2016.[11]
Tecnologias |
Produtos notáveis, tecnologias e formatos proprietários da Sony em um breve resumo.
- 1946 - Inicia o desenvolvimento da Tecnologia dos Transistores (que veio a dar origem as CPU's, GPU's e APU's).
- 1947 - Auto-falante (LoudSpeaker ou apenas Speaker) A SONY começou a desenvolver seus próprios auto-falantes ainda nesse ano.
- 1948 - Fone de Cabeça (HeadPhone ou Fone de Ouvido Extra Auricular) Sim, a SONY criou os HeadPhones em 1948.
- 1949 - Fone de Ouvido ou apenas Fone (EarPhone ou Fone de Ouvido Intra Auricular) Sim, a SONY criou os EarPhones em 1949.
- 1950 - SONY Trinitron (ソニー・トリニトロン) TV e Monitores de PC - Foi o primeiro aparelho de televisão do Mundo com tela colorida / que exibia imagem em cores.
- 1951 - No dia 16 de março de 1951 a SONY cria sua PRIMEIRA subdivisão, a subsidiária SonyPCL (ソニーPCL株式会社 / ソニーピーシーエル株式会社) [Sony PCL Inc.] que é a criadora e detentora da patente e dos direitos autorais ANIME e DORAMA. SIM, Os ANIMES e DORAMAS só existem por causa da SONY! Todos os Animes e Doramas são da SONY, pertencem exclusivamente a SONY.
- 1968 - Lançamento do SONY Trinitron com Cinescópio (ソニー・トリニトロン) TV e Monitores de PC - primeiro televisor a cores do Mundo com cinescópio.
- 1969 - U-matic VCR (Video Cassete Recorder) profissional.
- 1970 - Criou o Cartão Magnético (hoje atua como Passe de Ônibus, Cartão de Crédito e Débito, etc.), criado inicialmente para a guardar informações, tal como um pendrive.
- 1971 - A SONY, em parceria com a NHK iniciou o desenvolvimento do sinal digital de TV (TV Digital), isto é, ISDB, que deveria vir a substituir o sinal analógico (TV Analógica) usado desde aquela época até (ainda) os dias atuais. O Padrão ISDB é utilizado apenas no Japão (desde 2003) enquanto uma versão modificada em uma parceria entre o Governo Federal do Japão e o Governo Federal do Brasil, onde este padrão é utilizado no Brasil (que utiliza o padrão ISDB-TB desde 2007). O padrão japonês ISDB é o único sistema de TV Digital do Mundo que suporta resoluções incríveis de até 512K. Atualmente, outros países adotaram este padrão japonês de TV Digital (criado pela SONY e NHK), sendo eles: da ÁSIA: Japão, Filipinas, Ilhas Maldivas, Sri Lanka. Das Americas: Brasil, Uruguay, Peru, Argentina, Chile, Venezuela, Ecuador, Costa Rica, Paraguay, Bolivia, Nicaragua, Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize. Do Continente Africa: Botswana.
- 1975 - SONY Betamax VCR doméstico.
- 1979 - SONY Walkman, um K7 player (toca-fita K7), foi o primeiro tocador de músicas portátil do Mundo.
- 1982 - SONY Disquete de Computador - no tamanho 3,5"/ floppy disk 3.5-inch, disquete flexível de 3.5".
- 1982 - CD (Compact Disc) e o CD-ROM em (1985), junto com a Philips.
- 1984 - SONY DiscMan (nome dado pela SONY ao primeiro leitor de CD portátil do Mundo), modelo D-50 e introduzido no mercado para substituir ao Walkman toca-fita K7. Lançado por US$ 465.00 para o modelo mais simples até US$ 558.00 para o modelo mas tecnológico. Atualmente perdeu muito espaço para os aparelhos de MP3, tendo sido tecnologicamente superado. Outro fator que sempre prejudicou seu prestígio era o grande consumo de pilhas, o que foi sanado com o surgimento das pilhas recarregáveis criadas e desenvolvidas pela própria SONY.
- 1985 - Lançamento da linha SONY HandyCam: Pequenas e portáteis câmeras de vídeo com formato de fita 8mm, que tinham a vantagem de serem menores que os concorrentes VHS e Betamax, mantendo a mesma qualidade de imagem. Video8 1988 Hi8 e em 1999 Digital8, fitas cassetes compactas de 8mm usadas para filmadoras (Camcorder).
- 1987 - SONY DAT (Digital Audio Tape), um K7 com alta qualidade sonora pouco aceito por usuários domésticos, mas muito usado por profissionais.
- 1991 - Apresentação do SONY MiniDisc, que ao associar a miniaturização do WALKMAN ao disco óptico gravável, criou um aparelho como alternativa superior às tradicionais fitas cassetes de áudio. O disco baseado em mídia digital para gravação e distribuição ao consumidor tinha qualidade semelhante ao CD. O aparelho seria lançado no mercado somente no ano seguinte.
- 1991 - A SONY inicia o desenvolvimento do SONY Glasstron (ソニー・グラストロン) que foi o primeiro tipo de SONY Head-Mounted Display (ソニー・ヘッドマウント・ディスプレイ) [Head-Mounted Display], também chamado de SONY Cinema 2D Pessoal (pois era 2D).
- 1991 - PlayStation: Primeiro console de Video-game da SONY é lançado no Japão.
- 1991 - SONY MiniDisc (MD) - Disco óptico-magnético, gravável tinha capacidade inicial de 350 MB, era usado inicialmente só para áudio, conseguia reproduzir 80 minutos de audio com qualidade semelhante a CD, para isso usava o algoritmo de compreensão ATRAC em 292 Kbit/s, atualmente já existe o Hi-MD de 1GB que pode tanto armazenar dados como audio MP3 e ATRAC3plus que com 64Kbit/s consegue a mesma qualidade que o MP3 em 128 Kbit/s. O MD foi largamente usado, por várias marcas por meio de licenciamento, para players portáteis principalmente no Japão pois ele não pulava tanto quanto o CD. Mas ele não teve tanta influência no resto do mundo.
- 1992 - PlayStation: Primeiro console de Video-game da SONY é lançado em toda a Ásia.
- 1993 - PlayStation: Primeiro console de Video-game da SONY é lançado na Europa, África e nas Américas.
- 1993 - Em 17 de Junho de 1993 a SONY criou o "SDDS" - SONY Dynamic Digital Sound (ソニー・ダイナミック・デジタル・サウンド), um som de 7.1 canais exclusivo para cinemas, que posteriormente acabou dando origem aos aparelhos eletrônicos Home Theater.
- 1994 - PlayStation: Primeiro console de Video-game da SONY é lançado no Brasil.
- 1996 - DV e MiniDV (Digital Video) e HighDV (2004), embora sejam fita cassete ela é digital e tem alta qualidade e é usada até hoje em câmeras e filmadoras portáteis e até em profissionais também portátil. Agora existe também o MicroDV mais compacto.
- 1996 - Em 1996, o primeiro modelo do SONY Cinema 2D Pessoal da SONY, isto é, o primeiro modelo comercializado do SONY Glasstron (ソニー・グラストロン), era 100% compatível com o SONY PlayStation 01 e com os SONY Betamax Player e SONY VHS Player, cujo este primeiro modelo (SONY PLM-50) já foi comercializado em Junho de 1996 no Japão.
- 1997 - Em Junho de 1997 uma segunda versão, do SONY Cinema 2D Pessoal (que funcionava normalmente com os consoles SONY PlayStation 01 e com o novo lançamento do ano, o SONY PlayStation 02 - que seria lançado em Dezembro de 1997 no Japão) foi a versão melhorada do SONY Glasstron (ソニー・グラストロン) que desta vez possuía entrada SVGA, trazendo assim maiorresolução de vídeo, co nome do modelo era (SONY PLM-A35). Com sinal analógico, ainda não era 3D, e até mesmo chegou a ser comercializado nos Estados Unidos. Ainda no mesmo mês, em Junho de 1997, (mesmo ano do lançamento do SONY PlayStation 02 no Japão), um novo SONY Cinema 2D Pessoal [uma variante do modelo anterior (SONY PLM-A35)] do SONY Glasstron (ソニー・グラストロン), desta vez sem suporte a SVGA e por tanto com menor resolução de imagem (tinha um preço mais baixo), o nome deste novo modelo sem suporte SVGA era (SONY PLM-A55). Com sinal analógico, não era 3D, também foi comercializado nos Estados Unidos.
- 1998 - Em 1998, um nomo modelo do SONY Cinema 2D Pessoal foi lançado, porém, mau sucedido. Este novo SONY Glasstron (ソニー・グラストロン) foi comercializado nos Estados Unidos mas o modelo saiu de linha por conta de falhas no funcionamento do equipamento. O modelo em questão era o (SONY PLM-100). Com sinal analógico, não era 3D. A SONY concertou o defeito do modelo anterior (SONY PLM-100) do SONY Cinema 2D Pessoal; agora esse novo modelo de SONY Glasstron (ソニー・グラストロン) foi lançado em 02 variantes [02 modelos] (SONY PLM-S700) e (SONY PLM-S700E), ambos em 10 de Novembro de 1998. Estes 02 novos modelos estavam melhor preparados para receber a nova geração de consoles de vídeo game, o SONY PlayStation 02 que já havia sido lançada no Japão em 1997. Foi nesses novos modelos que, pela primeira vez, a SONY experimentou telas LCD de Hyper Qualidade (para a época era a MAIOR INOVAÇÃO do Mundo), cujo cada uma das 02 telas LCD possuíam finalmente uma resolução nativa SVGA (800 × 600); Antes os modelos anteriores que haviam "suporte" a resolução SVGA era apenas porque o decodificador de vídeo aceitava exibir uma imagem no tamanho máximo dessa resolução, porém as telas jamais tiveram resolução nativa EM PXELS de SVGA (800 x 600) - havia modelos onde os decodificadores não "suportavam" essa super resolução e por isso eram mais baratos do que os modelos que suportavam essa resolução, mas ainda assim as telas não possuíam a quantidade de pixels nativos de resolução SVGA. (É igual comparar um SmartPhone com tela de resolução nativa cujo processador dê suporte para filmar e exibir vídeos em 4K, porém a tela onde essa imagem é exibida não é 4K, a resolução da tela deste SmartPhone é apenas FullHD, ou seja, a qualidade ainda é 4x inferior do que deveria ser para exibir adequadamente a imagem nessa Ultra resolução que é a 4K). Tratando desses 02 novos modelos, onde ambos tinham telas com resolução nativa SVGA, a única diferença nos modelos era o padrão de decodificação de cores utilizado. O modelo SONY PLM-S700 tinha suporte apenas ao sistema de cores NTSC, enquanto o modelo SONY PLM-S700E tinha suporte apenas ao sistema de cores PAL. Ambos os modelos se utilizavam de sinais analógicos e, por tanto, não eram 3D.
- 1997 - DVD (Digital Versatile Disc) é lançado. O desenvolvimento se iniciou em 1993 uma fusão entre dois formatos iniciais, um o MMCD (MultiMedia Compact Disc) apoiada pela SONY e Philips, e o outro o SD (Super Density disc) apoiado pelas parceiras japonesas da SONY: Matsushita (Panasonic), Pioneer e Toshiba além de outras Corporações como Time Warner (Warner Bros.), Hitachi, Mitsubishi Eletric, Thomson e JVC. Após os dois grupos se juntarem foi criado a DVD Consortium que posteriormente em 1997 passou a se chamar DVD Forum e foi aberto para todas as outras companhias.
- 1998 - Memory Stick, cartão de memória flash.
- 1997 - PlayStation 2 (A segunda geração do PlayStation) é lançado no Japão.
- 1998 - SONY cria e lança o Memory Stick, cartão de memória flash.
- 1998 - SONY FD Trinitron/WEGA(ソニー・トリニトロン/ウェガ) TV e Monitores de PC (1998 - 2005) - a SONY lança primeira linha de TVs do Mundo {e ainda era CRT/TV de Tubo} com tela WIDE! Isso mesmo! TV com Wide-Screen em pleno 1998! A SONY foi quem puxou todas as marcas do Mundo para essa taxa de proporção de tela (1:56:1) que é simplificado como 16:9. Até então as TVs tinham tela com taxa de proporção (1:33:1), simplificada como 4:3. Os 4 modelos que a SONY lançou nessa época com WINDE-SCREEN eram 4 modelos: Super Fine Pitch com a Hyper resolução (1440x1080i); a modelo Hi-Scan com resolução (853x1080i); o modelo WEGA 16:9 Enhanced (480i) e modelo WEGA 4:3 (480i). Ambos os modelos foram lançados com telas de 13" até 40", todas CRT (TV de Tubo).
- 1998 - PlayStation 2 (A segunda geração do PlayStation) é lançado em toda a Ásia.
- 1999 - PlayStation 2 (A segunda geração do PlayStation) é lançado na Europa, África e nas Américas.
- 2000 - PlayStation 2 (A segunda geração do PlayStation) é lançado no Brasil.
- 2001 - APU Cell - Cell é o nome para uma arquitetura de microprocessador desenvolvida em conjunto pela SONY, Toshiba e IBM, numa aliança conhecida como "STI". Do projeto da arquitetura até a primeira implementação foram gastos quatro anos, começando em Março de 2001, terminando em 2005 com o anúncio de que a arquitetura iria equipar o SONY PlayStation 3. O custo estimado pela IBM para o desenvolvimento dessa APU foi de 400 milhões de USD.
- 2003 - PlayStation X (Vídeo Game PlayStation 2 com poder gráfico melhorado e ainda com função gravador de vídeo a partir de imagem da TV Digital) é lançado exclusivamente no Japão.
- 2004 - A SONY cria a Tecnologia SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス) que foi originalmente criada como 'Sistema de Cores SONY TriLuminos™' [SONY TriLuminos™ Color (ソニー・トリルミナス・カラー)], exclusivo para TVs e Monitores SONY, desde a linha SONY FD Trinitron/WEGA (ソニー・トリニトロン/ウェガ) TV e Monitores de PC - modelos de 2004 e 2005 - até a nova linha de TVs SONY BRAVIA (ソニー・ブラビア), que se iniciou em 2005. A tecnologia SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス) foi originalmente concebida para que, ao usar equipamentos e serviços que correspondam a essas grandes gamas de cores, é possível expressar as cores de maneira fiel sem erro de saturação, como as cores individuais de flores tornando vívida a cor vermelha, e a cor azul marinho e azul esverdeado do mar, ambas difíceis de reproduzir com fidelidade, sem que haja real distorção para mais ou para menos, expressando assim, explícita diferença das cores delicadas e sutis em relação as cores vívidas, além de reproduzir uma cor neutra a peles humanas (de qualquer tom de pele), sem que haja distorção na cor da pele exibida na imagem.
- O 'Sistema de Cores SONY TriLuminos™' [SONY TriLuminos™ Color (ソニー・トリルミナス・カラー)] (que foi a primeira tecnologia SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス)era oficialmente chamado de 'SONY Mobile BRAVIA® Engine', antes do advento da tecnologia de TELAS TriLuminos (SONY TriLuminos Display). Quando, posteriormente, a 'TELA SONY TriLuminos™' ou 'SONY TriLuminos Display™'foi criada, e, por tanto, era utilizada em parceria com o software 'Sistema de Cores SONY TriLuminos™' [SONY TriLuminos™ Color (ソニー・トリルミナス・カラー)], esse conjunto combinado de tecnologias automaticamente passou a ser chamado oficialmente pela SONY de 'SONY Mobile BRAVIA® Engine 2'.
- Cerca de 04 anos depois da SONY criar a Tecnologia de Aprimoramento de Cores SONY TriLuminos, isto é, o 'Sistema de Cores SONY TriLuminos™' [SONY TriLuminos™ Color (ソニー・トリルミナス・カラー)], a SONY então criou uma tela especial, chamada de 'TELA SONY TriLuminos™', ou [SONY TriLuminos™ Display (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ)] em 2008. A tela com este tipo de tecnologia (exclusivo SONY) foi a primeira tela do Mundo a utilizar a Tecnologia dos Pontos Quânticos (QD ou Quantum Dot) que utiliza nano cristais (nano tecnologia) que emite luz com comprimentos de onda muito específicos e predeterminados, o que lhes permite oferecer um aumento de 50% na gama de cores que a tela pode produzir. Acontece, porém, que a tecnologia das 'TELAS SONY TriLuminos™' ou 'SONY TriLuminos Display™' eram utilizadas junto do 'Sistema de Cores SONY TriLuminos™' [SONY TriLuminos™ Color (ソニー・トリルミナス・カラー)] na qual, os eletrônicos SONY que possuíam ambas tecnologias combinadas, tal eletrônico era nomenclaturado tão somente de detentor da tecnologia 'SONY Mobile BRAVIA® Engine 2'.
- Finalmente, em 2011, foi lançado a tecnologia de MINI-TELAS SONY TriLuminos™, chamada oficialmente de SONY TriLuminos™ Display for Mobile (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ・フォー・モバイル) onde telas de MICRO tamanhos (pouquíssimas polegadas) chegando até telas de 16.4 polegadas, passaram a ser fabricadas pela SONY com a tecnologia SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス). No caso, as telas SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス) são utilizadas exclusivamente no modelo japonês e sul-koreano (lançados em 2014) do SONY Cinema 3D Pessoal HMZ-T3W (enquanto no modelo internacional esta tecnologia jamais foram empregadas (lançados em 2013 mundialmente), na qual o modelo internacional não possuía a tecnologia SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス).
- A tecnologia SONY TriLuminos™ Display for Mobile (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ・フォー・モバイル), está presente nos Tablets SONY Xperia da linha Z, Z2, Z3 Compact e Z4 Tablet, além de estar presente em todos os SmartPhones SONY Xperia da linha Z, X, XZ e alguns SmartPhones SONY Xperia intermediários, desde os mais antigos como SONY Xperia T2 Ultra, SONY Xperia T3, [o Xperia T NÃO POSSUI A TECNOLOGIA SONY TriLuminos Display], e também nos SmartPhones SONY Xperia C4 Dual, SONY Xperia C5 Ultra, SONY Xperia M5, SONY Xperia X, SONY Xperia X Performance, SONY Xperia X Compact, SONY Xperia XA e SONY Xperia XA Ultra.
- Posteriormente, em 2011 o software da tecnologia 'Sistema de Cores SONY TriLuminos™' [SONY TriLuminos™ Color (ソニー・トリルミナス・カラー)] foi atualizado e essa atualização recebeu um novo nome, que seria uma nova tecnologia: SONY X-Reality® para TVs. Com o lançamento da tecnologia SONY TriLuminos™ Display for Mobile (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ・フォー・モバイル), o software da tecnologia 'Sistema de Cores SONY TriLuminos™' [SONY TriLuminos™ Color (ソニー・トリルミナス・カラー)] também foi atualizado e essa atualização recebeu um novo nome, que seria uma nova tecnologia: SONY X-Reality® for Mobile. Desde então, todos os aparelhos SONY com telas SONY TriLuminos™ Display (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ)passaram a ser equipados com software SONY X-Reality® nas TVs e SONY X-Reality® for Mobile para os portáteis, que nesse caso incluía SONY VAIO (apenas os equipados com Tela SONY TriLuminos), Tablets e SmartPhones SONY Xperia (apenas os equipados com Tela SONY TriLuminos), no caso, os da linha Z, X, XZ, alguns da linha T, alguns da linha M, etc. O Modelo japonês e sul-koreano do SONY Cinema 3D Pessoal (SONY HMZ-T3W) também receberam a tecnologia SONY TriLuminos™ Display for Mobile (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ・フォー・モバイル) porém foram lançados apenas em 2014, enquanto a versão internacional do SONY Cinema 3D Pessoal (SONY HMZ-T3W) que foi lançado 01 ano antes (em 2013) veio sem a tecnologia SONY TriLuminos™ Display (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ.
- De modo geral, a Tecnologia de Tela SONY TriLuminos™ Display (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ) é muito cara, o que explica o por quê dos produtos SONY com esta tecnologia serem até 3x mais caros do que os produtos de empresas concorrentes com as mesmas especificações técnicas, ou mesmo, até 2x mais caro do que os próprios produtos SONY com telas comuns, sem a tecnologia SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス).
- 2005 - PSP e o UMD (Universal Media Disc) embora com um nome um tanto ambicioso ficou restrito a jogos para o console do PlayStation Portable.
- 2006 - Blu-ray Disc a nova geração do DVD concorrente do HD DVD, liderada pela Sony, Panasonic, Pioneer e Philips, e conta com o apoio da Apple Inc., Dell, Hitachi, LG, Sharp e Thomson. Conta também com alianças de exclusividade dos grandes estúdios de cinema, SONY Pictures e MGM (são da SONY),Warner Bros., Disney, 20th Century Fox, New Line Cinema e Lionsgate.
- 2006 - PlayStation 3 (A terceira geração do PlayStation)
- 2006 - SONY DSLR-Alpha 100, sua primeira câmera DSLR, com 10,2 Megapixel.
- 2009 - Em 2009 a SONY criou a tecnologia mais amada (e almejada) das Televisões... A Tecnologia Smart. Sim, a SONY criou a Tecnologia SmartTV, porém, com o codinome SONY Bravia Internet Video.[4] Porém, apenas em 2011, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) foi a primeira emissora de toda a América Latina a realizar uma parceria com a SONY para que, através de conexão de internet, qualquer pessoa da América Latina pudesse assistir a programação do SBT 100% ao vivo, com até no máximo 5 minutos de atraso real na transmissão (de acordo com a velocidade de internet, na qual a SONY recomendava pelo menos 15 Megabits por segundo de conexão de internet). Para que fosse possível acessar tais conteúdos, um novo layout gráfico foi criado, onde APLICATIVOS de empresas parceiras vinham instalados de fábrica. Foi o caso do SBT. Tal sistema foi implementado no mesmo ano nos Blu-ray Players SONY em todo o Mundo, e também implementado nos aparelhos Home Theater SONY com Blu-ray Player embutido; porém, com o aplicativo do SBT apenas nos modelos lançados na América Latina. Nas notícias, em respeito a parceria inédita no Mundo, foi veiculado a seguinte informação: "Além dos aparelhos de TV SONY Bravia com tecnologia Internet Video comercializados no Brasil, o canal do SBT também estará disponível nas TVS SONY com esta tecnologia nos seguintes países da América Latina: México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Trinidade and Tobago, República Dominicana, Jamaica e Barbados." [12]
- 2010 a 2014 - Depois de 14 anos de comercializar a primeira versão, a SONY voltou com os seus SONY Head-Mounted Display (ソニー・ヘッドマウント・ディスプレイ), agora eram 3D Ativo (120 Hz) - SONY 3D World Technology e por isso passaram a ser chamados de SONY Cinema 3D Pessoal (antes eram chamados de SONY Cinema 2D Pessoal). O SONY HMZ-T1 foi lançado no Japão em 2010, o SONY HMZ-T2 em 2011 no Japão; o HMZ-T3 em 2012 no Japão; o HMZ-T3W (modelo internacional) em 2013 nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Depois, apenas em 2014 a SONY comercializou no Japão e Koreia do Sul o SONY HMZ-T3W [do modelo exclusivo para Japão e Koreia do Sul - foi a primeira e única versão (também com Tela OLED) a utilizar a tecnologia: SONY TriLuminos™ Display (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ)]. Assim como os modelos iniciais do SONY Glasstron (ソニー・グラストロン), os novos SONY Head-Mounted Display, agora 3D Ativo (120 Hz) - SONY 3D World Technology, continuam ainda sendo equipados com 2 telas individuais e independentes. Desde o modelo SONY HMZ-T1 até o último modelo disponibilizados em 2014, as telas possuíam resolução HD [1280x720] nativo em cada tela OLED + tecnologia de 3D Ativo (120 Hz) com o nome de de SONY 3D World fabricada pela própria SONY. Os modelos internacionais, japoneses e sul-koreanos dos SONY HMZ-T1, SONY HMZ-T2, SONY HMZ-T3 e mais apenas o modelo internacional do SONY HMZ-T3W eram todos com TELAS duplas e independentes OLED, 3D Ativo (120 Hz), com resolução HD (1280 x 720) nativa em cada tela, porém, não possuíam a tecnologia SONY TriLuminos™ Display for Mobile. Porém, como foi mencionado a cima, o modelo SONY HMZ-T3W só foi comercializado no Japão e Koreia do Sul apenas 01 ano depois do lançamento do modelo internacional. A demora se deve ao fato do modelo japonês e sul-koreano contarem com a tecnologia SONY TriLuminos™ Display (ソニー・トリルミナス・ディスプレイ)]. (Nenhum modelo destes aparelhos jamais foram comercializados na América Latina nem no Brasil nem no continente Africano, embora todos eles tenham sido normalmente comercializados em Portugal, como em toda a EUROPA, toda a ÁSIA e também América do Norte.
- 2011 - PlayStation Vita (A segunda geração do PlayStation Portable)
- 2011 - SONY Xperia Tablet (Xperia Tablet P, Xperia Tablet S1 e Xperia Tablet S2 - são 3 modelos diferentes, ambos são resistentes a RESPINGOS d'água)
- 2012 - SONY Xperia S SmartPhone (Processador Dual Core 1.5ghz Tela em HD)
- 2013 - SONY Xperia Z SmartPhone, SONY Xperia Z Tablet , SONY Xperia ZL (SONY Xperia ZQ - no Brasil) e SONY Xperia Z1 SmartPhone (Ambos SONY Xperia Z SmartPhone, SONY Xperia Z1 SmartPhone e SONY Xperia ZL/ZQ contam com Display de 5 polegadas com resolução 1080p; Android 4.2; Processador Snapdragon S4 Pro quad-core, Z e Z1 são resistentes a água, o ZL/ZQ não é resistente a água.)
- 2013 - Playstation 4 (A quarta geração do PlayStation)
- 2014 - Sony Xperia Z2 SmartPhone e Sony Xperia Z2 Tablet, no caso do Tablet, ele superou o concorrente iPad Air da Apple e com isso o novo SONY Xperia Z2 Tablet é o mais fino e leve tablet do mercado além de ser o Mais Resistente e a prova d'água.
- 2014 - Sony Xperia Z3 SmartPhone e Xperia Z3 Tablet Compact
- 2014 - SONY Sound Pressure Horn (CORNETA DE PRESSÃO SONORA): um labirinto nas caixas de som de mini system da SONY, que permite dobrar o som, na linha 2015, além de dobrar ainda aumenta 35%, como SHAKE 33/44D, SKAKE 55/66D, SHAKE 77/88D e SHAKE99/100D, e nas linhas SHAKE X1D, SHAKE X3D, SHAKE X5D e SHAKE X7D. Diferente dos dizeres errôneos, design interno da caixa acústica NÃO DEIXA O GRAVE SECO. Pelo contrário. O grave seco, no entanto, é por conta do VACS da SONY que não pode ser desativado nesses modelos (mas podia ser desativado em modelos anteriores como SHAKE 2000, SHAKE 5 e SHAKE 7).
*[A única forma de driblar o grave seco proporcionado pelo VACS da SONY (caso você não consiga desativar o VACS) é através de um equalizador gráfico externo de 31 canais, na qual é necessário subir o máximo do ganho em 20 Hz, 25 Hz e 31 Hz, com o equalizador FBQ 3102 da Behringer] - 2015 - SONY Xperia Z3+ SmartPhone (SONY Xperia Z4 SmartPhone - no Japão), SONY Xperia Z5 e SONY Xperia Z5 Premium. (O SONY Xperia Z5 Premium é o Primeiro SmartPhone do Mundo com tela 4K). No mesmo ano, foi lançado o SONY Xperia Z4 Tablet, o melhor, mais potente e avançado Tablet da SONY até hoje (pois a SONY não lançou outros Tablets depois deste).
- 2016 - A 15 de Setembro a SONY lança o PlayStation 4 Slim, a 13 de Novembro lança o PlayStation VR e a 10 de Novembro a PlayStation 4 Pro. (em Portugal).
- 2016 - SONY Xperia XZ
- 2016 - SONY PlayStation VR (ソニー・プレイステーション ヴィーアール) Visor de Realidade Virtual equipado com Giroscópio exclusivo para SONY PlayStation 04 e SONY PlayStation 04 Pro. Possui tecnologia HDR e 01 única tela dividia em 2 metades, na resolução total FullHD (1920x1080) e apenas em 2D.
- 2017 - SONY Xperia XZ Premium (primeiro e único SmartPhone do Mundo com tela de 1 MIL NITS de potência [isto é, HDR] além de ser 4K).
- 2017 - SONY Xperia XZs (Primeiro e único SmartPhone do Mundo com sensor 3D e 3D Creator para digitalizar em 3D qualquer coisa a sua frente e ao seu redor, seja pessoas, animais ou objetos.)
- 2018 - SONY lança sua mais poderosa câmera profissional cinematográfica, chamada de SONY CineAlta VENICE, que filma em resolução 6K FULL FRAME nativo, na taxa de proporção de tela padrão de cinema que é de 21:9 (2.3:1), enquanto a taxa de proporção padrão de HDTVs, como TVs HD, FullHD e 4K UHD é um pouco menor, de 16:9 (1.77:1). A taxa de proporção de antiga de imagem (4:3) é ainda menor, equivalente a 1:33:1 nesse tipo de escalas).[13] Tamanha a importância é para a SONY esta nova Câmera Cinematográfica 6K que a SONY Japan já produziu 2 mini 'PV' (que em japonês significa 'MV') do badalado grupo k-pop boy band: B1A4. Para assistir os dois clipes, clique neste texto que você será redirecionado ao site da SONY Japan, onde está estes 2 clipes.[14] A SONY, porém, ainda deve lançar uma câmera profissional cinematográfica ainda mais poderosa até no máximo no ano de 2024, pois seu novo sensor de imagem de 150 Megapixels é mais do que suficiente para filmar e fotografar em resolução 16K nativo, pois, para se obter a resolução 16K bastaria um sensor de imagem de 'apenas' 137 Megapixels.[15]
Origem do Nome "SONY" |
Quando 東京通信工業株式会社 [Tōkyō Tsūshin Kōgyō Kabushiki Kaisha ou apenas Tōkyō Tsūshin Kōgyō K.K.] (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation) (1946-1957) estava procurando um nome romanizado de usar para introduzir no mercado, consideraram fortemente as suas iniciais, TTK. O principal motivo foi a empresa ferroviária Tóquio Kyuko que era conhecida como TTK[16] A empresa ocasionalmente usava a sigla 東通工 "TōTsūKō" no Japão, mas durante a sua visita aos Estados Unidos, Akio Morita descobriu que os americanos tinham uma grande dificuldade em pronunciar esse nome. Outro nome inicial que foi julgado por um tempo foi "Tokyo Teletech" que durou até Akio Morita descobrir que havia uma empresa americana que já usava "Teletech" como uma marca.[17]
O nome "SONY" foi escolhido como uma mistura de duas palavras. Um deles foi, do latim, a palavra "Sonus", que significa a origem do som, e o outro era "Sonny" , um termo familiar utilizado em 1950 na América para chamar um menino.[16] O primeiro produto da marca SONY, o TR-55 rádio transistor, surgiu em 1955, mas o nome da empresa não mudou até janeiro de 1958, ano em que se tornou a SONY, pois foi apenas neste ano que a SONY entrou oficialmente na Bolsa de Valores de Nova York.
Na época da mudança era extremamente incomum para empresas japonesas usar letras do alfabeto romanas (Romaji) para soletrar seus nomes, em vez de escrevê-lo em kanji ou mesmo em Hiragana (geralmente utilizado pelas empresas japonesas com nomes japoneses [por exemplo, a empresa AJINOMOTO], embora o nome de empresas japonesas cujo o nome não seja derivado do idioma japonês, esses nomes então são escritos em Katakana, que neste caso se aplica ao nome SONY e é o tipo de alfabeto japonês utilizado. Enfim, a mudança do nome para "SONY" não foi sem oposição: O principal banco da TTK na época, Banco Mitsui, tinha fortes sentimentos sobre o nome. Eles empurraram para outras junções como SONY Electronic Industries ou SONY Teletech. Akio Morita não aceitou, pois não queria que o nome da empresa tivesse algum vínculo com um setor específico. Depois de toda a repercussão, tanto Masaru Ibuka como o presidente do Banco Mitsui deram sua aprovação.[18]
A partir daí surgiu a ソニー株式会社 [Sonī Kabushiki Kaisha, em Romaji; SONY Corporation, em Inglês; Conglomerado SONÍ, em Português {pronúncia: SONÍ}.]
*Entenda: Se o nome SONY fosse de origem japonesa, então seria escrito (e patenteado) em Hiragana: そにー株式会社 [Sonī Kabushiki Kaisha, em Romaji;
SONY Corporation, em Inglês; Conglomerado SONÍ, em Português {pronúncia SONÍ}]
Controvérsia |
Em 2016, o relatório da organização de direitos humanos, a Anistia Internacional, acusou a SONY, Apple, Samsung e outras empresas de trabalho escravo infantil. Mark Dummett, o pesquisador nas áreas de negócios e direitos humanos da Anistia declarou: "Companhias cujo lucro global é de US$ 125 bilhões não podem realmente alegar incapacidade de verificar de onde vêm suas matérias-primas essenciais".[19]
SLOGAN's OFICIAIS PATENTEADOS[20] |
Slogan's da SONY se iniciaram apenas em 1958, considerando que a SONY havia entrado para Bolsa de Valores apenas nesse ano (1958). A partir daí a empresa se empenhou em criar e utilizar Slogans, antes a SONY não possuiu nenhum Slogan.
- 1958 - Research Makes the Difference
- 1959 - SONY - a worldwide brand born in Japan
- 1988 - It’s a SONY
- 2000 - Go Create
- 2002 - You make it a SONY
- 2003 - It’s not a trick, it’s a SONY
- 2005 - Like.no.other
- LINHA BRAVIA - 2005 - Color.like.no.other
- LINHA BRAVIA - 2005 - Color.like.no.other
- 2007 - SONY 3D World
- 2009 - Make.Believe
- 2013 - Be Moved
- 2018 - SONY is SONY
*Mais informações no site oficial de Informações da SONY, em inglês: https://www.sony.net/
Envolvimento com a Comunidade Mundial |
Projeto EYE SEE
- A SONY Corporation está ativamente envolvida no projeto EYE SEE realizado pela UNICEF, investindo MILHÕES de dólares todos os anos em EYE SEE Workshops de fotografia digital foram executados para crianças na Argentina, Tunísia, Mali, África do Sul, Etiópia, Madagascar, Ruanda, Libéria e Paquistão.[21][22]
- A SONY Corporation está ativamente envolvida no projeto EYE SEE realizado pela UNICEF, investindo MILHÕES de dólares todos os anos em EYE SEE Workshops de fotografia digital foram executados para crianças na Argentina, Tunísia, Mali, África do Sul, Etiópia, Madagascar, Ruanda, Libéria e Paquistão.[21][22]
Projeto de Biblioteca Móvel na África do Sul
- A SONY ajuda a Iniciativa de apoio à educação primária da África do Sul (SAPESI) através de doações financeiras e doações de livros infantis para o Projeto de Biblioteca móvel da África do Sul.[23]
- A SONY ajuda a Iniciativa de apoio à educação primária da África do Sul (SAPESI) através de doações financeiras e doações de livros infantis para o Projeto de Biblioteca móvel da África do Sul.[23]
The SONY Canada Charitable Foundation
- A SONY Canada Charitable Foundation (SCCF) é uma organização sem fins lucrativos que apóia três principais instituições de caridade; o 'Make-A-Wish Canada', o 'United Way of Canada' e o programa 'EarthDay' e 'ECOKIDS'.
'SONY Foundation' dona da 'You Can'
- Após as Enchentes na Austrália em 2010–2011 e as Queimadas do Sábado Negro, a SONY Music lançou álbuns de beneficentes para que 100% do dinheiro arrecadado fosse direcionado para a SONY Foundation, que estava se dedicando a socorrer as vítimas destas catástrofes.[24]
- Enquanto isso, o 'You Can' é o programa para socorrer crianças e adolescentes com câncer, onde esse grupo de crianças recebem o nome de "possuidoras de câncer juvenil" na qual a SONY Foundation está envolvida para lhes fornecer todo o suporte.[25]
- Após as Enchentes na Austrália em 2010–2011 e as Queimadas do Sábado Negro, a SONY Music lançou álbuns de beneficentes para que 100% do dinheiro arrecadado fosse direcionado para a SONY Foundation, que estava se dedicando a socorrer as vítimas destas catástrofes.[24]
Projeto de Tradução de Ideias para tornar o Mundo em um lugar melhor (Open Planet Ideas Crowdsourcing Project)
- A SONY lançou o Projeto de Planejamento de ideias "Open Planet Ideas", em parceria com o World Wildlife Fund e o grupo de design, IDEO.[26]
- A SONY lançou o Projeto de Planejamento de ideias "Open Planet Ideas", em parceria com o World Wildlife Fund e o grupo de design, IDEO.[26]
Projeto Street Football Stadium
- Por ocasião da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a SONY fez parceria com Street Football World e lançou o Projeto Street Football Stadium para apoiar programas educacionais baseados no futebol em comunidades locais em toda a América Latina e Brasil. SIM, a SONY manteve projetos educacionais em toda a América Latina e Brasil![27] Mais de 25 estádios de rua foram desenvolvidos desde o início do projeto. [28]
- Por ocasião da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a SONY fez parceria com Street Football World e lançou o Projeto Street Football Stadium para apoiar programas educacionais baseados no futebol em comunidades locais em toda a América Latina e Brasil. SIM, a SONY manteve projetos educacionais em toda a América Latina e Brasil![27] Mais de 25 estádios de rua foram desenvolvidos desde o início do projeto. [28]
Projeto SONY Road To Zero 2010-2050[29]- Em 2010 a SONY criou um ambicioso projeto para promover o Cuidado Real para com o Meio Ambiente a Nível Mundial em todos os âmbitos possíveis, na qual a SONY se compromete que em até o ano de 2050 de que 100% de todos os produtos que a SONY produz poderão ser 100% reciclados após o término de sua vida útil e/ou serão de fontes recicladas, ou mesmo podendo ser composto de até 100% de conteúdo já reciclado. Além disso, até 2050 a SONY pretende não emitir mais nenhum grama se quer de gás carbônico em nenhuma de suas subsidiárias (desde SONY Eletrônicos até SONY Pictures e SONY Music, etc.), além de não emitir mais nenhum grama se quer de gás carbônico nem pela produção de qualquer componente eletrônico, nem pela manutenção de suas empresas, na qual, isto inclui substituir todos os veículos, caminhões e ônibus utilizados pela empresa (para os mais diversos fins) na qual 100% desta frota deverá ser absolutamente substituída por veículos 100% não poluentes, sejam eles 100% movidos a Eletricidade ou 100% movido a Hidrogênio (como combustível), etc. Em 2011 a SONY recebeu apoio de 14 empresas asiáticas para serem 100% parceiras da SONY neste propósito, além de também se unirem ao propósito de até 2050 se transformarem em Corporações 100% bio-sustentáveis e/ou 100% não poluentes. Estas 14 empresas são:
Do Japão:
NISSAN Corporation(日産自動車株式会社)
- Criado pela NISSAN e ainda pertence 100% a NISSAN, isto é, são subsidiárias (departamento/subdivisão):
INFINITI Motors Inc., インフィニティ (日産自動車) - Linha de carros de Ultra Luxo da Nissan
Datsun Motors Inc., (ダットサン) - Linha de carros Ultra baratos da Nissan
- Comprado pela NISSAN/Acionista Majoritária desta empresa a baixo:
- Mitsubishi Motors Corporation (三菱自動車工業株式会社)
- Criado pela NISSAN e ainda pertence 100% a NISSAN, isto é, são subsidiárias (departamento/subdivisão):
- SUZUKI Corporation(スズキ株式会社)
- FUJITSU Corporation(富士通信機製造株式会社 / 富士通株式会社)
- MATSUSHITA [PANASONIC](松下電器産業 / 松下パナソニック株式会社)
- PIONNER(パイオニア株式会社)
- NIKON Corporation(株式会社ニコン)
- CASIO Computer Corporation(カシオ計算機株式会社)
- NTT DoCoMo Corportion(株式会社エヌティティドコモ)
- KDDI Corporation / KDDI株式会社(ケイディーディーアイ株式会社)
- LION Corporation(ライオン株式会社)
- LOTTE Corporation ou Grupo LOTTE(ロ ッ テ グ ル ー プ)롯데 (Korean) / ロ ッ テ (Japanese)
- NEC Corporation (日本電気株式会社) [エヌ・イー・シー] | Nippon Electric Company, Ltd.
Coréia do Sul
- [Estrela de Ouro da Sorte] "Lucky-GoldStar" ou "LG" / "LG Corporation" ou "Grupo LG" / "LG 그룹" / "주식회사 LG" ("럭키금성" / "樂喜金星" / "乐喜金星")
- Woongjin Corporation (웅진그룹 / 웅진 코퍼레이션)
- Em 2010 a SONY criou um ambicioso projeto para promover o Cuidado Real para com o Meio Ambiente a Nível Mundial em todos os âmbitos possíveis, na qual a SONY se compromete que em até o ano de 2050 de que 100% de todos os produtos que a SONY produz poderão ser 100% reciclados após o término de sua vida útil e/ou serão de fontes recicladas, ou mesmo podendo ser composto de até 100% de conteúdo já reciclado. Além disso, até 2050 a SONY pretende não emitir mais nenhum grama se quer de gás carbônico em nenhuma de suas subsidiárias (desde SONY Eletrônicos até SONY Pictures e SONY Music, etc.), além de não emitir mais nenhum grama se quer de gás carbônico nem pela produção de qualquer componente eletrônico, nem pela manutenção de suas empresas, na qual, isto inclui substituir todos os veículos, caminhões e ônibus utilizados pela empresa (para os mais diversos fins) na qual 100% desta frota deverá ser absolutamente substituída por veículos 100% não poluentes, sejam eles 100% movidos a Eletricidade ou 100% movido a Hidrogênio (como combustível), etc. Em 2011 a SONY recebeu apoio de 14 empresas asiáticas para serem 100% parceiras da SONY neste propósito, além de também se unirem ao propósito de até 2050 se transformarem em Corporações 100% bio-sustentáveis e/ou 100% não poluentes. Estas 14 empresas são:
A Corporação SONY (Resumo da Corporação SONY - está listado aqui apenas 50% de toda a Corporação SONY) |
Clique aqui (Toda a SONY Corporation mundialmente) *em japonês (NESTE LINK está descrito 100% de Todas as Subsidiárias SONY a nível Mundial)
CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA COMPLETA DE TODAS AS EMPRESAS QUE COMPÕEM A SONY Corporation
(ATENÇÃO, A LISTA A BAIXO SÓ MOSTRA 50% de todas as Subsidiárias da SONY Corporation [AS PRINCIPAIS EMPRESAS QUE COMPÕEM A SONY Corporation]):
- SONY Eletrônicos e Tecnologias
TV Digital (1971-presente)
- Padrão ISDB e ISDB-TB: SBTVD, sigla para Sistema Brasileiro de Televisão Digital (conhecido também como ISDB-Também), é um padrão técnico para teledifusão digital, criado no Brasil em parceria com o Governo Federal do Japão seguindo o modelo ISDB (criado pela NHK e SONY em 1971). O ISDB-Também é utilizado no Brasil e adotado recentemente no Peru, Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Costa Rica, Paraguai, Filipinas, Bolivia, Nicarágua e Uruguai baseado no padrão japonês ISDB-T (ou apenas ISDB). Entrou em operação comercial em 2 de Dezembro de 2007 em São Paulo. O Japão utiliza o modelo original ISDB, que foi lançado em 2003.
Xplōd (ソニー・カーオーディオ) (Linha de som para carro da SONY. Não é comercializado no Brasil mas pode ser facilmente encontrado em qualquer país das Américas, inclusive Paraguai.)
AIWA (アイワ) (Pertenceu a SONY de 2002 a 2015. Esteve em operação sob os comandos da SONY de 2002 a 2006, quando a SONY a dissolveu transformando na linha SONY Genezi.)
- SONY Genezi (foi dissolvida e se transformou na linha SHAKE em 2012, com SONY SHAKE 2000).
- SONY SHAKE (lançou o Mini System mais potente do Planeta Terra com o SONY SHAKE 99 [no Ocidente] SONY SHAKE 100D [no Oriente] - com 5.600 Watts RMS a 40% de THD, ou 5.200 Watts RMS a 30% de THD, ou 4.800 Watts RMS a 20% de THD, ou 4.400 Watts RMS a 10% THD (padrão do Brasil), 4.000 Watts RMS a 01% THD [escala Internacional de Medição de Distorção Harmônica Máxima de Áudio, onde 01% de THD é a potência RMS Profissional real do aparelho]).
- SONY Genezi (foi dissolvida e se transformou na linha SHAKE em 2012, com SONY SHAKE 2000).
TOSHIBA Eletrônicos (NÃO É SEMP TOSHIBA! - Após TOSHIBA apresentar ameaça de falência, a SONY comprou a divisão de sensores de imagem da TOSHIBA em 2015, e posteriormente TODA A DIVISÃO DE ELETRÔNICOS ainda em 2016.)
SONY Mobile Communications (ソニー・モバイルコミュニケーションズ株式会社)/SOMC Inc.
Xperia (ソニー・エクスペリア) (Smartphone e Tablets - antiga SONY Ericsson)- Xperia Smart Products
SONY Xperia SmartWatch Products (2008 - 2017)
SONY Xperia Touch (2016-2018)
SONY Xperia Ear (2016-2018)
- SONY Televisores
SONY Trinitron (ソニー・トリニトロン) TV e Monitores de PC (1950 - o primeiro aparelho de televisão do Mundo com tela colorida / que exibia imagem em cores).
SONY FD Trinitron/WEGA(ソニー・トリニトロン/ウェガ) TV e Monitores de PC (1998 - 2005) - a primeira linha de TVs do Mundo {e ainda era CRT} com tela WIDE! Isso mesmo! TV com Wide-Screen em pleno 1998! A SONY foi quem puxou todas as marcas do Mundo para essa taxa de proporção de tela (1:56:1) que é simplificado como 16:9. Até então as TVs tinham tela com taxa de proporção (1:33:1), simplificada como 4:3. Os 4 modelos que a SONY lançou nessa época com WINDE-SCREEN eram 4 modelos: Super Fine Pitch com a Hyper resolução (1440x1080i); a modelo Hi-Scan com resolução (853x1080i); o modelo WEGA 16:9 Enhanced (480i) e modelo WEGA 4:3 (480i). Ambos os modelos foram lançados com telas de 13" até 40", todas CRT (TV de Tubo).
SONY BRAVIA (ソニー・ブラビア) (2005 - atualmente; quando a SONY encerrou as linhas de TVs CRT SONY FD Trinitron/WEGA(ソニー・トリニトロン/ウェガ) TV e Monitores de PC, sendo substituídas agora pelas SONY BRAVIA (ソニー・ブラビア) com telas de tecnologia PLASMA (ソニー・プラズマディスプレイ) - Tecnologia SONY em parceri com Fujitsu [desde 1997], LCD (ソニー・液晶ディスプレイ) - Tecnologia da SONY, LCD-TFT (ソニー・TFT液晶) - Tecnologia da SONY, LCD-TFT IPS (ソニー・IPS方式) - Tecnologia da SONY, LED ((ソニー・LEDバックライト付き液晶テレビ) - Tecnologia da SONY, e atualmente, em 2016 com tecnologia OLED (ソニー・有機エレクトロルミネッセンス|ソニー・有機EL) - Tecnologia SONY
SONY Cinema 3D Pessoal (1991 - 2014)- Tecnologia exclusiva SONY TriLuminos™ (ソニー・トリルミナス)
SONY PlayStation VR (ソニー・プレイステーション ヴィーアール) Visor de Realidade Virtual equipado com Giroscópio exclusivo para SONY PlayStation 04 e SONY PlayStation 04 Pro. (2016)
- Walkman
- Negócio de Computadores Pessoais
VAIO (ソニー・バイオ): A VAIO foi lançada em 1996 (vendido 92,6 % para a JIP [VJホールディングス]. A SONY Corporation ainda mantêm os 04,9% como dona, e a diretoria da SONY Corporation detêm mais 02,5%; do total: 7,4% ainda pertence a SONY, e Kazuo Hirai [CEO da SONY Corporation até o término do ano fiscal de 2017] compõe a administração da nova VAIO). A empresa subsidiária VAIO Computadores foi lançada após a linha de computadores SONY HiTBiT (1983) e computadores SONY NEWS (1987) [a SONY NEWS foi a primeira linha de computadores do Mundo com conexão por rede a fio* uma espécie de internet fechada em uma rede local; entre outras palavras, a SONY criou a Internet].
SONY Interactive Entertainment (ソニー・インタラクティブエンタテインメント) PlayStation (ソニー・プレイステーション) - antiga SONY Computer Entertainment
SONY PlayStation 01 (1991 - no Japão)
SONY PlayStation 02 (1997 - no Japão)
SONY PlayStation 03 (2006 - no Japão)
SONY PlayStation 04 (2013 - no Japão)
Olympus (desde 2012)[30]- Câmeras Fotogáficas SONY:
SONY Cyber-shot (ソニー・サイバーショットシリーズ) (Doméstico - simples)
SONY E-mount (LENTES INTERCAMBIÁVEIS)
SONY NEX (ソニー・α NEX) (Semi-Profissional)
SONY Alpha (ソニー・α カメラ) (Profissional)
- Câmeras Fotogáficas SONY:
- SONY Filmadoras
- Filmadoras Digitais
SONY Handycam (ソニー・ハンディカム) (Filmadoras Domésticas e Semi-Profissionais)
SONY CineAlta (ソニー・シネアルタ) (Filmadoras Profissionais de Cinema)
- Filmadoras Digitais
- SONY Tecnologia de Mídias Físicas
SONY Compact Disc (CD) (1970 a 1979 [1970 - atual] - capacidade de até 700 MB - CD-ROM foi utilizado no SONY PlayStation 01)
SONY Betamax (1975 - SISTEMA ANALÓGICO - SOM ESTÉREO - [NTSC/PAL/SECAM] 250 linhas [576x333])
SONY Walkman (1979 - um K7 player (toca-fita K7), foi o primeiro tocador de músicas portátil do Mundo)
SONY Disquete de Computador - no tamanho 3,5" (1982)
SONY Discman (SONY "WALKMAN" CD) (1984 - o primeiro toca-cd portátil do Mundo)
SONY DAT (Digital Audio Tape) (1987)
SONY Solid-State Drive (SSD) - (1989 - atualmente)
- SSD Externo Portátil (128 GB, 256 GB, 480 GB e 960 GB)[31][32][33]
- SSD Interno para Armazenamento de Dados e com suporte a gravação de 4K ao vivo. Compatível com as linhas SONY PlayStation 03 e suas variantes, SONY PlayStation 04 e suas variantes e PCs, Ultrabooks, Netbooks, Conversíveis 2 em 1, e Notebooks SONY VAIO (480 GB e 960 GB)[34][35]
- SSD Externo Portátil (128 GB, 256 GB, 480 GB e 960 GB)[31][32][33]
SONY MiniDisc (MD) (1991 - 10 de Novembro de 2015, quando a SONY encerrou oficialmente a sua produção - 80 minutos de Áudio CD e armazenamento de até 01 GB)
SONY USB 1.0 Flash Drive/Pendrive (UFD) (1994 - atualmente --- até 1TB [1 MIL GB] de armazenamento)
SONY CompactFlash (CF) (1994 - 02 MB até 512 GB|modelo CF5.0: up to 128 PB (Petabytes)/128 MIL TB)
SONY SmartMedia (SM) (1995 - pertence a SONY desde quando a SONY adquiriu toda a divisão de Eletrônicos da TOSHIBA Corporation - 02 MB a 128 MB)
SONY Digital Video Disc (DVD) (1995 - 4,7 GB [uma face, uma camada]; 8,5 GB [uma face, dupla camada]; 9,4 GB [dupla face, uma camada]; 17,08 GB [dupla face, dupla camada] - DVD-ROM foi utilizado no SONY PlayStation 02)
SONY Memory Stick (MS)|(MSS)|(MSP)|(MSD)|(MSPROD)|(MSPRO-HGD)|(MSM2/M2)|(MSXC)|(MSPRO-HGDHX) (1998 - 128 MB [MS|MSS], 32 GB [PRO Series], 02 TB [XC Series])
SONY Secure Digital Card (SDSC ou SD|SDHC|SDXC) (1999 - SDSC [SD]: 01 MB to 02 GB/novos modelos de até 04 GB. SDHC: 1 GB até 32 GB. SDXC: 16 GB até 02 TB)
SONY xD-Picture Card (xD) (2002 - pertence a SONY desde quando a SONY adquiriu a Olympus - capacidade padrão 16 MB a 512 MB, e posteriormente até 02 GB)
SONY Universal Media Disc (UMD) (2004)
SONY Hard Disk Drive (HDD) (2008 - 2017)
- HDD Externo Portátil (40 GB até 02 TB)[36][37][38]
- HDD Externo Estacionário [não-portátil] (02 TB até 03 TB)[39]
- HDD Externo Portátil (40 GB até 02 TB)[36][37][38]
SONY MultiMediaCard (MMC) (2009 - 32 MB a 512 MB)
SONY Blu-ray Disc (BD) (2000 - protótipo / lançamento oficial em 2006 com o SONY PlayStation 3 - o BD possui capacidade de até 50 GB - Blu-ray Disc utilizado no SONY PlayStation 03 e SONY PlayStation 04)
SONY XQD Card (2010 - 32 GB até 04 TB)
SONY Arquival Disk (AD) (2013 - protótipo / lançamento previsto para 2020 ou antes com o SONY PlayStation 5 - o AD terá capacidade de até 1 TB/1 MIL GB)
- SONY Robôs
SONY AIBO (アイボ) Cachorro-Robô COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - SONY Entertainment Robot (1999 - 2006, e retomando um novo modelo em 2017)[40]
SONY QRIO (キュリオ) Robô-Humanoide SEM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - SONY Dream Robot/Quest for Curiosity (2000 - 2006)
SONY Sound Entertainment Player Rolly (ローリー) Robot SEM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Caixinha de Som-Robô com Streaming de Áudio por Bluetooth (2006 - 2008)
SONY Xperia Hello! - Robô COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, porém, não pode se locomover (2017)
SONY Bank Banco da SONY - atua no Japão e nos Estados Unidos.
SONY Life Insurance Co., Ltd.[41]
SONY Life Assurance Co., Ltd.[42]
- SONY Finance International, Inc.
- SONY Real Estate
- M-On Entertainment (publicação, empresa de radiodifusão)
SONY Pictures
- Columbia Pictures
- TriStar Pictures
- SONY Pictures Animation
- SONY Pictures Television
- SONY Entertainment Television
- Screen Gems Pictures
- SONY Pictures Image Works
SonyPCL ソニーPCL株式会社 / ソニーピーシーエル株式会社 (Sony PCL Inc.) (criadora e detentora da patente e dos direitos autorais ANIME e DORAMA)
SONY Pictures Entertainment (Japan) Inc. (ソニー・ピクチャーズ エンタテインメント [日本])
- A-1 Pictures (Planejamento e Produção de Animes japoneses)
- AXN
- ANIPLEX Studios
- Animax (Broadcaster)
SONY Music
- SONY Music Entertainment (EUA)
- SONY BMG
- SONY Music Entertainment Germany GmbH
SONY Music Japan International (SMJI™) - anteriormente SONY Music Entertainment Japan (SMEJ™) - estabelecida em 1968, ela coordena SONY Music Mundialmente, fica localizada no bairro Rokuban-cho, cidade de Chiyoda-ku, distrito de Tokyo, Japão. ATUALMENTE a SMJI™ (antes SMEJ™) não tem função de produção de músicas (anteriormente também tinha essa função quando era SMEJ™).
- ANIPLEX Music
- SONY Music Artists (Entertainment Office)
- SONY Gracenote International Music Library ID
- SONY Cuidados com a Vida (cuidados de enfermagem)
- SONY Global Education (Educação e Universidade da SONY)
- SONY Network Communications Inc. (SONY So-net) (ソニーネットワークコミュニケーションズ株式会社) [provedor de serviços de Internet no Japão e Taiwan]
- SONY Creative Software
SONY EMCS Corporation[43]
- SONY LSI Design Inc.
- SONY Energy Devices Corporation
SONY Enterprise Co., Ltd.[44]
SONY Supply Chain Solutions Inc.- SONY Siroisi Semiconductor Inc.
- SONY Human Capital Corporation
- SONY Facility Management Corporation
- SONY Broadcast Media Co., Ltd.
- SONY Broadband Solutions Corp.
- SONY Marketing Co., Ltd.
- SONY Manufacturing Systems Corporation
- SONY Miyagi Corporation
- SONY Financial Holdings Inc.
- SONY Computer Science Laboratories, Inc.
- START Lab Inc. (50.1%)
- SONY Optiarc Inc. (100%)
- FeliCa Networks, Inc. (57%)
- Plazastyle Corporation (Sony Plaza) (49%)
- SONY AII Inc. (60.92%)
- Frontage Inc. (60%)
- Field Emission Technologies Inc. (36.5%)
- ST Mobile Display Corporation (80%)
- Outros negócios da SONY
- Negócios Químicos: SONY Chemicals Corporation (fundada pela SONY em 1962)
- Retail · Cosmetics Business: SONY Culture Entertainment (agora SONY Styling Life Group)
- Negócio do restaurante: SONY Restaurante Maxim de Paris [ソニー ・マキシム・ド・パリ] (negócios encerrados em 30 de junho de 2015).
- Negócios Químicos: SONY Chemicals Corporation (fundada pela SONY em 1962)
Referências
↑ Dan Simmons (21 de novembro de 2011). «Have Japanese brands lost their way?». BBC News. Consultado em 27 de janeiro de 2012
↑ Carol Tavares. «MTV Memo Sony é hackeada novamente e 24,6 milhões de usuários são prejudicados». MTV Brasil. Consultado em 27 de janeiro de 2012
↑ «Página oficial da marca». Consultado em 10 de julho de 2012
↑ ab Sony (4 de dezembro de 2008), Sony Bravia Link, consultado em 22 de maio de 2018
↑ http://www.gurufocus.com/news/177508/sony-undervalued-at-14-billion-market-capitalization-
↑ http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0501200627.htm
↑ http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/por-que-resgatar-a-sony-parece-um-enredo-de-playstation/
↑ ab «Sony to Buy Gracenote Music Data Company». abcnews.go.com. 23 de abril de 2008. Consultado em 11 de fevereiro de 2015
↑ «De Beatles a Rihanna: Sony compra parte de Michael Jackson em selo». O Globo. 15 de março de 2016
↑ «Sony compra parte que herdeiros de Michael Jackson têm na Sony/ATV». Música. 15 de março de 2016
↑ Pavel Alpeyev and Grace Huang, Bloomberg Business. “Sony's Answer to Apple Pay Is Laying Tracks for Asian Expansion." October 15, 2015. October 19, 2015.
↑ «SBT é a primeira emissora em broadband TV e disponibiliza seu conteúdo de vídeos online para TVs e Blue-ray players». SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. Consultado em 11 de dezembro de 2017
↑ Inc., Sony Marketing (Japan). «ラージセンサーカメラ | 法人のお客様 | ソニー». ソニー製品情報・ソニーストア (em japonês). Consultado em 6 de dezembro de 2017
↑ Inc., Sony Marketing (Japan). «ミュージックビデオ B1A4 『You and I』 『Choo Choo TRAIN』 | ラージセンサーカメラ | ソニー». ソニー製品情報・ソニーストア (em japonês). Consultado em 14 de dezembro de 2017
↑ «Sony's sensor roadmap includes a 150MP medium-format chip for 2018». DPReview
↑ ab «Sony Corporate History (Japanese)» www.sony.co.jp. 7 de julho de 2011.
↑ '’Made in Japan'’ - Akio Morita e a Sony (pág. 76) por Akio Morita com [ müzik indir ] Muzik indir Edwin M. Rheingold e Mitsuko Shimomura , Signet Books , 1986
↑ Erro de citação: Código<ref>
inválido; não foi fornecido texto para as refs de nomeSONYHistory
↑ «Relatório acusa Apple, Samsung e Sony de conivência com trabalho infantil». BBC. 19 de janeiro de 2016. Consultado em 13 de maio de 2017
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↑ Beavis, Simon (26 de maio de 2011). «Sony - engaging untapped audience through crowdsourcing». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077
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↑ AleLeo (16 de maio de 2017). «Sony desenvolve novas unidades SSD especificamente projetadas para a gravação de 4K». Panorama audiovisual
↑ Fernandes, João. «Sony anuncia a nova série SSD - Wintech»
↑ «SONY External Pocket Size Hard Drive 500 GB». Sony (em inglês). Consultado em 5 de dezembro de 2017
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↑ Inc., Sony Marketing (Japan). «2 TB e 3 TB 据え置きタイプ | 記録メディア | ソニー». ソニー製品情報・ソニーストア (em japonês). Consultado em 5 de dezembro de 2017
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↑ «Corporate Information | Sony Life». www.sonylife.co.jp (em inglês). Consultado em 5 de dezembro de 2017
↑ ソニー損害保険株式会社. «ソニー損保の公式サイト | 自動車保険(任意保険)・医療保険». www.sonysonpo.co.jp (em japonês). Consultado em 5 de dezembro de 2017
↑ «ソニーグローバルマニュファクチャリング&オペレーションズ株式会社». www.sony-global-mo.co.jp (em japonês). Consultado em 5 de dezembro de 2017
↑ «Sony Enterprise Co.,Ltd.: Private Company Information - Bloomberg». www.bloomberg.com. Consultado em 5 de dezembro de 2017
Ligações externas |
- Sony Brasil
- Sony Portugal
- SonyBMG Brasil
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- Sony Pictures Brasil
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