Pedagogo
Pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, tal como o pedagogista, capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo apresentado pelo pedagogista.
O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz.
Segundo Ghiraldelli Júnior, o Paidagogo era o condutor da criança. Era ele, um paternal aio[1] do jovem, quem a guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber[2].
Índice
1 Pedagogia no Brasil
2 Pedagogo brasileiro (atual)
3 Ramos pedagógicos
4 Habilitações
5 Curso profissional
6 Disciplinas técnico-pedagógicas
7 Disciplinas sobre modalidades de ensino e diversidade
8 Ciências que dão suporte teórico
9 Especializações reconhecidas
9.1 Escolas públicas e privadas
9.2 Creches
9.3 Empresas e órgãos públicos
9.4 Hospitais
9.5 Terceiro setor
9.6 Meios de comunicação
9.7 Indústria de brinquedos
10 Referências
11 Bibliografia consultada
12 Ligações externas
12.1 Legislação educacional
12.1.1 Brasil
12.1.2 Portugal
13 Ver também
Pedagogia no Brasil |
Pedagogo brasileiro (atual) |
Os pedagogos no Brasil podem ser generalistas ou especializados em alguma área, assim acumulam ou se confundem ou não com a função de pedagogista.
Ramos pedagógicos |
O pedagogo social ou socioeducador, que atua junto a organizações sociocomunitárias ou socioassistenciais, é reconhecido como Trabalhador da Assistência Social conforme a resolução 17/2011 pelo Cnas - na área de gestão e operacional. O pedagogo social ou socioeducador cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos direitos da terceira idade. Em uma ação interdisciplinar, o socioeducador também participa constantemente na formulação de planos, construção, avaliação e monitoramento de projetos individuais e coletivos.
O pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima ao período antes da internação e acesso à educação.[3]
O pedagogo multimeios, área em franco crescimento e que requer o trabalho formativo-educativo de pessoas para o ensino e aprendizagem da informática, das tecnologias, das mídias em geral.
O pedagogo cultural ou arte-educador que dá oportunidade ao acesso a educação em arte propiciando o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, levando o educando a protagonizar o desenvolvimento de sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Há ainda espaços não-escolares para a atuação profissional do pedagogo na área de educação para o transito, para a saúde, ambiental ou para o meio-ambiente, educação fiscal, educação cívica e política, desportiva, para e pelo trabalho, etc.
Habilitações |
Converteu-se no professor generalista das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos educadores não docentes que atuam na administração escolar, mas com formação em pedagogia.
O pedagogo atua na promoção da aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.[4][5][6]
A sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes como empresariais, ongs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros.
Curso profissional |
O curso de Pedagogia nasce como bacharelado, na Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil, numa “Seção de Pedagogia”, servindo de modelo para os cursos ofertados por outras IES. O bacharelado em Pedagogia tinha a duração de três anos, com o objetivo de formar “técnicos em educação”.
Entre as reformas do regime militar, a reordenação do ensino superior, decorrente da Lei 5.540/68, teve como consequência a modificação do currículo do curso de Pedagogia, fracionando-o em habilitações técnicas, para formação de especialistas, e orientando-o tendencialmente não apenas para a formação do professor do curso normal, mas também do professor de ensino infantil e fundamental em nível superior, mediante o estudo da Metodologia e Prática de Ensino de 1° Grau.
Hoje a duração no Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia é de 4 anos.
Aí a sua habilitação para o trabalho profissional se dá através de curso superior de Licenciatura em Pedagogia, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, e é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação.
E confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional.
Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.
[7]
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.[8] os Pedagogos tem uma formação geral que se divide em três núcleos :
- 1) Estudos básicos
- 2) Aprofundamento e diversificação de estudos
- 3) Estudos integradores - Estes, gradativamente, possibilitam o foco do profissional para uma área específica, permitindo a atuação em diferentes contextos educativos sem, no entanto, especializá-lo. É importante deixamos evidente que a figura da personalidade do Pedagogo em nossa sociedade é de suma importância. Visto que, ele é o profissional que está habilitado a lidar com a aprendizagem do ser humano e capacitar o mesmo para as diversas mudanças pelas quais acompanhamos em nosso planeta, de um âmbito geral.
Disciplinas técnico-pedagógicas |
Disciplinas:
- Estatística aplicada à educação
- Estrutura e funcionamento da educação básica
- Gestão de sistemas educacionais
Disciplinas sobre modalidades de ensino e diversidade |
Disciplinas:
- Educação e diversidade etnorracial
- Educação do campo
- Educação especial e inclusão educacional
- Educação indígena
- Educação de jovens e adultos
- Educação a distância
- Educação organizacional
- Tecnologia educacional
Ciências que dão suporte teórico |
- Psicologia
- Sociologia
- Filosofia
- Antropologia
Especializações reconhecidas |
- Administração Escolar
- Educação Infantil
- Educação Especial
- Pedagogia Hospitalar
- Educação das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- Ensino das Matérias Pedagógicas do Curso de Magistério Nível Médio
- Orientação Educacional
- Supervisão Escolar
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação à Distância
- Pedagogia Empresarial/ Institucional
- Psicopedagogia Clínica e Institucional
- Educação Comunitária em Saúde
- Educação no Campo
- Psicologia da Educação
- Educação, Pobreza e Desigualdade Social
Escolas públicas e privadas |
No ambiente escolar sua presença é obrigatória, seja no setor público ou privado, podendo atuar como professor de séries iniciais e educação infantil, supervisor de ensino, diretor de escola, coordenador pedagógico, orientador educacional e, conforme suas especializações, psicopedagogo escolar .
Seu papel é fundamentalmente estimular a formação critico–social dos sujeitos, fortalecendo a mediação entre diferentes atores do processo pedagógico a partir da integração interdisciplinar, integração família, comunidade e escola e promover ações que reforcem o respeito à diversidade e à inclusão social.
Creches |
Atuam no apoio pedagógico e no cuidado às crianças com idade até 3 anos, nas funções de direção, coordenação, assistência, docência e monitoria.Tem como preocupação central o estímulo à aprendizagem e socialização da criança.
Empresas e órgãos públicos |
Tem por objetivo estimular a formação contínua e atualizada dos profissionais da empresa, instituir programas de qualificação e requalificação profissional, estruturar setores de treinamento, produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico, desenvolver metodologias adequadas à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas e contribuir, de diversas formas, nos setores de Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas.
Pode, ainda, participar do planejamento, gerenciamento e supervisão de programas e políticas de educação em órgãos públicos.
Hospitais |
Auxilia o processo educacional das crianças e adolescentes internados, estimulando a aprendizagem e promovendo momentos de diversão, entretenimento e outras formas de apoio emocional. Faz a mediação entre o hospital e a escola auxiliando os dois ambientes nas necessárias adaptações para que o sujeito possa dar continuidade ao seu desenvolvimento educativo, na situação específica demandada pela sua condição.
Terceiro setor |
A atuação do pedagogo dentro do terceiro setor se faz em ONGs, OSCIPs, Sindicatos e outras associações, na coordenação de programas e projetos de natureza educativa, nas áreas de treinamento e desenvolvimento, saúde, meio-ambiente, trânsito, promoção social, lazer, recreação, etc. Com isso venha a contribuir para o desenvolvimento da Comunidade.
Meios de comunicação |
O pedagogo atua em parceira com outros profissionais, na elaboração de roteiros e na produção criando, justificando e se responsabilizando pelo teor pedagógico, adequação de linguagem e conteúdos em produções como programas educacionais e outras. Também pode auxiliar no apoio e relacionamento com as crianças que atuam nos meios de comunicação.
Indústria de brinquedos |
Atua na pesquisa e classificação da faixa etária de Brinquedos Educativos e na produção dos mesmos.
Referências
↑ Na Grécia antiga, o velho pedagogo (παιδαγωγός) com sua lanterna, conduzia a criança (παιδόσ) até a palestra (παλαίστρα) e exigia que ela realizasse as lições recomendadas. Por vezes esse senhor surge por parte dos historiadores como um servo que conduzia os meninos até o paedagogium, no entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental
↑ Essa criança παιδόσ tinha a idade entre sete e quatorze anos e era sempre do sexo masculino. Faixa etária que corresponde hoje à das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil.
↑ Pedagogia. Série Pedagogia, etapa VII, Vol. 3. Uberaba:Universidade de Uberaba, 2009.
↑ M de Mulher -O que faz um Pedagogo?
↑ Guia do Estudante - Pedagogia - Bacharelado
↑ Neves, Bruno Miranda; Livaldo Teixeira (4 de julho de 2015). «O SENTIDO DA PEDAGOGIA E DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR». e-Mosaicos. 4 (7): 72 - 81. ISSN 2316-9303. doi:10.12957/e-mosaicos.2015.17123 A referência emprega parâmetros obsoletos|coautores=
(ajuda)
↑ Dicionário Aurélio
↑ BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006.
Bibliografia consultada |
- ALVES, Rubem Conversas com quem gosta de ensinar, São Paulo Papirus, 2000.
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
- CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
- CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na empresa. São Paulo: Atlas, 5 v., 1989
- DAHER, Valquíria. Guia Magazine de Profissões. Rio de Janeiro: Ediouro: O Globo, 2007
- DIAS, José Augusto, Educação básica: políticas, legislação e gestão: leituras, São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. (Vários Autores)
- EBOLI, Marisa. Educação Corporativa no Brasil, Mitos e Verdade. São Paulo: Editora Gente, 2004
- FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2006.
- GADOTTI, Moacir. Historia das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1994.
- GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo O que é Pedagogia São Paulo, ed Brasiliense, Primeiros Passos 2007.
- LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.
- MIALARET, Gaston. Pédagogie générale. Paris: Presses Universitaires de France, 1991.
- MATOS, Elizete Lucia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria T. Freitas. Pedagogia Hospitalar, a humanização integrando educação e saúde, São Paulo: Ed. Vozes, 2006.
- PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1978
- RABAGLIO, Maria Odete. Seleção por competência. São Paulo: Educator, 2001.
- RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: Atuação do Pedagogo na Empresa. Rio de Janeiro: Wark, 2003.
- SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
Ligações externas |
A Wikipédia tem o portal:
|
- Grupo Pedagogia ao Pé da Letra
- Grupo Nacional dos Pedagogos
- ABPed - Associação Brasileira dos Pedagogos
Legislação educacional |
Brasil |
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- CNE-Conselho Nacional de Educação
- ProLei - Programa de Legislação Educacional Integrada
- PNE - Plano Nacional de Educação - Aprovado pela Lei nº 10.172/2001
- http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf
Portugal |
Lei de Bases do Sistema Educativo - Também disponível em Lei de Bases do Sistema Educativo
Ver também |
- Artes liberais
- Lista de educadores
- Declaração de Bolonha
- Declaração de Salamanca
- Inteligências múltiplas
- Psicopedagogia
- Superdotado
- Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural
- Pedagogia Logosófica
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