A24 (autoestrada)
Nota: Se procura por outros significados, veja A24 (desambiguação).
Nome: Auto-Estrada do Interior Norte | ||
Traçado actual: Viseu-Vila Verde da Raia | ||
Traçado previsto: Coimbra-Vila Verde da Raia | ||
Tráfego médio diário: 4 749[1] | Ano: 2017 (Dez.) | |
| ||
Cruza com: | Concessionário: | Regime: |
A 4 , A 7 , A 25 , IP 3 e IP 4 | Norscut (Egis Road Operations) | Portagens eletrónicas (120 km) Gratuito (42 km) |
A A 24 - Autoestrada do Interior Norte é oficialmente uma autoestrada portuguesa que faz a ligação entre a A 25 , (em Viseu), e Chaves (fronteira com Espanha), possibilitando ainda a ligação ao IP 4 (ou, recentemente a A 4 ) em Vila Real, e à A 7 (próximo de Vila Pouca de Aguiar). Os primeiros troços construídos desta rodovia e os troços projetados quando foi lançada (em 2000), não eram considerados uma autoestrada, mas sim uma via rápida com perfil transversal de autoestrada (similar ao IC19 ou IC32); deste modo, esta estrada estava numerada como IP3 nos troços que na altura já existiam e estava previsto que assim viesse a ser numerada no resto do seu percurso. Contudo, em meados da década de 2000 o IP3 Vila Verde da Raia–Viseu foi reclassificado como autoestrada, recebendo então a numeração A24. Os troços mais recentes abriram já sinalizados como A24.
O traçado, com extensão total de 162 km, inclui 37 viadutos e 23 nós de ligação. Esta autoestrada, que liga Trás-os-Montes à Beira Alta, é uma das mais sinuosas do país, em virtude de atravessar o vale do Douro. Faz parte integrante do IP 3 , apesar da quilometragem desta autoestrada crescer em sentido inverso à direcção do percurso do IP 3 descrita no Plano Rodoviário Nacional de 2000.
É na A 24 que se encontra o ponto mais alto de Portugal atravessado por uma auto-estrada: junto a Vila Pouca de Aguiar, esta via eleva-se aos 1070 metros de altitude. Por outro lado, as pontes sobre o rio Douro, sobre o rio Corgo, e sobre o vale de Vila Pouca de Aguiar estão entre as mais altas de Portugal. Refira-se também que no percurso da A 24 entre Vila Real e Chaves, foi ocupada parte da plataforma da Linha do Corgo.
A ideia de ligar esta zona do interior norte por uma via rápida não era recente e, em 1998, foi dado o primeiro passo, com a construção de um lanço do IP 3 entre o Peso da Régua e o alto da Serra de Bigorne. Com a abertura deste lanço, construído com um perfil transversal tipo de 2x2 vias e limitado a 100 km/h devido ao seu traçado sinuoso, abriram-se as portas para a construção de uma autoestrada no lugar da via rápida prevista. Assim, o contrato de concessão desta autoestrada, na altura ainda denominada IP 3 , foi assinado em finais de 2000 e as obras iniciaram-se em 2001, tendo ficado concluídas em finais de 2007.
A A 24 foi concessionada pela Norscut em regime de SCUT (sem custos para o utilizador) até 8 de dezembro de 2011, a partir dessa data o seu percurso passou a ser taxado através de portagem electrónica[2].
Atualmente, está também previsto o prolongamento da A 24 para sul de Viseu, substituindo o actual perfil do IP 3 , possibilitando uma ligação por autoestrada a Coimbra e, consequentemente, a Lisboa e também às praias da Figueira da Foz, através da ligação à A14 (autoestrada). A construção deste último troço, em regime de portagens, deveria ter-se iniciado em 2010, mas a crise económica obrigou à suspensão da ajudicação do projecto por tempo indeterminado. Em 2016, o projeto foi cancelado. Apenas está prevista uma requalificação do atual IP 3 .[3]
Índice
1 Estado dos Troços
2 Perfil
3 Saídas
3.1 Viseu - Vila Verde da Raia
4 Obras de Arte
5 Áreas de Serviço
6 Estudos de Impacto Ambiental
7 Referências
8 Ligações externas
Estado dos Troços |
Troço | Situação (2018) | km |
---|---|---|
Coimbra - Mealhada | Projeto cancelado devido à crise económica. Apenas prevista uma requalificação do IP3[3] | 14 |
Mealhada - Viseu ( A 25 ) | Projeto cancelado devido à crise económica. Apenas prevista uma requalificação no IP3. [3] | 40 |
Viseu ( A 25 ) - Viseu (norte) | Em serviço (29/09/2006)[4] (Concessão: SCUT Interior Norte) | 5,8 |
Viseu (norte) - Carvalhal | Em serviço (29/06/2005)[5][6] (Concessão: SCUT Interior Norte) | 24,0 |
Carvalhal - Castro Daire (norte) | Em serviço (31/08/2002)[7][8] como IP 3 Reclassificado (década de 2000) para A 24 (Concessão: SCUT Interior Norte) | 9,7 |
Castro Daire (norte) - Bigorne | Em serviço (2003) (Concessão: SCUT Interior Norte) | 8,4 |
Bigorne - Peso da Régua | Em serviço (31/10/1998)[9] como IP 3 Reclassificado (década de 2000) para A 24 (Concessão: SCUT Interior Norte) | 24,0 |
Peso da Régua - Vila Real ( IP 4 ) | Em serviço (28/11/2004)[10] (Concessão: SCUT Interior Norte) | 21,8 |
Vila Real ( IP 4 ) - Fortunho | Em serviço (02/06/2006)[11] (Concessão: SCUT Interior Norte) | 4,0 |
Fortunho - Vila Pouca de Aguiar ( A 7 ) | Em serviço (24/06/2007)[12] (Concessão: SCUT Interior Norte) | 18,1 |
Vila Pouca de Aguiar ( A 7 ) - Pedras Salgadas | Em serviço (30/11/2006)[13] (Concessão: SCUT Interior Norte) | 12,1 |
Pedras Salgadas - Vila Verde da Raia | Em serviço (15/07/2006) (Concessão: SCUT Interior Norte) | 33,4 |
Vila Verde da Raia - Espanha | Em serviço (19/06/2010)[14] (Concessão: SCUT Interior Norte) | 1,1 |
Perfil |
A auto-estrada A 24 possui um perfil transversal tipo de duas vias por sentido, sendo que com excepção do troço mais antigo (Bigorne / Régua) todos os restantes possuem uma terceira via nos locais onde a elevada inclinação justifica uma via adicional de ultrapassagem.
Troço | Perfil | Extensão |
---|---|---|
Viseu - Vila Verde da Raia | 162 km |
Saídas |
Viseu - Vila Verde da Raia |
Número da Saída | km | Nome da Saída | Estrada que liga |
---|---|---|---|
IP 3 | |||
1 | 162 | Aveiro / Porto Viseu / Guarda | A 25 |
2 | 156 | Viseu (oeste) Vil de Souto | antigo IP 5 (N 337) |
3 | 152 | Viseu (norte) S Pedro do Sul | N 16 |
145,3 | Pórtico de Portagem 1,50 € | ||
4 | 138 | Arcas Pindelo dos Milagres | N 2 |
5 | 132 | Carvalhal | N 2 |
131,9 | Pórtico de Portagem 0,75 € | ||
6 | 128 | Castro Daire São Pedro do Sul Vila Nova de Paiva | N 225 |
7 | 123 | Castro Daire (norte) Cinfães | N 2 |
117,5 | Pórtico de Portagem 1,00 € | ||
8 | 115 | Reconcos Bigorne / Resende | N 2 |
111,5 | Pórtico de Portagem 1,00 € | ||
9 | 102 | Lamego Tarouca | N 226 |
10 | 95 | Valdigem Armamar | R 313 |
91,1 | Pórtico de Portagem 0,85 € | ||
11 | 91 | Peso da Régua Santa Marta de Penaguião Mesão Frio | N 2 N 108 |
81,3 | Pórtico de Portagem 1,15 € | ||
12 | 78 | Nogueira Portela | |
13 | 76 | Vila Real (sul) Constantim Sabrosa | R 313 |
13A | 73 | Vila Real Porto Bragança | A 4 |
69,2 | Pórtico de Portagem 0,55 € | ||
14 | 69 | Porto / Vila Real Bragança | IP 4 |
15 | 65 | Vilarinho de Samardã Fortunho | N 2 |
53,9 | Pórtico de Portagem 1,70 € | ||
16 | 47 | Vila Pouca de Aguiar | N 206 |
17 | 45 | Porto Guimarães Ribeira de Pena | A 7 |
35,1 | Pórtico de Portagem 0,95 € | ||
18 | 34 | Bragado Pedras Salgadas | |
28,3 | Pórtico de Portagem 0,75 € | ||
19 | 25,1 | Vidago | N 2 |
18,3 | Pórtico de Portagem 0,65 € | ||
20 | 17 | Redondelo Boticas | N 103 |
12,1 | Pórtico de Portagem 0,60 € | ||
21 | 9 | Chaves Bustelo | R 507 |
8,4 | Pórtico de Portagem 0,75 € | ||
21A | 5 | parque industrial | R 506 |
22 | 1 | Vila Verde da Raia | N 103-5 |
Fronteira | |||
Espanha | A-75 |
Obras de Arte |
- Viaduto de Vila Pouca de Aguiar (1300 m de comprimento, 100 metros de altura)
- Viaduto da Régua
- Túnel do Varosa
- Túnel de Castro Daire
Áreas de Serviço |
As áreas de serviço da A 24 são unilaterais, mas acessíveis dos dois sentidos da auto-estrada.
Área de Serviço - BP (km 22,8)
Área de Serviço - BP (km 67,4)
Área de Serviço - BP (km 119,1)
Área de Serviço de - BP (km 151,7)
Estudos de Impacto Ambiental |
- Resumo Não-Técnico do IP 3/A 24 - Mealhada / Viseu [1]
Referências
↑ Relatório de Tráfego na Rede Nacional de Autoestradas – 4.º trimestre de 2017 (PDF) (Relatório). Instituto de Mobilidade e dos Transportes. Fevereiro de 2018. p. 37. Consultado em 18 de Maio de 2018
↑ «Portagens nas SCUT cobradas a partir de 8 de Dezembro»
↑ abc Pinto, Luísa. «Requalificação do IP3 vai custar 134 milhões de euros». PÚBLICO
↑ Gomes, Adelino. «Viseu: sublanço da A24 entre Fail e Moselos inaugurado hoje». PÚBLICO
↑ Lusa (29 de junho de 2005). Ligação da A24 a Viseu inaugurada hoje. Público. Consultado em 12 de abril de 2018
↑ Albuquerque, Maria (30 de junho de 2005). Inauguração do último lanço da A24 marcada por protestos. Público. Consultado em 12 de abril de 2018
↑ Albuquerque, Maria (31 de agosto de 2002). Variante de Castro Daire abre hoje ao trânsito. Público. Consultado em 12 de abril de 2018
↑ Novais, Paulo (31 de agosto de 2002). «Portugal - Inauguracao Troco Do Ip3 Em Castro Dair». Consultado em 12 de abril de 2018.Os ministros Velente de Oliveira e Jose Luis Arnaut durante a visita de autocarro para inaugurar o troco de variante a Castro Daire do IP3.
↑ Neves, Francisco (31 de outubro de 1998). «Portugal: P.m. Antonio Guterres». Consultado em 12 de abril de 2018.O Primeiro Ministro, Antonio Guterres e o Ministro do Equip. P. Ad. do Territorio, Joao Cravinho durante o descerramento da placa da Ponte Miguel Torga, na Regua, que foi hoje inaugurada.
↑ Costa, Pedro (28 de novembro de 2004). «Portugal - Santana Lopes». Consultado em 12 de abril de 2018.O Primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, inaugurou esta tarde, o novo lanco do IP3 entre Vila Real e Peso da Regua (A24), onde se confrontou com os protestos de associacoes de utentes conta a colocacao de portagens nas SCUT's.
↑ Agência Lusa (2 de junho de 2006). Troço da A24 entre o nó do IP4 em Vila Real e Fortunho abriu ao tráfego. RTP. Consultado em 12 de abril de 2018
↑ Agência Lusa (24 de junho de 2007). Sócrates inaugura hoje último troço da A24 que liga Viseu a Chaves. Público. Consultado em 12 de abril de 2018
↑ Troço da A24 entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas abre hoje ao trânsito. Público. 30 de novembro de 2006. Consultado em 12 de abril de 2018
↑ «Ponte internacional com Espanha inaugurada sábado». Diário de Notícias. 18 de junho de 2010. Consultado em 13 de abril de 2018
Ligações externas |
- Site da concessionária da A24, Norscut
- Traçado da A 24 no Google Maps