Cruzeiro (viagem)
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Cruzeiros são viagens de turismo em barcos ou navios. Geralmente operam em rotas marítimas procuradas pelos viajantes e turistas em seus períodos de férias. Os navios de cruzeiros oferecem entretenimento através de inúmeros atrativos, como cassinos, cinema, e teatro a bordo. Outro foco é na experiência gastronômica, abrangendo cardápios variados e de diferentes culturas, para abranger os passageiros de diferentes nacionalidades. Se diferencia do navio transatlântico pelo fato de que as rotas não são necessariamente fixas e tem como principal atração o entretenimento/turismo e não o transporte de passageiros, além de outros aspectos de engenharia naval[1][2][3][4].
Os maiores navios de cruzeiro atualmente podem transportar mais de 5000 passageiros em cabines/suites. Recém lançado em 2016 o navio Harmony of the Seas[5] é atualmente o maior navio cruzeiro do mundo com a capacidade de 5.479 passageiros e 2.394 tripulantes, pertencendo a Royal Caribbean International.
Índice
1 Cruzeiros brasileiros
2 Impacto ambiental
3 Ver também
4 Referências
Cruzeiros brasileiros |
O Brasil teve inúmeros navios de passageiros até os anos setenta. Foram os famosos ITAs, fonte de inspiração para a canção de Mário Borriello cujo início trazia: " Peguei um Ita no norte...." . O país também teve navios de cruzeiros mais modernos que pertenciam à Companhia Nacional de Navegação Costeira, uma Autarquia Federal, como os navios Anna Nery, Rosa da Fonseca, Princesa Isabel e Princesa Leopoldina. Dois deles foram construídos na antiga Iugoslávia e os outros dois nos estaleiros de Bilbau, na Espanha. Após a extinção da Companhia Costeira, que foi incorporada ao extinto Lloyd Brasileiro, estes navios foram vendidos e um deles tornou-se propriedade de uma Universidade na China. O transporte de passageiros e cruzeiros no Brasil atualmente deixou de ser feito por navios brasileiros.
A viagem de cruzeiro (não viagem de passageiros e sim cruzeiro de lazer) inaugural em litoral brasileiro ocorreu em julho de 1963, numa viagem de Santos a Manaus em um total de 26 dias de "turismo", organizado pela empresa Agaxtur[6].
Atualmente o mercado de cruzeiros no Brasil está em baixa devido a falta de competitividade do país comparado a outros destinos. São questões relacionadas a falta de infraestrutura, alta carga de impostos, custos de operação muito acima da média mundial e problemas de regulação. Na temporada de verão 2010/2011 vieram 20 navios para operação de cabotagem na costa brasileira, com um pouco mais de 800 mil cruzeiristas. Na temporada 2015/2016, 5 anos depois, vieram somente 10 Navios atendendo a cerca de 450 mil cruzeiristas.
O Navios estão sendo atraídos por destinos emergentes como Austrália, China e Cuba, além dos tradicionais no Caribe, Mediterrâneo e norte da Europa. O Brasil não possui uma política de atração dos Cruzeiros, perdendo espaço e sofrendo a queda do impacto econômico dos Navios. Na temporada 2014/2015 o setor de cruzeiros contribuiu com R$2.15 bilhões para a economia, especialmente para os destinos de escala, embarque e desembarque.
Impacto ambiental |
O aumento do tráfego de cruzeiros tornou-se um fator de preocupação de ambientalistas, quando foram noticiados diversos casos de baleias que teriam sido mortas quando atingidas por navios.[7]
Ver também |
- Navio
- Cruzeiro
- Freedom of the Seas
- Liberty of the Seas
- Royal Caribbean International
- Maiores navios de passageiros
Referências
↑ McCutcheon, Sandy, The Liners: Ships of Destiny, consultado em 22 de dezembro de 2017
↑ «What's the Difference Between Cruise ships and Ocean Liners». Cruise Deals Expert (em inglês). 24 de outubro de 2014
↑ «Cruise ship FAQ Ocean Liners and Cruise Ships». Beyondships2. Consultado em 22 de dezembro de 2017
↑ John., Maxtone-Graham, (1997). The only way to cross. New York: Barnes & Noble. ISBN 0760706379. OCLC 39825161
↑ Harmony of the Seas Royal Caribbean
↑ Pioneira em cruzeiros no Brasil, Agaxtur faz concurso de fotos Caderno Turismo - Jornal Folha de Sã Paulo
↑ BRUZZONE, Andrés. Empresa de cruzeiro responde por morte de três baleias Portal Terra