Ensign
Nome completo
|
Ensign Racing Team
|
Sede
|
Walsall, Reino Unido
|
|
|
|
|
Chefe de equipe
|
Morris Nunn
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Pilotos
|
|
|
|
|
|
Chassis
|
Ensign N173 Ensign N174 Ensign N175 Ensign N176 Ensign N177 Ensign N179 Ensign N180/N180B Ensign N181
|
Motor
|
Ford
|
Pneus
|
Firestone, Goodyear, Michelin, Avon, Pirelli
|
|
|
Histórico na Fórmula 1
|
Estreia
|
GP da França, 1973
|
Último GP
|
GP dos EUA-Oeste, 1982 (não largou)
|
Grandes Prêmios
|
99 (65 largadas)
|
Campeã de construtores
|
0
|
Campeã de pilotos
|
0
|
Vitórias
|
0
|
Pole Position
|
0
|
Voltas rápidas
|
0
|
Pontos
|
19
|
Posição no último campeonato (1982)
|
15º (0 pontos)
|
Ensign Racing Team, ou apenas Ensign, foi uma construtora de Fórmula 1 da Grã-Bretanha que participou de 133 GPs, competindo com um total de 155 carros.
Entre 1973 e 1982, marcou 19 pontos em campeonatos e nunca chegou ao pódio (incluem-se aí os 5 pontos marcados por Patrick Tambay em 1977, pilotando um carro da Theodore com chassi Ensign). O melhor resultado da construtora foi um quarto lugar no GP do Brasil de 1981, obtido pelo suíço Marc Surer.
O time fundado por Morris Nunn (falecido em 2018) também carregou funções do design durante as primeiras duas temporadas de existência do time. Nunn se tornaria marcante mais tarde como engenheiro-chefe na CART, ganhando competições com os pilotos Alessandro Zanardi e Juan Pablo Montoya na segunda metade dos anos 90. A Ensign foi também a primeira equipe do futuro tricampeão da F1 Nelson Piquet na temporada de 1978.
Chris Amon, Jacky Ickx e Clay Regazzoni, já em final de carreira, também guiaram pela Ensign, mas não renderam o esperado durante suas passagens pela equipe; Regazzoni, inclusive, encerraria sua trajetória na F-1 pela mesma Ensign, após grave acidente no GP do Leste dos EUA, em 1980.
|
Este artigo sobre Fórmula 1 é um esboço relacionado ao projeto sobre Fórmula 1. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
|
Construtores da Fórmula 1 |
---|
Construtores atuais (2018)
|
Mercedes · Red Bull Racing · Ferrari · Racing Point Force India · Williams · McLaren · Toro Rosso · Haas · Renault · Sauber
|
---|
Antigos construtores |
AFM ·
AGS ·
Alfa Romeo ·
Alta ·
Amon ·
Andrea Moda ·
Apollon ·
Arrows ·
Arzani-Volpini ·
Aston-Butterworth ·
Aston Martin ·
ATS (Itália) ·
ATS (Alemanha) ·
Bandeirantes ·
BAR ·
Behra-Porsche ·
Bellasi ·
Benetton ·
BMW Sauber ·
Boro ·
Brabham ·
Brawn GP ·
BRM ·
BRP ·
Bugatti ·
Caterham ·
Cisitalia ·
Coloni ·
Connaught ·
Connew ·
Cooper ·
Cosworth ·
Dallara ·
De Tomaso ·
Delahaye ·
Derrington-Francis ·
Dome ·
Eagle ·
Eifelland ·
Emeryson ·
EMW ·
ENB ·
Ensign ·
ERA ·
EuroBrun ·
Ferguson ·
FIRST ·
Fittipaldi ·
Fondmetal ·
Footwork ·
Force India ·
Forti ·
Frazer Nash ·
Fry ·
Gilby ·
Gordini ·
Greifzu ·
Haas/Lola ·
Hesketh ·
Hill ·
HRT ·
HWM ·
Honda ·
Jaguar ·
JBW ·
Jordan ·
Kauhsen ·
Klenk ·
Kojima ·
Kurtis Kraft ·
Lancia ·
Larrousse ·
LDS ·
LEC ·
Leyton House ·
Life ·
Ligier ·
Lola ·
Team Lotus ·
Lotus Racing ·
Genii Lotus ·
Lyncar ·
Maki ·
March ·
Martini ·
Marussia ·
Maserati ·
Matra ·
McGuire ·
Merzario ·
Midland ·
Milano ·
Minardi ·
Modena ·
Onyx ·
OSCA ·
Osella ·
Pacific ·
Parnelli ·
Penske ·
Porsche ·
Prost ·
RAM ·
RE ·
Rebaque ·
Reynard ·
Rial ·
Scarab ·
Scirocco ·
Shadow ·
Shannon ·
Simtek ·
Spirit ·
Spyker ·
Stebro ·
Stewart ·
Super Aguri ·
Surtees ·
Talbot ·
Talbot-Lago ·
Tec-Mec ·
Tecno ·
Theodore ·
Token ·
Toleman ·
Toyota Racing ·
Trojan ·
Tyrrell ·
Vanwall ·
Veritas ·
Virgin ·
Frank Williams Racing Cars ·
Wolf ·
Zakspeed
|
---|
Embora as corridas dos campeonatos mundiais de 1952 e 1953 serem no regulamento da Fórmula 2, construtores que também participaram durante esse período são incluídos na lista de construtores. Construtores que participavam apenas das 500 Milhas de Indianápolis entre os mundiais de 1950 e 1960 não são listados. |
Team Ensign |
---|
Fundador: Mo Nunn
Carros de Fórmula 1: N173 | N174 | N175 | N176 | N177 | N179 | N180 | N180B | N181
|