Camião






Caminhão de Carga.




Um caminhão Freightliner.


Um camião (português europeu) ou caminhão (português brasileiro) é um veículo terrestre para transporte de bens. Ao contrário dos automóveis, onde é comum serem construídos em uma estrutura única (à excepção das minivans), sendo a maioria deles feitos sobre uma estrutura forte chamada de chassis, os caminhões são construídos em várias dimensões, desde o tamanho de um automóvel pick-up com mala aberta ao tamanho de camiões pesados de autoestrada com semiatrelados.




Índice






  • 1 História


  • 2 Combustão interna


  • 3 Motores a diesel


  • 4 Caminhões para transporte rodoviário [1]


  • 5 Ver também


  • 6 Referências


  • 7 Ligações externas





História |




Caminhão eléctrico, construído em 1943.


Caminhões e carros têm um antepassado comum: o "fardier" movido a vapor de Nicolas-Joseph Cugnot construído em 1769. Contudo, camiões a vapor não eram comuns até 1800. As estradas nesta altura eram construídas para cavalos e carruagens, limitando o movimento deste veículos, geralmente de uma fábrica até uma estação de comboio. O primeiro semiatrelado surgiu em 1881, puxado por um trator a vapor Dion. Camiões movidos a vapor foram vendidos em França e Estados Unidos até a véspera da Primeira Guerra Mundial, e o início da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido.



Combustão interna |




Daimler-Lastwagen, 1896.


O primeiro motor de combustão interna foi construído em 1896 por Gottlieb Daimler. Outros, tais como Peugeot, Benz e Renault construíram os seus próprios. Geralmente eram construídos com motores de dois cilindros, com uma capacidade de carregar 1500 a 2000 kg. Em 1904, 700 camiões pesados foram construídos nos Estados Unidos, 1000 em 1907, 6000 em 1910 e 25000 em 1914.


Após a Primeira Guerra Mundial, vários avanços foram feitos: pneus totalmente em borracha foram trocados por pneus pneumáticos, acionadores de partida elétricos, travões elétricos, motores de 6 cilindros e iluminação elétrica. A Ford e a Renault também entraram no mercado de camiões pesados.



Motores a diesel |


Embora já inventados em 1890, os motores a diesel não foram comuns em caminhões na Europa até os anos 20. Nos Estados Unidos, demorou ainda mais para estes motores serem aceites: motores a gasolina ainda eram usados em camiões pesados até nos anos 70, enquanto na Europa tinham sido completamente substituídos vinte anos antes.



Caminhões para transporte rodoviário [1] |




Um caminhão pelas rodovias do Brasil.


Nomes utilizados no Brasil:




  • Caminhão plataforma: transporte de contêineres e grandes cargas;


  • Caminhão baú: Carroceria semelhante a um contêiner que protege a carga do tempo;


  • Caminhão tremonha ou com caçambas: transporta cargas a granel;


  • Caminhão aberto: transporte de mercadorias não perecíveis e pequenos volumes. A carga pode ser coberta com encerados;


  • Caminhão refrigerado (geladeira deitada): transporte de gêneros perecíveis com controle de temperatura;


  • Caminhão-tanque: transporte de derivados de petróleo e líquidos similares a granel. Os que transportam água são chamados de caminhões pipa;


  • Caminhão graneleiro ou silo: transporte de graneis sólidos;


  • Caminhões especiais: carretas, guindastes sobre a carroceria (muck), cegonhas (transporte de automóveis), etc;


  • Semirreboques: carroceiras sem propulsão própria, São acoplados equipamentos tipo cavalos-mecânicos ou caminhões-trator ou parcial.



Ver também |



  • Nicolas-Joseph Cugnot

  • Ferrovia

  • Semirreboque

  • Gottlieb Daimler



Referências




  1. RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio - Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional - Edições Aduaneiras Ltda - 2000 - São Paulo - Pg. 36 - ISBN 85-7129-239-6


Outras


  • Conduire un véhicule lourd, Société de l'Assurance Automobile du Québec, 7e édition, 2002 ISBN 2-551-19567-5


  • Portal Caminhões


Ligações externas |



Commons

O Commons possui imagens e outras mídias sobre Camião



  • História de Panhard e Levassor

  • Primeiro camião de Gottlieb Daimler




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