Bandolim
Bandolim | |
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Informações | |
Classificação | Bandolineta Bandoleta Bandola Bandoloncelo Bandolão |
Classificação Hornbostel-Sachs |
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Extensão | |
Afinação padrão | Sol Ré Lá Mi G D A E do grave para o agudo |
Um bandolim é um instrumento musical de cordas no formato semelhante a uma pera, podendo ter as costas abauladas ou rectas. Da família dos cordofones, possui cordoamento duplo, ou seja, quatro pares de cordas, e sua afinação é da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi. As origens do bandolim remontam à Itália do século XVI, e ligam-no ao alaúde.
Índice
1 História
2 Estilo musical
3 Bandolinistas
3.1 Bandolinistas brasileiros
3.2 Bandolinistas portugueses
3.3 Bandolinistas norte-americanos
4 Ver também
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ligações externas
História |
O Bandolim surgiu na Itália entre os séculos XVI e século XVII como evolução da família do alaúde.[1] Esse processo tem origem no início do século XV, quando surgiu uma miniatura de um alaúde (oud) chamado mandola, afinado em C-G-D-A. A partir desse instrumento surgiria o bandolim (mandolino em italiano, que nada mais é que o diminutivo de mandola), tocado com a utilização de palhetas feitas de casco de tartaruga ou penas de aves e tendo cordas feitas de tripas de animais afinadas em G-D-A-E.
Com o passar do tempo, sua difusão pelo mundo fez com que surgissem diferentes nomes e características estruturais. Na Itália destacam-se dois modelos: o Napolitano e o Milanês. O primeiro tem o fundo da caixa acústica abaulado de forma semelhante ao Alaúde e 4 pares de cordas com a afinação atual (E, A, D, G). O Milanês tem 5 pares de cordas. O modelo alemão é semelhante ao Napolitano com a diferença de ter o fundo plano. O bandolim em Portugal também sofreu alterações na caixa, a qual ficou com formato de pêra. Já no Brasil o bandolim mais utilizado pelos músicos possui a caixa acústica com o formato similar ao da guitarra portuguesa.
A popularização do instrumento ocasionou um maior interesse por parte de importantes compositores. Vivaldi, Beethoven e Prokofiev, por exemplo, dedicaram peças a esse instrumento. No Brasil o bandolinista Paulo Sá descobriu na Biblioteca Nacional, por ocasião de sua pesquisa de doutoramento, uma peça para Bandolim e Piano composta por Carlos Gomes e que era desconhecida até mesmo pelo público especializado.[carece de fontes] pode ver no livro 100% musica pagina 10 e 11.
Estilo musical |
No Brasil esse instrumento forma historicamente o conjunto básico, junto com o cavaquinho (instrumento português), a flauta e o violão, para execução de choros. Jacob do Bandolim é considerado o maior bandolinista brasileiro de todos os tempos.[carece de fontes]
Em Portugal, depois de um período de menor actividade, o bandolim voltou, agora mais visível nas mãos dos estudantes do ensino superior, em cujas tunas ele tem um papel mais destacado.[2]
Bandolinistas |
Bandolinistas brasileiros |
- Aleh Ferreira
- Armandinho Macêdo
- Carlinhos Patriolino
- Danilo Brito
- Déo Rian
- Evandro do Bandolim
- Hamilton de Holanda
- Jacob do Bandolim
- Joel Nascimento
- Luperce Miranda
- Márcio Petracco
- Noel Rosa
- Rafael Ferrari
- Reco do Bandolim
- Rossini Ferreira
Bandolinistas portugueses |
- Júlio Pereira
- Fábio Machado
Bandolinistas norte-americanos |
- Peter Buck
- Sam Bush
- Ricky Skaggs
Richie Sambora (em algumas músicas do álbum acústico This Left Fells Right - 2003)
Ver também |
- Tuna
Referências
↑ «História do Bandolim»
↑ «A história do bandolim». Piano Bar
Bibliografia |
Statman, Andy (1999). Teach Yourself Bluegrass Mandolin. Nova Iorque: Oak Publications. ISBN 0-8256-0326-9
Ligações externas |
- História do Bandolim
- Bandolins pelo mundo - origens