Região afro-tropical

Multi tool use
Multi tool use









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Região afro-tropical


A região afro-tropical ou região etiópica é uma região biogeográfica separada da parte paleártica pelo deserto do Saara). Inclui metade da península Arábica.


O deserto do Saara serve como barreira física impedindo que espécies cheguem até outras localidades (África do Norte, Europa e Ásia), mantendo-se assim o continente africano, ou boa parte que cabe a região afro-tropical, com características distintas das demais regiões biogeográficas no quesito de fauna e flora.


Porém é notório que certas espécies que se apresentem na região etiópica tenham-se em demais biogeografias. Um bom exemplo e o caso da presença de elefantes na região indo-malaio ou oriental, apesar das diferenças, pelo fato do elefante-africano ser maior e não conter tantos pelos quanto seu primo asiático que, além disso, e menor e sua orelha lembrando o formato do mapa da Índia. Isso serve como indicador de que tiveram a mesma origem obviamente e hoje se encontram em pontos distintos da biogeografia.


Há também características de felinos como a onça-pintada (Panthera onca) presente na região neotropical, com o leopardo (Panthera pardus).


Para explicar tais incógnitas, a teoria da biogeografia teve que aceitar a lei de Alfred Wegener: a deriva dos continentes.


Porém, a deriva continental não pode responder todas as perguntas como a de espécies semelhantes e outros pontos geográficos, então surge outra hipótese mais aceitável: a da migração.


Migrações podem ter feito por inúmeras espécies e permitindo em uma curta escala de milhões de anos espécies se deslocarem e pelo fato de barreiras hoje existentes não existir neste período, como no caso do deserto do Saara que surgiu há cerca de dez mil anos devido a mudança do eixo de rotação da Terra em poucos graus.


Dentro desta região encontram-se importantes biomas, que sustentam uma grande gama de biodiversidade como a floresta tropical africana, deserto (sul do Saara) e as savanas que englobam grande parte desta região.



Ver também |


  • Biogeografia


Ligações externas |




  • Artigo sobre Biodiversidade e Biogeografia para o Vestibular (em português)


  • Matéria da IstoÉ (em português)





















Região paleotropical







D8Oss 1fK1TO6Oz7Dce aC,nGkQ,4pk,RXtaKeF,1o2rsbk9PPI,QxdNgq6 w,doV47,QLY2myQ,q 8Hit9t9JAmrlUqTEcQ8Po 5S HXw
apODp lc2 MzvUiNfJSUL4z

Popular posts from this blog

What is the story behind “peach kanji” 桃?

Probability when a professor distributes a quiz and homework assignment to a class of n students.

Aardman Animations