Barramento









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Fendas PCI Express (de cima para baixo: x4, x16, x1 e x16) em um barramento da placa mãe.


Em Arquitetura de Computadores,


Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.


São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e todos os demais periféricos do computador.


Os barramentos pode ser chamados também de:



  • Interfaces;

  • Portas;

  • Conectores;

  • Slots;


Com a evolução do computador, houve um aumento dos tipos de barramentos. Segue abaixo os principais barramentos:



  • USB;

  • Firewire;

  • Thunderbolt;

  • Serial;

  • PS/2 – MiniDin;

  • Serial Din;

  • SuperVideo/VGA/


Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo:


  • 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.



Índice






  • 1 Funções


  • 2 Tipos


  • 3 Barramento síncrono


    • 3.1 Barramento do Processador


    • 3.2 Barramento de Cache


    • 3.3 Barramento de Memória


    • 3.4 Barramento de Entrada e Saída


    • 3.5 Barramento de Dados




  • 4 Barramentos assíncronos


  • 5 Taxa de transferência


  • 6 Referências


  • 7 Ver também


  • 8 Ligações externas





Funções |


Existem 3 funções distintas nos barramentos:



  • Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;

  • Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;

  • Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional.[1]



Tipos |


Na arquitetura de computadores são categorizados em:


Barramentos síncronos e assíncronos:


As característica gerais dos síncronos são:



Barramento síncrono |



Barramento do Processador |


É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes do sistema computacional.


Atualmente, os barramentos dos processadores (os de transferência de dados) têm sido bastante aprimorados com o objetivo de maior velocidade de processamentos de dados.



Barramento de Cache |


É o barramento dedicado para acesso à memória cache do computador, memória estática de alto desempenho localizada próximo ao processador.



Barramento de Memória |


É o barramento responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e atualmente gira em torno de 512 MHz a 8192 MHz, como nas memórias do tipo DDR3.



Barramento de Entrada e Saída |


É o barramento I/O (ou E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.


Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:



  • Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação sendo inviável incorporar diversas lógicas de controle dentro do processador...

  • A taxa de transferência de dados dos periféricos é normalmente mais baixa do que a da memória do processador sendo inviável usar o barramento de alta-velocidade para comunicação com periférico.

  • Os periféricos usam normalmente formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.


Permitem a conexão de dispositivos como:



  • Placa gráfica; Rede; Placa de Som; Mouse; Teclado; Modem; etc.

São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:



  • AGP; AMR; EISA; IrDA; ISA; MCA; PCI; PCI-e; Pipeline; SCSI; VESA; USB, e; PS/2.


Barramento de Dados |


É o barramento Data Bus, responsável por transportar informação da instrução (através do código de operação), variável do processamento (cálculo intermediário de uma fórmula por exemplo) ou informação de um periférico de E/S (dado digitado em um teclado). O tamanho da via de dados determina respectivamente o máximo número de instruções (e portanto o potencial de processamento) e a precisão do processamento aritmético (através do cálculo de ponto flutuante) ou o número de símbolos possíveis a ser representado (por exemplo, pontos de uma foto).


Ex:



  • 1) O processador 8088 possui 8 bits no barramento → máximo de 256 instruções e variáveis numéricas entre -128 a +127 (ou 0 a 255).

  • 2) O processador Pentium IV possui 32 bits no barramento→ variáveis numéricas entre - 2147483648 e + 2147483647.

  • O tamanho do barramento de dados está ligado a capacidade de processamento do sistema. Se o processamento é simples (como o controle booleano de um CLP) 8 bits são suficientes. Por outro lado, se há a necessidade de um processamento complexo (como os sistema de multimédia onde há a necessidade de processarmos milhões de pontos de imagem) processamento de até 128 bits já estão disponíveis. Obviamente existe a necessidade de aumentar igualmente a velocidade do sistema pois a "paciência" do usuário é a mesma ao ligar uma lâmpada ou processar uma imagem fotográfica.



Barramentos assíncronos |


Os barramentos assíncronos não possuem clock e por sua vez adotam um protocolo chamado de "aperto de mão" ou handshake para estabelecer a comunicação entre os dispositivos assim podendo ser mais adaptável a dispositivos novos ou lançamentos pois ele não possui velocidade fixa.



Taxa de transferência |


O principal fator que determina o desempenho de um barramento é a sua taxa de transferência. A mesma é obtida através de cálculos com base nas características do barramento, sendo elas:



  • Clock (relógio);

  • Largura;

  • Transferências por ciclo de clock.


A fórmula teórica para calcular a frequência máxima de transmissão é:


  • taxa de transferência → nº de bits x clock total / 8 (A divisão por 8 é para que o resultado seja dado em (B/s))


Referências




  1. «barramento.pdf» (PDF). docs.google.com. Consultado em 24 de fevereiro de 2014 



Ver também |


  • Barramento frontal


Ligações externas |


  • ATA, SATA, barramentos e afins




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