Recobrimento (topologia)






Uma cobertura


Em topologia, um espaço de recobrimento, ou simplesmente recobrimento, de um espaço topológico X conexo por arcos é uma aplicação contínua p:Y→X{displaystyle p:Yrightarrow X}{displaystyle p:Yrightarrow X}, onde Y é um espaço conexo por arcos e p é tal que cada ponto de X tem uma vizinhança U cuja imagem recíproca é um conjunto com componentes conexas Si{displaystyle S_{i}}S_i de modo que cada p|Si:Si→U{displaystyle p|_{S_{i}}:S_{i}rightarrow U}{displaystyle p|_{S_{i}}:S_{i}rightarrow U} é um homeomorfismo.


O termo cobertura às vezes é empregado como sinônimo de recobrimento, mas este uso pode causar confusão com a noção de cobertura aberta.


O grau de uma cobertura p:Y→X{displaystyle p:Yrightarrow X}{displaystyle p:Yrightarrow X} é o cardinal de p−1(x){displaystyle p^{-1}(x)}{displaystyle p^{-1}(x)}, para qualquer x∈X{displaystyle xin X}xin X.


O grupo de um recobrimento p:Y→X{displaystyle p:Yrightarrow X}{displaystyle p:Yrightarrow X} é constituído pelas aplicações contínuas
ϕ:Y→Y{displaystyle phi :Yrightarrow Y}{displaystyle phi :Yrightarrow Y} tais que p∘ϕ=p{displaystyle pcirc phi =p}{displaystyle pcirc phi =p}.



Recobrimentos universais |


Um recobrimento p:Y→X{displaystyle p:Yrightarrow X}{displaystyle p:Yrightarrow X}, onde Y é simplesmente conexo, é dito um recobrimento universal de X.
O grupo fundamental de X é o grupo de um recobrimento universal de X.







Popular posts from this blog

How do I know what Microsoft account the skydrive app is syncing to?

When does type information flow backwards in C++?

Grease: Live!