Sidur
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Seder tefilot ou Sidur (סידור no plural sidurim que significa arranjo e ordem.); é o livro de orações utilizado pelos judeus, contendo o conjunto de orações e bençãos diárias, para os sábados, dias santos e dias de jejum.[1][2]
A primeira compilação conhecida do livro judaico de oração comum é a de Amram Gaon, diretor da yeshibah de Matah Meḥasya na Babilônia (846-864). Este livro de orações foi amplamente usado e referido pelas primeiras autoridades, como Rashi, os tosafistas,[3]Asheri e Caro. O Seder Rab Amram, como era chamado, era a base de todos os livros de orações subsequentes. Azulai pensa que os discípulos de Amram escreveram este siddur.[4] Interpolações foram feitas, no entanto, não apenas pelos discípulos de Amram, mas também por outros em períodos posteriores. Amram é citado;[5] assim são Saadia Gaon e outros gueonim que viveram após a morte de Amram. A linguagem de algumas das últimas interpolações não está no estilo gueônico. No entanto, o siddur como um todo ainda mantém o sistema original de Amram Gaon. O siddur de Amram é intercalado com decisões do Talmud e com notas de costumes prevalecendo no yeshibot da Babilônia. O texto, com exceção das benedições, é um tanto abreviado. Mas entre as divisões ou capítulos existem muitos trechos midáxicos, acompanhados de ḳadishishim individuais, que são omitidos nos livros de orações subsequentes. Seder Rab Amram é mais próximo do minhag sefaradim do que do Ashkenazim. O conteúdo do siddur é: Shaḥarit (oração da manhã), Maamadot,[6] Minḥah, Maarib (omitindo a Amidah), o Shema antes de dormir, escolha para as segundas e quintas-feiras, orações para o sábado e próximo do sábado, Lua nova, Bênção da Lua Nova, dias de jejum, Ḥanukkah, Purim, Passover, Hagadá, Pentecostes, Nono de Ab, Ano Novo, Yom Kipur, Sukkot, ordem do 'erub,[7]circuncisões e casamentos, e também orações para viajantes, orações ocasionais e bênçãos de enlutamentos.[8][9]
A segunda parte consiste em uma coleção de selos de autores posteriores, divididos em quinze maamadot para as quinze noites anteriores a Rosh ha-Shanah, e hinos e yoẓerot (piyyuṭim) para Rosh ha-Shanah e Yom Kippur. O siddur de Amram, que permaneceu em manuscrito mais de 1.000 anos, foi publicado pela primeira vez em Varsóvia em 1865 a partir de um manuscrito de Hebron comprado pela N. N. Coronel.
Saadia Gaon, diretor da yeshibah de Sura (928-942), foi a compilador de outro livro de orações, preservado em um manuscrito encontrado em sua terra natal, Al-Fayyum, no Egito. O manuscrito inclui duas orações compostas por Saadia e traduzidas para o árabe—um do próprio Saadia e outra do Ẓemaḥ b. Joseph.[10][11]
Maimonides (1135-1204) dá a ordem de orações para o ano inteiro no Seder Tefillot Kol ha-Shanah, no final do segundo livro do Yad. É idêntico à minhag sefardita. Este texto, com tradução alemã, foi publicado por Leon J. Mandelstamm, em São Petersburgo, em 1851.[12][13]
Índice
1 Mahzor Vitry
2 Primeiras traduções
3 Referências
4 Bibliografia
5 Ligações externas
Mahzor Vitry |
A mais importante compilação inicial das orações, que foi a base da minhag Ashkenazim introduzida pelos rabinos franceses em 1208; foi publicado pela primeira vez pelo Meḳizbdot Nirdamim, e foi editado por Simeon Hurwitz (Berlim, 1893). O Mahzor Vitry é dez vezes mais volumoso que o Seder Rab Amram, que é frequentemente referido à Saadia e outros gueonim também são citados. Como nas compilações anteriores, as decisões do Talmud e dos códigos são incorporadas antes das divisões de sujeito do texto. Aqui ocorre, provavelmente pela primeira vez, a compilação de hoshanot (p. 447) e de zemirot (canções, hinos) para várias ocasiões (pp. 146, 177, 184), uma paródia para Purim (p. p. 583), e uma valiosa coleção de sheṭarot.[14][15][16]
Primeiras traduções |
A primeira tradução do livro de oração, o Minhag Romi, em italiano com caracteres hebraicos, foi publicada em Bolonha em 1538 (espanhol, Ferrara, 1552; judæo-alemão, por Elijah Levita, Mantua, 1563).[17] O autor explica que a tradução é destinada às mulheres, que elas também podem entender as orações. A primeira tradução inglesa foi de Gamaliel ben Pedahzur (um pseudônimo; Londres, 1738).[18] O nome real do autor foi escondido dos líderes da comunidade judaica de Londres, que não aprovaria a tradução para o inglês. A impressão na Inglaterra da segunda tradução inglesa, de Isaac Pinto, foi igualmente oposta, e o tradutor foi impresso por John Holt em Nova York, em 1766. A primeira tradução francesa foi impressa por M. Ventura, em Nice, em 1772. -73, e a primeira tradução holandesa em Haia, em 1791-93. Para facilitar o manuseio do livro de orações, foi emitido em vários tamanhos e formas, de folio a 32 milhões, e em números variados de volumes. O Siddur Magna, usado pelos ḥazzan, é conhecido como Kol Bo. Orações ocasionais foram publicadas separadamente. Eles formam uma coleção muito interessante, do ponto de vista religioso e histórico. Uma oração é intitulada: Uma forma de oração... no dia designado para um jejum geral... para obter perdão de nossos pecados e para implorar... Bênção e assistência de Deus nos braços de Sua Majestade... Juntos com um Sermão pregado no mesmo dia por Moisés Cohen d'Azevedo (Hebraico e Inglês, Londres, 1776). Isso parece se referir a George III. e a Revolução Americana.[19][20]
Abaixo está uma lista parcial dos principais livros de orações, primeiras edições, em ordem cronológica. A inicial seguinte ao ano de publicação identifica a minhag: A = Ashkenazim; S = Sefardita; I = Italiano; R = Romagna; F = Francês; K = Karaita.[21][22][23][24][25]
- 1486. (I) Sidurello. Soncino (Steinschneider, "Cat. Bodl." No. 2061.)
- 1490? (A) Tefillah mi-Kol ha-Shanah. (Zedner, "Cat. Hebr. Livros Brit. Mus." P. 459; Steinschneider, lc n. 2386.)
- 1495? (A) Tefillah mi-Kol ha-Shanah. Soncino? (Zedner, lc; Steinschneider. Lc n. 2387.)
- 1508. (A) Tefillah mi-Kol ha-Shanah. Pesaro. (Zedner, lc; Steinschneider, lc n. 2063.)
- 1510. (S) Tefillot ha-Shanah. Constantinopla (Berliner, "Aus Meiner Bibliothek", No. 1.)
- 1512 (A) Tefilá mi-Kol ha-Shaná, com Hagadá. Praga. (Steinschneider, lc n. 2064.)
- 1524. (S) Temunot, Teḥinnot, Tefillot Sefarad, com Piyyuṭ e Pizmon. Veneza. (Zedner, lcp 485.)
- 1525. (S) Tefillot, incluindo Abot, com comentários, Ma'aribot, Yoẓerot, etc. Trino. (Steinschneider, lc n ° 2068; Berliner, lcp 62.)
- 1528-29. (K) Seder ha-Tefillot ke-Minhag Ḳebal ha-Ḳara'im, em 4 vols. Veneza.
- 1537. (I) Tefilá mi-Reshit we-'Ad Aḥarit ha-Shanah. Bolonha.
- 1538. (I) Tefillot Laṭine (italiano, em caracteres hebraicos). Bolonha.
- 1552. (I) Libra de Oraeyones de Todo o Afio. Ferrara
- 1555. (S) Ordem de Orações de Mes Arreo s. pecado Boltar do Una à Atra Parte. Ferrara
- 1560. (A) Tefillot mi-Kol ha-Shanah, designado como um novo trabalho; com o comentário cabalístico de Lipman Mühlhausen, e o "Shir ha-Yiḥud" de Judá ha-Asid de Ratisbona; editado por Naphtall Herz Trevo. Thiengen.
- 1562. (A) Tefillot, com tradução do judeu-alemão, e Salmos com tradução de Shalom b. Abraão Mântua.
- 1571. (A) Tefillot, com Hagadá, Hosha'not, Yoẓerot, seliḥot e comentário de Ẓebi b. Enoch Zundel e Mordecai Koppelmann. Lublin (2d ed., Com calendário por setenta anos, Cracóvia, 1592).
- 1573-76. (R) Tefillot. Reimpressão da edição de Veneza de 1524, por ordem de Abraham Yerushalmi. Constantinopla.
- 1578. (A) Tefillot, com Parashiyyot, Yoẓerot, o "Shir ha-Yiḥud". Salmos, Ma'amadot, Ḳinot, decisões e costumes. Cracóvia.
- 1579. (A) Tefillot, com Parashiyyot, Yoẓerot, Seliḥot. Basel.
- 1600. (R) Tefillot (também conhecido como "Ḥazania shel Romana"), com orações devocionais, incluindo uma oração intitulada "Bet ha-Lewi" por Elijah ha-Levi. Veneza.
- 1622. (S) Tefillot (em hebraico e espanhol). Veneza.
- 1644. (S) Tefillot; orações diárias e orações por dias de jejum e dias santos. 4 vols. Amesterdão.
- 1649. (I) Tefillot. Verona.
- 1650. (A) Tefillot, com tradução do idioma judaico-alemão. Amesterdão.
- 1658. (S) Tefillot; editado por Benveniste. Amesterdão.
- 1681. (A) Tefillot, com Salmos. Comentário de Ḳimḥi, Minhagim de Isaac Tyrnau, etc. Amsterdam.
- 1688. (A) 'Abodat ha-Bore; editado por Akiba Baer. Wilhelmsdorf (2d melhorou ed., Sulzbach, 1707).
- 1690. (A) Tefillot, com correções gramaticais de Naḥman Lieballer. Dyhernfurth.
- 1695. (S) Ordem das Orações Cotidianas. . . Calendano Amesterdão.
- 1696. (A) Tefillah le-Mosheh, com tradução do idioma judaico-alemão. Dessau.
- 1699-1700. (A) Keter Yosef, com Salmos, e comentário de Israel b. Moses Darshan. Berlim.
- 1700. (A) Derek ha-Yashar (texto sem vogais), com anotações cabalísticas de Jacob Naphtali. Berlim.
- 1703. (A) Tefillot, com tradução e tradições judaico-alemãs para mulheres por Eliakim Schatz de Kamarno. Amesterdão.
- 1703. (A) Derek Yesharah, com Salmos, e tradução do Judeu-Alemão intitulada "Sha'arha-Yir'ah". Frankfort-on-the-Oder.
- 1704. (A) Derek Siaḥ ha-Sadeh, Iom Kipur Ḳaṭan; correções gramaticais por Azriel e seu filho Elijah de Wilna, e um artigo especial, "Ma'aneh Eliyahu", sobre a pronúncia correta em hebraico. Frankfort-on-the-Main.
- 1709. (A) Ou ha-Yashar, com interpretações cabalísticas e introdução, "'Ammude ha-'Abodah", de Meir Papiers. Amesterdão.
- 1712. (S) Bet Tefillah, com interpretações cabalísticas de Isaac Luria e tradição de Moses Zacuto. Editado por MR Ottolenghi. Amesterdão.
- 1717. (A) Sha'are Shamayim, com comentários de Isaías Hurwitz, autor do "Shelah". 4 vols. Amesterdão.
- 1725. (A) ḥorban Minḥah, Ma'aribot, Salmos, etc. 3 vols. Amesterdão.
- 1725. (A) Bet Tefillah, com apêndice intitulado "Sha'are Tefillah"; correções gramaticais por Solomon Hanau. Jessnitz.
- 1727. (A) Yad Kol Bo, com introduções, Maḥzor, seliḥot e leituras para o ano inteiro. Editado por David b. Aryeh Löb, de Lida. 5 vols. Frankfort-on-the-Main.
- 1734. (K) Tefillot. Reprodução da edição de Veneza de 1528-1529, com piyyuṭim por Judah Gibbor. 3 vols. Chufut-Kale.
- 1737. (S) Bet Tefillah e Shabbat Malketa, acrescentados a Mishnayyot. Amesterdão.
- 1738. (A) O Livro da Religião; Cerimônias e orações dos judeus; traduzido por Gamaliel ben Pedahzur. Londres.
- 1741. (A) Bet Raḥel e Sha'ar Hallel-Yah, com uma introdução por Naphtali Cohen, rabino de Posen. Amesterdão.
- 1744. (S) Tefillot, com interpretação cabalística (método de Luria) e comentário cabalístico de Raphael Emanuel Recei. Zolkiev.
- 1744-47. (A) Aposte El, Pereḳ Shirah, Ḥaẓot, seliḥot, Tiḳḳunim, Salmos, com introdução de Jacob Emden. Altona.
- 1760. (A) Tefillot, com tradução para o inglês por B. Meyers e A. Alexander. Londres.
- 1764. (S) leesed le-Abraham, Abot, e comentário cabalístico por Abraham b.Tubiana. Esmirna.
- 1767. (F) Seder ha-Tamid, editado por E. Carmi. Avignon.
- 1771. (S) Tefillot. Orações diárias e orações para o Ano Novo, o Yom Kippur, os dias santos e os dias de jejum. 5 vols. Amesterdão.
- 1772. (S) Ordem das Nações Cotidianas, de I. Nieto. Londres.
- 1772-73. (S) Prières Journalières. por M. Ventura. 4 vols. Agradável.
- 1773. (S) Tefillot. com tradução em inglês por A. Alexander. Londres.
- 1774. (A) Tefillot; revisado e corrigido por Mordecai Düsseldorf, com acréscimos de críticas ao siddur de Solomon Hanau. Praga.
- 1781. (S) Tefillot, com anotações cabalísticas de "Eẓẓayyim" de Vital; editado por Aryeh b. Abraão Zolkiev.
- 1784. (A) Tefillot: editado por Wolf Frankel, David Tausk e Süssmann Gluno; Aprovação do rabino Ezekiel Landau. Praga.
- 1785. (A) Wa-Ye'tar Yiẓḥaḳ; editado por Isaac Satanov. Berlim.
- 1786. (A) Gebete der Juden, com tradução em alemão abreviada em caracteres hebraicos por David Friedländer, e com Abot. Berlim.
- 1788. (S) Tefillah, com as interpretações cabalísticas de Luria; editado por Asher Margolioth. Lemberg.
- 1789-93. (S) Tefillot, com tradução para o inglês por D. Levi. 6 vols. Londres.
- 1791-93. (S) Gebeden der Portugeesche Jooden, Porta e Joods Gnootschap uit het Hebreeuwsch. 4 vols. Haia.
- 1794. (S) 'Abodat ha-Tamid, com comentário cabalístico de Eliseu, Chavillo. Leghorn.
- 1798. (A) Ṭo'ome Ẓebiyah; revisado por Isaac Satanow; com tradução alemã por D. Friedländer. Berlim.
Referências
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↑ «Siddur | Judaism». Encyclopedia Britannica (em inglês)
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↑ Sidur kol bo: kolel tefilot le-khol ha-shanah ʻim tiḳune Shabat, zemirot, Yom Kipur Ḳaṭan, hoshaʻnot, seliḥot, yotsrot, haḳafot, ḳeriʾat ha-Torah. Col: Kol bo (em hebraico). New York: Hebrew Pub. Co. 1919
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↑ Bodleian Library.; Steinschneider, Moritz (1964). Catalogus librorum hebraeorum [in bibliotheca Bodleiana. Hildesheim: G. Olms
Este artigo incorpora texto da Enciclopédia Judaica (Jewish Encyclopedia) (em inglês) de 1901–1906, uma publicação agora em domínio público.
Bibliografia |
- Steinschneider, Cat. Bodl. cols. 295-514;
- Zedner. Cat. Hebr. Books Brit. Mus. s.v. Liturgies;
- Neubauer, Cat. Bodl. Hebr. MSS. s.v. Liturgies;
- Roest. Cat. Rosenthal. Bibl. s.v. Liturgie;
- Löwy, Library, Guildhall (1891). Catalogue of the Hebraica and Judaica in the Library of the Corporation of the city of London (em inglês). London: The Library committee. OL 3586562W , s.v. Liturgies;
- Berliner, Aus Meiner Bibliothek, Frankfort-on-the-Main, 1898;
- Lehren, Catalog, pp. 187 et seq., Amsterdam, 1899.
Ligações externas |
- Recitações em Áudio das orações do Sidur