Escuderia Fittipaldi








































































































































BrasilFittipaldi

Copersucar pic01.jpg
No Grande Prêmio do Brasil, Interlagos-SP, em 1976, Emerson Fittipaldi conduzindo o Fittipaldi FD04



Sede

Reading, Berkshire, Reino Unido





Chefe de equipe

Brasil Wilson Fittipaldi Júnior









Diretores

Brasil Ricardo Divila










Pilotos

Brasil Wilson Fittipaldi Júnior
Itália Arturo Merzario
Brasil Emerson Fittipaldi
Brasil Ingo Hoffmann
Brasil Alex Dias Ribeiro
Finlândia Keke Rosberg
Brasil Chico Serra





Chassis



Motor

Ford Cosworth DFV 3.0 V8

Pneus

Goodyear, Michelin, Avon e Pirelli



Histórico na Fórmula 1

Estreia

Argentina Grande Prêmio da Argentina de 1975

Último GP

Las Vegas Grande Prêmio de Las Vegas de 1982

Grandes Prêmios
122 (104 largadas)

Campeã de construtores
0 (7º em 1978)

Campeã de pilotos
0 (10º em 1978 e em 1980)

Vitórias
0 (2º no GP do Brasil de 1978)

Pole Position
0 (5ª no GP do Brasil de 1976)

Voltas rápidas
0

Pontos
44

Posição no último campeonato
(1982)

13° (1 ponto)

Escuderia Fittipaldi, também conhecida como: Copersucar-Fittipaldi, Skol-Fittipaldi[1] ou Fittipaldi Automotive, foi uma escuderia de Fórmula 1 brasileira fundada em 1975 pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr. (não confundir com Wilson Fittipaldi, o "Barão", que chegou a cortar a ajuda financeira aos filhos para tentar desencorajá-los da ideia). Competiu num total de 104 grandes prêmios. Sua estreia ocorreu no GP da Argentina de 1975, com Wilson Fittipaldi Jr.
Após trinta anos de sua apresentação oficial em Brasília, em 16 de outubro de 1974, o modelo FD01, o Copersucar pilotado por Wilson Fittipaldi Jr. - primeiro carro brasileiro a disputar uma prova de Fórmula 1 - voltou em 10 de novembro de 2004 à pista do Autódromo de Interlagos, totalmente restaurado.




Índice






  • 1 Início


  • 2 Críticas e falta de apoio no país


  • 3 Projeto de restauração do FD01


  • 4 Em 1980 Fittipaldi ficou à frente da Ferrari


    • 4.1 Melhores resultados




  • 5 Pilotos que passaram pela equipe


  • 6 Resultados


  • 7 Resultados Completos da Fittipaldi na Fórmula 1


  • 8 Ligações externas


  • 9 Referências





Início |


No começo Wilson Fittipaldi Jr. queria fundar a primeira equipe sul-americana na Fórmula 1 e conseguiu após aproximadamente um ano de trabalho, tendo seu bólido projetado pelo brasileiro Ricardo Divila, o FD01. Em 1980 visando internacionalizar a equipe e após o fracasso do modelo F6/F6A, os Fittipaldi compram a Wolf, equipe que disputava o Campeonato de F1 e pertencia ao milionário canadense Walter Wolf.


Na sua história, a Copersucar-Fittipaldi teve diversos pilotos, como Ingo Hoffmann e Chico Serra, e até ajudou a formar um campeão mundial, o finlandês Keke Rosberg, que defendeu a equipe em 1980 e 1981.



Críticas e falta de apoio no país |


"As pessoas diziam que o carro era muito fraquinho, que F1 no Brasil era uma piada e que a equipe não servia para nada. E a equipe foi perdendo seus patrocinadores", explica Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana, fabricante de autopeças, responsável pela restauração do FD01, primeiro modelo da escuderia brasileira, vários anos após o encerramento da equipe.


A equipe fechou em 1982 de uma forma melancólica. Os irmãos Fittipaldi deixaram os carros de lado e não quiseram mais mexer. O modelo FD01 ficou guardado em um galpão na fazenda da família em Araraquara, interior de São Paulo. Além de deixarem a equipe de lado, restou uma dívida de 7 milhões de dólares. "Mas o que mais nos magoou foi o fato de falarem da nossa equipe como um motivo de vergonha porque nunca vencemos uma prova", disse Wilson.



Projeto de restauração do FD01 |


Em 2002, a Dana iniciou um projeto para recuperar alguns ícones da ‘mobilidade’, como o monomotor Jaú, primeiro avião que atravessou o Atlântico. Assim, surgiu a ideia para recuperar o FD01. "Fomos atrás do Wilson, montamos uma equipe interna de quatro pessoas e o mesmo grupo que ajudou na fabricação do primeiro Copersucar", conta Luciano Pires, da Dana. Para recuperação, foram gastos 80 mil dólares.


No início de 2004, foi realizado um trabalho árduo na busca de peças. Foram à Inglaterra, Alemanha e outros países. "Tivemos de adaptar algumas coisas, como componentes de segurança que não duram trinta anos, os pneus (um pouco menores que os originais)", explicou Wilson.


Christian Fittipaldi, filho de Wilson, foi prestigiar o pai em Interlagos: "Não lembro do primeiro modelo. Tinha apenas três anos. Mas tenho uma foto em que estou empurrando a roda traseira, do Fittipaldi número 3, em 1976", falou Christian. E matou a vontade do pai e deu uma volta com o carro. "Ele está que nem uma criança, como se estivesse me dando um brinquedo novo. Esse brinquedo faz parte da história da vida dele", disse.



Em 1980 Fittipaldi ficou à frente da Ferrari |


Aos que teimam em lembrar da Copersucar, depois Fittipaldi, como um capítulo risível da história da F-1, alguns números são esclarecedores.
Na temporada de 1980, por exemplo, o time brasileiro terminou o campeonato em oitavo lugar com onze pontos, enquanto que a Ferrari ficou em decimo lugar com apenas oito pontos. Dois anos antes, a equipe ficou na frente de McLaren, Williams, Renault e Arrows no Mundial de Construtores. Emerson Fittipaldi, que juntou-se à Copersucar em 1976, marcou um ponto a menos que o canadense Gilles Villeneuve, da Ferrari.


Nas oito temporadas que disputou, a Copersucar-Fittipaldi acumulou 44 pontos em 104 GPs. Foram três pódios, o mais comemorado deles em 1978, o segundo lugar de Emerson no Rio de Janeiro com o modelo F5A. Nenhuma vitória, mas dezenove presenças nos pontos, numa época em que apenas os seis primeiros pontuavam.


Para comparar: a Jaguar encerrou suas atividades em 2004 com 49 pontos e dois pódios em 85 GPs. Era a equipe oficial da Ford. A Prost somou 35 pontos em 83 corridas, também com três pódios. A Sauber, em 206 largadas, conseguiu apenas seis pódios. Pelos padrões vigentes, pois, a Copersucar-Fittipaldi, hoje, se mantivesse o mesmo desempenho de sua época, estaria ranqueada facilmente entre as chamadas equipes intermediárias.


Nos seus oito anos de vida, a Copersucar-Fittipaldi teve na sua folha de pagamento, além do bicampeão Emerson, o projetista Adrian Newey, hoje na Red Bull e com passagens na Williams e McLaren, Keke Rosberg, que seria campeão pela Williams em 1982, Harvey Postlethwaite, projetista que depois trabalhou na Ferrari e na Tyrrell, e Jo Ramirez, uma espécie de faz-tudo que teve papel importante na logística da McLaren nos anos 80 e 90.


O FD01, restaurado pela Dana, gigante multinacional de autopeças e sistemas automotivos, poderá participar do Festival de Goodwood, na Inglaterra, em um futuro próximo. É a mais importante exibição de carros clássicos de corrida do mundo. A empresa também restaurou o FD04, primeiro carro da equipe pilotado por Emerson.



Melhores resultados |


Segundo lugar de Emerson Fittipaldi no Grande Prêmio do Brasil de 1978 e dois terceiros lugares: Keke Rosberg no GP da Argentina e Emerson Fittipaldi no GP do Oeste dos Estados Unidos, ambos na temporada de 1980.



Pilotos que passaram pela equipe |




  • Brasil Wilson Fittipaldi Júnior


  • Itália Arturo Merzario


  • Brasil Emerson Fittipaldi


  • Brasil Ingo Hoffmann


  • Brasil Alex Dias Ribeiro


  • Finlândia Keke Rosberg


  • Brasil Chico Serra



Resultados |









































































































































Ano
Nome
Chassi
Pneus
Motor
Óleo
Número
do
Carro
Pilotos
Classificação

1982

Brasil Fittipaldi Automotive

F8D
F9

P

Ford Cosworth DFV 3.0 V8
Valvoline
20

Brasil Chico Serra

13º lugar
1 ponto


1981

Brasil Fittipaldi Automotive

F8C

M


A


P



Ford Cosworth DFV 3.0 V8
Valvoline
20

Finlândia Keke Rosberg
NC (14º)
0 ponto
21

Brasil Chico Serra

1980

Brasil Skol Fittipaldi Team

F7
F8

G

Ford Cosworth DFV 3.0 V8

20

Brasil Emerson Fittipaldi

8º lugar
11 pontos

21

Finlândia Keke Rosberg

1979

Brasil Fittipaldi Automotive

F5A
F6
F6A

G

Ford Cosworth DFV 3.0 V8
Shell
14

Brasil Emerson Fittipaldi

12º lugar
1 ponto

F6A
19

Brasil Alex Dias Ribeiro

1978

Brasil Fittipaldi Automotive

F5A

G

Ford Cosworth DFV 3.0 V8
Shell
14

Brasil Emerson Fittipaldi

7º lugar
17 pontos


1977

Brasil Copersucar-Fittipaldi

FD04

G

Ford Cosworth DFV 3.0 V8

28

Brasil Emerson Fittipaldi

9º lugar
11 pontos

29

Brasil Ingo Hoffmann

F5
28

Brasil Emerson Fittipaldi

1976

BrasilCopersucar-Fittipaldi

FD03

G

Ford Cosworth DFV 3.0 V8

31

Brasil Ingo Hoffmann

11° lugar
3 pontos


FD04
30

Brasil Emerson Fittipaldi
31

Brasil Ingo Hoffmann

1975

BrasilCopersucar-Fittipaldi

FD01
FD02
FD03

G

Ford Cosworth DFV 3.0 V8

30

Brasil Wilson Fittipaldi Júnior
NC (16º)
0 ponto

FD03

Itália Arturo Merzario


Resultados Completos da Fittipaldi na Fórmula 1 |
















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Ano
Chassis
Motor
Pneus

Pilotos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17

Pontos
Posição



RSA

BRA

USW

SMR

BEL

MON

USE

CAN

NED

GBR

FRA

GER

AUT

SWI

ITA

LVG



1982

F8D

Ford Cosworth
DFV V8

G
20

Brasil Chico Serra
17
Ret
NQ

6
NPQ
11
NQ
Ret
Ret








1

13º

F9









NQ
11
7
NQ
11
NQ




USW

BRA

ARG

SMR

BEL

MON

ESP

FRA

GBR

GER

AUT

NED

ITA

CAN

LVG




1981

F8C

Ford Cosworth
DFV V8

M
20

Finlândia Keke Rosberg
Ret
9
Ret



12
Ret
Ret
NQ








0

NC
(14º)

21

Brasil Chico Serra
7
Ret
Ret



11
DNS
NQ
NQ








A
20

Finlândia Keke Rosberg



Ret
Ret
NQ











21

Brasil Chico Serra



NQ
Ret
NQ












P
20

Finlândia Keke Rosberg











NQ
NQ
NQ
10


21

Brasil Chico Serra











NQ
NQ
NQ
NQ





ARG

BRA

RSA

USW

BEL

MON

FRA

GBR

GER

AUT

NED

ITA

CAN

USE





1980

F7

Ford Cosworth
DFV V8

G
20

Brasil Emerson Fittipaldi
NC
15
8
3
Ret
6
Ret











11


21

Finlândia Keke Rosberg
3
9
Ret
Ret
7
NQ
Ret
NQ










F8
20

Brasil Emerson Fittipaldi







12
Ret
11
Ret
Ret
Ret
Ret



21

Finlândia Keke Rosberg








Ret
16
NQ
5
9
10






ARG

BRA

RSA

USW

ESP

BEL

MON

FRA

GBR

GER

AUT

NED

ITA

CAN

USE




1979

F5A

Ford Cosworth
DFV V8

G
14

Brasil Emerson Fittipaldi
6
11

Ret
11
9
Ret
Ret
12









1

12º

F6


13














F6A









Ret
Ret
Ret
8
8
7


19

Brasil Alex Dias Ribeiro













NQ
NQ




ARG

BRA

RSA

USW

MON

BEL

ESP

SWE

FRA

GBR

GER

AUT

HOL

ITA

USE

CAN



1978

F5A

Ford Cosworth
DFV V8

G
14

Brasil Emerson Fittipaldi
9
2
Ret
8
9
Ret
Ret
6
Ret
Ret
4
4
5
8
5
Ret


17





ARG

BRA

RSA

USW

ESP

MON

BEL

SWE

FRA

GBR

GER

AUT

NED

ITA

USE

CAN

JAP


1977

FD04

Ford Cosworth
DFV V8

G
28

Brasil Emerson Fittipaldi
4
4
10
5
14
Ret












11


29

Brasil Ingo Hoffmann
Ret
7
















F5
28

Brasil Emerson Fittipaldi






Ret
18
11
Ret
NQ
11
4
NQ
13
Ret




BRA

RSA

USW

ESP

BEL

MON

SWE

FRA

GBR

GER

AUT

NED

ITA

CAN

USE

JAP



1976

FD03

Ford Cosworth
DFV V8

G
31

Brasil Ingo Hoffmann
11

















3

11º

FD04


NQ
NQ



NQ









30

Brasil Emerson Fittipaldi
13
17
6
Ret
NQ
6
Ret
Ret
6
13
Ret
Ret
15
Ret
9
Ret




ARG

BRA

RSA

ESP

MON

BEL

SWE

NED

FRA

GBR

GER

AUT

ITA

EUA





1975

FD01

Ford Cosworth
DFV V8

G
30

Brasil Wilson Fittipaldi
Ret

















0

NC
(16º)


FD02

13
NQ
Ret
NQ
12
17











FD03







11
Ret
19
Ret
NQ

10




Itália Arturo Merzario












11






Ligações externas |



Commons

O Commons possui imagens e outras mídias sobre Escuderia Fittipaldi



  • Recuperação dos carros da Equipe Fittipaldi

  • Página com artigos sobre a história da Copersucar



Referências




  1. Reportagem comemorativa no Jornal "O Globo" a respeito dos 30 anos do fim da Escuderia, Setembro de 2012. 3º Parágrafo (sobre nome da Escuderia)

































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