BMW Sauber F1 Team
Nome completo | BMW Sauber F1 Team |
Sede | Hinwil, Suíça e Munique, Alemanha |
Chefe de equipe | Mario Theissen |
Diretores | Willy Rampf |
Pilotos | 4
|
Pilotos de teste | 7
|
Chassis | 4
|
Motor | BMW |
Pneus | Michelin e Bridgestone |
Combustível | Petronas |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia | GP do Bahrein de 2006 |
Último GP | GP de Abu Dhabi de 2009 |
Grandes Prêmios | 70 |
Campeã de construtores | 0 (2º em 2007) |
Campeã de pilotos | 0 (4º em 2008) |
Vitórias | 1 |
Pole Position | 1 |
Voltas rápidas | 2 |
Pontos | 308 |
Posição no último campeonato (2009) | 6° (36 pontos) |
A BMW Sauber F1 Team, foi uma equipe formada a partir da compra da equipe Sauber pela construtora BMW, para disputar os campeonatos de Fórmula 1.
Índice
1 História
1.1 Sauber
1.2 BMW Sauber
1.2.1 2006
1.2.2 2007
1.2.3 2008
1.2.4 2009
2 Pilotos
3 Resultados Completos de Todas as Provas
4 Referências
5 Ligações externas
História |
Sauber |
Ver artigo principal: Sauber
A equipe surgiu em 1993, numa empreitada de Peter Sauber na Fórmula 1. Teve muitos anos entre as equipes intermediárias tendo como melhor resultado o quarto lugar no mundial de construtores de 2001. Após doze anos na categoria, em 2005, a Sauber é vendida para a BMW que acabara de romper sua parceria com a Williams, surgindo assim a BMW Sauber F1 Team.[1]
BMW Sauber |
2006 |
Em 2006, a BMW assume o comando da equipe, porém mantendo o nome Sauber na equipe. Para a temporada é contratado Nick Heidfeld, vindo da Williams, e mantido o canadense Jacques Villeneuve, mesmo não sendo unanimidade na equipe. Durante a temporada, a equipe mostra uma regularidade na faixa dos pontos, a maioria deles consquitados por Heidfeld. Devido ao rendimento fraco, perto de seu companheiro, além de não ser o preterido pela equipe, Jacques Villeneuve é demitido e quem assumi seu lugar é o novato polonês Robert Kubica. Na Hungria, Heidfeld conquista o primeiro pódio para a equipe e dois GPs depois, na Itália, é a vez de Kubica. Ainda nas últimas três corridas conquista três pontos, e encerra a temporada com o bom quinto lugar nos construtores, com 36 pontos.
2007 |
Após a boa temporada no ano anterior, a dupla de pilotos do final da temporada é mantida. 2007 começa com a BMW mostrando força e se estabelendo como a terceira força da categoria. No ano repete os dois pódios da última temporada, mas desta vez conquistados apenas por Heidfeld e com um segundo lugar no Canadá e um terceiro lugar na Hungria. Além desses resultados, a equipe conseguiu pontuar em todas a corridas, com Heidfeld, Kubica e o jovem alemão Sebastian Vettel, que substituiu Kubica no GP dos EUA, após este sofrer um acidente no GP anterior, o do Canadá.
Vettel se tornou o mais jovem piloto a pontuar em um GP, com apenas 19 anos, 11 meses e 14 dias. A equipe somou 101 pontos no total e foi vice-campeã nos construtores, após a desclassificação da equipe McLaren, por causa da acusação de espionagem por parte dessa.
2008 |
Robert Kubica largou em segundo e Nick Heidfeld acabou nesta posição do podio no GP da Australia. Na Malásia foi a vez de Kubica ficar na segunda posição da corrida. No GP seguinte, o do Bahrein, a equipe conquistou, pela primeira vez, uma pole position, com Kubica.[2]
No GP do Canadá acontece a Primeira vitória da equipe na Fórmula 1 numa dobradinha com Robert Kubica (vencedor e também a primeira do piloto e da Polônia na categoria) e Nick Heidfeld (2º lugar).[3]
2009 |
Em 2009 era tida como uma das favoritas na pré-temorada, devido ao grande desenvolvimento feito no Kers pela equipe. Mantiveram novamente a dupla Kubica/Heidfeld.[4] Quando a temporada se iniciou, dava a impressão de que a equipe teria mais um bom ano, com Kubica quase conseguindo um 2° lugar na prova de estréia, na Austrália, pouco antes de bater com Sebastian Vettel no final da prova. Mas surpreendentemente, depois disso, a equipe simplesmente caiu muito de rendimento e passou a obter resultados pifios ao ponto de chegar na metade da temporada com Kubica tendo marcado apenas 2 pontos e Heidfeld 6 pontos. Esses resultados fizeram a BMW anunciar em junho a retirada da equipe da categoria, que aconteceria após a ultima etapa de 2009.[5][6]
Curiosamente depois do anuncio da retirada, a equipe passou a marcar pontos mais constantemente depois de evoluções no carro chegando ao final da temporada com 36 pontos (19 de Heidfeld e 17 de Kubica). O grande problema que impedia a continuação da equipe por um novo dono ou através de Peter Sauber, decorreu que a BMW Sauber não fez a inscrição da equipe para a temporada 2010, sendo assim perdeu a vaga para a nova equipe Lotus. Após negociações frustradas com um grupo de investimentos chamado Qadbak, a BMW decidiu vender a equipe novamente a Peter Sauber desde que ele conseguisse uma vaga para a temporada de 2010, fato que foi consolidado com a saída da equipe japonesa Toyota marcando o retorno da equipe Sauber à Fórmula 1.
O nome BMW Sauber F1 Team foi mantido para a temporada de 2010 para que a equipe suíça de Peter Sauber não perdesse os benefícios financeiros vindos da participação do campeonato de 2009 com os alemães, quando foi 6º no campeonato de construtores.[7]
Pilotos |
Ano | Nome | Carro | Pneus | Motor | Óleo | Nº | Pilotos | Nº | Pilotos de testes | Classificação Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2009 | BMW Sauber F1 Team | F1.09 | Bridgestone | BMW P86/9 V8 | Petronas | 5 | Robert Kubica | n/a | Christian Klien | 6º lugar 36 pontos |
6 | Nick Heidfeld | |||||||||
2008 | BMW Sauber F1 Team | F1.08 | Bridgestone | BMW P86/8 V8 | Petronas | 3 | Nick Heidfeld | n/a | Christian Klien Marko Asmer Ho-Pin Tung Davide Valsecchi | 3º lugar 135 pontos |
4 | Robert Kubica | |||||||||
2007 | BMW Sauber F1 Team | F1.07 | Bridgestone | BMW P86/7 V8 | Petronas | 9 | Nick Heidfeld | 35 | Sebastian Vettel Timo Glock Ho-Pin Tung | 2º lugar 101 pontos |
10 | Robert Kubica | |||||||||
Sebastian Vettel | ||||||||||
2006 | BMW Sauber F1 Team | F1.06 | Michelin | BMW P86/6 V8 | Petronas | 16 | Nick Heidfeld | 38 | Robert Kubica Sebastian Vettel | 5º lugar 36 pontos |
17 | Jacques Villeneuve | |||||||||
Robert Kubica |
Resultados Completos de Todas as Provas |
(legenda)
Ano | Chassis | Motor | Pneus | N° | Pilotos | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | Pontos | Posição | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
AUS | MAL | CHN | BHR | ESP | MON | TUR | GBR | GER | HUN | EUR | BEL | ITA | CIN | JPN | BRA | ARE | ||||||||||
2009 | F1.09 | BMW P86/9 V8 | B | 5 | Robert Kubica | 14† | Ret | 13 | 18 | 11 | Ret | 7 | 13 | 14 | 13 | 8 | 4 | Ret | 8 | 9 | 2 | 10 | 36 | 6º | ||
6 | Nick Heidfeld | 10 | 21 | 12 | 19 | 7 | 11 | 11 | 15 | 10 | 11 | 11 | 5 | 7 | Ret | 6 | Ret | 5 | ||||||||
AUS | MAL | BHR | ESP | TUR | MON | CAN | FRA | GBR | GER | HUN | EUR | BEL | ITA | CIN | JPN | CHN | BRA | |||||||||
2008 | F1.08 | BMW P86/8 V8 | B | 3 | Nick Heidfeld | 2 | 6 | 4 | 9 | 5 | 14 | 2 | 13 | 2 | 4 | 10 | 9 | 2 | 5 | 6 | 9 | 5 | 10 | 135 | 3º | |
4 | Robert Kubica | Ret | 2 | 3 | 4 | 4 | 2 | 1 | 5 | Ret | 7 | 8 | 3 | 6 | 3 | 11 | 2 | 6 | 11 | |||||||
AUS | MAS | BHR | ESP | MON | CAN | USA | FRA | GBR | EUR | HUN | TUR | ITA | BEL | JPN | CHN | BRA | ||||||||||
2007 | F1.07 | BMW P86/7 V8 | B | 9 | Nick Heidfeld | 4 | 4 | 4 | Ret | 6 | 2 | Ret | 5 | 6 | 6 | 3 | 4 | 4 | 5 | 14† | 7 | 6 | 101 | 2° | ||
10 | Robert Kubica | Ret | 18 | 6 | 4 | 5 | Ret | Inj | 4 | 4 | 7 | 5 | 8 | 5 | 9 | 7 | Ret | 5 | ||||||||
Sebastian Vettel | PT | PT | 8 | |||||||||||||||||||||||
BHR | MYS | AUS | SMR | EUR | ESP | MON | GBR | CAN | EUA | FRA | GER | HUN | TUR | ITA | CHN | JAP | BRA | |||||||||
2006 | F1.06 | BMW P86 V8 | M | 16 | Nick Heidfeld | 12 | Ret | 4 | 13 | 10 | 8 | 7 | 7 | 7 | Ret | 8 | Ret | 3 | 14 | 8 | 7 | 8 | 17† | 36 | 5° | |
17 | Jacques Villeneuve | Ret | 7 | 6 | 12 | 8 | 12 | 14 | 8 | Ret | Ret | 11 | Ret | |||||||||||||
Robert Kubica | PT | PT | PT | PT | PT | PT | PT | PT | PT | PT | PT | PT | DSQ | 12 | 3 | 13 | 9 | 9 |
Negrito = Pole.
Itálico = Melhor volta.
† Completou mais de 90% da distância da corrida.
↑1 Foi atribuído metade dos pontos. A corrida foi interrompida pelo mau tempo.
Referências
↑ BMW anuncia a compra da equipe Sauber de F-1 Folha Online.
↑ Kubica supera Massa no final e fica com pole
↑ Kubica vence, Ferrari erra e Massa é quinto
↑ BMW Sauber confirma dupla Heidfeld/Kubica para temporada 2009 Folha Online.
↑ BMW abandona Fórmula 1 no final do ano
↑ BMW confirma saída da F-1 e alega preocupação ambiental Folha Online.
↑ «Por enquanto, Sauber manterá BMW em seu nome». F1 Mania - MANIA DE VELOCIDADE. 10 de março de 2010
Ligações externas |
- Site Oficial
- Motor1.com. A história da BMW na Fórmula 1 resumida em 1 minuto