Ensign Racing Team
Nome completo | Ensign Racing Team |
Sede | Walsall, Reino Unido |
Chefe de equipe | Morris Nunn |
Pilotos | 22
|
Chassis | Ensign N173 Ensign N174 Ensign N175 Ensign N176 Ensign N177 Ensign N179 Ensign N180/N180B Ensign N181 |
Motor | Ford |
Pneus | Firestone, Goodyear, Michelin, Avon, Pirelli |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia | GP da França, 1973 |
Último GP | GP dos EUA-Oeste, 1982 (não largou) |
Grandes Prêmios | 99 (65 largadas) |
Campeã de construtores | 0 |
Campeã de pilotos | 0 |
Vitórias | 0 |
Pole Position | 0 |
Voltas rápidas | 0 |
Pontos | 19 |
Posição no último campeonato (1982) | 15º (0 pontos) |
Ensign Racing Team, ou apenas Ensign, foi uma construtora de Fórmula 1 da Grã-Bretanha que participou de 133 GPs, competindo com um total de 155 carros.
Entre 1973 e 1982, marcou 19 pontos em campeonatos e nunca chegou ao pódio (incluem-se aí os 5 pontos marcados por Patrick Tambay em 1977, pilotando um carro da Theodore com chassi Ensign). O melhor resultado da construtora foi um quarto lugar no GP do Brasil de 1981, obtido pelo suíço Marc Surer.
O time fundado por Morris Nunn (falecido em 2018) também carregou funções do design durante as primeiras duas temporadas de existência do time. Nunn se tornaria marcante mais tarde como engenheiro-chefe na CART, ganhando competições com os pilotos Alessandro Zanardi e Juan Pablo Montoya na segunda metade dos anos 90. A Ensign foi também a primeira equipe do futuro tricampeão da F1 Nelson Piquet na temporada de 1978.
Chris Amon, Jacky Ickx e Clay Regazzoni, já em final de carreira, também guiaram pela Ensign, mas não renderam o esperado durante suas passagens pela equipe; Regazzoni, inclusive, encerraria sua trajetória na F-1 pela mesma Ensign, após grave acidente no GP do Leste dos EUA, em 1980.