Barramento
Em Arquitetura de Computadores,
Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.
São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e todos os demais periféricos do computador.
Os barramentos pode ser chamados também de:
- Interfaces;
- Portas;
- Conectores;
- Slots;
Com a evolução do computador, houve um aumento dos tipos de barramentos. Segue abaixo os principais barramentos:
- USB;
- Firewire;
- Thunderbolt;
- Serial;
- PS/2 – MiniDin;
- Serial Din;
- SuperVideo/VGA/
Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo:
- 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.
Índice
1 Funções
2 Tipos
3 Barramento síncrono
3.1 Barramento do Processador
3.2 Barramento de Cache
3.3 Barramento de Memória
3.4 Barramento de Entrada e Saída
3.5 Barramento de Dados
4 Barramentos assíncronos
5 Taxa de transferência
6 Referências
7 Ver também
8 Ligações externas
Funções |
Existem 3 funções distintas nos barramentos:
- Comunicação de Dados: função de transporte dos dados. Tipo bidirecional;
- Comunicação de Endereços: função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;
- Comunicação de Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional.[1]
Tipos |
Na arquitetura de computadores são categorizados em:
Barramentos síncronos e assíncronos:
As característica gerais dos síncronos são:
Barramento síncrono |
Barramento do Processador |
É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes do sistema computacional.
Atualmente, os barramentos dos processadores (os de transferência de dados) têm sido bastante aprimorados com o objetivo de maior velocidade de processamentos de dados.
Barramento de Cache |
É o barramento dedicado para acesso à memória cache do computador, memória estática de alto desempenho localizada próximo ao processador.
Barramento de Memória |
É o barramento responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e atualmente gira em torno de 512 MHz a 8192 MHz, como nas memórias do tipo DDR3.
Barramento de Entrada e Saída |
É o barramento I/O (ou E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.
Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:
- Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação sendo inviável incorporar diversas lógicas de controle dentro do processador...
- A taxa de transferência de dados dos periféricos é normalmente mais baixa do que a da memória do processador sendo inviável usar o barramento de alta-velocidade para comunicação com periférico.
- Os periféricos usam normalmente formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.
Permitem a conexão de dispositivos como:
Placa gráfica; Rede; Placa de Som; Mouse; Teclado; Modem; etc.
São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:
AGP; AMR; EISA; IrDA; ISA; MCA; PCI; PCI-e; Pipeline; SCSI; VESA; USB, e; PS/2.
Barramento de Dados |
É o barramento Data Bus, responsável por transportar informação da instrução (através do código de operação), variável do processamento (cálculo intermediário de uma fórmula por exemplo) ou informação de um periférico de E/S (dado digitado em um teclado). O tamanho da via de dados determina respectivamente o máximo número de instruções (e portanto o potencial de processamento) e a precisão do processamento aritmético (através do cálculo de ponto flutuante) ou o número de símbolos possíveis a ser representado (por exemplo, pontos de uma foto).
Ex:
- 1) O processador 8088 possui 8 bits no barramento → máximo de 256 instruções e variáveis numéricas entre -128 a +127 (ou 0 a 255).
- 2) O processador Pentium IV possui 32 bits no barramento→ variáveis numéricas entre - 2147483648 e + 2147483647.
- O tamanho do barramento de dados está ligado a capacidade de processamento do sistema. Se o processamento é simples (como o controle booleano de um CLP) 8 bits são suficientes. Por outro lado, se há a necessidade de um processamento complexo (como os sistema de multimédia onde há a necessidade de processarmos milhões de pontos de imagem) processamento de até 128 bits já estão disponíveis. Obviamente existe a necessidade de aumentar igualmente a velocidade do sistema pois a "paciência" do usuário é a mesma ao ligar uma lâmpada ou processar uma imagem fotográfica.
Barramentos assíncronos |
Os barramentos assíncronos não possuem clock e por sua vez adotam um protocolo chamado de "aperto de mão" ou handshake para estabelecer a comunicação entre os dispositivos assim podendo ser mais adaptável a dispositivos novos ou lançamentos pois ele não possui velocidade fixa.
Taxa de transferência |
O principal fator que determina o desempenho de um barramento é a sua taxa de transferência. A mesma é obtida através de cálculos com base nas características do barramento, sendo elas:
- Clock (relógio);
- Largura;
- Transferências por ciclo de clock.
A fórmula teórica para calcular a frequência máxima de transmissão é:
- taxa de transferência → nº de bits x clock total / 8 (A divisão por 8 é para que o resultado seja dado em (B/s))
Referências
↑ «barramento.pdf» (PDF). docs.google.com. Consultado em 24 de fevereiro de 2014
Ver também |
- Barramento frontal
Ligações externas |
- ATA, SATA, barramentos e afins