EISA









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Foto dos slots EISA em uma placa-mãe


O EISA (acrónimo para Extended Industry Standard Architecture) é um barramento compatível com o Barramento ISA, utiliza para comunicação palavras binárias de 32 bits e frequência de 8 MHz.


Por manter a compatibilidade, o EISA utiliza duas linhas de contato capazes de acomodar tanto placas ISA (8 e 16 bits) quanto as placas EISA. Estas por sua vez utilizam todos os contatos do slot, enquanto aquelas utilizam somente a primeira camada.
Tipo de slot criado pela Compaq na época do 386, de forma a aumentar o desempenho no acesso a periféricos.


Na época, o tipo de slot mais usado era o ISA, que tinha uma taxa de transferência máxima de 16 MB/s (15,25 MiB/s), o que é muito pouco, mesmo para um 386 (o barramento externo de um 386 DX 33, por exemplo, tem uma taxa de transferência máxima teórica de 133 MB/s (127,15 MiB/s)).


O EISA era um slot de 32 bits mas, para manter compatibilidade com o ISA (slots EISA permitem que placas ISA sejam instaladas), mantinha o clock em 8 MHz. Com isto, a sua taxa de transferência máxima teórica era de 32 MB/s (30,50 MiB/s). Ou seja, melhorava um pouco o desempenho, porém não resolvia o problema.


O EISA foi um slot com baixa aceitação no mercado e acabou praticamente restrito a placas-mãe para servidores de rede.



Ligações externas |


  • Artigo no "Guia do Hardware" sobre o barramento EISA




Ícone de esboço
Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

How do I know what Microsoft account the skydrive app is syncing to?

Grease: Live!

When does type information flow backwards in C++?